Geral
Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal
Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontade de viver. Ela é servidora pública da Prefeitura de Porto Velho há 35 anos, onde atua como auxiliar administrativa, na área da saúde do servidor público. Sua história é um exemplo de esforço, disciplina e amor pelo trabalho.
“Na época, não existia concurso público no município, eu comecei a trabalhar como menor aprendiz e fui efetivada com 18 anos. Eu vim de Rio Branco com minha família, meu pai era militar e eles precisavam aqui de pessoas para trabalharem na Prefeitura e, como surgiu a oportunidade, eu não deixei escapar”, disse Sônia Mendes.
SUPERANDO BARREIRAS
Ao mesmo tempo em que ficou feliz por ser efetivada na Prefeitura, foi nesse mesmo período que algo inesperado aconteceu: Sônia se tornou cadeirante aos 18 anos, após um assalto em que foi atingida por uma arma de fogo. Ela encontrou no serviço público não apenas uma carreira, mas uma missão de vida. Sua trajetória, marcada por desafios e conquistas, inspira colegas e reforça a importância da inclusão no ambiente de trabalho.

“Foi um período complicado, porque eu não sabia o que enfrentaria. Sofri um assalto e fui atingida com um disparo na região do meu ombro. Foi uma lesão muito grave, por pouco não fiquei tetraplégica e, graças a Deus, após muita batalha, os movimentos dos meus braços voltaram. Mas eu fiquei com muito medo de não conseguir mais trabalhar”, concluiu.
LIÇÃO DE VIDA
Desistir nunca foi uma opção. O retorno ao trabalho não foi fácil, principalmente no que se refere à acessibilidade. A servidora conta que sentiu dificuldade com o transporte e locais que não contavam, por exemplo, com rampas para cadeirantes. Com apoio da família e uma determinação inabalável, ela se tornou uma voz ativa na luta por acessibilidade e respeito.
“Foi degrau por degrau, aos pouquinhos eu retornei ao trabalho, porque quando a gente anda, a gente faz tudo e quando eu retornei ao serviço de cadeira de rodas, eu tive que me adaptar ao novo. Eu ficava com medo de alguém passar uma missão e eu não conseguir executar. Mas eu nunca desisti, lutei muito e por isso estou há 35 anos nesse trabalho que eu tenho muito orgulho de desenvolver até hoje”, declarou a servidora pública.

Sônia Mendes, aos 53 anos de idade, é prova de que o amor pela profissão pode vencer obstáculos físicos, emocionais e sociais. Sua presença no serviço público municipal é um lembrete de que todos, independentemente de suas limitações, têm algo valioso a oferecer. Atualmente, é formada como psicóloga, pós-graduada em avaliação psicológica, especialista em pessoas com deficiência e, ainda, estuda inglês.
AMOR PELO SERVIÇO PÚBLICO
O funcionalismo público tem desafios, como lidar com burocracias e demandas complexas. Porém, o amor pela profissão é o que impulsiona muitos a superar obstáculos diariamente. Além disso, é uma paixão que move pessoas dedicadas a servir à sociedade com comprometimento e entusiasmo. A servidora inspira novos profissionais e mantém viva a missão de construir uma sociedade mais justa e eficiente.

“No dia do Servidor Público, quero aqui expressar meu profundo respeito e gratidão a todos os homens e mulheres que dedicam seu talento, esforço e compromisso ao serviço da nossa Porto Velho. A história da Sônia é inspiradora em meio a tantas outras que contribuem com a nossa capital. Lembrar que vocês são a força que move a administração pública e garante que os direitos e serviços cheguem de fato à população”, disse o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes.
“Parabéns para os servidores públicos, porque ser servidor é servir, é ter empatia, é ter paciência. Sabemos da importância dos nossos trabalhos e continuaremos juntos, trabalhando com dedicação. Hoje, fazendo uma avaliação da minha trajetória, tenho muito orgulho do que construí até aqui e de muitas outras coisas virão”, finaliza Sônia Mendes.
HOMENAGEM

