Conecte-se conosco

Esportes

Cartão azul: expulsão temporária será testada no futebol

Publicado

em

A International Football Association Board (Ifab, da sigla em inglês), entidade responsável por regulamentar as regras do futebol, vai anunciar os testes com o cartão azul, que aplicará uma suspensão temporária aos atletas. A ideia já era discutida no ano passado. Na prática, o jogador que receber o cartão deverá sair de campo por 10 minutos.

As competições de elite ainda não terão os testes, conforme o jornal inglês The Telegraph. A avaliação da Ifab é que o protocolo precisa ser refinado antes de ser aplicado em níveis mais altos do esporte. A experiência no futebol profissional deve começar na próxima temporada europeia, que inicia no segundo semestre de 2024. A Football Association, entidade do futebol inglês é voluntária para testes na FA Cup, tanto futebol masculino, quanto do feminino.

O protocolo do cartão azul será aplicado em casos de faltas que impeçam um ataque promissor (a chamada falta tática) e reclamações exageradas com os árbitros. Se o atleta receber dois cartões azuis, automaticamente, será aplicado um vermelho. O mesmo vale para a combinação de cartões amarelo e azul, independente da ordem. Um exemplo de lance que renderia o cartão azul utilizado pela Ifab é uma falta do zagueiro italiano Giorgio Chiellini no inglês Bukayo Saka, na final da Eurocopa 2020.

Na jogada, Saka sairia em um contra-ataque com o campo defensivo da Itália totalmente exposto. O zagueiro, então, o puxa pela camisa, fazendo com que o atacante caia e não alcance a bola. Na época, foi aplicado apenas o cartão amarelo para Chiellini.

O azul foi escolhido para não haver confusão com os cartões amarelo e vermelho. A última vez que houve uma mudança desse tipo foi na Copa do Mundo de 1970, quando foram inseridos os cartões já existentes. Em País de Gales, a federação responsável pelo futebol já tinha planos de fazer testes semelhantes em torneios de base.

Depois do anúncio da proposta, a Ifab vai debater a ideia na reunião anual da entidade, que acontecerá em 2 de março, na Escócia. Outra discussão que ainda deve avançar é suspensão temporária em casos de discussões entre jogadores, punição para goleiros que “fazem cera” no tiro de meta e a determinação de que apenas os capitães seriam autorizados a discutir com os juízes no decorrer das partidas. A Ifab é composta pelas quatro associações de futebol do Reino Unido, cada uma com um voto. Outros quatro são da Fifa. Para ser aprovada, uma medida precisa de, no mínimo, seis votos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Bruno Henrique, do Flamengo, é apenas multado pelo STJD e está liberado para jogar

Publicado

em

O atacante Bruno Henrique foi julgado nesta quinta-feira, no STJD. O Tribunal decidiu que o atacante terá de pagar multa, mas está liberado para jogar. O julgamento começou pouco depois das 15h (de Brasília) e durou pouco mais de duas horas. Foram seis votos para que BH fosse apenas multado, e outros três votos para que o atacante fosse punido.

Bruno Henrique foi multado em R$ 100 mil, que é a multa máxima prevista pelo código. A decisão não cabe recurso e o caso do atacante do Flamengo está encerrado no STJD.

— Acredito que a análise em relação ao fato, ao que de fato ocorreu, foi fundamental para, inclusive, diferenciar esse caso, recente agora do Bruno, com o caso da operação penalidade máxima. Ficou evidente com a análise profunda do caso, que o que aconteceu aqui foi algo completamente distinto. Portanto, não caberia a aplicação do artigo 243, nem 243A, que tem uma previsão específica e que não se adequa ao fato ocorrido com o Bruno Henrique. Acho que a análise profunda do fato foi o que acabou resultando na aplicação do artigo 191 e rechaçando qualquer possibilidade de suspensão do atleta – comentou Michel Assef Filho após o julgamento.

Bruno Henrique - Flamengo x Sport - Brasileirão - Maracanã — Foto: André Durão

Bruno Henrique – Flamengo x Sport – Brasileirão – Maracanã — Foto: André Durão

O jogador não esteve presente no tribunal e acompanhou a sessão de maneira virtual. Estiveram presentes pelo lado do jogador o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, Alan Flavio, advogado dele, e Flávio Willeman, vice-presidente geral e jurídico do clube, além do empresário Denis Ricardo.

A sessão no STJD foi retomada depois do pedido de vista do processo na última segunda-feira. O auditor Marco Aurélio Choy interrompeu a sessão depois de o relator Sergio Furtado Filho votar pela absolvição no artigo 243-a, que prevê até 12 jogos de suspensão, e a punição no artigo 191 com multa de R$ 100 mil e sem punição em jogos.

Bruno Henrique foi denunciado por forçar um cartão amarelo e beneficiar apostadores em 2023, em um jogo contra o Santos, no Mané Garrincha, pelo Brasileirão. No julgamento em setembro, o STJD o condenou a 12 jogos de suspensão. Desde então, o atacante vem atuando sob efeito suspensivo.

