Polícia
Justiça de Rondônia condena integrantes de grupo criminoso que usava empresas de fachada para tráfico e lavagem

A 1ª Vara de Tóxicos de Porto Velho condenou, no dia 31 de agosto, dois integrantes de uma organização criminosa interestadual responsável por tráfico de drogas, lavagem de capitais e posse ilegal de armas. O líder do grupo foi sentenciado a 30 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado, além de 1 ano e 3 meses de detenção e multa superior a R$ 87 mil, por crimes de tráfico (em duas oportunidades), participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e posse irregular de armas e munições. O outro réu foi condenado apenas por lavagem de capitais, recebendo pena de 3 anos e 6 meses de prisão, substituída por restritivas de direitos, além de multa de R$ 550. A Justiça não informou nomes dos denunciados condenados.
Segundo as investigações, o grupo utilizava empresas de fachada em São Paulo e Manaus para armazenar e remeter drogas, além de movimentar recursos ilícitos. A logística incluía o transporte interestadual de cargas camufladas, escolta armada, uso de contas bancárias em nome de terceiros e a aquisição de imóveis e veículos de luxo para disfarçar os lucros obtidos com o tráfico.
As condenações decorrem da Operação Náufrago, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Rondônia. O processo teve origem em 2021, quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 400 quilos de cocaína em um caminhão na BR-364. A análise do celular do motorista revelou a existência da rede criminosa estruturada e comandada pelo réu conhecido pelo codinome “Patrão Maike”.
O processo principal reunia inicialmente 20 acusados, mas foi desmembrado porque parte dos réus não havia sido localizada. Na decisão mais recente, foram julgados os dois últimos envolvidos. O caso segue agora para o Tribunal de Justiça de Rondônia, que analisará eventuais recursos apresentados pelas defesas e pelo Ministério Público.
Na sentença anterior, referente aos autos nº 7045164-08.2022.8.22.0001, 11 réus já haviam sido condenados por participação no esquema criminoso, com penas que variaram entre 4 anos e 10 meses até 24 anos e 6 meses de prisão, de acordo com o grau de envolvimento de cada um. Outros 8 acusados foram absolvidos por falta de provas ou ausência de comprovação de participação nos crimes.
Polícia
Motorista é preso transportando 300 kg de drogas na BR-364

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, na última sexta-feira (3), realizava ronda na BR 364, quando deu ordem de parada, em frente à Unidade Operacional de Ariquemes, ao motorista de uma combinação de veículo de carga. Durante a abordagem, foi solicitado ao condutor que apresentasse os documentos dos veículos e sua carteira nacional de habilitação. Ao ser indagado sobre o motivo da sua viagem, apresentou respostas conflitantes.
A equipe então realizou a fiscalização rotineira de trânsito e, diante do contexto da abordagem, também a partir do emprego de técnicas de entrevista, aprofundou as averiguações. Localizaram-se dentro de pneus materiais com características análogas à maconha e pasta base de cocaína. Durante o procedimento foram removidos e abertos 8 pneus ao todo. Dentro de cada um, em média, havia 40kg de produto ilícito, acondicionados em forma de tabletes. Apreenderam-se 259,92 kg (duzentos e cinquenta e nove quilogramas e noventa e duas gramas) de substância análogas a maconha; 54,28 kg (cinquenta e quatro quilogramas e vinte e oito gramas) de substância análoga à pasta base de cocaína. Totalizaram 314,20 kg (trezentos e quatorze quilogramas e vinte gramas) de drogas ilícitas.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, a prática do crime previsto no Art. 33 da Lei 11.343/06 – Tráfico de Drogas. Deste modo, foi dada voz de prisão ao motorista, que foi conduzido à UNISP de Ariquemes junto do material entorpecente. Os veículos também ficaram à disposição da Polícia Civil do Estado de Rondônia.
PRF
Polícia
Mulher é presa tentando entrar em presídio com drogas escondidas nas partes íntimas

Na manhã deste sábado (04/10), uma jovem de 21 anos foi presa ao ser flagrada tentando entrar com drogas no Presídio 603, localizado na Estrada da Penal, em Porto Velho. O entorpecente seria entregue a um detento durante o horário de visitas.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a suspeita foi surpreendida durante o procedimento de revista, quando o aparelho de bodyscan apontou irregularidades. Na verificação, policiais penais encontraram porções de maconha e cocaína escondidas em suas partes íntimas, acondicionadas dentro de um balão.
Diante do flagrante, a jovem recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Central de Flagrantes, onde permaneceu à disposição da Justiça.



Fonte: Notícias Urgentes
Polícia
Polícia Civil prende quadrilha com drogas e armas no interior de RO

Nesta quinta-feira (02), a Polícia Civil de Rondônia, por peio da Delegacia de São Miguel do Guaporé, em conjunto com a Delegacia de Seringueiras, deu cumprimento a mandados cautelares que resultaram na prisão de quatro pessoas pela prática dos crimes de tráfico de drogas, receptação e posse de armas de fogo e munições.
Durante a operação também foi recuperada uma motocicleta furtada na cidade de Nova Brasilândia do Oeste.
Foi apreendido:
• uma arma de fogo artesanal;
• diversas munições de dois calibres diferentes;
• dois simulacros de armas de fogo;
• duas balaclavas;
• entorpecentes do tipo cocaína e crack;
• balança de precisão;
• além de diversos objetos de origem duvidosa e de interesse para outras investigações em andamento.
Os quatro conduzidos foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com o enfrentamento à criminalidade, a preservação da segurança pública e a garantia da paz social.
-
Geral9 horas atrás
Jovem é chamada de ‘pobre’ e viraliza com vídeo mostrando ‘a verdadeira riqueza’ de morar na roça em RO
-
Polícia9 horas atrás
Homem é amarrado, torturado e executado a tiros em Rondônia
-
Polícia10 horas atrás
Polícia apreende quase uma tonelada de cocaína em operação na fronteira de Rondônia – VEJA O VÍDEO
-
Polícia7 horas atrás
Polícia Civil prende quadrilha com drogas e armas no interior de RO
-
Polícia19 horas atrás
DENARC prende quadrilha com 70 kg de drogas em operação
-
Polícia3 horas atrás
Mulher é presa tentando entrar em presídio com drogas escondidas nas partes íntimas
-
Polícia3 horas atrás
Motorista é preso transportando 300 kg de drogas na BR-364
-
Empregos7 horas atrás
Suspeito de estuprar criança é preso pela Polícia Civil