Esportes
Atletas de Porto Velho são campeões no XXIII Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô
O esporte porto-velhense voltou a brilhar novamente em cenário nacional, dessa vez na modalidade de Judô. Os atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), foram vencedores no XXIII Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, em Vitória (ES).
O resultado positivo da participação dos judocas porto-velhenses é fruto de muito esforço, disciplina e apoio da prefeitura, por meio da Semtel, que disponibilizou para os atletas as passagens aéreas e o uniforme de passeio. Para o titular da Semtel, Paulo Moraes Júnior, a conquista da delegação, representando Rondônia em cenário nacional, evidencia o fortalecimento do esporte porto-velhense.

“Ver nossos atletas conquistando lugares altos é a expressão de que o esporte de Porto Velho está no caminho certo. É um orgulho para nós, para as famílias e, certamente, para eles que anseiam crescer ainda mais. O nosso compromisso é impulsionar esses jovens atletas a correrem atrás de seus sonhos, com persistência e disciplina nas aulas. Nossa gestão está pautada em gerar campeões e creio que isso já está acontecendo”, afirmou o secretário.
DESTAQUE EM CENÁRIO NACIONAL
O primeiro lugar foi conquistado pelo judoca John Weslei da Silva Rodrigues, na categoria sub-15 – 73 kg, no masculino, e na categoria sub-15 feminino o pódio foi para Natasha Braga Oliveira. Para John, passar por essa experiência foi grandioso, tendo a oportunidade de representar não apenas Porto Velho, mas todo o Estado de Rondônia.

“Ganhar essa medalha, disputando com atletas de outros estados, é algo inexplicável. Também tive a oportunidade de andar de avião pela primeira vez e de conhecer a cidade de Vitória e a praia. Isso tudo é o que o Judô tem me proporcionado. Para chegar até o pódio teve, por trás, um trabalho duro, muita dedicação, persistência e treinamentos. Agradeço muito ao apoio de minha família, à sensei Alda e ao apoio da Semtel”, declarou.
Do mesmo sentimento compartilha a judoca Natasha, consagrada campeã na categoria sub-15 – 40 kg. “Essa conquista foi muito importante para mim, pois foi o meu primeiro campeonato brasileiro. O coração ficou bem acelerado por esse pódio. Foi muito bom ver de perto as lutas com atletas de outros estados. Aproveitei para rever minha família que mora lá. Representar Porto Velho e o Estado de Rondônia em cenário nacional foi algo gratificante. Não foi um processo fácil, pois disputei com atletas tão bem preparados quanto eu. Isso me proporcionou experiência, pois cada um tem sua técnica de lutar, e isso é muito bom. Agradeço a todo o apoio da Semtel, e o que almejo para os próximos campeonatos é a busca por mais medalhas, principalmente estar em primeiro lugar, elevando o nome de Porto Velho”, afirmou.
PREPARO TÉCNICO

De acordo com a técnica da delegação e professora de Judô do projeto Construindo Campeões, Alda Cristina de Luna Barbosa, os atletas se prepararam com muito afinco, mantendo reforço e disciplina nos treinos. Ela conta que o campeonato envolveu mais de 20 delegações de diferentes estados do país.
“Os atletas passaram por três etapas do campeonato estadual, onde foram ranqueados, e os melhores foram convocados para participar do campeonato brasileiro de Judô. Eles se dedicaram muito e conseguiram excelentes resultados graças à estrutura que temos montada na Vila Olímpica e ao apoio dos pais e da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel. Porto Velho vem se tornando referência no Judô municipal, estadual e, agora, nacional, com o apoio imprescindível da Semtel. Para 2026 esperamos que mais atletas de Porto Velho possam ser ranqueados e que nós, enquanto pasta do esporte municipal, possamos apoiar cada vez mais os atletas para que eles consigam se destacar e elevar o nome da nossa capital em cenário nacional”, pontuou.

Para Cristiane Araújo, mãe da judoca Juliana Beatriz Araújo, que ficou em terceiro lugar na categoria sub-15 – 73 kg no campeonato nacional, é gratificante ver o esforço da filha ser recompensado no pódio. “Nós, enquanto família, sempre estamos ao lado, torcendo e vibrando com cada conquista dela. Eu sempre acompanho os treinos e as lutas, pontuando o que tem que melhorar. E, claro, a qualidade dos treinos, que são bem intensos, conta muito para o progresso dos alunos. É um esporte muito importante para a saúde e também afasta os jovens das telas. Todo esse progresso da minha filha me deixa com muito orgulho. Agradeço a todos da Semtel pelo incentivo”, frisou.
Animada, Juliana Beatriz afirma ter recebido muita experiência com o campeonato. “Eu pude observar o que devo melhorar tecnicamente, mentalmente, entre outras coisas. Daqui pra frente teremos mais treinos, e espero participar de muitos campeonatos e conquistar mais medalhas. Essa conquista representa minha determinação e força de vontade. O incentivo da minha família, o suporte da sensei Alda e o apoio da Semtel são fundamentais para o meu progresso”, concluiu.

