Conecte-se conosco

Geral

Defesa Civil Municipal realiza vistoria em casa que desabou em Porto Velho

Publicado

em

A equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC) realizou, na sexta-feira (31), uma vistoria técnica em uma residência que desabou na rua Salgado Filho, bairro São João Bosco. O imóvel ficou destruído após o incidente, e a Defesa Civil Municipal isolou o local para evitar acidentes.

De acordo com informações preliminares, o desabamento ocorreu no início da manhã, quando a estrutura cedeu e assustou os moradores da região, além de quem passava pelo local. Foram registrados apenas danos materiais. Os vizinhos conseguiram ainda tirar alguns objetos, como, por exemplo, uma motocicleta que estava no local.

Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Felipe Freitas, durante a vistoria, foram analisadas as condições do local e das construções próximas. A área foi isolada para garantir a segurança dos moradores, e foram identificados alguns problemas estruturais que serão confirmados após a conclusão do laudo técnico.

“Quando chegamos, o Corpo de Bombeiros já tinha isolado parte do local e isolamos outro lado, pois com o desabamento, uma vila de apartamentos ao lado também foi atingida”, disse o engenheiro da Defesa Civil.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, os moradores entraram em contato com o órgão por volta das 6h30, quando começaram a ouvir os primeiros estalos. Vale ressaltar que a maioria dos incidentes pode ser prevenida com medidas simples, como observar os primeiros sinais de risco estrutural.

AÇÕES PREVENTIVAS

A Defesa Civil deve fazer a notificação de interdição da área e deve ser concluído nos próximos dias, o relatório final indicando as causas do desabamento e as medidas preventivas que deverão ser adotadas na região para evitar novos incidentes. Segundo o diretor executivo administrativo e operacional da Defesa Civil, Daniel Maciel, se outros locais apresentarem riscos, também serão isolados. Além disso, o órgão mantém equipes de plantão, prontas para atender chamados da população.

“Nosso trabalho é orientar e alertar a população. Pequenas ações podem salvar vidas e evitar grandes prejuízos. Por isso, entre as nossas principais orientações, estão não construir em áreas de encosta ou próximas a barrancos e ainda observar rachaduras nas paredes e pisos. Em caso de algum sinal desses, entre em contato com a Defesa Civil”, finaliza.

Se o morador perceber qualquer indício de desabamento, como barulhos, trincas novas ou o surgimento de água no solo, deve sair do imóvel imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou ainda pelo WhatsApp (69) 98473-2112.

As ações preventivas da Prefeitura de Porto Velho buscam promover uma cultura de segurança e preparar a comunidade para enfrentar os períodos com mais tranquilidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Geral

Mauro Cid passa por audiência no STF e retira tornozeleira eletrônica

Publicado

em

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, passou uma audiência nesta segunda-feira (3) no Supremo Tribunal Federal (STF) e retirou a tornozeleira eletrônica.

Durante a audiência, Cid recebeu as orientações que deverá seguir durante o cumprimento da pena de dois anos de prisão em regime aberto pela condenação na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista. O procedimento foi conduzido por Flavia Martins de
Carvalho, juíza auxiliar do ministro Alexandre de Moraes.

Na semana passada, Moraes determinou o início do cumprimento da condenação. Por ter assinado acordo de delação premiada durante as investigações, Cid não ficará preso.

O militar está proibido de sair de Brasília e deverá cumprir recolhimento domiciliar entre as 20h e as 6h. O recolhimento deverá integral nos finais de semana, ou seja, ele não poderá sair de casa.

Cid também está proibido de portar armas, utilizar as redes sociais e se comunicar com investigados nos processos sobre a trama golpista.

Por ter delatado os fatos que presenciou durante o período em que trabalhou com Bolsonaro, Mauro Cid passará usufruir dos benefícios da delação, deixará de usar tornozeleira eletrônica e poderá ter escolta de agentes da Polícia Federal para fazer a sua segurança e de familiares. Os bens dele também vão ser desbloqueados.

No dia 11 de setembro, por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF condenou Cid, Bolsonaro e mais cinco réus pelos crimes de crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Deputado federal em exercício, ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e respondia somente a três dos cinco crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os recursos de Bolsonaro e demais acusados serão julgados pela Primeira Turma da Corte a partir do dia 7 de novembro.

Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Com foco em inovação e inteligência artificial na educação, governo de RO realiza encontro formativo, em Porto Velho

Publicado

em

De 3 a 7 de novembro, o governo de Rondônia realiza o Encontro Formativo Encomedtec – Ensino Presencial em Tempos de Inovação: Criatividade e Inteligência Artificial Potencializando Saberes, na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 491, Bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho, reunindo professores presenciais dos 1º, 2º e 3º anos do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica, vinculados às 18 Superintendências Regionais de Educação (Supers).

A formação tem como objetivo qualificar os docentes por meio de práticas pedagógicas criativas e inovadoras que integrem o uso da inteligência artificial e a valorização dos saberes regionais. A programação contempla palestras, oficinas e workshops sobre saúde mental na docência, metodologias ativas e uso de tecnologias educacionais, culminando com a apresentação de práticas exitosas dos professores presenciais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento na formação dos educadores é o pilar central de uma educação pública de qualidade. “O governo do estado tem investido na inovação e tecnologia, como instrumentos fundamentais para preparar os jovens para os desafios do mundo moderno”, salientou. 

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, ressaltou que “a mediação tecnológica é uma marca da educação rondoniense. O Encomedtec representa um espaço de troca e construção coletiva, no qual nossos professores se atualizam e fortalecem o compromisso com o ensino inovador e conectado às realidades locais.”

PLANO DE AÇÃO

Com a participação de aproximadamente 430 profissionais, entre docentes das 18 Supers e equipe da Gerência Pedagógica de Mídias Educacionais, o evento integra o Plano de Ação da Gerência Pedagógica de Mídias Educacionais da Seduc e reforça o empenho do governo de Rondônia com a formação continuada e a valorização do magistério.

Fonte: Secom

Continue lendo

Geral

Mulher morre após topar “desafio de bebedeira” em bar e entrar em coma

Publicado

em

Maria José Ardila, mulher colombiana de 22 anos, morreu no hospital na última quinta-feira (30/10), vítima de um coma alcoólico. Ela era mãe de um bebê de apenas dez meses e havia se casado este ano.

Maria havia participado de um “desafio de bebedeira” no dia 25 de outubro, que envolvia seis etapas de consumo diversas bebidas alcoólicas em tempos determinados, cada etapa dava direito a um prêmio, sendo o último uma quantia de 1,5 milhão de pesos colombianos (cerca de R$ 2 mil na cotação atual).

O desafio era proposto pelo próprio local em que Maria estava, uma casa de festas chamada Sagsa Bar, localizada em Calí, cidade na Colômbia.

Regras e prêmios do “desafio de bebedeira” do Sagsa Bar

  • Desafio 1: Duas doses de “cucaracho” (bebida com licor de café e tequila) em 5 segundos – Prêmio: um coquetel grátis.
  • Desafio 2: Tomar três doses em cinco segundos. – Prêmio: cerveja.
  • Desafio 3: Tomar uma cerveja inteira de uma vez, sem parar. – Prêmio: rodada de doses.
  • Desafio 4: Tomar três doses sem as mãos. – Prêmio: uma caneca.
  • Desafio 5:  Beber por 13 segundos seguidos sem parar. – Prêmio: uma garrafa de conhaque.
  • Desafio 6: Oito doses diferentes com cigarro. – Prêmio: 1,5 milhão de pesos colombianos.

“Minha filha faleceu, desligaram os aparelhos ontem à tarde, estamos devastados na clínica, aguardando a chegada do legista e tentando ficar o mais perto possível dela em seus últimos momentos”, disse Andrés Ardila, pai de Maria, ao jornal regional El País.

Maria José Ardila, colombiana de 22 anos

A sogra de Maria, Ingrid Bibiana Carvajal, também se manifestou, em suas redes sociais: “Estamos de luto. Escrevo para informar que minha nora, María José Ardila Alvarez de Carvajal, acaba de falecer aos 22 anos. Meu filho está devastado e meu bebê de 10 meses agora está sem mãe. Meus mais sinceros pêsames ao meu filho e família, assim como aos pais e familiares dela. Que ela descanse em paz”, escreveu.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Trending