Conecte-se conosco

Geral

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário começou em 24 de maio

Publicado

em

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais que um salário mínimo começam a receber nesta segunda-feira (3) a segunda parcela do décimo terceiro. O pagamento vai até o próximo dia 7, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O pagamento do décimo terceiro a quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 e também vai até o dia 8. Até o fim desta semana, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, ao somar os que ganham o benefício mínimo e os que recebem acima dele.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Governo antecipa do
Calendário pagamento 13º INSS - até 1 salário

decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão as parcelas do décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio e que está sendo paga entre o fim de meio e o início de junho. O restante correspondeu à primeira parcela, da competência de abril, paga no fim de abril e início de maio.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Geral

Curso de Oratória atrai jovens em início de carreira que buscam sucesso profissional

Publicado

em

Arte milenar que remonta à Grécia Antiga, a oratória ganha cada vez mais espaço na sociedade moderna. O curso na área é ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Porto Velho, e está atraindo jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, mas já perceberam a importância de uma boa postura para conseguir vaga de emprego. Além de oratória, o governo de Rondônia, com ações do Idep, oferta cursos em outras áreas. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição (https://rondonia.ro.gov.br/idep/)

Durante as aulas, o aluno aprende técnicas e habilidades de comunicação na linguagem corporal e facial, que possibilitam se expressar com desenvoltura diante de diferentes públicos. O conhecimento serve para melhorar o rendimento do estudante, seja no cotidiano ou na função que vai desempenhar profissionalmente. O fato de 15 anos ser a idade mínima para participar, atrai adolescentes que sonham com uma carreira de sucesso.

Vencer a timidez é um dos argumentos apresentados pelo público que procura esse aprendizado. A estudante Sofia Batista Sabatel dos Santos, de 15 anos, que está no 1º ano do ensino médio, admite que tem dificuldade em falar em público. “Ainda não decidi que profissão vou seguir, mas penso em ser advogada criminalista, então vou ter que saber me comunicar”, explicou.

Já o seu colega de sala, Jonas do Nascimento Soares, de 15 anos, que mora no Bairro Nova Esperança, na Capital, ainda não escolheu o ofício que vai seguir, mas se matriculou no curso para melhorar a interação social. “Fico muito calado quando estou reunido com outras pessoas e minha mãe recomendou fazer o curso e já estou vendo muitos avanços”, comemorou o adolescente que está no 8º ano do ensino fundamental.

MELHOR DESEMPENHO

Ter uma boa oratória é o foco também de quem já está prestes a ingressar no mercado de trabalho. Cursando o 2º período de Jornalismo, Júllya Tavares, de 20 anos, quer aprimorar o conhecimento na área da comunicação. “Tinha timidez de fazer apresentação em público e com o curso comecei a melhorar o meu desempenho”, disse a moradora do Bairro Nacional, em Porto Velho.

Ana Júlia Rodrigues, de 25 anos, que mora no Bairro Nova Esperança, terminou o ensino médio e tem planos de continuar os estudos. Até voltar ao ensino superior, segue atualizando o currículo com cursos profissionalizantes. “Resolvi fazer o Curso de Oratória para melhorar minha desenvoltura e comunicação. Estou satisfeita, pois descobri recursos que eu nem imaginava que eram importantes como por exemplo, a vestimenta e a forma de se portar durante a fala”, frisou.

CRESCIMENTO PROFISSIONAL 

Cursos voltados para adolescentes integram as políticas públicas que o governo de Rondônia tem para a juventude. A qualificação da mão de obra é fundamental para todos os cidadãos em idade de ingressar no mercado de trabalho. A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou que a missão pedagógica do Instituto de Educação Profissional é ofertar cursos conforme as demandas do mercado de trabalho para que os estudantes tenham chances de crescer profissionalmente. “Capacitar a juventude é essencial, porque as novas gerações enfrentam desafios devido as rápidas transformações ocorridas no mundo globalizado e impactado pela tecnologia.”

Continue lendo

Geral

Novos aviões para reforçar brigada aérea de combate aos incêndios florestais são apresentados pelo governo de Rondônia

Publicado

em

Os dois aviões do modelo Air Tractor, contratados pelo governo de Rondônia para atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nas regiões com maiores focos de incêndios florestais no estado, foram apresentados neste sábado (28), no Hangar do Grupo de Operações Aéreas (GOA), em Porto Velho.