Na ocasião, o Flamengo entrou com um recurso no STJD contra a punição aplicada a Bruno Henrique. Paralelamente, a Procuradoria do STJD entrou com um recurso para aumentar a pena do atacante. Logo, no julgamento desta quinta-feira, quatro cenários eram possíveis: absolvição, redução da pena, manutenção da suspensão de 12 jogos e aumento da duração do gancho.

GE

Continue lendo

Esportes

Rondoniense conquista medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos no Chile

Publicado

em

Nesta quinta-feira (7), a atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da escola Jean Piaget e integrante da APAE de Espigão D’Oeste, conquistou medalha de prata na bocha adaptada durante os Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025, realizados em Santiago, no Chile.

Representando o Brasil, Gabrielly teve um desempenho excepcional desde a fase classificatória, quando venceu por 11 a 0 a atleta da Costa Rica. Com talento e determinação, avançou para a semifinal, superando a colombiana Michel Diaz, e garantiu sua vaga na grande final. Na disputa pelo ouro, enfrentou a mexicana Luzdana Paredes em uma partida equilibrada e emocionante, encerrando sua participação com o vice-campeonato e a medalha de prata para o Brasil.

A mãe da atleta, Sueli Alves, falou com emoção sobre a caminhada da filha e o impacto do esporte em sua vida.

Um fato importante na trajetória da atleta é que Gabrielly conheceu a bocha em 2022, por meio dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc-RO), que tem revelado talentos e promovido a inclusão esportiva em todo o estado. Desde então, a jovem vem se destacando em competições regionais, nacionais e agora internacionais, levando o nome de Rondônia ao pódio.

A mãe da atleta, Sueli Alves, falou com emoção sobre a caminhada da filha e o impacto do esporte em sua vida. “Hoje minha filha é campeã brasileira e vice-campeã internacional. Ela conheceu a bocha em 2022, nos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). Desde então veio se classificando. Particpamos de competições nacionais em 2022 e fomos destaque. Até então eu não sabia que era ela estava trilhando uma carreira no esporte, pensava que era somente educação física. Desde então, a Gabrielly tem evoluído muito vencendo competições no estado de Rondônia e na região Norte”.

Segundo Sueli, o esporte na vida da Gabrielly foi um divisor de águas. “Antigamente, ela tinha dificuldade de sair de casa, tinha ansiedade, fez consulta neurológica para tratar isso, e quando descobriu a bocha, melhorou muito pois passou a se comunicar melhor. O esporte na vida dela foi um remédio.”, ressaltou.

Continue lendo

Esportes

Semtel realiza 1ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade

Publicado

em

Com o intuito de incentivar e oportunizar um intercâmbio sociocultural e esportivo voltado para idosos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), realizará a primeira edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade (Jomti), de 3 a 5 de dezembro, na Vila Olímpica do município.

Com o projeto idealizado pela pasta, os idosos terão mais uma opção de lazer e recreação, atendendo à Lei Municipal nº 2.122, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre a criação dos Jogos Municipais da Terceira Idade. Essa é mais uma iniciativa da gestão municipal em proporcionar aos idosos uma vida mais ativa perante a sociedade.

O secretário Paulo Moraes Júnior explica que o projeto pioneiro reafirma o compromisso com o bem-estar e saúde das pessoas idosas. “Esse projeto foi desenvolvido com muito carinho àqueles que muito já nos ajudaram na trajetória da vida. Agora é a vez deles se divertirem, tendo um tempo de qualidade, de relacionamentos e muita descontração. Nossa terceira idade merece essa atenção e esse é o nosso compromisso”, afirmou.

De acordo com a assessora técnica da Semtel, Érika de Araújo, o evento contará com a participação de diversas entidades, além dos grupos que compõem o projeto Viva Mais, da Semtel. “Serão mais de 700 atletas em 16 delegações que são compostas por idosos de diversas instituições, como a própria Semtel, Sesc, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Unir/Ifro, Cras Betinho, Cras Paulo Freire e Legião da Boa Vontade (LBV)”, detalhou.

PROGRAMAÇÃO

As competições acontecerão nos dias 3 e 4 de dezembro, disputadas nas seguintes modalidades: revezamento em bastão, boliche, lance livre, dama, domino e chute ao gol. Todos os participantes ganharão medalha de participação, e o campeão geral será premiado com troféu.

Além disso, a Vila Olímpica será palco de muitas atividades voltadas para a terceira idade, através de um Espaço de Serviços e Bem-Estar, promovendo o acesso a produtos, cuidados pessoais, orientações sociais, aulões de dança, palestras e muito entretenimento.

O evento contará ainda com um baile de encerramento, com apresentação de dança, show de artista local e desfile para disputa do Mister e Miss Jomti 2025. As instituições que desejam participar podem entrar em contato, por meio do e-mail: del.semes@gmai.com. Para mais informações é só ligar: 984733794.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending