Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Porto Velho envia para a Câmara de Vereadores projeto de lei para aprovação

Publicado

em

A Guarda Municipal é uma instituição presente em várias cidades brasileiras, e sua principal atribuição é proteger os cidadãos de forma preventiva. A criação da Guarda Municipal em Porto Velho é uma promessa de campanha da gestão do prefeito Léo Moraes, que está prestes a se tornar realidade. A Prefeitura enviou o projeto de lei para apreciação da Câmara dos Vereadores.

Léo Moraes reiterou o que disse em seu discurso de posse, em janeiro de 2025. “Nosso objetivo é que cada cidadão de Porto Velho sinta a presença solidária e eficiente do poder público em suas vidas de maneira prática e efetiva. A criação da Guarda Municipal é uma pauta nossa desde os meus tempos como vereador”, afirmou.

Em relação aos impactos positivos, a presença da Guarda Municipal nas comunidades contribui para fortalecer os laços entre a população e as autoridades de segurança. Isso gera confiança e segurança.

Léo Moraes destacou que esse é um compromisso assumido com a popuação

ESPAÇOS PÚBLICOS

Com a criação da Guarda Municipal, ressaltou o prefeito, a população terá mais segurança e efetivo monitoramento dos espaços públicos, além de campanhas educativas ostensivas. “Ficamos felizes, pois é um trabalho que temos há muitos anos quando tive a oportunidade de ser autor da lei quando fui vereador. Tenho certeza de que será um ganho para todos os munícipes. Sabemos que já existe em quase todas as capitais do Brasil e Porto Velho não pode ficar para trás. Nossa cidade tem de ter cara de capital e as pessoas têm de ter a certeza do sentimento de segurança”, afirmou.

Para o prefeito, a palavra de ordem é organização para Porto Velho evoluir cada vez mais. “Estou feliz, satisfeito e confiante de que logo teremos a aprovação para realizar o concurso público e todos estudem e se preparem porque as vagas estarão à disposição dos preparados”, finalizou.

Lei Complementar 1.003 permitirá que policiais militares, civis e penais prestem serviços extras

AVANÇOS NA SEGURANÇA

Em março, o prefeito Léo Moraes sancionou a Lei Complementar 1.003, instituindo a ajuda de custo para a Atividade Delegada Municipal. A legislação permitirá que policiais militares, civis e penais prestem serviços extras na cidade por meio de um convênio entre o município e o governo estadual. A iniciativa visa reforçar o policiamento e reduzir a criminalidade na capital. A implementação da Atividade Delegada é um marco no fortalecimento da segurança pública e abre caminho para a criação da Guarda Municipal armada.

“Esse é o início do nosso projeto de instalação da Guarda Municipal armada. Esses policiais darão a largada ao programa de segurança pública desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, um compromisso da nossa gestão com o cidadão”, destacou.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Geral

Motoristas da Urbano Norte protestam contra mudanças nas tarifas e taxas

Publicado

em

Motoristas que atuam por meio da plataforma Urbano Norte realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (06/02), em frente à sede da empresa, em protesto contra mudanças nas condições de trabalho e nos valores praticados pelo serviço.

Segundo informações obtidas pela equipe do Notícias Urgentes, a mobilização teve como principal objetivo cobrar a revisão da tarifa mínima das corridas, recentemente alterada pela plataforma. Os manifestantes também reivindicam a reavaliação dos valores de boletos e taxas mensais, além das regras adotadas para a reativação de cadastros de motoristas.

De acordo com os profissionais, as mudanças impactaram diretamente a renda da categoria, tornando difícil equilibrar os custos operacionais com os ganhos obtidos nas corridas. Eles afirmam que as reivindicações buscam garantir condições mais justas para a continuidade do trabalho.

A manifestação ocorreu de forma pacífica e contou com a presença de representantes dos motoristas. O sindicato da categoria acompanha o caso e informou que o ato é inicial, com o objetivo de abrir diálogo com a empresa. Caso não haja avanços nas negociações, novas medidas poderão ser discutidas.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Geral

Prefeitura reforçará ações de limpeza urbana durante e após a passagem dos blocos

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), reforçará a limpeza urbana, com operação especial durante o Carnaval 2026. A força-tarefa mobiliza aproximadamente 150 profissionais, entre agentes de limpeza, motoristas e operários, garantindo a manutenção da ordem pública e a higienização das vias antes, durante e após a passagem dos blocos.

Para o Prefeito Léo Moraes a operação transcende a estética urbana, configurando-se como uma ação de saúde pública e prevenção de acidentes. “Nosso compromisso é com a integridade do cidadão. O Carnaval é uma manifestação cultural essencial, e o poder público atua para que essa ocupação das ruas ocorra com organização e limpeza.

