Esportes
Atletas de Porto Velho são campeões no XXIII Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô
O esporte porto-velhense voltou a brilhar novamente em cenário nacional, dessa vez na modalidade de Judô. Os atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), foram vencedores no XXIII Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, em Vitória (ES).
O resultado positivo da participação dos judocas porto-velhenses é fruto de muito esforço, disciplina e apoio da prefeitura, por meio da Semtel, que disponibilizou para os atletas as passagens aéreas e o uniforme de passeio. Para o titular da Semtel, Paulo Moraes Júnior, a conquista da delegação, representando Rondônia em cenário nacional, evidencia o fortalecimento do esporte porto-velhense.

“Ver nossos atletas conquistando lugares altos é a expressão de que o esporte de Porto Velho está no caminho certo. É um orgulho para nós, para as famílias e, certamente, para eles que anseiam crescer ainda mais. O nosso compromisso é impulsionar esses jovens atletas a correrem atrás de seus sonhos, com persistência e disciplina nas aulas. Nossa gestão está pautada em gerar campeões e creio que isso já está acontecendo”, afirmou o secretário.
DESTAQUE EM CENÁRIO NACIONAL
O primeiro lugar foi conquistado pelo judoca John Weslei da Silva Rodrigues, na categoria sub-15 – 73 kg, no masculino, e na categoria sub-15 feminino o pódio foi para Natasha Braga Oliveira. Para John, passar por essa experiência foi grandioso, tendo a oportunidade de representar não apenas Porto Velho, mas todo o Estado de Rondônia.

“Ganhar essa medalha, disputando com atletas de outros estados, é algo inexplicável. Também tive a oportunidade de andar de avião pela primeira vez e de conhecer a cidade de Vitória e a praia. Isso tudo é o que o Judô tem me proporcionado. Para chegar até o pódio teve, por trás, um trabalho duro, muita dedicação, persistência e treinamentos. Agradeço muito ao apoio de minha família, à sensei Alda e ao apoio da Semtel”, declarou.
Do mesmo sentimento compartilha a judoca Natasha, consagrada campeã na categoria sub-15 – 40 kg. “Essa conquista foi muito importante para mim, pois foi o meu primeiro campeonato brasileiro. O coração ficou bem acelerado por esse pódio. Foi muito bom ver de perto as lutas com atletas de outros estados. Aproveitei para rever minha família que mora lá. Representar Porto Velho e o Estado de Rondônia em cenário nacional foi algo gratificante. Não foi um processo fácil, pois disputei com atletas tão bem preparados quanto eu. Isso me proporcionou experiência, pois cada um tem sua técnica de lutar, e isso é muito bom. Agradeço a todo o apoio da Semtel, e o que almejo para os próximos campeonatos é a busca por mais medalhas, principalmente estar em primeiro lugar, elevando o nome de Porto Velho”, afirmou.
PREPARO TÉCNICO

De acordo com a técnica da delegação e professora de Judô do projeto Construindo Campeões, Alda Cristina de Luna Barbosa, os atletas se prepararam com muito afinco, mantendo reforço e disciplina nos treinos. Ela conta que o campeonato envolveu mais de 20 delegações de diferentes estados do país.
“Os atletas passaram por três etapas do campeonato estadual, onde foram ranqueados, e os melhores foram convocados para participar do campeonato brasileiro de Judô. Eles se dedicaram muito e conseguiram excelentes resultados graças à estrutura que temos montada na Vila Olímpica e ao apoio dos pais e da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel. Porto Velho vem se tornando referência no Judô municipal, estadual e, agora, nacional, com o apoio imprescindível da Semtel. Para 2026 esperamos que mais atletas de Porto Velho possam ser ranqueados e que nós, enquanto pasta do esporte municipal, possamos apoiar cada vez mais os atletas para que eles consigam se destacar e elevar o nome da nossa capital em cenário nacional”, pontuou.

Para Cristiane Araújo, mãe da judoca Juliana Beatriz Araújo, que ficou em terceiro lugar na categoria sub-15 – 73 kg no campeonato nacional, é gratificante ver o esforço da filha ser recompensado no pódio. “Nós, enquanto família, sempre estamos ao lado, torcendo e vibrando com cada conquista dela. Eu sempre acompanho os treinos e as lutas, pontuando o que tem que melhorar. E, claro, a qualidade dos treinos, que são bem intensos, conta muito para o progresso dos alunos. É um esporte muito importante para a saúde e também afasta os jovens das telas. Todo esse progresso da minha filha me deixa com muito orgulho. Agradeço a todos da Semtel pelo incentivo”, frisou.
Animada, Juliana Beatriz afirma ter recebido muita experiência com o campeonato. “Eu pude observar o que devo melhorar tecnicamente, mentalmente, entre outras coisas. Daqui pra frente teremos mais treinos, e espero participar de muitos campeonatos e conquistar mais medalhas. Essa conquista representa minha determinação e força de vontade. O incentivo da minha família, o suporte da sensei Alda e o apoio da Semtel são fundamentais para o meu progresso”, concluiu.

