Geral
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (24) a parcela de março do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 683,75. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 18,73 milhões de famílias, com gasto de R$ 12,77 bilhões.
Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até 6 meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Pagamento unificado
Os beneficiários de 171 cidades de nove estados receberam o pagamento no último dia 18, independentemente do NIS. A medida beneficiou moradores de 126 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca, e os de Juiz de Fora, Ubá, Patrocínio do Muriaé e Formiga, em Minas Gerais, afetados por enchentes. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Amazonas (três), Bahia (17), Paraná (1), Piauí (uma), Rio de Janeiro (quatro), Roraima (seis) e Sergipe (nove).
Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).
Regra de proteção
Cerca de 2,35 milhões de famílias estão na regra de proteção em março. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Neste mês, o benefício médio para elas está em R$ 368,97.
Em 2025, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Fonte: Agência Brasil
Geral
Departamento de Postura segue plano de ação para reduzir impactos do El Niño
Cuidado, zelo e proteção. Essas são algumas das palavras que definem o trabalho do Departamento de Posturas Urbanas (DPU), órgão vinculado à Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
Focado em ações que impactam diretamente a rotina da população porto-velhense, o DPU apresentou na última semana um plano de ação para os próximos 90 dias com o objetivo de amenizar os impactos climáticos, urbanos e ambientais previstos com a chegada do fenômeno El Niño.
Com a previsão de um período de estiagem mais severo na região, o fenômeno exige uma atuação mais intensa da fiscalização para impedir o avanço de terrenos baldios sem manutenção pelos bairros da cidade, reduzindo o risco de queimadas urbanas e contribuindo para a preservação da qualidade de vida da população.
De acordo com o secretário executivo de Serviços Básicos, Giovani Marini, o plano de ação prevê a ampliação dos trabalhos de fiscalização, considerando a grande quantidade de terrenos baldios existentes no município.
“Durante todo o ano passado nossa equipe atuou de maneira integrada ao programa Cidade Limpa. Chegamos à marca de mais de 800 notificações, número superior ao registrado no ano anterior. Neste ano, por conta do El Niño, decidimos executar um trabalho ainda mais abrangente”.
O plano será desenvolvido em quatro fases operacionais. As duas primeiras consistem na identificação e notificação de proprietários de terrenos públicos e privados para que realizem a limpeza das áreas, evitando focos de incêndio e a deterioração da qualidade do ar no município.
Segundo o prefeito Léo Moraes, o período de estiagem previsto em razão das mudanças climáticas já vem sendo acompanhado pela administração municipal por meio de um comitê integrado que reúne diversas secretarias.
“Neste período de estiagem estamos atuando diretamente na redução das queimadas em Porto Velho. É uma ação integrada que está sendo executada antes que os problemas ocorram, justamente para garantir qualidade de vida à população e minimizar os impactos ambientais”.
Além da fiscalização dos terrenos baldios, o DPU também mantém ações permanentes voltadas à organização da utilização dos logradouros públicos pelo comércio informal, fiscalização de publicidade urbana e outras atividades relacionadas à ordenação dos espaços urbanos.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Ação da Prefeitura fortalece cobertura vacinal na Escola Brasília
Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.
A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.
“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.
A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.
“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.
Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.
A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.
O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.
“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.
A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.
“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.
“Tem pessoas que não têm tempo, e muitos pais acabam não conseguindo levar os filhos para vacinar. Então eu acho muito importante trazer a vacinação para dentro da escola, porque ajuda a proteger mais pessoas”.
Levar a vacinação até as escolas é uma estratégia que aproxima os serviços de saúde da população e contribui para aumentar a cobertura vacinal entre crianças, adolescentes e profissionais da educação.
A secretária da Semusa, Sandra Cardoso, reforçou que ações como essa facilitam o acesso à imunização e fortalecem a prevenção dentro do ambiente escolar.
“Quando a saúde vai ao encontro das pessoas, conseguimos ampliar a proteção e garantir que mais estudantes e profissionais estejam com a vacinação em dia. É uma ação simples, mas que faz diferença na prevenção de doenças e na promoção da saúde”.
Com a iniciativa, a Escola Brasília transformou salas de aula em um espaço de cuidado e prevenção, reforçando a importância da vacinação como uma das formas mais eficazes de proteger a saúde de toda a comunidade escolar.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Rua do Hexa terá programação especial para corredores de rua e crianças nesta terça-feira (23)
A bola segue rolando na Copa do Mundo FIFA e a programação da Rua do Hexa para esta terça-feira (23) contará com muita animação e incentivo à prática esportiva com a realização de mais uma edição da Fun Pace, saindo em frente ao Prédio do Relógio.
Um grande treino educativo de corrida de rua será realizado para o público presente a partir das 18h. A largada dos corredores, que percorrerão um trajeto de cinco quilômetros pelas ruas do centro da cidade, está prevista para às 19h30.
Para a criançada, a estrutura de brinquedos infláveis, mesas de jogos e outros atrativos seguirá disponível durante toda a noite, garantindo diversão, saúde e lazer para toda a família.
“A Rua do Hexa é de toda a população porto-velhense, um espaço preparado com muito carinho para receber as famílias e proporcionar experiências memoráveis. Todos estão convidados. Não percam!”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Localizada em um dos pontos mais históricos de Porto Velho, a Rua do Hexa funciona no cruzamento das avenidas Farquar e Sete de Setembro, reunindo esporte, entretenimento e integração comunitária em um ambiente seguro e acolhedor.
Participe e venha viver mais uma noite especial na Rua do Hexa!
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
