Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura informa que trecho da Avenida Rio Madeira será fechado para obra de drenagem

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) informa que neste sábado e domingo (29 e 30 junho), e segunda-feira (1° de julho), a avenida Prefeito Chiquilito Erse (Rio Madeira), entre as avenidas Pinheiro Machado e Calama, estará fechada para o trânsito de veículos e motocicletas devido a uma obra no sistema de drenagem da via nas imediações da rua Argentina.

O trânsito ficará totalmente fechado na pista direita, sentido zona Norte, e parcialmente, com liberações esporádicas, no sentido contrário.

A Semtran orienta ainda que, quem estiver trafegando na via, sentido rua Vieira Cahúla/ Calama, fará o desvio na avenida Pinheiro Machado, à direita, seguindo até a avenida Guaporé, depois à avenida Calama.

Já que vem no sentido contrário, da avenida Imigrantes, sentido Vieira Cahula, fará o desvio na avenida Calama, seguindo até a rua Guiana. A via estará sinalizada e bloqueada e os condutores serão orientados por agentes de trânsito quanto ao desvio.

Fonte: SMC

Geral

Prefeitura de Porto Velho apresenta estágio das obras do novo terminal e define data para entrega

Novo terminal já conta com 75% dos trabalhos concluídos

Publicado

em

Foto: Emily Costa/g1 RO

Para apresentar à população o estágio atual das obras da nova rodoviária, a Prefeitura de Porto Velho reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (28), no canteiro onde 75% dos trabalhos já foram concluídos e os serviços seguem a todo o vapor.

“Essa obra é a mais aguardada pela população de Porto Velho. A expectativa é pela conclusão dos trabalhos dentro do cronograma estabelecido, que se encerra no dia 22 de novembro, entregando o novo terminal para a população. A obra está avançada e temos expectativa de concluir antes do prazo. Mas, uma obra desse porte, que entrou na fase final, a gente sabe que sempre demanda mais atenção nessa reta final dos trabalhos”, explicou o prefeito Hildon Chaves.

OBRAS

No momento, os trabalhos se concentram na montagem do sistema de ar condicionado, que vai utilizar o sistema VRF, que regula a necessidade de refrigeração no ambiente. Também estão sendo feitos serviços de rede elétrica e instalação do CFTV, colocados os forros ACM e de gesso e outros serviços. Na parte externa, estão sendo feitas a concretagem das calçadas e colocação de bloquetes.

O piso de granito tem três tipos de cores diferentes, que representam uma seringueira

Para os próximos dias, está sendo aguardada a chegada do material do sistema Brise, que tem a função de oferecer proteção solar e visual para os edifícios. A fase final vai ser a colocação de portas, instalação de louças e metais e o paisagismo.

O piso de granito, já instalado, tem três tipos de cores diferentes, que representam uma seringueira. Os elevadores também estão instalados.

Com um investimento de R$ 44 milhões de recursos próprios e emenda parlamentar, o projeto busca criar um espaço moderno e sustentável, com estética regional e desempenho térmico adequado. A frente será para a avenida Carlos Gomes, com a entrada dos ônibus pela Dom Pedro II e saída pela João Pedro da Rocha. O prédio foi projetado para valorizar aspectos e elementos da natureza local e da cultura amazônica, com a fachada que remete ao rio Madeira e ao tom amadeirado que faz menção às árvores da região. Já a instalação do piso dá uma representação da seringueira.

Com 8.457,59 metros quadrados de área construída, a nova rodoviária terá 13 plataformas de embarque e desembarque, 26 boxes e agências para as empresas, sala VIP, saguão de espera, praça de alimentação com oito lanchonetes e um restaurante, 11 lojas, área administrativa, fraldário e banheiros.

