Geral
Prefeitura de Porto Velho envia para a Câmara de Vereadores projeto de lei para aprovação
A Guarda Municipal é uma instituição presente em várias cidades brasileiras, e sua principal atribuição é proteger os cidadãos de forma preventiva. A criação da Guarda Municipal em Porto Velho é uma promessa de campanha da gestão do prefeito Léo Moraes, que está prestes a se tornar realidade. A Prefeitura enviou o projeto de lei para apreciação da Câmara dos Vereadores.
Léo Moraes reiterou o que disse em seu discurso de posse, em janeiro de 2025. “Nosso objetivo é que cada cidadão de Porto Velho sinta a presença solidária e eficiente do poder público em suas vidas de maneira prática e efetiva. A criação da Guarda Municipal é uma pauta nossa desde os meus tempos como vereador”, afirmou.
Em relação aos impactos positivos, a presença da Guarda Municipal nas comunidades contribui para fortalecer os laços entre a população e as autoridades de segurança. Isso gera confiança e segurança.
.jpg)
ESPAÇOS PÚBLICOS
Com a criação da Guarda Municipal, ressaltou o prefeito, a população terá mais segurança e efetivo monitoramento dos espaços públicos, além de campanhas educativas ostensivas. “Ficamos felizes, pois é um trabalho que temos há muitos anos quando tive a oportunidade de ser autor da lei quando fui vereador. Tenho certeza de que será um ganho para todos os munícipes. Sabemos que já existe em quase todas as capitais do Brasil e Porto Velho não pode ficar para trás. Nossa cidade tem de ter cara de capital e as pessoas têm de ter a certeza do sentimento de segurança”, afirmou.
Para o prefeito, a palavra de ordem é organização para Porto Velho evoluir cada vez mais. “Estou feliz, satisfeito e confiante de que logo teremos a aprovação para realizar o concurso público e todos estudem e se preparem porque as vagas estarão à disposição dos preparados”, finalizou.

AVANÇOS NA SEGURANÇA
Em março, o prefeito Léo Moraes sancionou a Lei Complementar 1.003, instituindo a ajuda de custo para a Atividade Delegada Municipal. A legislação permitirá que policiais militares, civis e penais prestem serviços extras na cidade por meio de um convênio entre o município e o governo estadual. A iniciativa visa reforçar o policiamento e reduzir a criminalidade na capital. A implementação da Atividade Delegada é um marco no fortalecimento da segurança pública e abre caminho para a criação da Guarda Municipal armada.
“Esse é o início do nosso projeto de instalação da Guarda Municipal armada. Esses policiais darão a largada ao programa de segurança pública desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, um compromisso da nossa gestão com o cidadão”, destacou.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Unir convoca aprovados para matrícula no Processo Seletivo Especial 2026
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) convocou os candidatos aprovados no Processo Seletivo Especial 2026 – Vagas Ociosas para a realização das matrículas. A seleção contempla transferências internas e externas nos cursos de graduação, além do ingresso de portadores de diploma.
O edital de convocação para matrícula em 1ª chamada foi divulgado nessa sexta-feira (30). A relação completa dos convocados está disponível no site oficial do processo seletivo.
As matrículas são destinadas ao ingresso no primeiro semestre de 2026 e deverão ser feitas exclusivamente de forma online, no período de 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026, por meio do sistema http://psespecial.unir.br
As aulas terão início em 23 de fevereiro de 2026, junto com o retorno dos estudantes veteranos, conforme o Calendário Acadêmico da Unir. Após a confirmação da matrícula, os novos alunos devem procurar o respectivo departamento acadêmico para orientações adicionais.
Todas as informações oficiais estão disponíveis no portal www.unir.br e no Instagram @unir.rondonia. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o Serviço de Orientação ao Usuário (SOU UNIR) pelo e-mail sou@unir.br ou pelo WhatsApp (69) 2182-2016.
Geral
Governo de RO intensifica ações de segurança no trânsito no retorno do período letivo
Com o retorno do período letivo, o fluxo de veículos e pedestres aumenta significativamente nas imediações das escolas no retorno das aulas e, para reduzir riscos de acidentes, o governo de Rondônia intensifica as ações de segurança viária nas proximidades das instituições de ensino. A iniciativa é da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), e tem como foco a proteção de alunos e a manutenção da ordem viária.
