Política
Deputada federal Silvia Cristina deixa o PL e se filia ao PP de Ivo Cassol

A deputada federal Silvia Cristina anunciou sua saída do Partido Liberal (PL) e seu ingresso no Progressistas (PP), partido liderado no estado pelo ex-senador e ex-governador Ivo Cassol. A parlamentar, que iniciou sua carreira política a convite do ex-senador Acir Gurgacz (PDT) e foi reeleita pelo PL, decidiu mudar novamente de partido, dessa vez por “divergências de opinião com lideranças locais”.
Em nota , Silvia Cristina expressou gratidão ao PL, em especial ao presidente nacional Valdemar da Costa Neto e ao senador Marcos Rogério, presidente estadual da legenda. Durante sua trajetória no PL, ela presidiu o PL Mulher em Rondônia, com apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Apesar de sua saída, Silvia Cristina reafirmou seu alinhamento à pauta da direita e seu compromisso com o projeto político do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sua filiação ao PP foi articulada pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do partido e ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro.
Silvia Cristina destacou a acolhida que recebeu de Ivo Cassol no Progressistas.
Política
Procurador federal é indicado por Lula para a presidência do INSS

O procurador federal Gilberto Waller Júnior será o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou nesta noite o Palácio do Planalto. Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nomeação foi assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior.
O ato será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Tradicionalmente, a nomeação do presidente do INSS cabe ao ministro da Previdência Social.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Waller Júnior tem pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ele entrou no INSS como procurador em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral de 2001 a 2004 e subprocurador-geral de 2007 a 2008.
Waller também trabalhou na Controladoria-Geral da União (CGU), onde ocupou o cargo de ouvidor-geral da União de 2016 a 2023. Atualmente, ele é corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
O procurador federal assumirá o posto de Alessandro Stefanutto, demitido do cargo após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal revelar a existência de um esquema de fraudes no órgão entre 2019 e 2024, que descontou indevidamente contribuições de aposentados e pensionistas a entidades e organizações sociais.
No mesmo dia da operação, a Justiça Federal determinou o afastamento de Stefanutto, por omissão diante de denúncias de fraudes nos repasses às entidades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a exoneração de Stefanutto na mesma noite.
Desde a última quinta-feira (24), a diretora de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, Débora Aparecida Floriano, ocupava a presidência interina da autarquia. Além de Stefanutto, a Justiça determinou o afastamento de cinco servidores do órgão, posteriormente demitidos.
Na terça-feira (29), o juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 15ª Vara Federal Criminal de Brasília, autorizou a quebra de sigilo telemático de Stefanutto. Segundo o magistrado, o fim do sigilo permite o aprofundamento das investigações do esquema de descontos em aposentadorias e pensões.
Fonte: Agência Brasil
Política
Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta terça-feira (29) o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao pagamento de R$ 200 mil em danos morais coletivos em função das acusações de transfobia durante discurso proferido da tribuna da Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, em 2023.
A ação foi movida por associações representativas da comunidade LGBTQIA+, que acusaram o parlamentar de promover discurso de ódio ao vestir uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.
Na sentença, a juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, entendeu que o discurso do deputado não se enquadra na liberdade de expressão.
“A conclusão a que se chega é a de que os dizeres proferidos pelo réu no púlpito da tribuna da Câmara dos Deputados na data de 8/3/2023 desbordam dos limites do direito à livre manifestação do pensamento e constituem verdadeiro discurso de ódio, na medida em que descredibilizam a identidade de gênero assumida pela população transexual e insuflam a sociedade a fazer o mesmo”, disse a magistrada.
Cabe recurso contra a decisão, que foi proferida na esfera cível.
No ano passado, na esfera criminal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça arquivou notícias-crime protocoladas contra o deputado pela mesma acusação.
Ao analisar o caso, Mendonça entendeu que as falas de Nikolas estão cobertas pela imunidade parlamentar, prevista na Constituição, e que cabe à Câmara dos Deputados avaliar eventual quebra de decoro pelo parlamentar.
A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do deputado e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.
Fonte: Agência Brasil
Política
União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) formalizam, nesta terça-feira (29), o lançamento da federação União Progressista. O anúncio foi realizado em um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
A oficialização da aliança ocorre após meses de negociações entre os presidentes do União, Antonio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira. Ambos farão uma co-presidência da federação até o final deste ano. Em janeiro de 2026, o grupo deve escolher um novo presidente.
O acordo tem sido costurado ao longo dos últimos meses e teve participação de nomes importantes dos dois partidos, como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA). Na noite de segunda-feira (28), a bancada do União se reuniu para bater o martelo sobre a decisão.
“Houve duas ou três posições contrárias. Na hora da deliberação, foi aprovada a unanimidade, que mostra que quase todo o partido concorda com a federação. A gente procurou mostrar uma segurança aos deputados de que, quando a federação se posicionar, será sempre fruto de uma decisão unânime e consensual dos dois partidos”, afirmou ACM Neto após a reunião.
Aliança
Em comunicado divulgado na segunda-feira (28), o PP afirmou que a federação reunirá 109 deputados e 14 senadores dos dois partidos. “A aliança, costurada com muito diálogo e confiança, pretende ser uma bússola no centro da política, para impulsionar o Brasil ao rumo certo”, afirmou a legenda.
“Não se trata de uma parceria de ocasião, é um projeto consistente com uma visão de longo prazo, uma resposta madura ao cenário de fragmentação partidária e uma aposta na estabilidade institucional. A base está nos estados, no trabalho de quem está no dia a dia da política real”, consta no comunicado.
Instituído pelo Congresso Nacional em 2021, o modelo de federações busca permitir que os partidos atuem de forma unificada em todo o país, funcionando como uma única agremiação por quatro anos.
Eleições
A aliança entre União Brasil e Progressistas deve impactar na disputa eleitoral de 2026. Do lado do União, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já anunciou sua pré-candidatura à presidência da República. Do lado do PP, uma das apostas é o nome da senadora Tereza Cristina (MS).
“O desejo é que a gente possa ser protagonista na construção de uma candidatura que seja alternativa ao que o Brasil vive hoje com o seu governo. Esse é sentimento dominante dentro da federação. Tudo isso vai ser discutido na hora certa, que é 2026. Até lá, liberdade, apoio e suporte para cada um tocar o seu projeto e crescer”, afirmou ACM.
CNN Brasil
-
Polícia13 horas atrás
Mulher morta pelo marido em Rondônia havia solicitado medida protetiva, mas tentou reatar o relacionamento
-
Geral11 horas atrás
Inscrições para o Programa CNH Social serão abertas no dia 30 de maio
-
Polícia5 horas atrás
Suspeito de tentativa de furto é espancado por populares em Porto Velho – VEJA O VÍDEO
-
Polícia10 horas atrás
Homem morre afogado durante festa de aniversário do irmão
-
Geral12 horas atrás
Mais de 100 mil pessoas fazem inscrição para o processo seletivo do governo de RO que concederá auxílio financeiro para a casa própria
-
Polícia12 horas atrás
Jovem de 26 anos morre e outro fica ferido em grave acidente na BR-435 em RO
-
Polícia12 horas atrás
Polícia Civil prende principal suspeito de matar mulher a facadas em Cujubim
-
Polícia12 horas atrás
Homem é executado a tiros no interior de Rondônia