75% dos trabalhos já foram concluídos e a obra segue a todo o vapor

Fonte: SMC

Continue lendo

Geral

Veja a Programação do último dia de apresentações no 40º Arraial Flor do Maracujá

Publicado

em

Chega ao fim neste domingo (30), a edição 2024 do Arraial Flor do Maracujá, o maior arraial da região Norte. O evento chega ao último dia, após uma semana de vasta programação envolvendo a tradição folclórica, com quadrilhas juninas e bois-bumbás que esbanjaram alegria, muita cor e coreografias, fortalecendo a cultura rondoniense. Realizada pelo governo de Rondônia, com organização da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e União Junina Portovelhense (Unajup), a festa cultural atrai, todos os anos, milhares de visitantes em meio às tradições juninas.

Para este domingo, o governo de Rondônia preparou uma programação com mais dança. Hoje, também será realizada a premiação dos grupos folclóricos que tiveram o melhor desempenho na arena, além de um show musical para estender a noite e se despedir em grande estilo desta edição histórica do Flor do Maracujá.

Veja a programação deste domingo, dia 30

  • 19h30 às 20h20 – Grupo de dança Aymeé;
  • 20h35 às 21h25 – Grupo de dança Yaporanga;
  • 21h30h às 22h30 – Grupo de dança Watiki-Mayakan;
  • 22h40 às 23h40 – Premiação e encerramento;
  • 00h05 – Show Musical. 

programação completa do 40º Arraial Flor do Maracujá está disponível no Portal do governo de Rondônia e a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) elaborou uma vasta programação, com coberturas jornalísticas e galerias de fotos, exibindo momentos da festa folclórica. Além disso, está confirmada a transmissão pelo canal do youtube do governo, com a participação de equipes de profissionais da área e convidados.

HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL

A origem do nome “Flor do Maracujá” surge em homenagem à primeira quadrilha registrada em Porto Velho, a Quadrilha Flor do Maracujá. Em 31 de outubro de 2019, foi sancionada pelo governador Marcos Rocha a Lei nº 4.635, que tornou o Arraial Flor do Maracujá, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, fazendo parte do Calendário de Eventos Oficiais, para reforçar, ainda mais, as tradições no período junino.

Continue lendo

Geral

Governo abre inscrições para curso profissionalizante de Monitor de Turismo até 4 de julho

Publicado

em

Estão abertas, até o dia 4 de julho, as inscrições para o Curso Monitor de Turismo, que será ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).  O curso vai ser ministrado na modalidade presencial, e as aulas vão acontecer no período de 8 a 19 de julho, na  Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-formacao-inicial-inscricoes-prorrogadas-ate-04-07/.

O curso prepara o aluno para  atuar na condução e monitoramento de visitantes e turistas em locais de interesse cultural. Após a conclusão, o profissional pode trabalhar em diferentes campos, como recreação em eventos, resorts, cruzeiros, eventos, parques, entre outros destinos, nacionais e internacionais. A idade mínima para se matricular é 18 anos, e o candidato deve ter concluído o ensino fundamental II.

EXPOTURISMO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação no setor turístico é pertinente, tendo em vista os investimentos que a gestão estadual vem fazendo nessa área. “O governo está realizando importantes ações nesse segmento econômico”, destacou Marcos Rocha, citando como exemplo, a ExpoTurismo Rondônia.

A feira, que acontece entre os dias 4 e 6 de julho, em Porto Velho, e em uma iniciativa conjunta da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto Fecomércio de Pesquisas Desenvolvimento Educação e Tecnologia (IFPDET). O evento visa promover o turismo local, promovendo a diversidade cultural, histórica e natural de Rondônia, além de fortalecer o setor por meio de capacitação e inovação.

OPORTUNIDADES 

A estudante, Emíly Kele Pereira da Silva, de 22 anos, que mora na Vila Denit, zona Rural de Porto Velho, está fazendo o curso de Recepcionista de Eventos no Idep, justamente para abraçar novas oportunidades nesse setor. “Estou me capacitando sempre, porque cada vez mais o mercado exige profissionais preparados para desenvolverem a sua função”, pontuou.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a instituição de ensino capacita seus alunos, conforme a demanda de mercado. “A vasta programação de cursos garante ao aluno opções de se profissionalizar em setores para os quais tenha vocação. O estudante pode optar por cursos técnicos, que duram cerca de um ano, ou os de iniciação e formação profissional cuja duração é menor”, Ressaltou.

Continue lendo

Trending