Geral
Moradores do Morar Melhor recebem a 1ª edição do projeto Vem com a Prefeitura
Moradores do residencial Morar Melhor, zona Leste de Porto Velho, tiveram um domingo (2) com muita diversão e prestação de serviços promovidos pela 1ª edição do projeto Vem com a Prefeitura, realizado das 8h às 14h, pela Prefeitura de Porto Velho.
Com uma programação voltada às famílias do residencial, jovens, crianças, adultos e idosos aproveitaram diversas opções de lazer e serviços sociais, como torneio de futebol, futebol de travinha, basquete, futsal, capoeira, apresentações musicais, serviços sociais, resgate de brincadeiras populares, como corrida de saco, queimada, pula corda, pintura facial, ping-pong, pebolim, distribuição de lanches, sucos e água, e muitas outras atividades esportivas.
Ao chegar no residencial, o prefeito Léo Moraes foi recebido pelos moradores, que o parabenizaram pelo trabalho realizado em apenas um mês de sua gestão à frente da Prefeitura. “Estamos hoje no Morar Melhor, apresentando a primeira edição do projeto Vem com a Prefeitura, onde são realizadas diversas ações cívicas, emissão de documentos, oportunidades de emprego, vacinação e muito entretenimento, lazer e esporte. Sabemos que o esporte salva vidas, traz economia para a administração pública, saúde e segurança”, destacou o prefeito Léo Moraes.
O prefeito acrescentou que a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) está comprometida em promover esse evento, que também será levado em todos os quadrantes de Porto Velho. “Sejam bem-vindos, esse é o momento de transformação, é a cidade de Porto Velho sendo entregue como o porto-velhense merece”, disse.
Ainda conforme o prefeito, a iniciativa é fundamental para promover a aproximação do poder público com a comunidade. “A palavra aqui é gratidão e felicidade por darmos início a mais esse importante projeto, levando serviços essenciais, recreação, e lazer para toda a família. Esse é a apenas o primeiro projeto desse ano, muitos outros virão, em vários pontos da cidade. A ideia é chegar cada vez mais perto de quem mais precisa”, afirmou Moraes.
MORADORES
A dona de casa Josane Caetano, moradora do Morar Melhor, elogiou a iniciativa da Prefeitura “É motivo de orgulho para nós, pois o prefeito Léo Moraes está mostrando que não seremos mais esquecidos. Ao trazer atendimentos de saúde, a Prefeitura está ajudando pessoas que têm dificuldade de locomoção para um posto médico. Está para quem precisa de novos documentos. Realmente, o prefeito está de parabéns”, comentou.
Morador do residencial há quatro anos, o aposentado Manoel Ferreira Mendes, 80, falou que gosta muito da ação. “Fui muito bem atendido pela equipe de saúde. Tomei duas vacinas”.
Paloma da Silva Afonso também aprovou a ação da Prefeitura. “Estou achando maravilhoso porque está reunindo crianças e jovens numa interação essencial para que eles se dediquem à prática esportiva e fiquem longe dos maus exemplos. Esse entrosamento é valioso para nós que somos mães e nos preocupamos com nossos filhos. Esse projeto Vem para a Prefeitura é bem-vindo, e que mais edições sejam realizadas aqui no nosso residencial”, pontuou.
O secretário da Semusa, Jaime Gazola, considerou que “sabemos que a comunidade do Morar Melhor foi abandonada pelas gestões anteriores. Aqui não tem escola, posto de saúde, não tem um projeto social e nenhum projeto de esporte para as crianças. Então, o prefeito teve essa iniciativa de fazermos uma força tarefa para realizar um evento como esse com o objetivo de ofertar vários serviços”.
Dos serviços de saúde ofertados, a população local contou com vacinação, aferição de glicemia, de pressão, práticas integrativas como massoterapia, auriculoterapia, testes rápidos, orientação e entregas de kits em saúde bucal, testes do covid-19.
O titular da Semes, Cássio Moura, explicou que “a ação é uma determinação do prefeito e realmente é muito importante, tendo em vista que o poder público precisa atuar diretamente nesses conjuntos habitacionais”.
AÇÃO SOCIAL
A secretária da Semasf, Lucília Muniz de Queiroz, contou sobre o papel da secretaria no evento. “Hoje, nesse dia de lazer, estamos aqui para emitir carteira de idoso, carteira do ID Jovem, com atendimento psicossocial, brincadeiras e atividades físicas para os idosos. Esse projeto desburocratiza os atendimentos e traz essa interação entre prefeito, comunidade, isso ajuda nessa relação que antes era tão distante”.
As atividades foram organizadas pela Semes, com a participação da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) e demais parceiros, como a Defensoria Pública, Detran, entre outros.
Geral
Rondônia participa de ação nacional da Lei Seca para conscientizar população e reduzir sinistros
Com o objetivo de reduzir o número de sinistros no trânsito provocados por motoristas que ainda insistem em beber e dirigir, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou na madrugada de sábado (1º), a Operação “Lei Seca”, que ocorreu de forma simultânea em todo o território nacional. A ação foi realizada em cinco municípios do estado: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Cacoal e Rolim de Moura. No total, 1.017 mil abordagens foram realizadas com testes de etilômetro, sendo constatados 86 casos de embriaguez, e destes, 41 considerados crime, por estar acima de 0,33 mg/dl de álcool.
O Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) afirma que dirigir sob efeito de álcool ou substância psicoativa que cause dependência é considerada infração gravíssima, tendo como penalidades previstas a multa; suspensão do direito de dirigir por até 12 meses; retenção do veículo, até a apresentação de um condutor habilitado; e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Coordenadas pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), as atividades fiscalizatórias têm apresentado resultados positivos. Quando se analisa os dados, percebe-se que de 2022 a 2024 houve redução de 30% no número de autuações realizadas pelos agentes do Detran-RO, passando de 5.388 mil autuações em 2022, para 3.770 mil no ano passado, de acordo com dados publicados pelo Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest).
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou que a redução nos índices mostra que o trabalho contínuo das ações da “Lei Seca”, realizado concomitantemente às atividades de conscientização promovidas pela Autarquia em diversas áreas, resulta em condutores mais conscientes sobre a nocividade de misturar álcool e direção. “A operação “Lei Seca” existe para garantir a preservação da vida. Um único indivíduo, que assume o risco de dirigir após ingerir bebida alcoólica, coloca a vida de muitas pessoas em perigo.”
Geral
Prefeitura de Porto Velho anula contrato de coleta de lixo
O prefeito Léo Moraes, respeitando as determinações do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), anulou o contrato administrativo nº 019/PGM/2024, assinado em decorrência da Concorrência Pública nº 003/2021/CPL-OBRAS, por meio da Decisão
Nº 001/2025/GAB-PREF/PMPV.
“Esse contrato foi firmado na gestão passada, mesmo com o TCE apontando irregularidade no certame. Assumi que assumi a Prefeitura, busquei diálogo com o Tribunal de Contas e firmei esse compromisso, de anular o contrato mediante as irregularidades encontradas. Em nossa gestão, queremos andar de mãos dadas com órgãos de controle, fazendo o que tem que ser feito de forma correta, transparente e dentro da legalidade”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
O contrato foi firmado na gestão anterior, com a empresa EcoRondônia/Marquise, para a contratação dos serviços de coleta de lixo, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos no município pelo prazo de 20 anos, no valor de mais de R$ 2 bilhões. Porém, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, ao apreciar as representações relacionadas ao contrato, reconheceu a existência de ilegalidades insanáveis no certame, com pronúncia de nulidade da licitação, nos termos do Acórdão APL-TC 0068/24.
Para que a população não tenha a interrupção dos serviços, que são essenciais para a cidade e devem ser ofertados de forma contínua, o prefeito Léo Moraes informou, ainda, que vai manter a prestação da coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos a cargo da empresa EcoRondônia/Marquise, a título precário, até a finalização do procedimento para contratação emergencial.
“De imediato, determinamos a abertura de um processo para contratação emergencial de empresa para realização desses serviços em nossa cidade, pelo prazo de 180 dias, quando deve ser finalizado o processo licitatório para contratação de Parceria Pública Privada”, informou o prefeito.
Por fim, o prefeito determinou, ainda, o retorno da licitação, com as correções necessárias, para contratação definitiva de concessão administrativa com vistas à outorga dos serviços de gestão integrada de resíduos sólidos no Município de Porto Velho.
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Concurso TJ-RO: gabarito oficial é divulgado; confira
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e a comissão organizadora do concurso divulgaram os gabaritos e cadernos de provas nesta segunda-feira (03). Para ter acesso o candidato deve acessar a página da Consulplan.
De acordo com o TJ-RO, os prazos para interposição de recursos, conforme previsto no cronograma, vão até o dia 5 de fevereiro.
Segundo o Tribunal, o concurso bateu recorde de inscritos, com mais de 50 mil pessoas interessadas por uma das vagas. As provas foram realizadas em dois horários: manhã e tarde. Desta forma, os candidatos puderam participar da seleção para os níveis médios e superior simultaneamente.
As provas objetivas e discursivas foram realizadas em Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Costa Marques, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
Quais vagas e salários são oferecidos?
- As oportunidades são para cargos de Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
- Técnico Judiciário (nível médio) – a remuneração básica do cargo é de R$4.289,99, além do auxílio saúde, alimentação, transporte e outros benefícios que somados chegam ao valor de R$7.533,99.
- Analista Judiciário – (Analista de Sistemas) – a remuneração básica do cargo é de R$ R$7.715,82, além do auxílio saúde, alimentação, transporte e outros benefícios que somados chegam ao valor de R$17.132,48.
- Analista Judiciário (demais especialidades) – a remuneração básica do cargo é de R$ R$7.715,82, além do auxílio saúde, alimentação, transporte e outros benefícios que somados chegam ao valor de R$10.959,82.
- LEIA MAIS: Moradores do Morar Melhor recebem a 1ª edição do projeto Vem com a Prefeitura
- Prefeito Léo Moraes anuncia fim do ponto eletrônico para professores
- PM resgata harmonia e segurança em condomínio da capital
G1
-
Polícia13 horas atrás
Rondoniense é morta pelo marido com ciúmes do patrão no Amazonas
-
Polícia8 horas atrás
Motociclista morre em grave acidente na BR-364
-
Polícia9 horas atrás
Jovem motociclista morre em acidente durante trilha em Urupá
-
Polícia4 horas atrás
Polícia investiga vídeo de homem abusando de cadela
-
Polícia14 horas atrás
PM prende homem que ameaçava esposa com arma de fogo e evita crime
-
Empregos14 horas atrás
Confira as vagas de emprego disponíveis no Sine Municipal nesta segunda-feira (3)
-
Polícia9 horas atrás
Residência é destruída por incêndio no Centro de Porto Velho
-
Geral4 horas atrás
Prefeito Léo Moraes anuncia fim do ponto eletrônico para professores