Geral
Curto-circuito em ar-condicionado é registrado em escola municipal de Porto Velho
Ocorrência aconteceu fora do horário de aulas e não afetou alunos ou servidores
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que a Unidade Municipal de Educação Marise e Castiel registrou um curto-circuito provocado por falha em uma central de ar-condicionado.
No momento da ocorrência, a escola estava fechada e contava apenas com a presença de guardas patrimoniais. Não havia alunos, professores ou outros servidores no local. A ação imediata da equipe de vigilância evitou que o problema se ampliasse e limitou o dano à perda do equipamento.
“Foi uma situação pontual, controlada com rapidez, sem qualquer impacto na estrutura da escola ou risco às pessoas. Todas as unidades passam por acompanhamento e, quando ocorre um registro como esse, a orientação é revisar a parte elétrica para garantir tranquilidade à comunidade escolar”, afirmou Giordani Lima, secretário municipal de Educação.
A Semed esclarece que não houve dano estrutural ao prédio nem prejuízo ao funcionamento da unidade. Como medida preventiva, será realizada uma inspeção completa na rede elétrica da escola, com foco na segurança das instalações e no uso adequado dos equipamentos.
As aulas na Unidade Municipal de Educação Marise e Castiel serão retomadas normalmente na segunda-feira, dia 9 de fevereiro de 2026.
A Secretaria Municipal de Educação reforça que mantém protocolos de segurança e prevenção em todas as escolas da rede municipal, com atenção permanente às condições de funcionamento dos prédios e equipamentos.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Novos lares e novas raízes marcam ações ambientais na Rua do Hexa
Quem passou pela Rua do Hexa no último domingo (21) teve a oportunidade de levar para casa muito mais do que uma lembrança da programação. A feira de adoção de animais e a distribuição gratuita de mudas, promovidas pela Sema, conquistaram famílias e ajudaram a espalhar cuidado, afeto e consciência ambiental.
Ao todo, 51 animais, entre cães e gatos, foram disponibilizados para adoção, e todos encontraram novos lares. Já a distribuição de mudas levou à população espécies frutíferas como pitomba, biribá, jambo, cupuaçu, tamarindo, graviola, açaí de touceira e ingá-de-metro.
A dona de casa Izaura Gomes foi uma das pessoas que aproveitaram a distribuição de mudas.
“Quando eu soube, vim logo pegar porque meu filho comprou uma chácara e eu quero plantar lá. É importante deixar nossa cidade mais verde. E as adoções são necessárias também, porque animal é sinônimo de alegria”.
Ela conta que saiu feliz da programação.
“Eu vim dar uma voltinha por acaso e já estou saindo com uma plantinha. Só não estou levando um cachorro porque estou de ônibus”.
A assistente financeira Emanuela Morela aproveitou o passeio em família para adotar um animal. “Minha filha se apaixonou pelo gatinho e minha cunhada pelo cachorro. Acabamos levando os dois”.
Mãe da pequena Maria Helena, Emanuela destaca a importância dos animais para crianças com autismo. “Faz muito bem para ela, que é TEA. Ela se regula muito com os gatos. Para crianças com autismo, essa convivência é muito importante. Os gatos são animais tranquilos, não fazem barulho, gostam de estar perto, mas não grudados o tempo todo”.
Quem também encontrou uma nova companheira foi Catielane Luz. “Animal traz alegria, proteção e harmonia para dentro de casa. Eles fazem parte da família”.
O prefeito Léo Moraes destacou a participação da população na ação. “Tivemos uma grande feira de adoção e é gratificante ver tantas famílias acolhendo os nossos animaizinhos”.
Segundo André Oliveira, coordenador de Proteção da Sema, a iniciativa buscou incentivar tanto a adoção responsável quanto o cuidado com o meio ambiente. “Ficamos muito felizes porque todos os 51 animais disponibilizados hoje foram adotados. Além disso, quem adota um animal aqui já sai com cadastro para realizar a castração, totalmente gratuita, oferecida pela Prefeitura. Também distribuímos mudas para incentivar uma cidade mais verde e sustentável, e essas mudas vêm diretamente do viveiro municipal.”
