Esportes
Final da 30ª edição do Interdistrital de Esportes consagrou Nova Califórnia e Demarcação como vitoriosos
Foram 34 equipes participantes do torneio
No último sábado (24), a Vila Olímpica Chiquilito Erse foi palco das finais da 30ª edição do Interdistrital de Esportes 2024, evento que reuniu as melhores equipes dos distritos de Porto Velho em uma celebração do esporte e da comunidade. A competição, organizada pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), marcou o encerramento de mais uma edição de sucesso, com o fomento ao esporte em todas as regiões do município.
O sábado começou com as disputas pelo 3º lugar, realizadas na parte da manhã. À tarde, foi a vez das finais onde as equipes femininas se enfrentaram antes decisão masculina. No feminino, a equipe de Nova Califórnia consagrou-se campeã ao vencer Vista Alegre por 1 a 0, enquanto Calama ficou com a terceira colocação.
No masculino, a final entre Calama e Demarcação foi intensa e emocionante, com o título sendo decidido nos pênaltis. Demarcação foi campeã, deixando Calama em segundo lugar e Kaxarari em terceiro. Carlos Gabriel, goleiro da equipe de Demarcação, e Elton Vidal, técnico do time, expressaram a alegria e a emoção de conquistar o título. “Foi uma competição muito difícil, mas nossa equipe se manteve firme e conseguimos a vitória. Estamos muito felizes”, disse o técnico Elton Vidal.

Torneio tem se destacado como uma importante vitrine para a revelação de talentos
Com 34 equipes participantes, divididas entre as etapas de Extrema e São Carlos, o Interdistrital de Esportes 2024 reuniu atletas a partir dos 16 anos na categoria principal. Segundo Edilson Pacheco, adjunto da Semes, o torneio tem se destacado como uma importante vitrine para a revelação de talentos tanto no futebol masculino quanto feminino.
“A cada edição o Interdistrital revela grandes valores. É uma competição que engrandece o esporte no nosso município e promove a integração das comunidades dos distritos.
O torneio encerrou com a certeza de que o esporte continua a ser uma ferramenta poderosa de união e desenvolvimento social em Porto Velho, com a promessa de novos talentos a serem descobertos nas próximas edições”, afirmou.
ORGANIZAÇÃO
Pacheco, destacou a organização e o suporte oferecidos pela Prefeitura de Porto Velho ao longo da competição. “Recebemos aqui os times para as finais do Interdistrital. Realizamos uma primeira etapa em Extrema, com os distritos da BR-364, e a segunda em São Carlos, com os distritos do baixo Madeira. Agora, aqui nas finais, reunimos os melhores classificados dessas etapas anteriores,” explicou. Ele também ressaltou o apoio logístico oferecido aos atletas. “A Prefeitura, através da Semes, providenciou toda a estrutura necessária, incluindo alimentação, hospedagem em hotéis, uniformes e transporte dos atletas até a Vila Olímpica,” comentou.

Os melhores goleiros, artilheiro e jogador de cada categoria também receberam troféus
PREMIAÇÃO
A premiação, realizada no início da noite de sábado, foi um momento de celebração para todas as equipes participantes. Além dos troféus e medalhas para os primeiros colocados, também foram entregues troféus especiais para os melhores goleiros, artilheiro e jogador de cada categoria.
Melhor Goleiro(a):
Carlos Gabriels, da delegação do Distrito de Demarcação, e Teteca, da delegação do distrito de Vista Alegre.
Melhor Artilheiro(a):
Paulo Oriestes, da delegação do distrito de Kaxarari, e Gilcilane Alves, da delegação do distrito de Calama.
Melhor Jogador(a):
Kayky Silva de Souza, da delegação do distrito de Calama, e Sara do Carmo, da delegação do distrito de Nova Califórnia.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Esportes
Passeio ciclístico reúne esporte, turismo e história em PVH com apoio da Prefeitura
Centenas de ciclistas percorreram alguns dos principais cartões-postais e marcos históricos de Porto Velho durante a primeira edição do passeio ciclístico Bora de Bike, evento que uniu esporte, turismo, lazer e conhecimento em um roteiro especial pela capital. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).
Durante o trajeto, os participantes passaram por importantes pontos históricos da cidade, como a Praça das Três Caixas d’Água e a centenária Castanheira, símbolos da memória e da identidade cultural porto-velhense. O passeio foi encerrado no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde historiadores compartilharam informações e curiosidades sobre os locais visitados.
No complexo turístico, o público também acompanhou uma programação especial com ferroviários, que realizaram uma apresentação da locomotiva, proporcionando aos participantes uma verdadeira viagem pela história de Rondônia.
Para o secretário executivo de Turismo da Semtel, Aleks Palitot, iniciativas como essa fortalecem a relação da população com o patrimônio histórico da cidade.
“O Bora de Bike mostrou que é possível promover saúde, lazer e qualidade de vida ao mesmo tempo em que aproximamos as pessoas da história de Porto Velho. É uma ação que valoriza nossos atrativos turísticos, incentiva a prática esportiva e desperta o sentimento de pertencimento da população com a cidade”.
