Conecte-se conosco

Polícia

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito

Publicado

em

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), deu início à Operação Volta às Aulas. A iniciativa visa organizar o fluxo de veículos, prevenir acidentes e conscientizar pais, alunos e motoristas sobre a importância do respeito às normas de trânsito nos horários de pico.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, disse que a presença dos agentes nas ruas é fundamental para instruir a população e que a prioridade é um trânsito mais humano e seguro. “Com a Operação Volta às Aulas, estamos nas ruas para proteger nossas crianças e garantir que o retorno às escolas seja tranquilo. Pedimos a colaboração de todos os condutores para que reduzam a velocidade próximo às escolas e respeitem a faixa de pedestre. Educação no trânsito se faz com a participação de toda a sociedade”.

O fluxo de veículos em Porto Velho chega a dobrar nos horários de entrada e saída das escolas. Para lidar com esse aumento, agentes de trânsito atuam diretamente na orientação de quem circula pelas vias.

A operação ocorre de forma itinerante, abrangendo unidades escolares nas zonas Leste, Sul e Central da capital. Segundo a supervisora da Semtran, Elaine Medeiros, o foco principal é a segurança viária. “O objetivo é garantir a organização do fluxo nos horários de entrada e saída, promovendo o cumprimento das normas e a preservação da integridade física de toda a comunidade escolar”.

Embora o caráter da ação seja educativo, a fiscalização segue ativa. Condutores que desrespeitarem a preferência do pedestre na faixa ou cometerem infrações que coloquem em risco a segurança estão sujeitos a notificações.

Para quem transita pelas áreas escolares de Porto Velho, a presença da prefeitura tem feito a diferença. Carlos Eduardo, um dos condutores que levava o enteado para a aula relatou que a organização facilitou o trajeto: “Essa ação trabalha auxiliando o trânsito na passagem dos pedestres. Eu encostei e passei sem problemas. O fluxo aqui é intenso, mas a ação melhorou muito a fluidez”.

A legislação de trânsito é clara em locais com grande aglomeração de pessoas, como escolas e hospitais, o condutor é obrigado a reduzir a velocidade, independentemente da presença de faixas ou semáforos.

A agente de trânsito Laíz Rodrigues destaca que pequenos gestos fazem a diferença. “Orientamos que o pedestre sempre sinalize a intenção de atravessar, fazendo o sinal com a mão. Muitos acham que, por estar na faixa, podem entrar direto, mas é preciso dar tempo para o condutor visualizar”. Ela também alerta sobre a atenção redobrada com motociclistas que trafegam nos corredores e o perigo de parar em fila dupla. “Deixar o filho no meio da via coloca a vida da criança em risco. A recomendação é que os pais saiam de casa um pouco mais cedo para evitar o horário de pico e estacionamentos lotados”.

Dicas para uma volta às aulas segura:

Aos pais, saiam de casa com antecedência para evitar pressa e manobras arriscadas.

No desembarque, nunca pare em fila dupla, utilize as vagas permitidas para deixar o aluno com segurança.

Aos pedestres, sempre atravesse sempre na faixa e faça de estender com a mão antes de iniciar a travessia.

Aos motoristas, reduza a velocidade ao se aproximar de áreas escolares e tenha paciência com o aumento do fluxo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mãe e filhas morrem em acidente envolvendo carro e carreta

Publicado

em

Por

Uma mulher morreu e duas filhas dela perderam a vida em um grave acidente registrado na manhã desta segunda-feira (22), na BR-285, em Colorado, no norte do Rio Grande do Sul.

As vítimas foram identificadas como Elizangela Bauermann, de 44 anos, Daiane Bauermann, de 25 anos, e Gisele Bauermann, de 17 anos, conforme confirmação de familiares.

Segundo informações repassadas por parentes, Elizangela estava levando a filha mais velha de volta para o município de Não-Me-Toque, onde a jovem residia e trabalhava. As três costumavam se encontrar nos fins de semana.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão envolveu o veículo em que as três estavam e uma carreta. O acidente ocorreu por volta das 6h45, no km 365 da rodovia. Duas das vítimas chegaram a ficar presas às ferragens.

O condutor da carreta, de 49 anos, não sofreu ferimentos.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da PRF atenderam a ocorrência, enquanto o Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi acionado para realizar os levantamentos no local. Os corpos foram posteriormente removidos.

Continue lendo

Polícia

Seis pessoas ficam feridas em grave acidente em Rondônia

Publicado

em

Por

Um grave acidente de trânsito entre uma caminhonete Toyota Hilux e um Fiat Palio deixou seis pessoas feridas na RO-383 (rodovia Everaldo Góes), nas proximidades do balneário Bola de Ouro, em Cacoal.

A batida frontal provocou grande impacto e causou danos consideráveis aos veículos, principalmente ao Palio, que teve a parte dianteira bastante destruída.

No carro de passeio estavam cinco ocupantes, todos com ferimentos graves. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para atendimento médico na região. Uma das passageiras ficou presa às ferragens e precisou ser retirada com auxílio das equipes de resgate.

Na caminhonete, estavam o motorista e a esposa, que sofreram apenas ferimentos leves e receberam atendimento ainda no local.

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Perícia Técnica atuaram na ocorrência, realizando o resgate das vítimas, o controle do tráfego e os primeiros levantamentos.

As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

Continue lendo

Polícia

Operação Terminus cumpre mandados contra organização criminosa em Rondônia

Publicado

em

Por

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Miguel do Guaporé, com apoio de policiais civis das Delegacias de Costa Marques, Alvorada do Oeste, Urupá, Seringueiras, Ji-Paraná e Rolim de Moura, deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Terminus, com o objetivo de desarticular a atuação de integrantes de organização criminosa envolvidos com tráfico de drogas, ameaças, intimidações e imposição de domínio territorial na região.

As investigações tiveram início após a obtenção de elementos informativos que indicaram a atuação de indivíduos responsáveis por ameaçar moradores, restringir a liberdade de locomoção de vítimas e utilizar o temor coletivo como instrumento de controle social e manutenção de atividades criminosas.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco na cidade de São Miguel do Guaporé e um no município de Rolim de Moura.

No decorrer das diligências, uma pessoa foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Foram apreendidos entorpecentes, uma arma de fogo, aparelhos celulares e outros materiais de interesse para o prosseguimento das investigações.

O nome da operação faz referência ao termo latino “Terminus”, que significa limite ou fronteira, simbolizando a atuação do Estado na contenção da expansão das atividades criminosas investigadas, reafirmando a presença do poder público e a proteção da população.

A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade organizada, a proteção da população e a promoção da segurança pública, atuando de forma integrada, estratégica e permanente na repressão às atividades ilícitas em todo o Estado.

Fonte: Polícia Civil

Continue lendo

Trending