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, é uma data dedicada a homenagear todos os profissionais que atuam no serviço público, garantindo o funcionamento das instituições e o atendimento à população.
Neste dia, a Prefeitura de Porto Velho reafirma a importância da valorização desses profissionais, reconhecendo seus esforços, e a importância de melhores condições de trabalho, respeito e investimento em capacitação. São homens e mulheres que, diariamente, trabalham para oferecer serviços essenciais nas áreas da saúde, educação, segurança, assistência social, entre muitas outras.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro
Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecimento da economia local, pois atrai novos investimentos. Para atender quem busca se capacitar profissionalmente, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), está com inscrições abertas, até o dia 3 de novembro, para cursos profissionalizantes presenciais, cujas inscrições podem ser realizadas, através do link disponibilizado no site da instituição:
Os cursos serão ministrados na sede da Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep e nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros. O critério de seleção é a ordem de inscrição, garantindo as vagas, portanto, os primeiros inscritos que cumprirem todos os requisitos. Os alunos receberão certificado mediante à participação em todas as atividades e avaliações. Além de atualizar o currículo, os participantes se habilitam a ocupar um posto de trabalho ou investir o seu conhecimento no empreendedorismo.
PRIMEIRO EMPREGO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ensino profissionalizante representa um significativo avanço no desenvolvimento socioeconômico do estado, porque o trabalhador capacitado contribui na geração de emprego e renda. “Depois que a educação profissional se expandiu no cenário rondoniense, há um grande número de cidadãos que estão construindo uma carreira de sucesso, seja trabalhando em uma empresa já estabelecida, seja abrindo o próprio negócio”, ressaltou.
Mas, não é apenas quem já trabalha que se beneficia. Luís Gabriel Silva Leite, de 16 anos, está no primeiro ano do ensino médio e já se capacita, mirando o primeiro emprego. “Comecei neste mês de outubro, o Curso de Assistente Administrativo, que termina em dezembro deste ano. Escolhi essa área, porque é importante saber administrar nossa vida pessoal e profissional”, argumentou o estudante, que mora no Bairro Nova Esperança, na Capital.
Esse avanço na empregabilidade é testemunhado também pela presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira. “Muitos jovens aceleram a sua inserção no mercado de trabalho graças à formação. Os estudantes rondonienses contam hoje com uma variedade de cursos em diversas áreas e formatos, permitindo desta forma um amplo leque de oportunidades”, destacou.
CURSOS OFERTADOS
Etec
- Excel do Básico ao Avançado
- Informática Básica
- Auxiliar Administrativo
- Oratória
- Operador de Drone
- Auxiliar Administrativo
Orlando Freire
- Oratória
- Excel do Básico ao Avançado
- Gestão Ambiental
- Espanhol Aplicado ao Turismo
- Inglês Instrumental I
- Inglês Instrumental II
- Maquiagem para Festa
- Contabilidade Básica
- Primeiros Socorros
- Inglês Aplicado ao Turismo I
- Inglês Aplicado ao Turismo II
- Saúde e Segurança no Trabalho
- Gestão de Marketing
- Introdução à Segurança do Trabalho
- Português Aplicado ao Turismo e Lazer
Flora Calheiros
- Penteados e Tranças
- Artesanato em Papel – Origami
- Flores Gigantes
- Informática Básica
- Auxiliar Administrativo
- Técnica de Limpeza e Conservação do Ambiente
- Design de Sobrancelhas
- Introdução à Inteligência Artificial
- Relações Interpessoais
Fonte: Secom
Geral
Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas
Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a Prefeitura de Porto Velho segue empenhada em viabilizar o quanto antes o repasse de R$ 200 milhões para investimentos que prometem transformar a qualidade de vida dos porto-velhenses.
Nesta semana, o prefeito Léo Moraes esteve em Brasília (DF) para articular junto ao governo federal a liberação dos recursos, cujo principal objetivo é solucionar definitivamente o problema histórico das alagações no perímetro urbano da capital rondoniense.
“Esses R$ 200 milhões serão aplicados na macrodrenagem da cidade, para enfrentarmos um problema que há décadas machuca e maltrata o porto-velhense. Aliado às soluções já colocadas em prática, esse recurso será fundamental para a nossa gestão”, afirmou Léo Moraes.
Desde o início do ano, a Prefeitura vem executando ações modernas e eficientes de combate às alagações, como a implantação de piscinas naturais, ecobarreiras, bueiros inteligentes, além de obras de drenagem e serviços contínuos de limpeza urbana.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Rondônia discute avanços e desafios da Assistência Social durante Conferência, em Porto Velho
A situação atual da Assistência Social no estado e os avanços e desafios enfrentados pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) estiveram em debate de sexta-feira (24) a domingo (26), em Porto Velho, por ocasião da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento que teve como tema nacional “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, contou com a presença de mais de 300 delegados eleitos nas etapas municipais, delegados natos oriundos do Conselho Estadual de Assistência Social e convidados.
Na abertura, representando a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o diretor de Políticas Públicas, Bruno Afonso, citou os avanços implementados pelo governo de Rondônia a partir de 2019, entre eles o aumento do orçamento em mais de 100%, o que possibilitou a criação e expansão de programas socioassistenciais, bem como estruturação e restruturação de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Conselhos Tutelares, incluindo construção de prédios, equipagem e entrega de veículos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “as conferências são fundamentais para serem feitos os levantamentos das necessidades e apontadas as soluções nas etapas municipal e estadual para serem levadas à etapa nacional”, salientou.
Entre os avanços da atuação do estado voltadas à população em situação vulnerável, estão programas como o Mamãe Cheguei, que recentemente teve o kit enxoval para o recém-nascido incrementado com o berço portátil e o Crescendo Bem, que passou a atender às famílias com crianças a partir da gestação aos 6 anos de idade, nos 52 municípios do estado, com a adesão dos 19 que não eram beneficiados com as ações do programa federal Criança Feliz.
Com a ampliação do Crescendo Bem, além do auxílio financeiro de R$ 100 mensais, as famílias com gestantes ou crianças de 0 a 6 anos receberão orientações das equipes dos programas estadual e federal em visitas domiciliares. No caso das gestantes, serão duas visitas por mês e, após o nascimento do bebê serão quatro visitas.
Os eixos temáticos em discussão nos três dias, incluíram:
- Universalização do Suas: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
- Aperfeiçoamento Contínuo do Suas: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
- Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas);
- Gestão Democrática, Informação no Suas e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no Suas; e
- Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.
Ao final foram eleitos 24 delegados que representarão o estado na etapa nacional, que acontecerá de 6 a 9 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Fonte: Secom
-
Polícia8 horas atrásNúmero de mortos em megaoperação no Rio ultrapassa 130
-
Polícia8 horas atrásMoradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
-
Polícia20 horas atrásJovem é agredido por integrantes de facção em Porto Velho
-
Polícia5 horas atrásPM de Rondônia emite nota de pesar por policiais mortos em operação no Rio
-
Polícia6 horas atrásÔnibus com passageiros é atingido por carreta na BR-364, próximo à Curva da Morte
-
Polícia8 horas atrásHomem sofre mal súbito e morre no meio da rua
-
Polícia22 horas atrásBebê morre após ser jogado pela janela pela irmã de 5 anos
-
Geral22 horas atrásMoraes manda PGR se manifestar sobre operação policial no Rio

