Polícia
Rope jump: polícia descobre quem tirou GoPro de jovem morta em queda
João Antônio Pivetta Ribeiro da Silva, um dos presos por envolvimento na morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante um salto de rope jump, foi, segundo a polícia, o responsável por retirar a câmera GoPro acoplada do braço da vítima. Maria Eduarda morreu após ser lançada em queda livre de quase 30 metros da Ponte do Esqueleto, na divisa entre Limeira e Cordeirópolis, interior de São Paulo, no último dia 13.
João Antônio, Gabriel Barros Martins e Evelyne dos Santos Gonçalves foram presos nesse sábado (20/6) por envolvimento na tragédia. Segundo a polícia, Evelyne fazia parte da organização do evento. Eles vão ficar presos temporariamente por cinco dias, mas a Polícia Civil enviou, nesta terça-feira (23/6), um pedido à Justiça para estender as prisões para 30 dias, até o término do inquérito.
Segundo a investigação, João Antônio e Gabriel Barros também faziam parte do grupo “Entre Cordas”, responsável pela realização do evento. Ambos fugiram do local após a morte de Maria Eduarda.
Inicialmente, seis pessoas, entre elas os três instrutores presos por homicídio doloso com dolo eventual e Evelyne, foram detidas e levadas à delegacia. A mulher e outros dois homens foram liberados, enquanto os instrutores Maicon Fernandes Cintra, de 42 anos; Luis Felipe Feliciano Egoroff, de 32; e Vitor de Freitas Gonçalves, de 27, foram autuados em flagrante. A Justiça converteu o flagrante para preventiva no dia seguinte à tragédia.
Conforme publicado pelo Metrópoles, os instrutores negaram o sumiço intencional da GoPro usada por Maria Eduarda. Testemunhas, contudo, afirmaram terem flagrado uma pessoa retirando a câmera.
A reportagem apurou que, após os relatos, a polícia intensificou as investigações com relação ao sumiço da câmera e descobriu que havia mais duas pessoas ligadas aos organizadores do evento.
“Além das prisões temporárias, a Justiça autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados, com a apreensão de aparelhos celulares, equipamentos eletrônicos e outros materiais que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos”, afirmou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) por meio de nota.
Além do crime de homicídio com dolo eventual, uma possível fraude processual dos envolvidos é apurada. A investigação aponta que foram identificados indícios de que conteúdos digitais “potencialmente relevantes à elucidação do caso” foram excluídos pelos suspeitos, o que motivou os pedidos de prisão e mandados de busca e apreensão.
Apesar do cumprimento das ordens de busca e apreensão contra Antônio João, Gabriel Barros e Evelyne, a câmera GoPro ainda não foi encontrada.
Prefeitura proíbe acesso de ponte
- Dois dias após a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, autoridades passaram a discutir medidas para impedir novos acessos à Ponte do Esqueleto, entre Limeira e Cordeirópolis, local onde ocorreu o salto de rope jump que terminou em tragédia.
- Em reunião realizada entre representantes da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e das prefeituras dos dois municípios, também foi debatida a possibilidade de demolição da estrutura.
- Segundo a SPU, os prefeitos de Limeira e Cordeirópolis manifestaram apoio à retirada da ponte e se comprometeram a reforçar os bloqueios já existentes para evitar a entrada de pessoas na área.
- Em Limeira, a prefeitura informou que retomou as ações para fechar acessos irregulares ao local e reabrirá uma vala que havia sido criada para impedir a passagem, mas que acabou sendo aterrada sem autorização do município.
- De acordo com a administração municipal, as medidas atendem a um pedido do governo federal para ampliar a segurança da área enquanto soluções definitivas são avaliadas.
Fonte: Metrópoles
Polícia
Homem é preso após PRF encontrar arma de uso restrito na BR-364
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia apreendeu, no início da noite de ontem (23), uma pistola calibre 9mm carregada com 10 munições. A ação ocorreu no KM 198 da BR-364, município de Pimenta Bueno.
Após análise de risco, uma equipe policial realizou abordagem a um veículo utilitário com dois ocupantes. Durante o início dos procedimentos de fiscalização, os homens foram questionados sobre a existência de ilícitos no automóvel, momento em que o motorista relatou haver um armamento no banco traseiro. Após buscas no local indicado por ele, os policiais encontraram uma arma de fogo, calibre 9mm, de uso restrito, carregada com dez munições e outro carregador vazio. Os materiais estavam acondicionados em uma maleta.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno/RO para os procedimentos cabíveis.
Fonte: PRF
Polícia
Adolescente de 15 anos está desaparecida em Rondônia
Familiares e amigos seguem mobilizados em busca de informações que ajudem a localizar a adolescente Mariany Eduarda Pereira da Rocha, de 15 anos, desaparecida no município de Rolim de Moura, na região da Zona da Mata de Rondônia. O caso tem gerado grande repercussão e mobilização nas redes sociais.
De acordo com relatos da família, a jovem foi vista pela última vez no dia 12 de junho de 2026, por volta das 16h, no bairro Beira Rio. Desde então, não houve mais qualquer contato ou informação confirmada sobre seu paradeiro, o que motivou o acionamento das autoridades e o início das buscas.
Diante da falta de pistas, parentes reforçam o pedido de colaboração da população, solicitando que qualquer informação que possa ajudar na localização da adolescente seja repassada às autoridades ou diretamente aos familiares.
As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Polícia Civil do município. A família também disponibilizou contatos para receber informações que possam contribuir com as investigações.
Enquanto isso, a mobilização continua na região, com expectativa de que novas informações possam ajudar a esclarecer o caso e levar ao reencontro da adolescente com a família.
Fonte: Notícias Urgentes com informações do Ronônia Direto
Polícia
Operação da PM recupera celulares roubados e prende homem por receptação
A ocorrência foi atendida por policiais do Setor 5 Alpha, após uma vítima informar que um aparelho celular subtraído durante um roubo estava sendo rastreado em tempo real. Com base nas informações repassadas, a guarnição iniciou o acompanhamento da localização do dispositivo, dando início à ação policial.
A ocorrência teve início na zona sul da capital e se estendeu até o Residencial Orgulho do Madeira, na zona leste, onde as equipes localizaram o imóvel apontado pelo sistema de rastreamento. No local, os policiais encontraram grande quantidade de aparelhos eletrônicos, entre celulares e tablets, além de materiais utilizados para manutenção, desbloqueio e desmontagem de dispositivos.
Durante a averiguação, foram apreendidos diversos aparelhos de procedência suspeita, alguns deles identificados como produtos de crimes patrimoniais. Diante dos indícios constatados no local, o suspeito recebeu voz de prisão pelo crime de receptação e foi conduzido à Central de Flagrantes, juntamente com os objetos apreendidos, para as providências legais cabíveis.
A ação resultou na recuperação de bens subtraídos e na apreensão de materiais relacionados à receptação de produtos oriundos de furto e roubo, reforçando a atuação do 9º BPM no enfrentamento aos crimes patrimoniais e na preservação da ordem pública.
O 9º BPM orienta que pessoas que tenham sido vítimas de furto ou roubo de aparelhos celulares procurem a Central de Polícia para verificar a possibilidade de localização e reconhecimento de objetos recuperados durante a ocorrência.

Fonte: Polícia Militar