O diretor do Departamento de Formação Esportiva e Desporto Educacional, Vanderlei Rosa Trindade, explica que os destaques obtidos pela delegação são fruto do trabalho desenvolvido no projeto Construindo Campeões, com o objetivo de auxiliar na formação do caráter de crianças e adolescentes.
“Estamos falando de um projeto que vem formando campeões. Não podemos deixar de valorizar aqueles atletas que se destacam, e a Semtel, juntamente com seu corpo técnico, tem dado todo o apoio necessário para que os nossos atletas representem Porto Velho em competições nacionais, como foi o caso do Judô – ministrado com excelência pela sensei Alda Cristina. A pasta disponibilizou passagens aéreas para quatro jovens atletas representando a capital no campeonato das Ligas de Judô, em que três deles receberam medalhas”, reforçou.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Anisia Beatriz Alexandrino – eliminada no 2º combate
Juliana Beatriz Araújo Lima – sub-15 – 73 kg – 3º lugar
Natasha Braga Oliveira – sub-15 – 40 kg – 1º lugar
John Weslei da Silva Rodrigues – sub-15 – 73 kg – 1º lugar
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Esportes
Lucas Paquetá retorna ao Flamengo após três temporadas no West Ham
O meio-campista Lucas Paquetá está de volta ao Flamengo. O jogador deixou o West Ham nesta quarta-feira (28/1), após três temporadas no futebol inglês, e assinou contrato de cinco anos com o clube que o revelou. O Flamengo pagará 42 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões) ao clube londrino pela transferência, tornando Paquetá o reforço mais caro da história da equipe rubro-negra.
Paquetá foi contratado pelo West Ham em agosto de 2022, junto ao Lyon, por 42,95 milhões de euros, e se tornou peça importante do meio-campo da equipe inglesa. Em sua primeira temporada, participou da campanha que levou o clube ao título da Conference League 2022/23, conquista inédita para a equipe. Ao longo de sua passagem pelo West Ham, disputou 139 partidas, marcou 23 gols e distribuiu 15 assistências.
O retorno ao Brasil, segundo o jogador, foi motivado por razões pessoais, familiares e pelo desejo de atuar em um projeto com ambição por títulos, que outros clubes europeus não ofereciam. Paquetá havia sido inocentado, em julho de 2025, das acusações de má conduta no processo da FA, que durou dois anos e causou desgaste mental ao jogador.
O West Ham confirmou a saída do jogador e expressou que, apesar de ter feito “todo o possível para persuadir Lucas a permanecer”, o atleta manteve-se firme em sua decisão. O clube agradeceu ao jogador, à diretoria, aos funcionários e torcedores pelo apoio durante sua passagem, destacando a importância de Paquetá na conquista histórica da Conference League.
O meio-campista embarcou para o Rio de Janeiro ainda nesta quarta-feira para realizar exames médicos e oficializar o vínculo com o Flamengo. Fabrizio Romano, jornalista italiano especializado em mercado de transferências, confirmou os detalhes do contrato e do pagamento ao clube inglês, que será feito ao longo de dois anos.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Lucas Paquetá agradeceu ao West Ham e explicou sua decisão: “Nunca pedi para ir embora, pedi sim para voltar para minha casa. Preciso apenas encontrar a felicidade de jogar futebol, reencontrar a minha paz. Estou voltando para casa, mas seguirei torcendo por vocês. Obrigado por tudo, West Ham.”
O retorno de Paquetá é celebrado pela torcida rubro-negra e pelo técnico Filipe Luís, que já havia elogiado o jogador, afirmando que ele tem lugar em qualquer time do mundo e destacando seu carinho pelo Flamengo.
Esportes
Atleta de Rondônia é anunciada pelo Red Bull Bragantino
A atleta Hevelly Daniela, natural do interior de Rondônia, é mais um nome que desponta no cenário do futebol feminino nacional. Sua trajetória no esporte começou no futsal, em Nova Brasilândia, sob orientação do professor Wesley. Com o passar do tempo, Hevelly conheceu os professores William Zanetti e Gleyton Patrik em Rolim de Moura, que foram fundamentais em sua formação esportiva.
Foi através deles que ela passou a integrar a Escolinha Guaporé de Futebol de Base, onde atuou jogando junto com os meninos, experiência que contribuiu diretamente para seu desenvolvimento técnico, físico e competitivo.
Em 2022, Hevelly recebeu sua primeira grande oportunidade fora do estado, ao se transferir para o Grêmio de Porto Alegre (RS), por intermédio de William Zanetti e acompanhada pelo professor Patrik. No clube gaúcho, permaneceu por três anos, adquirindo experiência em um dos maiores centros do futebol brasileiro.
Agora, prestes a completar 20 anos, Hevelly Daniela inicia um novo capítulo em sua carreira. A atleta está a caminho do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista (SP), onde defenderá a equipe na categoria Sub-20, com o objetivo claro de alcançar o futebol profissional.
A trajetória de Hevelly é motivo de orgulho para o Clube Guaporé de Base, para os profissionais que fizeram parte de sua formação e para todo o estado de Rondônia, que vê mais uma atleta ganhar destaque em nível nacional no futebol feminino.
Com dedicação, disciplina e talento, Hevelly Daniela segue representando Rondônia e mostrando que o trabalho de base é fundamental para transformar sonhos em realidade.
Fonte: Assessoria
Esportes
Flamengo vence o Vasco no Maracanã e conquista a primeira vitória de 2026
O Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 no Clássico dos Milhões, disputado na noite desta quarta-feira (21), no Maracanã, e conquistou sua primeira vitória no Campeonato Carioca e na temporada 2026.
Após duas derrotas e um empate utilizando a equipe sub-20 no Estadual, o Rubro-Negro antecipou o retorno do elenco principal para evitar o risco de rebaixamento e foi recompensado com o triunfo diante do maior rival.
O gol da partida foi marcado pelo colombiano Jorge Carrascal, aos 24 minutos do segundo tempo, em um chute cruzado após erro do lateral vascaíno Lucas Piton. No momento do gol, o Flamengo já tinha vantagem numérica, já que o volante Cauan Barros, do Vasco, foi expulso com cartão vermelho direto aos 5 minutos da etapa final.
Mesmo antes da expulsão, o Flamengo já dominava as ações do jogo. O Vasco teve duas boas oportunidades no primeiro tempo, com Andrés Gómez, que acertou a trave, e GB, que finalizou para fora, frente a frente com o goleiro Rossi.
O Flamengo, por sua vez, levou perigo em diversas oportunidades e obrigou o goleiro Léo Jardim a fazer grandes defesas em finalizações de Bruno Henrique, Léo Pereira e Éverton Cebolinha.
O Vasco não contou com o atacante Rayan, principal destaque recente da equipe, que não foi relacionado devido a negociações avançadas com o Bournemouth, da Inglaterra.
Com a vitória, o Flamengo chegou aos quatro pontos em quatro jogos no Campeonato Carioca e subiu para a terceira posição do grupo B. O resultado praticamente afasta o risco de rebaixamento do Rubro-Negro.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Fluminense, novamente no Maracanã. O clube avalia a possibilidade de voltar a utilizar a equipe sub-20, já que estreia no Campeonato Brasileiro três dias depois, contra o São Paulo.
O Vasco permanece com quatro pontos no grupo A e ocupa a terceira colocação, mas pode ser ultrapassado por Fluminense e Sampaio Corrêa-RJ, que ainda jogam na rodada. A equipe comandada por Fernando Diniz volta a campo no domingo (25), contra o Boavista, fora de casa. A estreia no Brasileirão será diante do Mirassol, na quinta-feira (29).
-
Polícia19 horas atrásAtaque a tiros em bar deixa um morto e um ferido na zona leste de Porto Velho – VEJA O VÍDEO
-
Polícia21 horas atrásDois homens são atacados a tiros na zona leste
-
Polícia6 horas atrásJovem é torturado, queimado com ferro e chapinha de cabelo por mulher
-
Polícia19 horas atrásHomem é executado em bar na zona leste
-
Polícia6 horas atrásGrave acidente entre ônibus e carreta deixam ao menos 6 feridos
-
Polícia20 horas atrásReceita Federal e Denarc apreendem carga milionária de sibutramina em Porto Velho
-
Geral3 horas atrásCorpo de Bombeiros Militar de Rondônia localiza jovem desaparecido
-
Empregos24 horas atrásTCE-RO abre processo seletivo com salário que ultrapassa R$ 9 mil

