Polícia
Argentina prende brasileiros na fronteira ligados ao CV
A prisão aconteceu, na tarde de sexta-feira (31), na cidade de Alba Posse, na província de Misiones, que faz fronteira com o município de Porto Mauá, no Rio Grande do Sul.
A polícia de Misiones informou em comunicado que os homens entraram ilegalmente no território argentino.
“A força policial provincial está tentando determinar se eles têm ligações com uma facção de tráfico de drogas”, afirmou a polícia. A imprensa local apontou que a organização em questão se trata do Comando Vermelho, que foi recentemente classificado como organização terrorista pelo governo argentino.
Os detidos foram identificados pelas autoridades como Ednei Carlos D. S., de 25 anos, Luis Eduardo T. de S., de 23 anos, e Jackson S. de J., de 35 anos.
As autoridades disseram que eles são residentes de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, e “não possuíam documentos de imigração válidos nem puderam justificar sua presença na região” no momento da abordagem.
“Segundo os policiais responsáveis pela operação, dois dos homens têm antecedentes por tráfico de drogas em seu país de origem, e o terceiro tem antecedentes por agressão”, informou a polícia.
“Isso motivou a ativação imediata dos protocolos de cooperação internacional para verificar se há mandados de prisão internacionais pendentes contra eles. As autoridades também estão investigando se eles têm conexões na região, entre outras informações necessárias”, completou o comunicado.
A polícia disse estar em contato com a Polícia Militar e Civil do Brasil e “até que informações oficiais sejam recebidas, os três homens permanecerão sob custódia”.
Argentina ativou alerta na fronteira com Brasil após operação no Rio
O Ministério da Segurança da Argentina anunciou a ativação, na quarta-feira (29), um alerta máximo na fronteira com o Brasil para evitar a entrada de criminosos de facções brasileiras no país.
“Determinarei um alerta máximo nas fronteiras para que não haja nenhum tipo de passagem daqueles que devem estar mudando de lugar, [saindo] da centralidade do conflito no Rio”, disse a ministra Patricia Bullrich ao responder uma pergunta do repórter da CNN Radio Argentina na Casa Rosada.
Segundo ela, o alerta “significa olhar com atenção todos os brasileiros” que entram na Argentina, checando os antecedentes dos viajantes. “Claro, não confundindo turistas com membros [de organizações criminosas]”, esclareceu.
Bullrich mencionou especificamente controles na Tríplice Fronteira com o Brasil e o Paraguai. Ela disse, no entanto, que não haverá envio de mais forças de segurança para a região.
Após o anúncio, a ministra argentina publicou a ordem que deu para a Secretaria de Segurança Nacional para que maiores controles sejam implementados.
“Reforçamos as fronteiras para proteger os argentinos diante de qualquer ‘debandada’ que possa ser gerada pelos conflitos no Rio de Janeiro. A segurança do nosso país, sempre primeiro”, escreveu em redes sociais.
No documento, ela pede que “no contexto dos episódios ocorridos na terça 28 de outubro do presente ano na Cidade do Rio de Janeiro” sejam seguidas instruções para o reforço de operações nas zonas da fronteira leste e noroeste do país.
“Este alerta constitui uma medida preventiva derivada da teoria da ‘debandada’ que pode acontecer. Envie aos agentes posicionados na fronteira o manual de reconhecimento de sinais que caracterizam estes grupos narcoterroristas para facilitar às forças as possíveis identificações”, diz o texto.
Bullrich também pede que contatos sejam ativados com as forças policiais brasileiras e do Paraguai para uma tarefa conjunta para garantir a troca de informações e as capacidades operacionais.
Na terça-feira (28), Bullrich afirmou que a Argentina incluiu o Comando Vermelho e o PCC (Primeiro Comando da Capital) no Repet (Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo) do país.
“A Argentina declarou essas duas organizações como narcoterroristas”, disse Bullrich em entrevista ao canal La Nación +, após a operação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos.
Segundo a ministra, há 39 brasileiros em prisões argentinas, dos quais cinco são do Comando Vermelho e “sete ou oito” do PCC.
