Empregos
Inscrições para segunda fase do Revalida 2025 começam nesta segunda

As inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 começam nesta segunda-feira (9) e terminam na sexta (13). Para participar, é necessária a aprovação na primeira etapa do exame, realizada em março, que compreendeu as provas objetivas e discursiva.
A inscrição online deve ser feita na Página do Participante, no Sistema Revalida.
Também podem participar do exame os candidatos aprovados nas primeiras fases das duas edições do Revalida do ano passado, mas que foram reprovados na segunda etapa.
De acordo com o edital, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, o valor da taxa de inscrição, relativa à segunda etapa do Revalida 2025, é de R$ 4.106,09 e deverá ser paga até 15 de junho.
As cidades de aplicação da segunda etapa do exame, bem como a quantidade de vagas disponíveis, serão informadas ao participante no Sistema Revalida, no ato da inscrição.
Ao se inscrever, o candidato deverá escolher a cidade onde fará a prova e poderá, se necessário, solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social, direito exclusivo de participantes travestis, transexuais ou transgêneros que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente conforme a identidade de gênero.
Provas
A prova de habilidades clínicas desta segunda etapa será realizada em 19 e 20 de julho.
A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, e os participantes deverão realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; medicina da família e comunidade – saúde coletiva.
Nos dois dias de aplicação do exame, a prova de habilidades clínicas prevê a passagem do participante por um conjunto de dez estações, onde deverá demonstrar suas competências no exercício profissional.
O participante percorrerá um conjunto de cinco estações no primeiro dia de prova e cinco estações no segundo dia.
Em cada estação, os profissionais terão, no máximo, dez minutos para realizar as tarefas exigidas. A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, as habilidades e competências dos grandes eixos de formação e do exercício profissional. A contagem do tempo de duração de cada estação começa a partir do sinal sonoro que autoriza a entrada dos candidatos nas salas de aplicação do exame.
Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de zero a dez pontos, implicando nota máxima de 100 pontos, se somadas os resultados de todas as dez estações.
Revalidação de diploma
O Revalida avalia profissionais brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que querem exercer a profissão em território nacional. O objetivo do exame é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no país.
Composto por duas etapas (teórica e de habilidades clínicas), o exame é necessário no processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e nas normas relacionadas à atividade profissional.
Em caso de aprovação na segunda etapa do Revalida 2025/1, o participante deverá apresentar à universidade parceira revalidadora do diploma a documentação exigida pela instituição de ensino superior.
Fonte: Agência Brasil
Empregos
Geração Emprego disponibiliza mais de 400 vagas de trabalho em Rondônia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em diferentes setores e cidades, com destaque para funções como auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa. As oportunidades estão distribuídas em 14 municípios, incluindo Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia, e atendem diversos níveis de experiência. O governo de Rondônia tem ampliado o acesso da população às oportunidades de trabalho em todo o estado, envolvendo diversos setores da economia.
A iniciativa conta com a atuação direta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedec), que centraliza o atendimento e encaminhamento aos empregos, através da plataforma Geração Emprego. As vagas desta semana abrangem funções administrativas, comerciais, operacionais e técnicas, distribuídas em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná (83 vagas), Porto Velho (74 vagas) e Chupinguaia (66 vagas).
INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, por meio de investimentos estratégicos, incentivo a setores produtivos e parcerias com empresas locais, o governo tem intensificado esforços para ampliar as oportunidades de trabalho, garantindo que mais rondonienses tenham acesso a empregos qualificados. “Estamos trabalhando para gerar mais oportunidades para os rondonienses, valorizando a mão de obra e fortalecendo a economia. Rondônia vem destacando no cenário nacional, e ocupa o 2º lugar no índice de menor taxa de desemprego, resultado do trabalho consistente do governo do estado em apoiar a empregabilidade e o desenvolvimento econômico”, ressaltou.
De acordo com o secretário titular da Sedec, Lauro Fernandes, “a divulgação das vagas é fundamental para aproximar quem busca emprego, das empresas que necessitam de profissionais qualificados, fortalecendo o mercado de trabalho e o desenvolvimento econômico do estado”, destacou.
CENÁRIO ECONÔMICO
Rondônia se destaca no cenário nacional, mantendo o 2º menor índice de desemprego do país, com 2,3%, refletindo o crescimento da economia local e o resultado de políticas públicas voltadas para a geração de empregos. O estado investe em qualificação profissional, programas de incentivo ao empreendedorismo e expansão de setores produtivos.
Confira as vagas em destaque de algumas cidades:
JI-PARANÁ
- Auxiliar de Produção (5 vagas)
- Vendedor (23 vagas)
- Operador de Caixa (7 vagas)
- Garçom (6 vagas)
PORTO VELHO
- Assistente Administrativo (4 vagas)
- Operador de Caixa (5 vagas)
- Vendedor (17 vagas)
- Auxiliar de Depósito (2 vagas)
CHUPINGUAIA
- Auxiliar de Produção (60 vagas)
- Operador de Empilhadeira (5 vagas)
CACOAL
- Auxiliar de Produção (6 vagas)
- Operador de Caixa (10 vagas)
- Vendedor (8 vagas)
O Geração Emprego, conta com a parceria do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e dos empregadores locais. A inscrição para as vagas é feita exclusivamente pelo site ou aplicativo da plataforma, com atendimento e suporte oferecidos pela Sedec.
Fonte: Secom
Empregos
Assembleia Legislativa de Rondônia define banca organizadora e avança na realização de novo concurso com mais de 200 vagas

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) deu mais um passo decisivo rumo à realização do seu novo concurso público este ano. Após instituir a comissão responsável pelo acompanhamento do certame, a Casa anunciou oficialmente a contratação da banca organizadora: a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A previsão é que o edital seja publicado nos próximos meses, com oferta estimada de mais de 200 vagas.
O extrato do processo de escolha da FGV foi publicado nesta quarta-feira (13). A contratação inclui o planejamento, a organização e a execução do II Concurso Público da Assembleia Legislativa.
A formalização da banca ocorre após a publicação, em 29 de julho, do Ato nº 4058/2025/SEC-RH/ALERO, que instituiu a Comissão de Acompanhamento do concurso. O grupo é composto por cinco servidores efetivos: Rodrigo da Silva Roma (presidente), Ana Beatriz Maximo Fontenele Aragão (vice-presidente), Evandro da Silva Bento, Hayme Vilhena Pinto de Lima e Cristiano José Frassato.
Segundo o presidente da ALE-RO, deputado Alex Redano, a expectativa é que o edital seja lançado em breve. A realização do concurso está prevista na Lei Orçamentária Anual de 2025 e visa reforçar o quadro de servidores do Legislativo estadual, ampliando a capacidade de atendimento e estrutura da instituição.
“O concurso da Assembleia Legislativa de Rondônia foi autorizado. Serão 200 vagas, mais cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior. As provas ocorram em dezembro deste ano. Bons estudos a todos.”, disse Redano em uma publicação.
Empregos
Geração Emprego oferece 476 vagas em 12 municípios de Rondônia

A partir de agosto de 2025, 476 vagas de emprego estão abertas em 12 municípios, por meio do programa do governo de Rondônia Geração Emprego. As vagas abrangem funções diversas, como: vendedor, auxiliar administrativo, motorista e pedreiro, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência e aprendizes.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) reforça que a ação tem o objetivo de ampliar o acesso ao mercado de trabalho para a população, fomentando a geração de emprego e renda no estado. Por meio do programa, o governo facilita o contato direto entre candidatos e empregadores, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento em iniciativas que ampliam as oportunidades de trabalho é essencial para fortalecer a economia local e garantir melhor qualidade de vida às famílias rondonienses. “O Geração Emprego é uma ferramenta estratégica para conectar oferta e demanda, acelerando a retomada do crescimento”, evidenciou.
OPORTUNIDADES DE TRABALHO
O secretário da Sedec, Lauro Fernandes, ressaltou que o Geração Emprego não apenas anuncia as oportunidades de trabalho, mas também oferece orientação aos candidatos durante a inscrição e a preparação, aprimorando suas habilidades profissionais e elevando as possibilidades de contratação. “A promoção da inclusão social e do desenvolvimento sustentável são questões fundamentais, e este programa desempenha um papel direto na diminuição do desemprego e no incentivo ao empreendedorismo na região.”
Entre os cargos disponíveis estão:
- Vendedor (40 vagas)
- Auxiliar Administrativo (23 vagas)
- Motorista (7 vagas)
- Pedreiro (9 vagas)
- Operador de Caixa (9 vagas)
- Cozinheiro (3 vagas)
- Técnico em Fibras Ópticas (8 vagas)
- Auxiliar de Produção (24 vagas)
O Geração Emprego conta com a parceria da Sedec, do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e dos empregadores locais. A inscrição para as vagas é feita exclusivamente pelo site ou aplicativo da plataforma, com atendimento e suporte oferecidos pela Sedec.
Fonte: Secom
-
Polícia9 horas atrás
Polícia Civil procura por suspeito de crime brutal em Rondônia
-
Polícia9 horas atrás
Única sobrevivente de acidente na BR-364 recebe alta após 17 dias de internação
-
Polícia9 horas atrás
Homem de 63 anos morre vítima de ataque de abelhas em Candeias do Jamari
-
Polícia9 horas atrás
Homens são presos em flagrante por caça ilegal na Operação Verde Rondônia
-
Polícia20 horas atrás
Homem marca encontro com ex-mulher e acaba esfaqueado em frente ao Atacadão
-
Polícia21 horas atrás
BPTAR estoura “QG” do tráfico em Porto Velho; casal e adolescente são detidos
-
Empregos9 horas atrás
Geração Emprego disponibiliza mais de 400 vagas de trabalho em Rondônia
-
Política9 horas atrás
Presidente nacional do União Brasil confirma pré-candidatura de Sérgio Gonçalves ao Governo