As ações integraram a programação da Rua do Hexa e reforçaram o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com o bem-estar animal e a preservação ambiental.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Governo de Rondônia conclui revitalização em 18 escolas estaduais de Porto Velho
As ações de manutenção e revitalização executadas pelo governo de Rondônia seguem avançando em escolas estaduais de Porto Velho. Ao todo, 18 unidades já tiveram os serviços concluídos, e novas frentes de trabalho foram iniciadas em outras escolas da Capital, garantindo melhorias estruturais que contribuem para mais segurança, conforto e qualidade no ambiente escolar.
Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), por meio das equipes da Gerência de Ações Urbanísticas (GAU), conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Entre os trabalhos executados estão recuperação de fachadas, manutenção elétrica, revitalização das áreas externas, adequação de calçadas, pintura, poda de árvores e serviços de roçagem.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos na estrutura das escolas fortalecem a educação pública e proporcionam melhores condições para o aprendizado. “Quando cuidamos das estruturas das escolas, garantimos mais dignidade para alunos, professores e toda a comunidade escolar. Investir em infraestrutura escolar é investir diretamente na qualidade do ensino dos alunos”, ressaltou.
ESCOLAS CONTEMPLADAS
Das 18 escolas já contempladas, destacam-se:
- EEEFM Presidente Tancredo de Almeida Neves
- EEEFM Capitão Cláudio Manoel da Costa
- EEEFM Jorge Teixeira de Oliveira
- EEEFM Marcos de Barros Freire
- EEEF Eloísa Bentes Ramos
- EEEFM John Kennedy
- EEEF Jânio da Silva Quadros
- EEEFM Juscelino Kubitschek de Oliveira
- EEEFM Mariana
- EEEFM Professor Daniel Neri da Silva
- EEEF Roberto Pires
OUTRAS UNIDADES EM ANDAMENTO
Além das escolas já contempladas, as equipes seguem atuando em outras unidades da Capital. Nas escolas EEEFM Barão do Solimões; EEEF São Sebastião I; e IEE Carmela Dutra, as equipes iniciaram os serviços de pintura da parte interna e externa.
O secretário da Seosp, Elias Rezende, enfatizou que as equipes seguem em ritmo intenso de trabalho para ampliar o número de escolas atendidas. “Nosso objetivo é levar essas melhorias ao maior número possível de unidades escolares da rede estadual. Seguimos atuando de forma planejada, escola por escola, para garantir que cada espaço receba a atenção necessária.”
De acordo com o titular da Seduc, Massud Badra, a manutenção e a revitalização das escolas fazem parte do compromisso do governo de Rondônia com a qualidade da educação. “Estamos trabalhando em parceria com a Seosp para garantir ambientes mais seguros, acolhedores e adequados ao desenvolvimento das atividades pedagógicas. Essas melhorias refletem diretamente no bem-estar dos estudantes, professores e servidores, fortalecendo a aprendizagem e valorizando toda a comunidade escolar”, destacou.
A iniciativa integra o plano de manutenção contínua das unidades de ensino da rede estadual, realizado pela Seosp, em parceria com a Seduc.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia
Geral
Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (22/6) o registro d o medicamento Inluriyo ® (tosilato de inlunestranto). O produto é indicado para adultos com câncer de mama localmente avançado, que não pode ser removido por cirurgia ou que já se espalhou para outras partes do corpo, e que foram previamente tratados com terapia endócrina.
Esse tipo de tumor apresenta as seguintes características: é positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e tem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
O medicamento, desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., é oral e indicado como monoterapia.
O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) , no período de 2023 a 2025, foram registrados 73.610 casos da doença, o que representa 30,1% dos cânceres em mulheres.
Leia a Resolução 2.465/ 2026 no Diário Oficial da União (DOU).
Fonte: Governo Federal
