Conecte-se conosco

Geral

DOAÇÃO: Prefeitura de Porto Velho arrecada mais de 11 toneladas e reforça solidariedade popular

Alimentos arrecadados serão doados, em especial, as famílias do baixo madeira

Publicado

em

O festival Tecnogame 2026, realizado em Porto Velho pela primeira vez, entrou para a história não apenas pelo grande público, mas principalmente pelo expressivo impacto social gerado. A edição deste ano consolidou a feira como um marco de solidariedade, com números que impressionam: foram arrecadadas mais de 11 toneladas de alimentos e mais de 15 mil caixas de chocolate, resultado direto do engajamento da população.

Com mais de 42 mil inscrições, o evento mostrou que vai muito além do entretenimento, mobilizando a comunidade em torno de uma causa maior: ajudar quem mais precisa. A grande participação popular foi essencial para alcançar esse volume recorde de doações, reforçando o espírito de coletividade e empatia dos visitantes.

Força Coletiva

Os alimentos arrecadados são, em sua maioria, itens não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, óleo, leite e outros. São produtos essenciais para garantir segurança alimentar a famílias em situação de vulnerabilidade. O prefeito Léo Moraes destacou o sucesso do evento e o impacto gerado pela mobilização popular.

“O Tecnogame foi um sucesso, e a prova disso está na grande quantidade de alimentos arrecadados. Isso mostra a força da nossa população e o quanto Porto Velho é solidária. Tenho certeza que além da diversão, o evento se destacou pelo amor ao próximo com a doação de tantos produtos”, afirmou o prefeito.

Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Paulo Moraes, o resultado reflete o espírito coletivo da população. “A gente vê claramente que a população tem amor ao próximo. Essas doações mostram o quanto as pessoas estão dispostas a ajudar quem mais precisa. Estou muito feliz com o festival de uma forma geral e isso deixa nosso coração quentinho de tanta alegria”, concluiu.

Transformação Social

Já a secretária-adjunta municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), Tércia Marília, explicou o destino das arrecadações. “Esses alimentos serão destinados principalmente às famílias da região do baixo Madeira, garantindo apoio direto a quem está em situação de vulnerabilidade. Pelos próximos dias, vamos organizar os alimentos e logo enviar para as famílias”, destacou.

Iniciativas como o Tecnogame demonstram como eventos podem ir além do lazer, promovendo inclusão social, solidariedade e apoio concreto às famílias. O festival, agora, se firma não apenas como um grande encontro de tecnologia e cultura, mas também como um exemplo de transformação social por meio da mobilização coletiva.

Secretaria municipal de comunicação (Secom)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Departamento de Postura segue plano de ação para reduzir impactos do El Niño

Publicado

em

Por

Cuidado, zelo e proteção. Essas são algumas das palavras que definem o trabalho do Departamento de Posturas Urbanas (DPU), órgão vinculado à Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). 

Focado em ações que impactam diretamente a rotina da população porto-velhense, o DPU apresentou na última semana um plano de ação para os próximos 90 dias com o objetivo de amenizar os impactos climáticos, urbanos e ambientais previstos com a chegada do fenômeno El Niño. 

Com a previsão de um período de estiagem mais severo na região, o fenômeno exige uma atuação mais intensa da fiscalização para impedir o avanço de terrenos baldios sem manutenção pelos bairros da cidade, reduzindo o risco de queimadas urbanas e contribuindo para a preservação da qualidade de vida da população. 

De acordo com o secretário executivo de Serviços Básicos, Giovani Marini, o plano de ação prevê a ampliação dos trabalhos de fiscalização, considerando a grande quantidade de terrenos baldios existentes no município. 

“Durante todo o ano passado nossa equipe atuou de maneira integrada ao programa Cidade Limpa. Chegamos à marca de mais de 800 notificações, número superior ao registrado no ano anterior. Neste ano, por conta do El Niño, decidimos executar um trabalho ainda mais abrangente”

O plano será desenvolvido em quatro fases operacionais. As duas primeiras consistem na identificação e notificação de proprietários de terrenos públicos e privados para que realizem a limpeza das áreas, evitando focos de incêndio e a deterioração da qualidade do ar no município. 

Segundo o prefeito Léo Moraes, o período de estiagem previsto em razão das mudanças climáticas já vem sendo acompanhado pela administração municipal por meio de um comitê integrado que reúne diversas secretarias. 