O policiamento é direcionado com base em levantamentos estatísticos que identificam os locais com maior índice de ocorrências e infrações de trânsito. De acordo com o BPTran, entre as irregularidades mais registradas nesse período, estão: a parada em fila dupla; estacionamento em locais proibidos; excesso de passageiros em motocicletas; falta do uso de capacete; e desrespeito à faixa de pedestres. Assim, as equipes atuam tanto na fiscalização quanto na orientação aos condutores e pedestres, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações realizadas pela BPTran refletem o comprometimento do estado com a educação e a segurança no trânsito. “As ações tem o objetivo de educar, orientar e sensibilizar os condutores e pedestres, fortalecendo o comportamento seguro no trânsito e protegendo nossos estudantes”, ressaltou.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS NO TRÂNSITO
Algumas atitudes podem evitar acidentes. Entre as principais recomendações estão:
- Sair de casa com antecedência para evitar pressa e excesso de velocidade;
- Não estacionar em fila dupla ou em frente às escolas;
- Desembarcar crianças sempre pelo lado da calçada;
- Utilizar corretamente cadeirinhas, assentos de elevação e cintos de segurança;
- Orientar os estudantes para atravessarem na faixa de pedestres; e
- Redobrar a atenção em áreas com grande circulação de pessoas.
Segundo o comandante da BPTran, tenente-coronel Rafael de Gracia Tossatti, a volta às aulas muda a rotina do trânsito, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas. O foco é a prevenção. “Estamos direcionando o policiamento para pontos estratégicos, com maior registro de infrações e ocorrências, para garantir a segurança dos alunos, pais e a comunidade escolar”, enfatizou.
A participação da população é fundamental para garantir um ambiente mais seguro próximo às escolas. O respeito às leis de trânsito é um compromisso coletivo que contribui diretamente para a preservação da vida.
Ressaltando a importância de normas e diretrizes de trânsito, a BPTran também realiza palestras educativas de trânsito, gratuitas. Os órgãos estaduais que desejarem, podem solicitar uma equipe por meio meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), já as empresas privadas podem solicitar pelo e-mail: bptran@pm.ro.gov.br.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia
Geral
Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho informa que o repasse do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Municipais (Proafem) ocorreu em 30 de janeiro de 2026. Foi a primeira vez que o pagamento aconteceu ainda no mês de janeiro, após a abertura do exercício financeiro. A ação foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na gestão do prefeito Léo Moraes, o valor do Proafem teve aumento de 34,8%. O repasse busca garantir condições de funcionamento das escolas da rede municipal e ampliar a autonomia das unidades no uso dos recursos. “Educação é essencial e prioridade para qualquer cidadão. Na nossa gestão estamos construindo ações e projetos para beneficiar todo cidadão, como é o caso da educação”, disse o prefeito Léo Moraes.
O Proafem atende as despesas do dia a dia das escolas. O dinheiro cobre pequenos reparos, compra de materiais de limpeza, materiais de expediente, materiais pedagógicos e serviços de manutenção. “É um apoio essencial para muitas escolas que precisam garantir educação de qualidade para seus alunos. Com dinheiro na educação melhoramos a infraestrutura e ajudamos garantir um melhor ensino e aprendizado”, comentou Giordani dos Santos Lima, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O programa prevê 12 parcelas ao longo do ano. Neste primeiro repasse, a prefeitura liberou seis parcelas de uma só vez. A liberação ocorreu no início do calendário escolar e permite que as unidades organizem o planejamento, ajustem a estrutura e executem ações necessárias nos primeiros meses do ano letivo.
A antecipação do repasse altera o fluxo tradicional do programa, que costumava liberar recursos em períodos posteriores. Com o pagamento ainda em janeiro, as escolas passaram a contar com recursos financeiros antes do início das atividades em sala de aula.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia17 horas atrásBuscas continuam por criança de 2 anos que desapareceu no bairro Teixeirão
-
Polícia6 horas atrásCorpo de criança de 2 anos é encontrada em córrego após horas de buscas
-
Polícia20 horas atrásPai morre e filha fica gravemente ferida em colisão com caminhonete
-
Polícia21 horas atrásPai morre e filha fica gravemente ferida em acidente entre caminhonete e moto
-
Polícia4 horas atrásDiscussão em confraternização termina em tiros, acidente e morte de criança
-
Polícia3 horas atrásHomem é executado a tiros na zona rural em Rondônia
-
Polícia4 horas atrásIrmãos morrem abraçados após incêndio atingir residência
-
Polícia4 horas atrásMotorista é socorrido após capotamento na BR-429

