Polícia
MPRO deflagra operação contra organização criminosa envolvendo policiais miliatres

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, nesta sexta-feira (7/2), a Operação Soldados da Usura, em atuação conjunta com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e com apoio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), Gerência de Aviação de Estado (Gave/Sesdec), Ministérios Públicos dos Estados Mato Grosso (MPMT), Mato Grosso do Sul (MPMS), Acre (MPAC) e Polícias Civis dos Estados de São Paulo (PCSP) e Goiás (PCGO).
A operação visa desmantelar organização criminosa constituída com o objetivo de obter vantagens financeiras a partir da realização de empréstimos ilegais (usura) e que praticou, no mesmo contexto, os crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, estelionato, falsidades ideológicas, dentre outros em apuração.
A fase ostensiva da operação tem como objetivo dar cumprimento a 9 (nove) mandados de prisão preventiva, 42 (quarenta e dois) mandados de busca e apreensão, além de diversas medidas assecuratórias patrimoniais (indisponibilidade de valores, imóveis, cotas sociais de empresas, veículos de luxo, dentre outros), que totalizam R$ 73.655.246,00,(setenta e três milhões, seiscentos e cinquenta e cinco mil e duzentos e quarenta e seis reais), todas deferidas pelo Poder Judiciário da Comarca de Porto Velho.
As diligências estão sendo realizadas em 6 (seis) estados diferentes, mais precisamente em Porto Velho/RO, Distrito de Três Coqueiros/RO, São Paulo/SP, Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Diamantino/MT, Chapadão do Sul/MS e Rio Branco/AC, envolvendo mais de 200 (duzentas) pessoas, entre promotores de Justiça, delegados de Polícia, agentes e escrivães da Polícia Civil, oficiais e policiais da Polícia Militar, peritos criminais, servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), pilotos e tripulantes da Gerência de Aviação de Estado e servidores do quadro administrativo do MPRO.
O Procedimento Investigatório Criminal teve início no Ministério Público a partir da comunicação da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que encaminhou cópias de sindicâncias instauradas contra policiais militares, contendo indícios de crimes de usura e extorsão. Com o aprofundamento das investigações se identificou uma Orcrim constituída por uma rede de pessoas que tinham as funções de captar “clientes”, fazer empréstimos com juros ilegais, fazer as cobranças com o uso de violência e grave ameaça (inclusive com uso de armas de fogo), seguidos de atos de expropriação patrimonial, já que, em relação a diversas vítimas, os investigados se apossaram de valores e bens que lhes pertenciam, acumulando e movimentando expressivas cifras em dinheiro e bens móveis e imóveis. Na sequência, os investigados praticavam diversas condutas visando ocultar e dissimular a origem, disposição e localização de bens e valores, movimentando todo o patrimônio ilicitamente angariado em nome de empresas “fantasmas” constituídas em nome de “laranjas”, com documentos ideologicamente falsos, convertendo, também, ativos ilícitos em lícitos, com relevantes investimentos na compra de veículos, imóveis e até na construção de uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.
O nome atribuído à operação é referência ao modus operandi adotado pelos investigados, que empregavam força, ameaças com armas de fogo, violência física, comportando-se como uma legião de saqueadores, explorando e expropriando as vítimas para obter e acumular muita riqueza às custas do patrimônio alheio.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Como descrito acima, as investigações identificaram um número extenso de vítimas da organização criminosa, sendo possível que, no atual cenário, ainda seja de desconhecimento do Gaeco/MPRO algum fato delitivo e o respeito ofendido.
Desse modo, o Ministério Público disponibiliza abaixo link e QR CODE contendo formulário para identificação e colheita de reclamações de outras possíveis vítimas da organização criminosa investigada e que queiram contribuir com as investigações.
É importante que todos os campos do formulário sejam preenchidos, a fim de permitir uma completa apuração dos eventos criminosos:
Link: (Denúncias de novas vítimas)
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Polícia
Delegacia de Homicídios divulga foto de foragido e pede colaboração da população

A Polícia Civil de Rondônia informa que, após investigações conduzidas pela Delegacia de Urupá, o suspeito RENAN DE LIMA RODRIGUES, investigado pela prática de homicídio qualificado, não foi localizado, estando portanto foragido, com mandado de prisão em aberto.
Ajude-nos a localizá-lo. Sua cooperação é fundamental para assegurar a justiça e a segurança da comunidade.
Colabore com informações sobre o paradeiro de RENAN DE LIMA RODRIGUES.
Mandado: 7000688-44.2025.8.22.0011
Contato:
Disque Denúncia 197 ou 190.
Compartilhe esta mensagem para contribuir na localização e detenção do suspeito.
Fonte: Assessoria PCRO
Polícia
Homem é encontrado escondido em freezer após tentativa frustrada de furto

Na madrugada desta quarta-feira (19), um homem foi encontrado escondido dentro de um freezer industrial após tentar furtar um estabelecimento comercial em Vilhena (RO). O suspeito foi localizado e preso pela polícia.
De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada após a empresa de monitoramento do local detectar a invasão por meio das câmeras de segurança. Ao chegarem no comércio, os policiais iniciaram uma busca pelo interior do estabelecimento e foram surpreendidos ao encontrar o suspeito escondido dentro de um freezer utilizado para armazenar alimentos.
Com ele, os agentes apreenderam uma pequena quantia em dinheiro, que havia sido furtada do caixa do estabelecimento. O homem recebeu voz de prisão no local e foi encaminhado para a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), onde permanecerá à disposição da Justiça.
- LEIA MAIS: Apenado é perseguido e executado a tiros na capital
- Repórter da Rede tv fica ferido em acidente entre carro e moto em Porto Velho – VEJA O VÍDEO
- Motociclista morre e outro fica gravemente ferido em acidente na BR-421 em RO
Fonte: G1 Rondônia
Polícia
Dupla é presa suspeita de participação em grupo que roubava caminhonetes em RO

Na última terça-feira (18), a Polícia Civil de Rondônia prendeu preventivamente duas pessoas suspeitas de participarem de um esquema criminoso especializado no roubo de caminhonetes. A operação foi realizada nos municípios de São Francisco do Guaporé e Costa Marques, com o objetivo de desarticular a quadrilha.
De acordo com as investigações, o grupo furtava os veículos em diversas regiões do estado e os transportava para a Bolívia, onde eram revendidos ou trocados por entorpecentes. Os suspeitos presos são apontados como membros ativos da organização criminosa.
Durante a operação, a Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. Em um dos endereços, os agentes encontraram um tablete de aproximadamente 4 kg de uma substância semelhante à maconha, reforçando a hipótese de que a quadrilha também esteja envolvida com o tráfico de drogas.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema e desmantelar por completo a rede criminosa. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva que denúncias sejam feitas através dos canais oficiais.
-
Geral9 horas atrás
Casal é flagrado em ato sexual dentro de carro em estacionamento de shopping
-
Polícia15 horas atrás
Apenado é perseguido e executado a tiros na capital
-
Polícia12 horas atrás
Repórter da Rede tv fica ferido em acidente entre carro e moto em Porto Velho – VEJA O VÍDEO
-
Geral9 horas atrás
Banco Central registra o primeiro incidente com chaves Pix neste ano
-
Polícia12 horas atrás
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido em acidente na BR-421 em RO
-
Polícia4 horas atrás
Homem é encontrado escondido em freezer após tentativa frustrada de furto
-
Polícia4 horas atrás
Dupla é presa suspeita de participação em grupo que roubava caminhonetes em RO
-
Polícia1 hora atrás
Delegacia de Homicídios divulga foto de foragido e pede colaboração da população