Geral
Curso de Oratória atrai jovens em início de carreira que buscam sucesso profissional
Arte milenar que remonta à Grécia Antiga, a oratória ganha cada vez mais espaço na sociedade moderna. O curso na área é ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), em Porto Velho, e está atraindo jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, mas já perceberam a importância de uma boa postura para conseguir vaga de emprego. Além de oratória, o governo de Rondônia, com ações do Idep, oferta cursos em outras áreas. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição (https://rondonia.ro.gov.br/idep/)
Durante as aulas, o aluno aprende técnicas e habilidades de comunicação na linguagem corporal e facial, que possibilitam se expressar com desenvoltura diante de diferentes públicos. O conhecimento serve para melhorar o rendimento do estudante, seja no cotidiano ou na função que vai desempenhar profissionalmente. O fato de 15 anos ser a idade mínima para participar, atrai adolescentes que sonham com uma carreira de sucesso.
Vencer a timidez é um dos argumentos apresentados pelo público que procura esse aprendizado. A estudante Sofia Batista Sabatel dos Santos, de 15 anos, que está no 1º ano do ensino médio, admite que tem dificuldade em falar em público. “Ainda não decidi que profissão vou seguir, mas penso em ser advogada criminalista, então vou ter que saber me comunicar”, explicou.
Já o seu colega de sala, Jonas do Nascimento Soares, de 15 anos, que mora no Bairro Nova Esperança, na Capital, ainda não escolheu o ofício que vai seguir, mas se matriculou no curso para melhorar a interação social. “Fico muito calado quando estou reunido com outras pessoas e minha mãe recomendou fazer o curso e já estou vendo muitos avanços”, comemorou o adolescente que está no 8º ano do ensino fundamental.
MELHOR DESEMPENHO
Ter uma boa oratória é o foco também de quem já está prestes a ingressar no mercado de trabalho. Cursando o 2º período de Jornalismo, Júllya Tavares, de 20 anos, quer aprimorar o conhecimento na área da comunicação. “Tinha timidez de fazer apresentação em público e com o curso comecei a melhorar o meu desempenho”, disse a moradora do Bairro Nacional, em Porto Velho.
Ana Júlia Rodrigues, de 25 anos, que mora no Bairro Nova Esperança, terminou o ensino médio e tem planos de continuar os estudos. Até voltar ao ensino superior, segue atualizando o currículo com cursos profissionalizantes. “Resolvi fazer o Curso de Oratória para melhorar minha desenvoltura e comunicação. Estou satisfeita, pois descobri recursos que eu nem imaginava que eram importantes como por exemplo, a vestimenta e a forma de se portar durante a fala”, frisou.
CRESCIMENTO PROFISSIONAL
Cursos voltados para adolescentes integram as políticas públicas que o governo de Rondônia tem para a juventude. A qualificação da mão de obra é fundamental para todos os cidadãos em idade de ingressar no mercado de trabalho. A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou que a missão pedagógica do Instituto de Educação Profissional é ofertar cursos conforme as demandas do mercado de trabalho para que os estudantes tenham chances de crescer profissionalmente. “Capacitar a juventude é essencial, porque as novas gerações enfrentam desafios devido as rápidas transformações ocorridas no mundo globalizado e impactado pela tecnologia.”
Geral
Vacina em gotinhas da poliomielite é substituída por dose injetável
O Ministério da Saúde irá substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha, por uma dose da vacina inativada (VIP), que é injetável. O objetivo é alinhar o esquema vacinal às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e nações europeias.
Segundo o Ministério, a mudança vai garantir maior eficácia do esquema vacinal, que será exclusivo com a vacina injetável.
O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. O Ministério da Saúde já enviou orientações aos estados para que preparem os municípios para a implementação das novas diretrizes.
As doses da vacina oral poliomielite bivalente que estejam lacradas em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de novembro. A partir de hoje, apenas as doses da vacina injetável deverão estar disponíveis nas salas de vacinação.
Zé Gotinha
Apesar da substituição da vacina oral, o Ministério da Saúde garante que o personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para incentivar a adesão das famílias, continuará sendo um símbolo da imunização no país.
“O Zé Gotinha é um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante na educação e no combate às notícias falsas. Ele seguirá firme nas ações de conscientização”, explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti.
Geral
NATAL PORTO LUZ: Prefeito Hildon Chaves vistoria últimos ajustes dos preparativos no Parque da Cidade
O Natal Porto Luz se tornou cartão-postal da cidade de Porto Velho durante o período natalino. O projeto é realizado pela Prefeitura de Porto Velho, sob organização da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). A 4ª edição tem gerado grandes expectativas, uma vez que a proposta é trazer novos adereços na decoração natalina. O prefeito Hildon Chaves esteve presente no Parque da Cidade, palco do evento, para conferir os últimos ajustes dos preparativos para o dia da abertura, programada para o próximo domingo, dia 10, a partir das 17h.
