Conecte-se conosco

Geral

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal

Publicado

em

Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontade de viver. Ela é servidora pública da Prefeitura de Porto Velho há 35 anos, onde atua como auxiliar administrativa, na área da saúde do servidor público. Sua história é um exemplo de esforço, disciplina e amor pelo trabalho.

“Na época, não existia concurso público no município, eu comecei a trabalhar como menor aprendiz e fui efetivada com 18 anos. Eu vim de Rio Branco com minha família, meu pai era militar e eles precisavam aqui de pessoas para trabalharem na Prefeitura e, como surgiu a oportunidade, eu não deixei escapar”, disse Sônia Mendes.

SUPERANDO BARREIRAS

Ao mesmo tempo em que ficou feliz por ser efetivada na Prefeitura, foi nesse mesmo período que algo inesperado aconteceu: Sônia se tornou cadeirante aos 18 anos, após um assalto em que foi atingida por uma arma de fogo. Ela encontrou no serviço público não apenas uma carreira, mas uma missão de vida. Sua trajetória, marcada por desafios e conquistas, inspira colegas e reforça a importância da inclusão no ambiente de trabalho.

“Foi um período complicado, porque eu não sabia o que enfrentaria. Sofri um assalto e fui atingida com um disparo na região do meu ombro. Foi uma lesão muito grave, por pouco não fiquei tetraplégica e, graças a Deus, após muita batalha, os movimentos dos meus braços voltaram. Mas eu fiquei com muito medo de não conseguir mais trabalhar”, concluiu.

LIÇÃO DE VIDA

Desistir nunca foi uma opção. O retorno ao trabalho não foi fácil, principalmente no que se refere à acessibilidade. A servidora conta que sentiu dificuldade com o transporte e locais que não contavam, por exemplo, com rampas para cadeirantes. Com apoio da família e uma determinação inabalável, ela se tornou uma voz ativa na luta por acessibilidade e respeito.

“Foi degrau por degrau, aos pouquinhos eu retornei ao trabalho, porque quando a gente anda, a gente faz tudo e quando eu retornei ao serviço de cadeira de rodas, eu tive que me adaptar ao novo. Eu ficava com medo de alguém passar uma missão e eu não conseguir executar. Mas eu nunca desisti, lutei muito e por isso estou há 35 anos nesse trabalho que eu tenho muito orgulho de desenvolver até hoje”, declarou a servidora pública.

Sônia Mendes, aos 53 anos de idade, é prova de que o amor pela profissão pode vencer obstáculos físicos, emocionais e sociais. Sua presença no serviço público municipal é um lembrete de que todos, independentemente de suas limitações, têm algo valioso a oferecer. Atualmente, é formada como psicóloga, pós-graduada em avaliação psicológica, especialista em pessoas com deficiência e, ainda, estuda inglês.

AMOR PELO SERVIÇO PÚBLICO

O funcionalismo público tem desafios, como lidar com burocracias e demandas complexas. Porém, o amor pela profissão é o que impulsiona muitos a superar obstáculos diariamente. Além disso, é uma paixão que move pessoas dedicadas a servir à sociedade com comprometimento e entusiasmo. A servidora inspira novos profissionais e mantém viva a missão de construir uma sociedade mais justa e eficiente.

“No dia do Servidor Público, quero aqui expressar meu profundo respeito e gratidão a todos os homens e mulheres que dedicam seu talento, esforço e compromisso ao serviço da nossa Porto Velho. A história da Sônia é inspiradora em meio a tantas outras que contribuem com a nossa capital. Lembrar que vocês são a força que move a administração pública e garante que os direitos e serviços cheguem de fato à população”, disse o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes.

“Parabéns para os servidores públicos, porque ser servidor é servir, é ter empatia, é ter paciência. Sabemos da importância dos nossos trabalhos e continuaremos juntos, trabalhando com dedicação. Hoje, fazendo uma avaliação da minha trajetória, tenho muito orgulho do que construí até aqui e de muitas outras coisas virão”, finaliza Sônia Mendes.

HOMENAGEM

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, é uma data dedicada a homenagear todos os profissionais que atuam no serviço público, garantindo o funcionamento das instituições e o atendimento à população.

Neste dia, a Prefeitura de Porto Velho reafirma a importância da valorização desses profissionais, reconhecendo seus esforços, e a importância de melhores condições de trabalho, respeito e investimento em capacitação. São homens e mulheres que, diariamente, trabalham para oferecer serviços essenciais nas áreas da saúde, educação, segurança, assistência social, entre muitas outras.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Geral

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

Publicado

em

O governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) nesta terça-feira (23) liberando o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retido para aqueles que haviam optado pelo saque-aniversário. A liberação do saque valerá para quem foi demitido entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o saque será feito em duas parcelas. A primeira parcela, de até R$ 1.800, será paga até o dia 30 de dezembro. A segunda parcela vai liberar o valor restante na conta do trabalhador até o dia 12 de fevereiro de 2026.

A consulta do saldo pode ser feita diretamente no aplicativo do FGTS e o calendário de liberação do valor referên será divulgado pela Caixa.

“Estamos corrigindo injustiças criadas pela lei do Saque-Aniversário, que castiga o trabalhador quando ele é demitido. Estamos fazendo isso enquanto não surgem as condições políticas para que essa lei seja revogada”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

De todos aqueles beneficiados com a medida, 87% receberão o dinheiro diretamente na conta bancária cadastrada no aplicativo do FGTS. Quem não tem conta cadastrada poderá sacar o valor nos caixas eletrônicos do banco, em casas lotéricas ou nos pontos Caixa Aqui.

No total, 14,1 milhões de trabalhadores serão beneficiados com a MP. O valor liberado chegará a R$ 7,8 bilhões.

Empréstimos

Parte dos beneficiados pela MP não poderão sacar o valor integral porque o saldo está comprometido com empréstimos bancários. “Além disso, há trabalhadores que têm todo o saldo comprometido e não possuem valores disponíveis para saque”, explicou o MTE.

Em novembro, foram anunciadas novas regras limitando a antecipação do saque-aniversário. A mudança altera o funcionamento dos empréstimos que permitem ao trabalhador antecipar valores futuros do fundo.

Saque-aniversário

Criada em 2019, a modalidade permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário. A adesão é opcional e pode ser feita pelo aplicativo FGTS, no site da Caixa ou nas agências. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa – mantendo apenas o direito à multa rescisória de 40%.

Fonte: Agência Brasil

LEIA MAIS:

Quando cai a segunda parcela do décimo terceiro (13º) salário em 2025?

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro hoje

Governo de RO divulga calendário de pagamento do IPVA 2026

Continue lendo

Geral

Governo de RO divulga calendário de pagamento do IPVA 2026

Publicado

em

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. Os prazos são escalonados conforme o número final da placa do veículo e contemplam opções de quitação antecipada com descontos para os contribuintes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a divulgação antecipada do calendário assegura maior previsibilidade e organização financeira à população, permitindo que os proprietários de veículos se programem com antecedência para o cumprimento de suas obrigações tributárias.

Os prazos são escalonados conforme o número final da placa do veículo

De acordo com o calendário oficial, os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única com desconto de 10% ou 5%, ou ainda pela quitação sem desconto, respeitando as datas estabelecidas para cada final de placa.

O secretário de Estado de Finanças, Luís Fernando, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso da Sefin com a transparência, a orientação e o bom atendimento ao contribuinte. “A organização do calendário possibilita um melhor planejamento financeiro por parte do cidadão e o aproveitamento dos benefícios oferecidos. A Sefin atua para garantir informações claras, acessíveis e um atendimento simples, rápido e seguro”, afirmou. 

PARCELAMENTO DE DÉBITOS

Contribuintes com débitos de IPVA de exercícios anteriores podem regularizar a situação por meio do parcelamento em até nove parcelas mensais consecutivas, conforme a regulamentação vigente.

A medida tem como objetivo facilitar a regularização fiscal, permitindo que o contribuinte organize seus débitos e mantenha a situação do veículo regularizada.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A Sefin alerta que as datas previstas no calendário do IPVA 2026 podem sofrer ajustes em razão de feriados nacionais, estaduais ou municipais.

Para mais informações, os contribuintes podem acessar a página da Agência Virtual da Sefin, baixar o aplicativo Sefin App, ou utilizar o atendimento pelo WhatsApp no número (69) 3211-6116, que oferece orientações e esclarecimentos de forma virtual.

Fonte: Secom

LEIA MAIS:

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

Quando cai a segunda parcela do décimo terceiro (13º) salário em 2025?

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro hoje

Continue lendo

Geral

Projeto social do TJ/RO garante novos equipamentos para unidades de acolhimento da Prefeitura

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Prefeitura de Porto Velho, foi contemplada com recursos do projeto social da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) da comarca de Porto Velho. O valor destinado é de R$ 55.042,30, que foi utilizado na aquisição de equipamentos elétricos, eletrônicos e digitais, como computadores, televisores, caixas de som de karaokê, bebedouros, cafeteiras e fritadeiras, entre outros, para suprir as necessidades das unidades de acolhimento.

A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), da comarca de Porto Velho, divulgou edital no final do primeiro semestre de 2025 para que entidades e instituições públicas ou privadas apresentassem projetos voltados à captação de recursos destinados a ações sociais. As instituições deveriam ser previamente conveniadas e possuir finalidade social de caráter essencial nas áreas de segurança pública, educação, saúde e meio ambiente.

O financiamento dos projetos é realizado pela Vepema, com a destinação de recursos que têm como origem as penas e medidas pecuniárias (pagamento em dinheiro) impostas pela Justiça na área criminal. Essas penas são restritivas de direitos, consistindo no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes ou a entidades públicas ou privadas com finalidade social, em valor fixado judicialmente.

As entidades públicas e privadas que participaram do edital, para ser beneficiadas deveriam apresentar seus projetos sociais, encaminhados por meio de ofício contendo: os roteiros básicos, a documentação, certidões e no mínimo três cotações. A Semias cumpriu todas as exigências e teve seu projeto aprovado, garantindo o repasse de mais de R$ 55 mil para fortalecer a estrutura das unidades de acolhimento da capital.

“Esse investimento garante mais qualidade, conforto e eficiência nos serviços prestados às pessoas que dependem da rede de proteção social da Prefeitura. Representa mais um avanço no trabalho sério que a Semias vem desenvolvendo e uma oportunidade de ampliar nossa capacidade de acolher e cuidar da população que mais precisa”, afirmou a secretária municipal de Inclusão e Assistência Social, Lucília Muniz de Queiroz.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending