Polícia
Justiça mantém prisão de rondoniense flagrado com 103 kg de ouro
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de liberdade de Bruno Mendes de Jesus, natural de Rondônia, preso no último dia 4 de agosto em Boa Vista (RR) transportando 103 quilos de ouro em barras. A defesa já havia tido solicitação semelhante rejeitada pelo desembargador Marcus Vinicius Reis Bastos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no dia 8.
Os advogados argumentaram que houve ilegalidade na prisão em flagrante e desproporcionalidade na decretação da preventiva. Contudo, tanto o TRF-1 quanto o STJ entenderam que a quantidade de minério apreendida e a forma como estava escondida reforçam indícios de crimes mais graves que o descrito no artigo 2º, §1º, da Lei nº 8.176/91 (usurpação de bens da União).
“A quantidade de minério encontrada em poder do paciente e a forma como estava acondicionado indicam a possibilidade dos fatos em apuração envolverem o cometimento de crimes outros (…). Não há que se falar, destarte, em desproporcionalidade da medida cautelar”, destacou a decisão do tribunal.
A prisão
Bruno Mendes foi detido durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-401, nas proximidades da ponte dos Macuxis. Ele conduzia uma caminhonete Toyota Hilux acompanhado da esposa e do filho, um bebê de nove meses.
Segundo a PRF, o motorista se identificou como fiscal de obras, mas não conseguiu informar detalhes sobre o local onde supostamente atuaria em Boa Vista. Ao inspecionar o veículo, os agentes notaram sinais de adulteração no painel, o que motivou uma vistoria aprofundada.
Dentro do compartimento, foram encontradas barras de ouro avaliadas em aproximadamente R$ 61 milhões. A corporação informou que tanto o comportamento do condutor quanto as alterações no veículo levantaram suspeitas que levaram à descoberta do carregamento ilegal.
Polícia
Apenado é perseguido e executado a tiros em distrito de Porto Velho
Um homem ainda não identificado foi executado a tiros na tarde desta terça-feira (2) no distrito de União Bandeirantes, zona rural de Porto Velho. A vítima seria filho de um conhecido empresário do setor hoteleiro da região.
De acordo com informações preliminares, o homem seguia de motocicleta quando foi interceptado por criminosos próximo a um bar. Os suspeitos teriam ordenado que ele descesse do veículo e, em seguida, efetuaram vários disparos. A vítima morreu ainda no local.
O corpo foi encontrado ao lado da moto. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Perícia Técnica e do rabecão.
A motivação do crime ainda é desconhecida. A Polícia Civil instaurou investigação para identificar os autores e apurar se a execução está relacionada a conflitos locais ou outros fatores.
Matéria em atualização.
Polícia
Polícia Civil deflagra operação e prende envolvidos em homicídio de 2023
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Francisco do Guaporé, em cooperação com as Delegacias de Costa Marques e Rolim de Moura, deflagrou na manhã desta sexta-feira uma operação integrada para cumprimento de quatro medidas cautelares, sendo três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.
As ações ocorreram simultaneamente nos municípios de São Francisco do Guaporé, Rolim de Moura e Alvorada do Oeste, todas relacionadas à investigação de um homicídio ocorrido em 2023, que vitimou F.M.S.
Após meses de aprofundamento investigativo, o Serviço de Investigação e Capturas (SEVIC) da 1ª DP de São Francisco conseguiu elucidar integralmente o crime, identificando três indivíduos envolvidos diretamente na execução, praticada com extrema violência e requintes de crueldade.
A Polícia Civil de Rondônia, reconhecida nacionalmente como uma das instituições mais eficientes do país na elucidação de homicídios, reforça com mais esta operação seu compromisso constitucional com a segurança pública, assegurando justiça, paz e proteção aos cidadãos rondonienses.
Fonte: Assessoria da Polícia Civil
Polícia
Polícia Militar prende procurado por estupro de vulnerável no interior de RO
Um homem foi preso nesta segunda-feira (1º) em Tarilândia, distrito de Jaru (RO), após a Polícia Militar cumprir um mandado de prisão relacionado ao crime de estupro de vulnerável. A ação foi resultado de um trabalho integrado entre a Polícia Militar de Tarilândia e o Núcleo de Inteligência de Ariquemes.
De acordo com informações da PM, as equipes realizaram diligências previamente planejadas para localizar o suspeito. Após a abordagem, ele recebeu voz de prisão, passou por exame de corpo de delito e foi encaminhado à Unidade Prisional de Jaru, onde permanece à disposição da Justiça.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança no combate a crimes graves na região. O mandado de prisão cumprido é o de número 7006336972023822000301000110.
-
Polícia23 horas atrásMulher tem pernas amputadas após ser atropelada e arrastada pelo ex-ficante
-
Polícia10 horas atrásHomem que arrastou e mutilou a ex com carro chorou ao ser preso
-
Geral22 horas atrásSaiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
-
Polícia8 horas atrásMotociclista morre após colidir contra placa de propaganda na zona rural
-
Geral22 horas atrásOMS lança pela 1ª vez diretrizes sobre uso de canetas emagrecedoras
-
Polícia10 horas atrás‘Barbie humana’: influencer teve morte acidental por overdose de cocaína, apontam IML e polícia
-
Polícia2 horas atrásApenado é perseguido e executado a tiros em distrito de Porto Velho
-
Polícia7 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende envolvidos em homicídio de 2023