Em um tour pelo parque, o prefeito observou cada detalhe da decoração. Para ele, o sentimento é de gratidão por mais uma vez poder entregar aos porto-velhenses um Natal regado de muita luz, brilho e diversão. “Nos últimos anos temos entregado o melhor para a população e esse ano faremos ainda melhor. O cenário está ficando bem diferente das últimas edições e, com certeza, também será um sucesso para todas as famílias. Nossa expectativa é que o número de público ultrapasse o que foi registrado ano passado. Por isso esperamos todos os porto-velhenses aqui no próximo domingo para abrilhantar a abertura do Natal Porto Luz, que está maravilhoso”, disse.
PREPARATIVOS FINAIS
As equipes da Emdur estão com os trabalhos em andamento já em fase final. São mais de 200 colaboradores envolvidos na execução dos serviços empenhados a entregar o melhor para a população porto-velhense, com a segurança necessária. De acordo com o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, os trabalhos ocorrem conforme planejado.
“Tudo está sendo preparado dentro do cronograma previsto. Nesse momento estão em execução alguns ajustes finos da decoração, posicionando algumas peças no parque. O ambiente está ficando com um cenário diferente e cheio de novidades. Além da casa do Papai Noel e a famosa neve que tivemos ano passado, esta edição contempla uma roda gigante de 22 metros, toda iluminada e decorada, com 16 cabines. A empresa ganhadora da licitação está dentro do prazo para a chegada e montagem dessa grande novidade, que vai encantar a todos que visitarem o parque”, destacou Beltrame.
A programação de abertura do Natal Porto Luz contará com a chegada do Papai Noel e uma equipe de animadores com personagens infantis que estarão pelo parque interagindo com as crianças e famílias.
FOMENTO DA ECONOMIA
O Natal Porto Luz também tem atraído os olhares da população de outros municípios. A movimentação de pessoas é expressiva nesse período. E com o propósito de aquecer ainda mais o fluxo de visitantes, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), e em parceria com hotéis em Porto Velho desenvolveram o projeto que visa garantir descontos durante os meses de novembro e dezembro deste ano. O objetivo é que pessoas de todo o estado conheçam a decoração natalina instalada pela Prefeitura no Parque da Cidade. Conheça a lista de hotéis participantes aqui.
DECORAÇÃO TEMÁTICA
Neste ano, a novidade começa logo pela entrada principal, com o cenário montado, simbolizando a “Vila Natalina”. Os visitantes percorrerão o corredor iluminado com lâmpadas de LED, tendo acesso aos adereços de decoração até chegar à casa do Papai Noel. O espaço também contará com uma árvore de Natal de 35 metros.
Todo o ambiente contará com mais de 20 mil metros de cordões compostos com mais de dois milhões de lâmpadas de LED. Para quem passeia pelo Porto Velho Shopping, poderá ter acesso ao parque, através da ponte metálica com guarita que está sendo montada.
LOGÍSTICA
Os portões do Parque da Cidade estarão abertos durante 54 dias, das 17h às 23h, com segurança mantida para a tranquilidade da população, com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) para garantir a segurança no tráfego da região, tanto para os motoristas quanto para os pedestres, uma vez que nesse período há uma movimentação expressiva de pessoas no local. O último dia de visitação está programado para o dia 5 de janeiro de 2025.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Novos aviões para reforçar brigada aérea de combate aos incêndios florestais são apresentados pelo governo de Rondônia
Os dois aviões do modelo Air Tractor, contratados pelo governo de Rondônia para atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nas regiões com maiores focos de incêndios florestais no estado, foram apresentados neste sábado (28), no Hangar do Grupo de Operações Aéreas (GOA), em Porto Velho.
Cada aeronave, com capacidade de 2 mil litros d’água e quatro combates por hora, será destinada a atuar nos locais com mais incidência de incêndios florestais, definidos em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), nas duas áreas de atuação das Operações Temporã, fase 1 e 2, Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha.
O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo, ressaltou que a contratação dos aviões foi necessária porque as aeronaves são importantes para voos de combate aos incêndios florestais, reforçando a capacidade de resposta do estado diante das ocorrências.
BRIGADA AÉREA
Com a contratação das 800 horas de voo, o governo de Rondônia incluiu também, o aluguel de mais dois helicópteros, que vão atuar em conjunto com o Falcão 02, da Gerência de aviação (Gave) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que vem atuando em pontos de difícil acesso no Parque Estadual Guajará-Mirim.
Segundo o comandante-geral do CBMRO, “os focos estão sendo controlados e estamos caminhando para extinguir na totalidade os incêndios florestais. O reforço da frota aérea demonstra o empenho do governo de Rondônia em ampliar e fortalecer as ações de combate aos incêndios florestais, garantindo uma resposta mais eficaz e abrangente diante das demandas emergenciais. A disponibilidade de aeronaves especializadas contribuirá, significativamente, para proteção do meio ambiente e preservação das áreas afetadas pelos incêndios no estado”, enfatizou.
CONTRATAÇÃO
Além disso, o governo de Rondônia abriu ainda, na sexta-feira (27), as inscrições do edital do processo seletivo para contratação de 126 brigadistas temporários, que vão atuar em conjunto com os bombeiros militares nos incêndios florestais.