O diretor de operações da emissora organizadora, Márlon Leoni, ressaltou que o objetivo foi proporcionar uma experiência diferenciada aos participantes.
“Queríamos criar um evento que incentivasse a atividade física, mas que também permitisse às pessoas conhecerem mais sobre a história de Porto Velho. O resultado foi muito positivo e a parceria com a Semtel foi fundamental para o sucesso dessa primeira edição”.
O prefeito Léo Moraes destacou que ações como o Bora de Bike contribuem para incentivar hábitos saudáveis e fortalecer a valorização dos espaços públicos e do patrimônio histórico da capital.
“Porto Velho tem um enorme potencial turístico, cultural e esportivo. Quando promovemos eventos como este, incentivamos a prática de atividade física, fortalecemos o turismo local e aproximamos a população da nossa história. É uma forma de cuidar das pessoas e, ao mesmo tempo, valorizar tudo o que a nossa cidade tem de melhor”, afirmou o prefeito.
A Semtel reforça que segue apoiando e incentivando eventos que promovam o esporte, o turismo, a história e o lazer, contribuindo para a valorização dos patrimônios culturais e turísticos de Porto Velho e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Esportes
Rondoniense conquista título mundial de Ranch Sorting nos Estados Unidos
O esporte equestre de Rondônia ganhou destaque internacional neste domingo com a conquista histórica de Ítalo Luiz Fazolin Pinheiro, natural de Jaru, que se sagrou campeão mundial de Ranch Sorting durante uma competição realizada em Fort Worth, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
Representando o Brasil, o atleta brilhou em uma das modalidades mais tradicionais do universo do rodeio e manejo de gado. O Ranch Sorting consiste na separação de bovinos identificados por numeração específica, exigindo habilidade, rapidez, sintonia entre cavaleiro e cavalo, além de grande capacidade estratégica para cumprir a prova no menor tempo possível.
Demonstrando alto nível técnico ao longo da competição, Ítalo garantiu vaga entre os finalistas e protagonizou uma atuação de destaque na decisão, conquistando o lugar mais alto do pódio e levando o título mundial para o Brasil.
A conquista representa um marco importante na carreira do competidor, que atualmente reside nos Estados Unidos e vem acumulando resultados expressivos no cenário internacional. O título mundial consolida sua trajetória de sucesso e o coloca entre os principais nomes da modalidade.
Natural de Jaru, na região central de Rondônia, Ítalo passa a integrar um seleto grupo de atletas brasileiros que alcançaram reconhecimento mundial em competições equestres, levando o nome de seu estado e de seu país ao topo do esporte.
O feito foi comemorado por familiares, amigos e admiradores, que acompanharam a competição e celebraram a conquista histórica do rondoniense em solo norte-americano.
Com o resultado, Ítalo Luiz Fazolin Pinheiro escreve seu nome na história do Ranch Sorting e reforça a força dos atletas brasileiros nas competições internacionais.
Esportes
Messi e Mbappé estreiam na Copa de olho na artilharia histórica
O maior artilheiro da Copa do Mundo é o alemão Miroslav Klose, com 16 gols em 24 jogos. Messi e Mbappé entram na corrida
Foram 16 gols em 24 jogos. Esse é o retrospecto de Miroslav Klose, maior artilheiro da história das Copas do Mundo. No entanto, o recorde do alemão corre o risco de ser quebrado durante o Mundial de 2026. Com a estreia marcada para esta terça-feira (16/6), Kylian Mbappé e Lionel Messi entram em campo em busca de mais um título e de novos feitos históricos.
Às 16h, Mbappé enfrenta a Argélia, no Estádio de Nova Jersey. Com 12 gols em Copas, o craque francês já está entre os principais artilheiros da história do torneio. O atacante do Real Madrid tem um gol a menos que Messi, amos com 13, e está empatado com Pelé.
Prestes a disputar sua sexta Copa do Mundo, Messi já é o recordista de jogos na história do torneio, com 26 partidas. Além disso, com 13 gols, o argentino aparece entre os maiores artilheiros dos Mundiais, dividindo a quarta colocação com Just Fontaine.
Confira ranking:
- Miroslav Klose (Alemanha) – 16 gols;
- Ronaldo (Brasil) – 15 gols;
- Gerd Müller (Alemanha) – 14 gols;
- Lionel Messi (Argentina) – 13 gols;
- Just Fontaine (França) – 13 gols;
- Pelé (Brasil) – 12 gols;
- Kylian Mbappé (França) – 12 gols;
- Jürgen Klinsmann (Alemanha) – 11 gols;
- Sandor Kocsis (Hungria) – 11 gols;
- Grzegorz Lato (Polonia) – 10 gols;
- Thomas Müller (Alemanha) – 10 gols.
O último confronto entre Argentina x França aconteceu na final da Copa do Mundo de 2022. A partida é considerada a maior de todos os tempos. Com dois gols de Messi e três de Mbappé, o jogo foi decidido nos pênaltis, consagrando os hermanos tricampeões mundiais.
Fonte: Metrópoles
