Conecte-se conosco

Geral

Atendimentos dos casos de Mpox são expandidos pela prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inicia, a partir desta segunda-feira (2), um novo fluxo de atendimento para casos suspeitos de Mpox em Porto Velho. A medida foi definida após análise técnica dos atendimentos realizados nas últimas semanas.

Segundo a secretaria, os casos registrados até o momento não apresentaram critérios clínicos de urgência ou emergência e podem ser atendidos com segurança na Atenção Básica.

Com a reorganização, os atendimentos para casos suspeitos passam a ser realizados exclusivamente nas seguintes unidades:

U.S.F. Manoel Amorim de Matos – Rua Angico, nº 5030, bairro Cohab
Unidade de Saúde da Família Aponiã – Rua Andréia, nº 5383, bairro Aponiã

U.S.F. Socialista – Rua Mané Garrincha, s/n, bairro Socialista

Para garantir que o novo fluxo não comprometa o funcionamento regular das unidades, a Semusa designou uma equipe exclusiva para esses atendimentos, composta por médico, técnico de laboratório e servidor administrativo. Este último também será responsável pelas notificações no sistema nacional de vigilância, assegurando o acompanhamento adequado dos casos.

Na sexta-feira (27), as equipes participaram de treinamento específico sobre manejo clínico, coleta de amostras e organização do fluxo assistencial.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou que a medida fortalece a organização da rede municipal de saúde. “Estamos estruturando o atendimento de forma responsável e estratégica. A definição de um fluxo específico garante mais eficiência, evita deslocamentos desnecessários e assegura atendimento com qualidade e segurança à população.”

Semusa designou uma equipe exclusiva para esses atendimentos

Semusa designou uma equipe exclusiva para esses atendimentos

Situação atual

Em 2026, o município registrou nove casos confirmados de Mpox. Desses, sete pacientes seguem em isolamento domiciliar, em estado estável e sob monitoramento das equipes de saúde. Dois casos já foram encerrados, com alta.

O acompanhamento é realizado por até 21 dias ou até a completa resolução das lesões, com monitoramento das equipes de vigilância.

O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, reforçou a orientação à população. “Os casos estão sendo monitorados continuamente. É fundamental que qualquer pessoa com suspeita procure uma das três unidades de referência. Caso busque outra unidade, será atendida e encaminhada corretamente. Estamos acompanhando cada situação com responsabilidade e transparência.”

Semusa orienta que pessoas com sinais e sintomas suspeitos de Mpox procurem atendimento médico

Semusa orienta que pessoas com sinais e sintomas suspeitos de Mpox procurem atendimento médico

Sintomas e cuidados

A Semusa orienta que pessoas com sinais e sintomas suspeitos de Mpox — como febre, ínguas (linfonodos inchados), dores no corpo e de cabeça, calafrios, fraqueza e lesões na pele — procurem atendimento médico.

Entre as principais medidas de prevenção estão:
Evitar contato direto com lesões de pele de outras pessoas;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, roupas e roupas de cama;
Higienizar as mãos com frequência;
Observar o surgimento de febre e lesões na pele.

A Secretaria reforça que mantém vigilância ativa e acompanhamento contínuo do cenário epidemiológico no município.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Virginia e Vini Jr. reatam e marcam viagem para Ibiza

Publicado

em

Por

A influenciadora Virginia Fonseca negociou o inegociável e reatou o relacionamento com o jogador Vini Jr., da Seleção Brasileira. A coluna Fabia Oliveira descobriu que os pombinhos estão juntos novamente e já planejam uma viagem romântica para Ibiza, na Espanha, para o próximo mês.

Detalhes

Fontes próximas ao casal garantiram que o amor está no ar novamente, embora nenhum dos dois tenha assumido publicamente a volta. Vale lembrar que a influenciadora colocou um ponto-final na relação de sete meses no mês passado, após rumores envolvendo uma suposta traição.

Passado superado, o casal já está pensando no futuro. No dia 23 de julho, após o encerramento da Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá, Virginia Fonseca e Vini Jr. embarcam para Ibiza para um momento a sós.

Não é segredo, aliás, que a famosa tem marcado presença em todos os jogos da Seleção Brasileira nesta Copa. Além de fazer gravações para as redes sociais e para o Domingão com Huck, a famosa encontra um tempinho para se encontrar com o amado, longe dos holofotes, claro.

A coluna apurou, ainda, que Virginia se fez de desentendida ao ser questionada se um dos gols de Vini Jr. contra a Escócia teria sido dedicado a ela. O gol foi sim dedicado à influencer, e ela sabe bem disso, tanto que ficou bem feliz com a homenagem do atleta.

Término

Ao anunciar o fim do namoro no dia 15 de maio, Virginia Fonseca publicou um textão no Instagram no qual afirmou que nunca negociou o inegociável. “Eu sempre vou me permitir viver. Viver algo de verdade, sem medo, sem cálculo e sem deixar de ser quem eu sou”, começou ela, na ocasião.

“Enquanto estivemos juntos, me dediquei muito, como me dedico a tudo o que me proponho a viver na minha vida (…) Ao longo da minha vida, aprendi a nunca negociar aquilo que, pra mim, é inegociável. Então, quando algo deixa de fazer sentido, eu prefiro ter maturidade para encerrar com carinho do que permanecer por permanecer”, completou.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Geral

Porto Velho executa plano de ação para enfrentar efeitos do Super El Niño

Publicado

em

Por

Com a previsão de provocar uma estiagem severa e um aquecimento sem precedentes nas águas do Oceano Pacífico, o Super El Niño vem sendo tratado com extrema seriedade pela Prefeitura de Porto Velho, que instituiu um plano de ação por meio de grupos de monitoramento, comitês de crise e outras medidas preventivas.

Entre as ações adotadas está a criação inédita de um Escritório de Governança, que unificou diversas secretarias em torno da gestão ambiental e do monitoramento das florestas por meio de drones e outros equipamentos tecnológicos.

Um Comitê de Crise Climática, coordenado pela Defesa Civil Municipal, também foi criado para assegurar a segurança e a dignidade das comunidades que poderão ser afetadas pelos efeitos desse fenômeno natural.

“Estamos diante de um cenário que exige atenção redobrada e atuação integrada. O Super El Niño pode provocar uma estiagem mais severa, com impactos diretos na temperatura, na qualidade do ar e no nível dos rios. Por isso, o Comitê de Crise Climática está em plena atuação, coordenando ações preventivas e monitoramento contínuo das áreas mais vulneráveis, para garantir segurança e resposta rápida à população”, destacou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcos Berti.  

As queimadas urbanas também estão sendo enfrentadas com rigor por meio da atuação dos fiscais municipais, que já realizam o monitoramento de terrenos baldios, entre outras iniciativas voltadas à conscientização e ao combate dessa prática tão prejudicial à população.

O prefeito Léo Moraes alertou sobre a gravidade da situação e destacou a importância da participação de toda a sociedade nesse esforço.

“O alerta é sério. A estiagem pode ser mais severa, com calor extremo, fumaça intensa e risco ao abastecimento de água. A Prefeitura já reforçou a fiscalização, está multando quem promove queimadas ilegais e atuando de maneira firme para garantir o bem-estar da nossa população”.

A população pode denunciar queimadas pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo número (69) 98423-4092 e contribuir para a preservação de Porto Velho.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

PVH+ amplia acesso a informações e serviços para usuários de Porto Velho

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Porto Velho continua investindo em tecnologia e inovação com o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas. Entre as ações voltadas à modernização está o transporte coletivo, por meio da plataforma PVH+. A ferramenta disponibiliza uma série de informações e serviços que permitem aos usuários acompanhar, consultar e interagir com o sistema de transporte público de forma rápida e prática.

Por meio da plataforma, qualquer cidadão com acesso à internet pode consultar horários dos ônibus, visualizar mapas dos itinerários, pesquisar linhas pelo nome ou número e realizar buscas por rotas para identificar a melhor forma de chegar ao seu destino. A plataforma também permite baixar o aplicativo no celular e garante acesso às informações em qualquer lugar e a qualquer momento.

Para o prefeito Léo Moraes, a tecnologia faz parte do compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços públicos e a melhoria da mobilidade urbana.

“Nosso compromisso é investir em inovação para oferecer serviços públicos mais eficientes e acessíveis. Estamos avançando na modernização do transporte coletivo, com soluções que trazem mais comodidade, transparência e qualidade de vida para os usuários”, destacou o prefeito.

OUTROS SERVIÇOS

Além das consultas, o PVH+ oferece diversos serviços relacionados ao transporte coletivo. Entre eles estão a solicitação para instalar ou remover pontos de ônibus, denúncias sobre descumprimento de metas pela concessionária, comunicação de irregularidades na prestação do serviço e solicitação de visita domiciliar para atualização cadastral, entre outros atendimentos.

A ideia é concentrar, em um único ambiente digital, ferramentas que facilitem a vida dos usuários e que permitam a participação da população na melhoria contínua do sistema.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Iremar Torres, a tecnologia tem sido uma importante aliada para aproximar os serviços públicos da população e torná-la protagonista dos serviços inovadores .

“Estamos utilizando a tecnologia para tornar o transporte coletivo mais acessível e eficiente. Com o PVH+, os usuários têm informações e serviços disponíveis na palma da mão, com mais praticidade e comodidade no dia a dia”.

Disse ainda que a gestão do prefeito Léo Moraes tem como compromisso e prioridade oferecer soluções inovadoras que garantam mais transparência, agilidade e comodidade aos usuários do transporte coletivo e à população em geral.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending