Conecte-se conosco

Política

Caiado anuncia saída do União Brasil e se filia ao PSD de Kassab

Publicado

em

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou na noite dessa terça-feira (27) sua saída do União Brasil. O chefe do Executivo goiano informou que irá se filiar ao PSD, partido comandado por Gilberto Kassab, após impasses internos na legenda inviabilizarem sua pré-candidatura à Presidência da República.

A decisão ocorre em meio a divergências dentro do União Brasil, liderado por Antônio Rueda, especialmente após a federação firmada com o PP, de Ciro Nogueira (PI). Segundo Caiado, não havia apoio suficiente na cúpula do partido para sustentar seu projeto presidencial.

No PSD, Caiado passará a disputar espaço com outros dois governadores que também são pré-candidatos ao Planalto: Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ratinho Júnior, do Paraná. A definição de quem representará a legenda na eleição presidencial de outubro será feita internamente pelo partido.

Em vídeo publicado no Instagram, Caiado apareceu ao lado de Leite e Ratinho Júnior e comentou a mudança partidária. “Chegou a hora de dar um passo adiante e hoje, com total desprendimento, nos juntamos para construir um projeto de verdadeira mudança para um novo Brasil”, declarou.

Ainda na gravação, o governador de Goiás afirmou que a decisão no PSD será coletiva. “Aqui não tem interesse pessoal de cada um. Aquele que for escolhido levará esta bandeira de um projeto de esperança e de resgate daquilo que o povo tanto espera. O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais”, disse.

A saída do União Brasil já vinha sendo sinalizada por Caiado desde o ano passado. O governador chegou a dialogar com outras siglas, como Solidariedade, Podemos e Republicanos, mas as conversas não avançaram. No caso do Podemos, houve apenas uma reunião inicial, enquanto o Solidariedade chegou a formalizar um convite.

Em nota, o União Brasil afirmou que “registra com respeito a decisão” de Caiado de seguir um novo caminho partidário. A legenda destacou que segue comprometida com o projeto de unir o país, com foco na governabilidade, responsabilidade institucional e atenção às demandas da sociedade brasileira.

Sobre o governador, o partido ressaltou que sua contribuição ao debate público nacional e à política brasileira é relevante, assim como sua participação na história e no fortalecimento do União Brasil nos estados, além da defesa de uma agenda de responsabilidade institucional.

Política

Kassab anuncia filiação de Marcos Rocha ao PSD e governador assume comando do partido em Rondônia

Publicado

em

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, oficializou sua filiação ao PSD, conforme anúncio feito pelo presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, em vídeo divulgado nas redes sociais. Com a chegada ao partido, Rocha passa a integrar o projeto nacional do PSD e assume a presidência estadual da sigla.

A entrada do governador reforça o PSD em Rondônia e amplia sua presença no cenário político nacional, ao lado de governadores como Eduardo Leite, Ratinho Junior e Ronaldo Caiado. Rocha afirmou que pretende levar aliados estratégicos para o partido, incluindo nomes ligados à Casa Civil, Segurança Pública e Emater, o que deve fortalecer a legenda nas disputas proporcionais.

A saída do governador do União Brasil marca o fim de um período de desgaste interno. Promessas de comando partidário feitas pela direção nacional não se concretizaram, em meio a conflitos políticos locais. Com isso, Rocha optou por migrar para o PSD, onde passa a ter protagonismo e controle da estrutura partidária no estado.

No União Brasil, a presidência estadual permanece com Júnior Gonçalves, enquanto seu irmão, Sérgio Gonçalves, segue se movimentando politicamente e mantendo o discurso de pré-candidatura ao Governo de Rondônia.

Continue lendo

Política

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Publicado

em

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a implantação de lavanderias industriais nas unidades prisionais do município de Porto Velho. A proposta tem como objetivo fortalecer a promoção da saúde e garantir condições sanitárias adequadas no sistema penitenciário.

De acordo com o parlamentar, ambientes prisionais concentram grande número de pessoas, o que exige políticas públicas estruturantes voltadas à higiene, à prevenção de doenças e à melhoria das condições sanitárias, considerando os impactos diretos e indiretos sobre a saúde pública. A ausência ou insuficiência de estruturas adequadas para a lavagem e higienização de roupas, enxovais e materiais de uso contínuo compromete a saúde coletiva, favorecendo o surgimento e a disseminação de enfermidades.

Na justificativa apresentada, Alex Redano destacou como referência positiva o Projeto “Mãos Limpas”, implantado na Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, em Porto Velho, onde funciona a primeira lavanderia industrial do sistema prisional do Estado. A iniciativa já demonstra resultados concretos, com melhoria das condições de higiene e redução de doenças de pele, infecções e outros agravos associados à falta de limpeza adequada.

“O investimento em lavanderias industriais no sistema prisional é uma medida de saúde pública. Doenças não ficam restritas aos muros das penitenciárias, elas afetam servidores, visitantes e toda a sociedade. Garantir higiene é garantir dignidade e prevenção”, ressaltou o deputado.

Além do impacto sanitário, a proposta também possui caráter social, ao possibilitar a inserção de pessoas privadas de liberdade em atividades produtivas. O trabalho prisional contribui para a ressocialização, promove disciplina, responsabilidade e auxilia na reconstrução da autoestima, oferecendo melhores perspectivas de retorno ao convívio social.

Fonte: Alero/RO

Continue lendo

Política

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Publicado

em

O Congresso Nacional inicia o ano legislativo na próxima segunda-feira (2). O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou, nesta quarta-feira (28), pelas redes sociais, as pautas que serão levadas para votação na Casa já na próxima semana.

Está programada a votação da medida provisória (MP) que cria o Gás do Povo. O projeto, do governo federal, oferece a recarga do botijão de 13 kg para famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa. O programa busca atender 15 milhões de famílias.

Também estão na pauta uma MP que abre crédito extraordinário de R$ 83 milhões para o setor rural e o projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano.

Comissões

Ainda na próxima semana, devem ocorrer a instalação e a eleição para os presidentes das comissões permanentes. Segundo o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), o acordo entre os líderes foi de que as comissões serão comandadas pelos mesmos partidos do ano passado.

“Foi aprovada a proposta de manutenção dos mesmos partidos presidindo as comissões. Só mudam os nomes. Mas aquilo que cada partido teve até agora nas comissões, serão repetidas as indicações. Cada bancada vai ter a próxima semana para discutir isso, para compor tudo antes do carnaval. Essa é a prioridade das prioridades”, disse Guimarães.

Segundo presidente da Câmara, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública será debatida nas próximas semanas, com previsão de votação após o carnaval. Relator da PEC, o deputado Mendonça Filho (União-PE) se reunirá com o novo ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva, na semana que vem para discutir o texto.

Sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, Hugo Mota afirmou que, assim que for enviada pelo governo federal à Câmara dos Deputados, a proposta será analisada e votada com celeridade.

Continue lendo

Trending