Cada aeronave, com capacidade de 2 mil litros d’água e quatro combates por hora, será destinada a atuar nos locais com mais incidência de incêndios florestais, definidos em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), nas duas áreas de atuação das Operações Temporã, fase 1 e 2, Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha.

O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo, ressaltou que a contratação dos aviões foi necessária porque as aeronaves são importantes para voos de combate aos incêndios florestais, reforçando a capacidade de resposta do estado diante das ocorrências.

BRIGADA AÉREA

Com a contratação das 800 horas de voo, o governo de Rondônia incluiu também, o aluguel de mais dois helicópteros, que vão atuar em conjunto com o Falcão 02, da Gerência de aviação (Gave) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que vem atuando em pontos de difícil acesso no Parque Estadual Guajará-Mirim.

Segundo o comandante-geral do CBMRO, “os focos estão sendo controlados e estamos caminhando para extinguir na totalidade os incêndios florestais. O reforço da frota aérea demonstra o empenho do governo de Rondônia em ampliar e fortalecer as ações de combate aos incêndios florestais, garantindo uma resposta mais eficaz e abrangente diante das demandas emergenciais. A disponibilidade de aeronaves especializadas contribuirá, significativamente, para proteção do meio ambiente e preservação das áreas afetadas pelos incêndios no estado”, enfatizou.

CONTRATAÇÃO

Além disso, o governo de Rondônia abriu ainda, na sexta-feira (27), as inscrições do edital do processo seletivo para contratação de 126 brigadistas temporários, que vão atuar em conjunto com os bombeiros militares nos incêndios florestais.

Continue lendo

Geral

Outubro Rosa: abertas as inscrições para a Carreta Itinerante do Hospital de Amor

Publicado

em

O Poder Judiciário do Estado de Rondônia mais uma vez aderiu à campanha Outubro Rosa, uma ação anual de conscientização e sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de colo do útero e de mama. O objetivo é promover a saúde das mulheres, além de engajar toda a sociedade na causa.

O acordo de cooperação entre o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e a Fundação Pio XII, responsável pelo Hospital de Amor Amazônia garante a oferta anual de serviços de saúde, como exames de mamografia e colpocitologia oncológica, durante a campanha Outubro Rosa. Esses serviços serão realizados por meio da Carreta Itinerante do Hospital de Amor da Amazônia, que estará disponível nas instalações do edifício-sede do TJRO e no Fórum Geral desembargador César Montenegro.

A ação, coordenada pela Divisão de Saúde do TJRO visa atender magistradas, servidoras, estagiárias do TJRO e dependentes, mulheres do grupo Abraço (vítimas de violência doméstica), servidoras e estagiárias do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre – MPT RO/AC (considerando a parceria institucional realizada entre o TJRO e a Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região), bem como mulheres do público externo.

No dia 16 de outubro, a Carreta Itinerante estará no Fórum Geral Desembargador César Montenegro, enquanto no dia 17, ela será instalada no Edifício Sede do TJRO. Durante esses dias, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h. No Edifício-Sede, o auditório será utilizado para acomodar as mulheres participantes, e no Fórum Desembargador César Montenegro, o hall do Tribunal do Júri será o local de recepção das participantes. Em ambos os locais, será reservado espaço para o estacionamento da carreta.

Para participar dos exames preventivos, as interessadas devem preencher o Formulário de Agendamento até o dia 8 de outubro de 2024.

Clique aqui e preencha o Formulário de Agendamento.

Orientações para os exames 

Para realizar o exame de prevenção do câncer de colo do útero – Colpocitologia oncológica ou Papanicolau é necessário:

Ter iniciado a vida sexual;

Ter idade entre 25 e 64 anos;

Não ter relações sexuais pelo menos 2 dias antes do exame;

Não usar pomadas ginecológicas pelo menos 2 dias antes do exame;

Não estar menstruada no dia do exame.

Para realizar o exame de prevenção do câncer de mama – mamografia é necessário:

Ter idade entre 40 e 69 anos, sendo que:

Para as mulheres entre 40 e 49 anos, o exame deve ser realizado anualmente; e

Para as mulheres entre 50 e 69 anos, o exame deve ser realizado a cada 2 anos.

Não ter realizado outro exame de mamografia em um período menor que 1 ano.

Continue lendo

Trending