“Neste período de estiagem estamos atuando diretamente na redução das queimadas em Porto Velho. É uma ação integrada que está sendo executada antes que os problemas ocorram, justamente para garantir qualidade de vida à população e minimizar os impactos ambientais”. 

Além da fiscalização dos terrenos baldios, o DPU também mantém ações permanentes voltadas à organização da utilização dos logradouros públicos pelo comércio informal, fiscalização de publicidade urbana e outras atividades relacionadas à ordenação dos espaços urbanos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Ação da Prefeitura fortalece cobertura vacinal na Escola Brasília 

Publicado

em

Por

Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.

A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.

“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.

A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.

“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.

Nem sempre a correria do dia a dia permite que pais e responsáveis levem os filhos até uma unidade de saúde para colocar a vacinação em dia. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levou uma ação de imunização até a Escola Brasília, onde cerca de 400 alunos e servidores tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta vacinal sem sair do ambiente escolar.

A iniciativa faz parte de um trabalho realizado em parceria com as escolas e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso às vacinas para toda a comunidade escolar.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância de levar os serviços públicos até onde a população está.

“Nosso compromisso é facilitar o acesso da população à saúde. Quando levamos a vacinação para dentro das escolas, garantimos mais proteção aos estudantes, mais tranquilidade para as famílias e fortalecemos a prevenção, que é uma das ferramentas mais importantes para cuidar das pessoas”.

A técnica de enfermagem e vacinadora da Semusa, Soraya Eiki, explica que a ação vem sendo realizada regularmente e tem alcançado resultados importantes.

“Muitas vezes os pais não conseguem levar esses alunos até o posto de saúde. Então a equipe vem até a escola, sempre com autorização dos responsáveis, para fazer essa imunização. É um trabalho que já acontece há alguns anos e ajuda muito a manter a vacinação em dia”.

“Tem pessoas que não têm tempo, e muitos pais acabam não conseguindo levar os filhos para vacinar. Então eu acho muito importante trazer a vacinação para dentro da escola, porque ajuda a proteger mais pessoas”.

Levar a vacinação até as escolas é uma estratégia que aproxima os serviços de saúde da população e contribui para aumentar a cobertura vacinal entre crianças, adolescentes e profissionais da educação.

A secretária da Semusa, Sandra Cardoso, reforçou que ações como essa facilitam o acesso à imunização e fortalecem a prevenção dentro do ambiente escolar.

“Quando a saúde vai ao encontro das pessoas, conseguimos ampliar a proteção e garantir que mais estudantes e profissionais estejam com a vacinação em dia. É uma ação simples, mas que faz diferença na prevenção de doenças e na promoção da saúde”.

Com a iniciativa, a Escola Brasília transformou salas de aula em um espaço de cuidado e prevenção, reforçando a importância da vacinação como uma das formas mais eficazes de proteger a saúde de toda a comunidade escolar.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Rua do Hexa terá programação especial para corredores de rua e crianças nesta terça-feira (23)

Publicado

em

Por

A bola segue rolando na Copa do Mundo FIFA e a programação da Rua do Hexa para esta terça-feira (23) contará com muita animação e incentivo à prática esportiva com a realização de mais uma edição da Fun Pace, saindo em frente ao Prédio do Relógio.

Um grande treino educativo de corrida de rua será realizado para o público presente a partir das 18h. A largada dos corredores, que percorrerão um trajeto de cinco quilômetros pelas ruas do centro da cidade, está prevista para às 19h30.

Para a criançada, a estrutura de brinquedos infláveis, mesas de jogos e outros atrativos seguirá disponível durante toda a noite, garantindo diversão, saúde e lazer para toda a família.

“A Rua do Hexa é de toda a população porto-velhense, um espaço preparado com muito carinho para receber as famílias e proporcionar experiências memoráveis. Todos estão convidados. Não percam!”, destacou o prefeito Léo Moraes.

Localizada em um dos pontos mais históricos de Porto Velho, a Rua do Hexa funciona no cruzamento das avenidas Farquar e Sete de Setembro, reunindo esporte, entretenimento e integração comunitária em um ambiente seguro e acolhedor.

Participe e venha viver mais uma noite especial na Rua do Hexa!

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending