Conecte-se conosco

Geral

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal

Publicado

em

Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontade de viver. Ela é servidora pública da Prefeitura de Porto Velho há 35 anos, onde atua como auxiliar administrativa, na área da saúde do servidor público. Sua história é um exemplo de esforço, disciplina e amor pelo trabalho.

“Na época, não existia concurso público no município, eu comecei a trabalhar como menor aprendiz e fui efetivada com 18 anos. Eu vim de Rio Branco com minha família, meu pai era militar e eles precisavam aqui de pessoas para trabalharem na Prefeitura e, como surgiu a oportunidade, eu não deixei escapar”, disse Sônia Mendes.

SUPERANDO BARREIRAS

Ao mesmo tempo em que ficou feliz por ser efetivada na Prefeitura, foi nesse mesmo período que algo inesperado aconteceu: Sônia se tornou cadeirante aos 18 anos, após um assalto em que foi atingida por uma arma de fogo. Ela encontrou no serviço público não apenas uma carreira, mas uma missão de vida. Sua trajetória, marcada por desafios e conquistas, inspira colegas e reforça a importância da inclusão no ambiente de trabalho.

“Foi um período complicado, porque eu não sabia o que enfrentaria. Sofri um assalto e fui atingida com um disparo na região do meu ombro. Foi uma lesão muito grave, por pouco não fiquei tetraplégica e, graças a Deus, após muita batalha, os movimentos dos meus braços voltaram. Mas eu fiquei com muito medo de não conseguir mais trabalhar”, concluiu.

LIÇÃO DE VIDA

Desistir nunca foi uma opção. O retorno ao trabalho não foi fácil, principalmente no que se refere à acessibilidade. A servidora conta que sentiu dificuldade com o transporte e locais que não contavam, por exemplo, com rampas para cadeirantes. Com apoio da família e uma determinação inabalável, ela se tornou uma voz ativa na luta por acessibilidade e respeito.

“Foi degrau por degrau, aos pouquinhos eu retornei ao trabalho, porque quando a gente anda, a gente faz tudo e quando eu retornei ao serviço de cadeira de rodas, eu tive que me adaptar ao novo. Eu ficava com medo de alguém passar uma missão e eu não conseguir executar. Mas eu nunca desisti, lutei muito e por isso estou há 35 anos nesse trabalho que eu tenho muito orgulho de desenvolver até hoje”, declarou a servidora pública.

Sônia Mendes, aos 53 anos de idade, é prova de que o amor pela profissão pode vencer obstáculos físicos, emocionais e sociais. Sua presença no serviço público municipal é um lembrete de que todos, independentemente de suas limitações, têm algo valioso a oferecer. Atualmente, é formada como psicóloga, pós-graduada em avaliação psicológica, especialista em pessoas com deficiência e, ainda, estuda inglês.

AMOR PELO SERVIÇO PÚBLICO

O funcionalismo público tem desafios, como lidar com burocracias e demandas complexas. Porém, o amor pela profissão é o que impulsiona muitos a superar obstáculos diariamente. Além disso, é uma paixão que move pessoas dedicadas a servir à sociedade com comprometimento e entusiasmo. A servidora inspira novos profissionais e mantém viva a missão de construir uma sociedade mais justa e eficiente.

“No dia do Servidor Público, quero aqui expressar meu profundo respeito e gratidão a todos os homens e mulheres que dedicam seu talento, esforço e compromisso ao serviço da nossa Porto Velho. A história da Sônia é inspiradora em meio a tantas outras que contribuem com a nossa capital. Lembrar que vocês são a força que move a administração pública e garante que os direitos e serviços cheguem de fato à população”, disse o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes.

“Parabéns para os servidores públicos, porque ser servidor é servir, é ter empatia, é ter paciência. Sabemos da importância dos nossos trabalhos e continuaremos juntos, trabalhando com dedicação. Hoje, fazendo uma avaliação da minha trajetória, tenho muito orgulho do que construí até aqui e de muitas outras coisas virão”, finaliza Sônia Mendes.

HOMENAGEM

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, é uma data dedicada a homenagear todos os profissionais que atuam no serviço público, garantindo o funcionamento das instituições e o atendimento à população.