O diretor do Departamento de Formação Esportiva e Desporto Educacional, Vanderlei Rosa Trindade, explica que os destaques obtidos pela delegação são fruto do trabalho desenvolvido no projeto Construindo Campeões, com o objetivo de auxiliar na formação do caráter de crianças e adolescentes.
“Estamos falando de um projeto que vem formando campeões. Não podemos deixar de valorizar aqueles atletas que se destacam, e a Semtel, juntamente com seu corpo técnico, tem dado todo o apoio necessário para que os nossos atletas representem Porto Velho em competições nacionais, como foi o caso do Judô – ministrado com excelência pela sensei Alda Cristina. A pasta disponibilizou passagens aéreas para quatro jovens atletas representando a capital no campeonato das Ligas de Judô, em que três deles receberam medalhas”, reforçou.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Anisia Beatriz Alexandrino – eliminada no 2º combate
Juliana Beatriz Araújo Lima – sub-15 – 73 kg – 3º lugar
Natasha Braga Oliveira – sub-15 – 40 kg – 1º lugar
John Weslei da Silva Rodrigues – sub-15 – 73 kg – 1º lugar
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Esportes
PSG escala time misto no último jogo antes de enfrentar o Flamengo
O Paris Saint-Germain venceu o último jogo antes de viajar ao Catar para a disputa da Copa Intercontinental. Neste sábado, uma hora depois do Flamengo se classificar à decisão com a vitória sobre o Pyramids, o PSG bateu o lanterna Metz por 3 a 2 pela Ligue 1.
Contra o Metz, o PSG entrou em campo com Safonov; Zaire-Emery, Zabarnyi, Pacho e Lucas Hernández; Vitinha, Ndjantou e Fabián Ruiz; Kang-in Lee, Mbaye e Gonçalo Ramos. Luis Enrique colocou os titulares Chevalier, Nuno Mendes, João Neves, Doué, Barcola e Kvaratskhelia no banco de reservas.
Gonçalo Ramos e Ndjantou abriram o placar no primeiro tempo, e Deminguet descontou para o Metz, que jogava em casa. Na segunda etapa, o técnico rodou o time, e tirou peças importantes como Fabián Ruiz e Gonçalo Ramos. Entraram Doué, autor do terceiro gol, Kvaratskhelia e Barcola, jogadores muito usados no ataque principal. O brasileiro Beraldo entrou nos últimos minutos.
Na reta final, o Metz chegou a descontar com um golaço de Tsitaishvili. A vitória por 3 a 2 deixa o PSG com 36 pontos e coloca o time na liderança do Campeonato Francês. O Metz é o lanterna com 11 pontos.
A delegação volta a Paris logo depois do jogo, dorme na capital francesa e embarca neste domingo para Doha. Previsão de seis horas de voo até o Catar. Flamengo e PSG decidem a Copa Intercontinental às 14h de quarta-feira.
GE
Esportes
Flamengo vence o Pyramids e vai enfrentar o PSG na final do Mundial
O Flamengo garantiu vaga na final da Copa Intercontinental da Fifa, equivalente ao Mundial de Clubes, ao derrotar o Pyramids, do Egito, por 2 a 0, na tarde deste sábado (13), no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.
Com a classificação, o Rubro-Negro vai enfrentar o Paris Saint-Germain (PSG), da França, na grande final do Mundial. O clube francês entrou diretamente na decisão. A partida está marcada para quarta-feira (17), novamente em Al Rayyan, às 14h (horário de Brasília), reunindo os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa.
A partida deste sábado recebeu o nome de Copa Challenger, assim como o duelo da última quarta-feira (10), contra o Cruz Azul, do México, pelo Derby das Américas, ambos valendo troféus para o clube campeão mundial de 1981.
O técnico Filipe Luís promoveu três mudanças na equipe em relação à vitória sobre o Cruz Azul. Na defesa, Danilo voltou ao time titular no lugar de Léo Ortiz. No ataque, Everton Cebolinha e Gonzalo Plata iniciaram a partida nas vagas de Samuel Lino e Bruno Henrique.
Dominando a posse de bola e o campo ofensivo, o Flamengo abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta de Arrascaeta pela esquerda, Léo Pereira apareceu na pequena área e marcou de cabeça.
No segundo tempo, aos seis minutos, Arrascaeta voltou a ser decisivo ao cobrar falta da intermediária, e Danilo ampliou o marcador, também de cabeça, no canto do goleiro Mohamed El-Shenawy.
Com a vantagem, o Flamengo administrou o resultado, promoveu substituições para poupar jogadores e confirmou a vaga na final do Mundial, onde buscará mais um título internacional diante do PSG.
Esportes
Prefeitura consolida avanços no esporte e lazer no primeiro ano de gestão
O primeiro ano de nova gestão da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) foi marcado por crescimento e ampliação dos programas de iniciativa esportiva e de lazer, proporcionando à população mais acesso às atividades físicas gratuitas.

De acordo com o titular da Semtel, Paulo Moraes Júnior, os resultados expressivos de competições, de público assistido com as ações de lazer e bem-estar, além de destaques de atletas nos pódios de diferentes modalidades, são frutos do Programa de desenvolvimento esportivo, que obteve nova configuração.
“Para chegar a esse novo cenário, trilhamos um caminho diferente, com estratégia. Nosso objetivo foi evidenciar ainda mais o nosso esporte. E acredito que estamos na direção certa, com mais pessoas participativas em nossas ações, mais atletas sendo incentivados a conquistarem os seus sonhos. E tudo isso é um processo, ao qual estamos fazendo parte. Todo o corpo técnico da Semtel está de parabéns por esse trabalho e, claro, a população porto-velhense, que têm aderido com fervor às nossas atividades, do mais jovem ao mais idoso. Não importa a idade, mas sim o senso de propósito em gerar o crescimento consistente da prática esportiva como ferramenta de inclusão social e promoção da saúde”, detalhou o secretário.

O exemplo prático dessa atuação foi a integração dos projetos do Programa Qualidade de Vida, voltado ao desenvolvimento do lazer e bem-estar dos porto-velhenses. Em 2025, o programa deu um salto na quantidade de pessoas atendidas. O Projeto Viva Mais, que contempla o público 60 + está inserido nesse cenário, com mais de 460 idosos assistidos por meio da oferta de atividades físicas adaptadas e orientadas, à manutenção e ampliação da capacidade funcional, autonomia e bem-estar integral, assegurando um envelhecimento ativo e saudável.
NOVIDADES

O Projeto Viva Mais também ganhou mais um polo de atendimento com a inclusão da praça CEU, passando de quatro para cinco polos. São eles: Polo I: Vila Olímpica Chiquilito Erse e Extensão CCI (Zona Leste); Polo II: Ginásio Eduardo Lima e Silva “DUDU” (Zona Sul); Polo III: Quadra Poliesportiva Sérgio Carvalho Bairro Esperança da Comunidade Extensão Praça CEU (Zona Leste). A Semtel também ampliou a oferta de modalidades, passando de quatro para seis a serem ofertadas ao público idoso, com destaque à inauguração do estúdio de Pilates inaugurado, na Vila Olímpica, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Os Jogos Municipais da Terceira Idade (Jomti) também vieram com novidades. O projeto foi ampliado e aberto para instituições e associações. Com a adesão expressiva, o Jomti 2025 contou com a participação de 15 delegações, com mais de 550 participantes idosos que deram um show de vitalidade e espírito esportivo em diferentes modalidades. Durante todo o ano, o público idoso foi assistido com atividades esportivas em diferentes modalidades: Hidroginástica; Clube do Esporte; Mobilidade; Funcional Adaptado; Ritmos e, agora, Pilates.
SEMPRE EM MOVIMENTO

Voltado ao público adulto, o projeto visa práticas regulares de atividades físicas e lazer ativo, por meio da oferta de aulas orientadas em espaços públicos, assegurando condições de segurança, inclusão social e eficiência, com vistas à melhoria integral da saúde física, mental e qualidade de vida. A promoção de atividades já resultou em mais de 1.070 pessoas participativas, nos diversos pólos distribuídos pela cidade: – Polo I: Vila Olímpica Chiquilito Erse (Zona Leste); Polo II: Ginásio Eduardo Lima e Silva “DUDU” (Zona Sul); Polo III: Quadra Poliesportiva Sérgio Carvalho Bairro Esperança da Comunidade e Extensão Praça CEU (Zona Leste); Polo IV: Parque da Cidade (Zona Norte) e Polo V: Quadra Poliesportiva Sérgio Carvalho Bairro Nacional (Zona Norte).
RUA DE LAZER

O projeto Rua de Lazer tem se consolidado ao longo de 2025, nos bairros da Capital. O projeto deu um salto no número de edições realizadas, saindo de 19, para 25 edições realizadas neste ano. Com isso, a quantidade de público também cresceu, resultando em 14.715 pessoas assistidas, incluindo ainda a programação em grandes festividades desenvolvidas pela Prefeitura de Porto Velho, como Dia das Mães, Páscoa e Dia das Crianças.
OUTRAS AÇÕES
Ano de muitos festivais, em que a Semtel esteve à frente. A exemplo do Festival de Praia de Jacy Paraná, em que a primeira edição na atual gestão contou com a participação de cerca de 2.500 pessoas, contempladas com atividades esportivas, lazer e entretenimento

O Projeto Vem com a Prefeitura também foi outro grande sucesso nas três edições realizadas, somando em 5.800 pessoas assistidas com serviços de cidadania, lazer e bem-estar.
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
Muito movimento dos atletas e arquibancadas agitadas, foi o que os porto-velhenses assistiram nas 23 competições esportivas realizadas pela Semtel. Com a participação de 7.346 atletas e técnicos beneficiados. Em 2025, a bola rolou bonito no clássico da Copa Madeirão de Futsal de Base Sub 08, 10, 12, 14 e 16, no período de abril a junho deste ano. Muitos dribles e gols também pôde ser visto no Desafio Madeirão de X1, em meados de abril, além da Copa Madeirão de Natação, que foi de tirar o fôlego, no mês de maio.

Porto Velho também foi ao pódio, pela terceira vez consecutiva nos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). Os 357 atletas, que competiram tanto no JIR regional quanto estaduais, em diferentes modalidades, receberam o apoio de transporte e uniformes oficiais, ofertados pela Semtel.
Conforme explanado pelo assessor Interssetorial da Semtel, Ítalo Aguiar, as ações esportivas na Capital têm atraído centenas de pessoas de diferentes bairros. A boa adesão testifica a seriedade dos trabalhos da Semtel, bem como o compromisso com o bem-estar de todos.

“Foi um ano de intensas atividades junto às comunidades, onde também pudemos contemplar alunos que estão se tornando atletas e grandes campeões, com as práticas esportivas. E tudo isso agrega com a valorização do esporte, com a saúde de jovens, adultos e idosos. Tivemos um resultado positivo de crescimento de nossas ações, bem como o aumento de público e os destaques de nossos atletas em diversas competições dentro e fora do estado. Nosso planejamento está no rumo certo e além das ações já efetivas, estamos trabalhando em uma série de políticas públicas ligadas ao plano de governo, que ficam de legado da gestão e quem ganha é a população”, declarou.
PROGRESSO NO ESPORTE

O Programa de desenvolvimento esportivo da Semtel em 2025, apresentou uma nova configuração de ações que movimentaram as modalidades esportivas durante todo o ano. Foram realizadas 22 competições esportivas, um avanço significativo, comparado aos números de eventos esportivos realizados no ano de 2024, que totalizaram 02 ações. Outro fator foi o número de atletas beneficiados com os eventos esportivos de 2025, que saltou de 882 para 7.346, em um calendário que movimentou todos os meses o esporte da capital.
Outro avanço significativo, foi a realização das seletivas para os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), onde de forma democrática atletas e técnicos puderam disputar o direito de representar a cidade de Porto Velho, ação essa, em cumprimento do Plano de Governo da Prefeitura em sua atual gestão. No ano de 2025, Porto Velho se consagrou mais uma vez campeã geral da competição conquistando 30 medalhas de ouro, 32 de prata e 19 de bronze.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia17 horas atrásComandante-geral da PM se pronuncia sobre mortes de idosos em Itapuã do Oeste – VEJA O VÍDEO
-
Polícia20 horas atrásMotorista de caminhão boiadeiro morre eletrocutado e carbonizado na zona rural de RO
-
Polícia23 horas atrásPecuarista acusado de matar servidor do DER se apresenta à Polícia Civil
-
Polícia20 horas atrásCriminoso mais procurado do Ceará foge de presídio de segurança máxima na Bolívia
-
Política18 horas atrásVeja quem assume vaga de Eduardo Bolsonaro e saiba situação de Ramagem
-
Política21 horas atrásHugo Motta declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
-
Polícia4 horas atrásAção da Polícia Militar resulta na prisão de dupla por roubos na Zona Leste de Porto Velho
-
Polícia3 horas atrásMulher é presa por furto de cosméticos em farmácia na zona Sul de Porto Velho

