Conecte-se conosco

Política

Totens de Segurança São Instalados Com Recurso da Deputada Federal Cristiane Lopes

Segundo a parlamentar, a segurança é um direito de todos, e esses totens são apenas o começo de um trabalho que visa proteger as famílias e oferecer um ambiente mais seguro para todos moradores

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer as ações da segurança pública no estado de Rondônia,
a deputada federal Cristiane Lopes já destinou mais de 1,5 milhão para serem
executadas em diversas ações que visam mais segurança para população, entre
elas está aquisição de sistemas de monitoramento interativo (totens), que foram
instalados nos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre, com recursos
destinados pela deputada.

Segundo a deputada, a medida visa trazer mais tranquilidade aos moradores e
fortalecer a segurança pública nas regiões mais afastadas da capital, além de ser
um passo significativo para fortalecer a atuação das forças de segurança em
Rondônia. “A tecnologia é fundamental para que possamos enfrentar a criminalidade com eficiência. Os totens representam mais que um sistema de monitoramento, são uma garantia de segurança e uma ferramenta essencial na investigação e prevenção de crimes”, comentou.

Os totens de segurança são equipados com câmeras de monitoramento, inteligência artificial para reconhecimento facial, e botões de emergência que permitem acionamento rápido das forças de segurança em situações críticas. A tecnologia empregada possibilita respostas mais ágeis, agilizando o atendimento em ocorrências de roubo, furto, acidentes de trânsito e outros eventos de urgência.

Em 2023, o Centro Integrado de Operações (Ciop) registrou cerca de 300
atendimentos acionados pelos totens, com um tempo de resposta médio de apenas
oito minutos. Além de oferecer mais tranquilidade à população, os totens têm
comprovado seu impacto positivo na segurança pública, ajudando a reduzir os
índices de criminalidade nas regiões onde foram implantados.

A deputada ainda destacou o papel fundamental das parcerias com o Governo do
Estado de Rondônia para viabilizar esse projeto. “Esse trabalho só é possível
graças ao apoio dos nossos parceiros e daqueles que compartilham nossa missão
de levar qualidade de vida e desenvolvimento para nossa população,” concluiu
Cristiane Lopes.

Política

TCE pode impedir Hildon Chaves de “cortar o laço” da nova Rodoviária

Tribunal recomendou à prefeitura que elabore um novo processo de concessão para o terminal

Publicado

em

A inauguração do novo terminal rodoviário de Porto Velho, prevista para o dia 20 de dezembro, pode enfrentar um possível bloqueio após o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia apontar ilegalidades na prorrogação do contrato de concessão. O prefeito Hildon Chaves, que planejava cortar a fita da obra, poderá ser impedido de realizar a cerimônia caso a situação não seja regularizada.

Em parecer técnico, o Tribunal identificou falhas graves de gestão e omissões por parte da Prefeitura e da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia. Relatórios da Secretaria Geral de Controle Externo indicam que o ato municipal violou princípios de legalidade e eficiência, além de desconsiderar regras constitucionais.

O prefeito Hildon Chaves tem 30 dias para apresentar medidas corretivas ao Tribunal. Caso não cumpra as exigências, poderá enfrentar sanções administrativas. O impasse pode adiar a inauguração da obra e representar mais um capítulo nos embates entre o Executivo municipal e os órgãos de controle no estado.

Continue lendo

Política

TENTATIVA DE GOLPE: PGR analisa relatório para denunciar ou arquiuvar caso

Paulo Gonet pode pedir mais investigações sobre plano golpista

Publicado

em

A Procuradoria-Geral da República (PGR) iniciou a análise do inquérito da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por suposto envolvimento em um plano de golpe de Estado. O documento, com 884 páginas e diversos anexos, está sendo examinado por uma equipe de nove pessoas altamente qualificadas e experientes em investigações complexas.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, sinalizou que não há pressa para a conclusão do trabalho, citando a enorme complexidade do caso. Há expectativas de que o inquérito sobre o suposto plano de golpe seja unificado com outras investigações envolvendo Bolsonaro, como o caso das joias recebidas da Arábia Saudita e a falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19.

A unificação desses inquéritos em uma só peça poderia facilitar o julgamento no Supremo Tribunal Federal, considerando o grande número de pessoas envolvidas. Embora não haja expectativa de arquivamento total do caso, é possível que nem todas as 37 pessoas investigadas sejam denunciadas. A PGR pode optar por denunciar parte dos envolvidos, solicitar novas diligências ou, menos provavelmente, arquivar o processo.

Continue lendo

Política

Dino libera pagamentos de emendas parlamentares, mas impõe regras de transparência

Publicado

em

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino decidiu nesta segunda-feira (2) liberar o retorno do pagamento das emendas parlamentares.

A decisão, no entanto, define ressalvas para cada modalidade de emendas — e deixa claro que os repasses deverão obedecer a regras de transparência e rastreabilidade, tanto da origem da indicação quanto do destino do recurso.

No despacho, Flávio Dino também envia a decisão individual para ser analisada pelo plenário do STF. Os ministros podem confirmar a determinação de Dino ou propor mudanças – ainda não há data para essa análise.

  • As emendas parlamentares são um reserva dentro do Orçamento usadas conforme indicação de deputados e senadores. É esse o dinheiro enviado pelos parlamentares às suas bases eleitorais.

  • Os repasses tinham sido suspensos por Dino em agosto deste ano, após entidades questionarem em ações no STF a baixa transparência na destinação e na aplicação desses recursos.

Continue lendo

Trending