Neste dia, a Prefeitura de Porto Velho reafirma a importância da valorização desses profissionais, reconhecendo seus esforços, e a importância de melhores condições de trabalho, respeito e investimento em capacitação. São homens e mulheres que, diariamente, trabalham para oferecer serviços essenciais nas áreas da saúde, educação, segurança, assistência social, entre muitas outras.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Geral

Reforma da UPA Leste representa avanço significativo para a saúde da capital

Publicado

em

A aguardada reforma da UPA Leste, localizada na avenida Mamoré, em Porto Velho, segue em andamento e promete entregar à população uma estrutura totalmente remodelada, proporcionando melhores condições de atendimento aos usuários do sistema público de saúde de urgência e emergência.

Nesta etapa da obra, estão sendo executadas intervenções na pintura, pisos e telhado, além da modernização dos sistemas elétrico e sanitário. O projeto também contempla a construção de pátio e estacionamento, integrados a uma área com paisagismo e plantio de grama, garantindo mais conforto e acessibilidade.

De acordo com a diretora da UPA Leste, Fernanda Medeiros, a reforma está em andamento desde o mês de setembro. Mesmo com as obras, os atendimentos seguem normalmente graças ao trabalho da equipe, que atua na unidade provisória.

A reforma da UPA Leste vai agregar muito à saúde pública da nossa cidade, descatou Fernanda Medeiros

A reforma da UPA Leste vai agregar muito à saúde pública da nossa cidade, descatou Fernanda Medeiros

“A reforma da UPA Leste vai agregar muito à saúde pública da nossa cidade. Será um grande avanço na qualidade do atendimento. Vale destacar que, em nenhum momento, houve paralisação dos atendimentos”, afirmou Fernanda Medeiros.

Atualmente, a UPA Leste provisória funciona na rua Fernando Corona, nº 2704, esquina com a rua Plácido de Castro, no bairro Juscelino Kubitschek, também na zona Leste da capital.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Ações da Secom impulsionam comunicação da prefeitura de Porto Velho

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) encerra o ano com um balanço marcado por avanços na organização da comunicação institucional da Prefeitura de Porto Velho. Elevada ao status de secretaria, a Secom passou a ocupar papel central na articulação entre o poder público e a população, assumindo a responsabilidade de dar transparência às ações do executivo, divulgar serviços essenciais e fortalecer o diálogo com os cidadãos.

Ao longo do ano, a Secom ampliou a produção de conteúdo jornalístico, intensificou o uso das redes sociais oficiais e reforçou a relação com os veículos de comunicação locais. Além disso, a secretaria atuou na divulgação de ações em diferentes setores, como por exemplo, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social, passou a ocorrer de forma mais frequente e integrada.

Entre as iniciativas do ano, foi realizado o I Workshop de Comunicação

Entre as iniciativas do ano, foi realizado o I Workshop de Comunicação

CAPACITAÇÃO

Outro avanço apontado pela gestão foi a reorganização interna da pasta, com definição de fluxos de trabalho, padronização da identidade visual e maior integração com outras secretarias. Entre as iniciativas do ano, foi realizado o I Workshop de Comunicação, uma capacitação voltada para os servidores que atuam na área de comunicação. O evento teve como objetivo fortalecer as práticas profissionais, promover integração entre as equipes e valorizar a comunicação pública como ferramenta de aproximação com a população.

“Foi um ano de reestruturação da comunicação da prefeitura, com desafios que foram conquistados com o apoio de toda a equipe. Lembrando que a comunicação pública precisa ser clara, acessível e contínua. O cidadão tem o direito de saber o que está sendo feito e como acessar os serviços”, destaca Francisco Costa, secretário de comunicação adjunto.

Secom também destacou a realização de transmissões ao vivo por meio dos portais oficiais da Prefeitura

TRANSMISSÕES AO VIVO

Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano, a Secom também destacou a realização de transmissões ao vivo por meio dos portais oficiais da Prefeitura, no canal do Youtube e Instagram, Facebook ampliando o acesso da população a eventos institucionais, coletivas, lançamentos de programas, eventos e outras notícias de interesse público.

Destaque para o aniversário de Porto Velho, que contou com uma grande programação e tudo foi transmitido ao vivo: show nacional Joelma, bolo de mais de 100 metros e o retorno da locomotiva. Na abertura do natal Porto Velho Luz, as equipes também estavam ao vivo acompanhando a inauguração das luzes e visitação do público. A iniciativa contribuiu para reforçar a transparência das ações governamentais e permitir que os cidadãos acompanhassem, em tempo real, as festividades, reforçando a comunicação direta entre o poder público e a sociedade.

GESTÃO COMUNICATIVA

Em 2025, a Comunicação Digital da Prefeitura de Porto Velho implementou uma estratégia focada em aproximar a gestão da população, democratizando o acesso aos conteúdos. As redes sociais passaram a adotar uma abordagem mais humana, transparente e conectada, priorizando informações claras, linguagem acessível e conteúdo que facilitem a compreensão das ações públicas. Foram mais de 1.125 publicações no feed e 2.913 stories ao longo do ano. Comparado ao resultado do ano anterior, o Instagram alcançou 53% mais impressões.

O trabalho constante resultou também em um crescimento significativo no número de seguidores em plataformas digitais como o Instagram, que passou de 86.244 para 116.696, representando um aumento de cerca de 35%. O portal oficial da Prefeitura de Porto Velho registrou um aumento significativo na produção de conteúdo jornalístico, com 2.773 matérias publicadas, antes 1.794 em 2024, representando um crescimento de aproximadamente 55%. O aumento reflete o esforço da equipe da Secom em ampliar a divulgação das ações do governo e garantir que a população tenha acesso rápido e transparente às informações públicas.

“Quero parabenizar toda a equipe da comunicação pelo trabalho sério e comprometido que vem sendo realizado, tanto nas plataformas digitais quanto no site oficial da prefeitura. A nossa comunicação tem sido fundamental para garantir transparência, levar informação de qualidade à população e aproximar a gestão do cidadão. Esse esforço diário fortalece o serviço público e contribui para uma Porto Velho mais participativa e informada”, disse o prefeito Léo Moraes.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Com foco no campo, governo de Rondônia forma 98 técnicos para fortalecer o agronegócio estadual

Publicado

em

O agronegócio é um terreno fértil de oportunidades para jovens do estado em início de carreira com foco no campo. O governo de Rondônia realizou segunda-feira (22), mais uma formatura de cursos técnicos de nível médio voltados ao agro ofertados pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). A solenidade aconteceu na unidade executora da instituição em Pimenta Bueno, o Centro Técnico de Educação Rural (Centec) Abaitará, onde os 98 formandos frequentaram as aulas.

A formatura foi dos seguintes cursos:

  • Técnico em Agronegócio
  • Técnico em Zootecnia
  • Técnico em Agropecuária
  • Técnico em Agroecologia

O curso técnico de nível médio é uma formação profissionalizante que prepara o estudante para o mercado de trabalho, combinando teoria e prática, podendo ser realizado em três modalidades:

  • Integrada (simultaneamente com o Ensino Médio, na mesma escola)
  • Concomitante (ao mesmo tempo, em escolas diferentes)
  • Subsequente (após a conclusão do Ensino Médio)

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a formação de novos técnicos agrícolas reforça as medidas adotadas pela gestão estadual com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio.

“A qualificação da mão de obra é fundamental no fortalecimento desse segmento econômico no nosso estado que se destaca cada vez mais no cenário nacional, inclusive pela promoção da Rondônia Rural Show Internacional, um dos maiores eventos agropecuários do Brasil”, evidenciou.

EMPRESA FAMILIAR

Essa força que vem do campo está movendo jovens para ocupações voltadas ao agronegócio. João Victor dos Santos Facci,18, que mora em União Bandeirantes, distrito de Porto Velho, decidiu fazer o Curso Técnico em Agropecuária para atuar na empresa de crédito rural da sua família. “Agora formado, eu vou ocupar o cargo de gerente operacional do negócio familiar que tem escritórios, em Vista Alegre do Abunã, Extrema, União Bandeirantes, Seringueiras, Alto Alegre e Nova Dimensão”, comemorou o formando.

No seu discurso de saudação aos recém-formados, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, enalteceu a dedicação da comunidade escolar do Centec Abaitará. “A equipe que atua nessa escola está realizando um trabalho de excelência que é uma referência na região no que tange a capacitação de mão de obra para o agronegócio, enquanto os nossos estudantes são exemplos de muita dedicação fazendo jus aos investimentos que o governo de Rondônia está fazendo em melhorias da educação profissional”, reconheceu.

Fonte: Secom

Continue lendo

Trending