AMPLIAÇÃO DE LIMPEZA

Diferente da operação realizada em 2025, o planejamento deste ano amplia significativamente a capacidade de resposta do município. Em vez de uma única intervenção após o desfile da Banda do Vai Quem Quer, o serviço de lavagem pesada e varredura mecanizada será executado após o encerramento dos blocos Banda do Vai Quem Quer, Porto Maria, Porto Fla Urubuzada e Axé Folia Mix.

As frentes de trabalho iniciam as atividades diariamente às 6h, assegurando a desobstrução das vias e a segurança sanitária para o trânsito de pedestres e veículos.

O Secretário Executivo da Seinfra, Giovanni Marini, detalhou que o plano operacional deste ano prevê uma cobertura mais abrangente, estendendo o serviço para além dos eixos principais. “Diferente das gestões anteriores, em que o foco era estritamente o corredor de desfile, em 2026 ampliaremos a varrição e o recolhimento de resíduos para todo o perímetro adjacente às vias principais. Nosso objetivo é garantir que as áreas residenciais e comerciais do entorno recebam o mesmo padrão de higienização”.

Marini também adiantou uma inovação para o próximo ano. “Já estamos projetando para 2027 a implementação da gestão compartilhada, onde a responsabilidade pela limpeza será coordenada em parceria direta com os blocos carnavalescos”.

Com a meta de superar a eficiência do ano anterior, quando foram recolhidas cerca de 50 toneladas de resíduos, a Prefeitura reforça as políticas de Sustentabilidade e Economia Circular. O foco será a segregação de materiais recicláveis, especialmente garrafas PET. 

A estrutura operacional contará com, varredeiras elétricas de alta performance, caminhões-pipa e de coleta compactadora e equipes especializadas em lavagem com desinfecção de vias.

Com esse planejamento integrado, a Prefeitura de Porto Velho reafirma sua capacidade técnica em conciliar os grandes eventos populares com o bem-estar coletivo e o respeito ao meio ambiente.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

UNIR publica resultado final do PS 2026 para cursos de graduação

Publicado

em

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou nesta quinta-feira (5) o resultado final do PS UNIR 2026 para ingresso nos cursos de graduação, com base nas notas do Enem. E a partir desta sexta-feira, dia 6, tem início o período de manifestação de interesse para os cursos com entrada no primeiro semestre, etapa obrigatória para todos os candidatos que desejam permanecer na disputa por uma vaga na Universidade.

Confira o resultado nos links abaixo.

PS UNIR GERAL 2026 – Ações Afirmativas
PS UNIR GERAL 2026 – Cotas e Ampla Concorrência
PS UNIR Medicina 2026 – Ações Afirmativas
PS UNIR Medicina 2026 – Cotas e Ampla Concorrência

Classificação – O resultado final do PS UNIR apresenta a listagem dos candidatos por ordem de classificação geral, tanto na ampla concorrência quanto na respectiva cota. A classificação, no entanto, não garante matrícula automática. Para efetivar o ingresso na Universidade, é obrigatório realizar a manifestação de interesse, além de acompanhar as convocações, cumprir os prazos previstos no cronograma e atender a todas as exigências estabelecidas no edital.

Manifestação de interesse – A manifestação de interesse é uma etapa obrigatória para todos os candidatos que desejam continuar concorrendo a uma vaga na UNIR, inclusive os classificados e os que permanecerem em lista de espera. No PS UNIR 2026, esse procedimento deve ser realizado antes da primeira convocação para matrícula, no período de 6 a 8 de fevereiro, exclusivamente pela página do candidato. A não realização da manifestação implica a exclusão do candidato das próximas etapas do processo seletivo.

Matrículas – Para os cursos com ingresso no primeiro semestre letivo, a publicação do edital de convocação para matrícula em primeira chamada está prevista para 12 de fevereiro de 2026. O envio da documentação pelo sistema de matrícula deverá ser feito no período de 13 a 19 de fevereiro de 2026, conforme o cronograma do PS UNIR 2026.

Aulas – O início das aulas do semestre letivo 2026.1 para novos alunos (calouros) será no dia 3 de março, conforme o Calendário Acadêmico 2026 (acesse aqui).

SOU UNIR – Mais informações sobre o PS UNIR 2026 podem ser obtidas por meio do Serviço de Orientação ao Usuário, o SOU UNIR. Para isso podem ser enviados e-mails para o endereço sou@unir.br ou mensagens por WhatsApp para o número (69) 2182-2016.

Todos os documentos e etapas do PS UNIR 2026 podem ser acessados aqui, inclusive o cronograma com as datas das próximas etapas.

Resultado Final – Acesse nos links abaixo 

PS UNIR GERAL 2026 – Ações Afirmativas
PS UNIR GERAL 2026 – Cotas e Ampla Concorrência
PS UNIR Medicina 2026 – Ações Afirmativas
PS UNIR Medicina 2026 – Cotas e Ampla Concorrência

Fonte: UNIR

Continue lendo

Trending