“Eles estão muito isolados uns dos outros para que não tenham nenhum tipo de poder”, garantiu.
Bullrich explicou que há um controle “muito estrito” sobre os detentos das duas facções, identificados por meio de tatuagens e práticas de ritos de iniciação nas prisões.
CNN Brasil
Polícia
Mulher é presa por suspeita de maus-tratos contra filha autista em Porto Velho
Uma mulher de 39 anos foi presa na noite desta segunda-feira (22), suspeita de cometer maus-tratos contra a própria filha, uma adolescente de 15 anos diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), em Porto Velho (RO).
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, o caso ocorreu em uma residência localizada na Rua Minas Gerais, no bairro Nova Floresta, zona sul da capital. Segundo informações apuradas, houve um desentendimento entre mãe e filha e, durante a confusão, a mulher teria cortado o cabelo da adolescente, fato que causou revolta entre familiares.
A tia da vítima acionou a Polícia Militar, relatando a situação de maus-tratos. Uma equipe foi ao local, ouviu as partes envolvidas e, diante dos fatos constatados, deu voz de prisão à suspeita.
A mulher foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes, onde permaneceu à disposição da Justiça. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhará o caso para adotar as medidas necessárias à proteção da adolescente.
A Polícia Civil ficará responsável pela investigação para esclarecer todas as circunstâncias do ocorrido.

Matéria em atualização.
Fonte: Notícias Urgentes
Polícia
Três detentos são conduzidos à delegacia após tentar estuprar colega de cela no Urso Branco
Três apenados foram conduzidos ao Departamento de Flagrantes na noite desta segunda-feira (22), suspeitos de tentativa de estupro contra um colega de cela na Penitenciária José Mário Alves, conhecida como Urso Branco, em Porto Velho (RO).
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima, um detento de 24 anos, gritou por socorro durante a agressão e conseguiu ser retirada da situação por policiais penais que estavam de plantão na unidade prisional.
Os suspeitos foram identificados, detidos e encaminhados à delegacia, onde foram apresentados à autoridade policial. O caso foi registrado como tentativa de estupro, e os envolvidos permanecem à disposição da Justiça.
A administração da unidade prisional informou que as medidas cabíveis foram adotadas para garantir a segurança da vítima e a apuração dos fatos.

Polícia
Diversas armas são apreendidas em residência após homem agredir e ameaçar de morte a companheira
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Cacoal, com apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Cacoal e do Núcleo de Inteligência (NI), cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de E.F.S., investigado por violência doméstica.
A ação foi desencadeada após a vítima relatar agressões físicas, ameaças e intimidação com uso de armas de fogo. Durante o cumprimento do mandado, os policiais localizaram e apreenderam armas e munições que estavam no imóvel, garantindo a retirada do material e reforçando a segurança da vítima.
A atuação integrada das unidades reforça o compromisso da Polícia Civil na apuração de crimes de violência doméstica e na proteção das vítimas, assegurando resposta rápida e efetiva diante de situações de risco.
Denúncias podem ser realizadas pelo número 197, ou diretamente nas delegacias.
Assessoria da Polícia Civil
-
Polícia17 horas atrásMulher viaja para passar o Natal com familiares e morre esmagada por carreta em Rondônia
-
Polícia18 horas atrásMulher morre esmagada por carreta em Rondônia – VEJA O VÍDEO
-
Polícia19 horas atrásTrês detentos fogem de presídio em Rondônia
-
Polícia13 horas atrásJovem sequestrada em estacionamento é encontrada e duas mulheres são presas
-
Polícia14 horas atrásCorpo em avançado estado de decomposição é encontrado em rio no interior de RO
-
Polícia14 horas atrásMulher é sequestrada em estacionamento de hipermercado e carro usado no crime é encontrado no Orgulho do Madeira
-
Polícia13 horas atrásDiversas armas são apreendidas em residência após homem agredir e ameaçar de morte a companheira
-
Polícia22 horas atrásCachorro sobrevive a acidente e fica ao lado de tutora morta

