Conecte-se conosco

Geral

Mulher declarada morta pelo Samu deixa hospital após 19 dias e comove equipe médica

Publicado

em

A mulher de 29 anos atropelada em Bauru (SP) e que chegou a ser dada como morta pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu alta hospitalar após 19 dias internada, sendo nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Fernanda Cristina Policarpo deixou o Hospital de Base na tarde desta quinta-feira (5), ainda em maca e com dificuldades para andar e falar.

O atropelamento ocorreu no dia 18 de janeiro, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. Na ocasião, uma médica do Samu chegou a declarar o óbito da vítima, mas Fernanda foi reanimada posteriormente por um médico da concessionária responsável pela administração da via.

Segundo o médico intensivista Bruno Rosa, que acompanhou o tratamento, Fernanda deu entrada no hospital em estado gravíssimo, mas apresentou evolução significativa ao longo da internação. Ela recebeu alta consciente, orientada e sem a necessidade de alimentação por sonda. No entanto, o especialista ressaltou que a recuperação completa ainda exige acompanhamento contínuo.

“Ela sai um pouco fraca. Os próximos passos envolvem acompanhamento na Unidade Básica de Saúde e, principalmente, apoio multidisciplinar, com fisioterapia e outros cuidados necessários para a recuperação dos movimentos”, explicou o médico.

No dia 24 de janeiro, Fernanda apresentou os primeiros sinais de melhora ao responder a estímulos após uma semana internada. Dois dias depois, recebeu alta da UTI e foi transferida para um leito de enfermaria, onde permaneceu até a liberação médica.

A alta foi marcada por uma homenagem organizada por funcionários do hospital e familiares. No corredor da unidade, eles celebraram o momento com bexigas e músicas. Mesmo com dificuldade para falar, Fernanda afirmou que estava bem. Ela foi levada para casa em uma ambulância do próprio hospital.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rua do Hexa terá programação especial para corredores de rua e crianças nesta terça-feira (23)

Publicado

em

Por

A bola segue rolando na Copa do Mundo FIFA e a programação da Rua do Hexa para esta terça-feira (23) contará com muita animação e incentivo à prática esportiva com a realização de mais uma edição da Fun Pace, saindo em frente ao Prédio do Relógio.

Um grande treino educativo de corrida de rua será realizado para o público presente a partir das 18h. A largada dos corredores, que percorrerão um trajeto de cinco quilômetros pelas ruas do centro da cidade, está prevista para às 19h30.

Para a criançada, a estrutura de brinquedos infláveis, mesas de jogos e outros atrativos seguirá disponível durante toda a noite, garantindo diversão, saúde e lazer para toda a família.

“A Rua do Hexa é de toda a população porto-velhense, um espaço preparado com muito carinho para receber as famílias e proporcionar experiências memoráveis. Todos estão convidados. Não percam!”, destacou o prefeito Léo Moraes.

Localizada em um dos pontos mais históricos de Porto Velho, a Rua do Hexa funciona no cruzamento das avenidas Farquar e Sete de Setembro, reunindo esporte, entretenimento e integração comunitária em um ambiente seguro e acolhedor.

Participe e venha viver mais uma noite especial na Rua do Hexa!

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Porto Velho terá quatro dias de cultura e muita animação

Publicado

em

Por

A partir das 17h da próxima quinta-feira (25), os portões do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré serão abertos para receber os visitantes da edição 2026 do Arraiá do Bera. Promovido pela Prefeitura de Porto Velho, o evento promete diversão, cultura e momentos especiais em família para os moradores da capital rondoniense.

A programação acontece entre os dias 25 e 28 de junho e contará com apresentações musicais, brinquedos para as crianças, espaço dedicado à economia criativa e uma grande variedade de comidas típicas da região Norte.

Durante todos os dias de festa haverá discotecagem com o DJ Lacaia, apresentação do Boto Madeirinho e shows de forró pé de serra. A tradicional competição entre quadrilhas também será um dos destaques do evento, com premiação total de R$ 45 mil para os grupos vencedores.

Segundo o prefeito Léo Moraes, serão quatro dias de celebração da cultura local em um dos espaços mais históricos da cidade, com uma estrutura especialmente preparada para proporcionar conforto, segurança e entretenimento ao público.

“Essa é a segunda edição do Arraiá do Bera, um evento que já se consolidou na agenda cultural da nossa cidade. Toda a população está convidada para participar dessa festa, celebrar a nossa história e manter acesa a chama do pertencimento de cada cidadão ao nosso município”.

A entrada é gratuita. Não perca essa grande festa e venha celebrar a cultura de Porto Velho no Arraiá do Bera 2026.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Inscrições para premiação do ProAR seguem abertas até 5 de julho

Publicado

em

Por

O governo de Rondônia publicou, o edital do processo seletivo para premiação do Programa Avança Rondônia (ProAR), na categoria Inovação em Práticas Pedagógicas, na sexta-feira (19). A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores desenvolvidos por professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino que contribuíram para a melhoria da aprendizagem e da proficiência dos estudantes ao longo de 2025.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 5 de julho, de forma on-line, por meio dos link´s disponibilizados no edital por cada Superintendência Regional de Educação (Super). Podem participar professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual que tenham desenvolvido, em 2025, práticas pedagógicas inovadoras de iniciativa própria. Cada candidato poderá inscrever apenas um projeto, acompanhado de relato de experiência, evidências e materiais comprobatórios da execução da ação.

O processo seletivo será composto por quatro etapas:

  • Triagem;
  • Seleção técnica pedagógica;
  • Seleção final; e
  • Premiação.

Conforme o edital, a iniciativa premiará as 20 melhores práticas, no valor de R$ 5 mil, por professor premiado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reconhecer iniciativas que promovem inovação em sala de aula é incentivar a busca contínua por práticas que contribuam para o desenvolvimento dos estudantes. “O ProAR impulsiona uma educação cada vez mais eficiente, inclusiva e voltada para resultados”, evidenciou. 

A secretário da Seduc, Massud Badra, destacou que a premiação busca evidenciar experiências exitosas desenvolvidas pelos docentes e estimular a disseminação de práticas que gerem impacto positivo na aprendizagem. “O reconhecimento das ações inovadoras amplia o protagonismo dos professores e contribui para a construção de um ambiente educacional mais dinâmico, criativo e alinhado às necessidades dos estudantes. O processo seletivo também possibilita compartilhar experiências que podem inspirar outras unidades escolares da rede.”

INDICADORES EDUCACIONAIS 

Instituído pela Lei nº 6.087, de 21 de julho de 2025, o Programa Avança Rondônia tem como foco a melhoria dos indicadores educacionais da Rede Estadual. Na categoria Inovação em Práticas Pedagógicas, serão avaliados projetos cuja concepção, planejamento e execução tenham sido realizados exclusivamente pelos professores, considerando metodologias e estratégias que apresentem melhorias significativas para o ensino e a aprendizagem nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Trending