Esportes
Duas goleadas marcaram os primeiros jogos da Copa Madeirão de Futsal Baterias Heliar 2025

A bola segue rolando muito na Copa Madeirão de Futsal Baterias Heliar 2025, realizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). Os jogos acontecem no Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu) – zona Sul da cidade, e nas quadras esportivas dos bairros Três Marias e Esperança da Comunidade, na região Leste da capital rondoniense.
Os atletas estão dando o seu melhor e o clima durante as disputas está ficando cada vez mais eletrizante, para delírio do público que tem comparecido para prestigiar a competição. Para se ter uma ideia, em uma das primeiras partidas o vencedor aplicou uma goleada de 9×1.
As disputas iniciaram no último dia 8, após a abertura oficial do evento no Ginásio Dudu, com a presença do prefeito Léo Moraes e do secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior. E o torneio já começou em grande estilo. Nos jogos de abertura, as equipes foram premiadas com R$ 500,00 cada vencedor da categoria feminino, masculino e master masculino.

A competição conta com a participação de 90 equipes, num total de 1.300 atletas que vão disputar 123 jogos nas categorias adulto masculino, adulto feminino e máster masculino. O encerramento está previsto para a segunda quinzena de novembro.
O prefeito Léo Moraes voltou a ressaltar a importância da competição esportiva como parte da sua política de gestão em apoio, fomento e fortalecimento das diversas modalidades. “O esporte não é apenas uma política efetiva para gerar economia para a cidade. Ele é uma ferramenta de promoção da saúde, integração das pessoas e resgate social, entre outros benefícios para a administração pública e para a nossa sociedade”, disse.
O secretário Paulo Moraes Júnior agradece ao patrocinador máster Baterias Heliar e aos demais patrocinadores do evento: Lindágua, Tavares Refrigeração Automotiva, Grupo HO, Ollá Telecom e CFA Serviços Automotivos. “É graças ao apoio dessas empresas parceiras que está sendo possível a realização desse grande evento de futsal na nossa cidade”, acrescentou. Ele também informou que haverá premiação em dinheiro para os primeiros colocados de cada categoria.
JOGOS
Na quinta-feira (16), conforme a tabela de jogos adultos masculino, da 1ª fase (eliminatória), mais três partidas serão realizadas no Ginásio Dudu, todos pelo Grupo U. São eles:
Às 20h se enfrentaram as equipes Força Jovem x FC Macacos;
Às 21h foi a vez do jogo entre Ifro x Amigos do J. Vitor;
Às 22h, na última partida da noite, jogaram Juventude do Castanheira x Bagres FC.
Os próximos jogos do grupo acontecerão na próxima segunda-feira (20), no mesmo local. Pela categoria máster masculino, também da 1ª fase, as últimas partidas aconteceram na segunda-feira (13) e teve os seguintes resultados:
Grupo A – Amigos da Bola 01 x 03 Volta Redonda;
Grupo A – Brothers 1 x 9 HO
Grupo B – Real Porto 3 x 5 SC Solimões
Nesta sexta-feira (17), às 20h, 21h e 22h no Ginásio Dudu, acontecem as próximas partidas do máster masculino.
Pela categoria adulto feminino, 1ª fase (eliminatória) haverá jogos no sábado (18):
Grupo B – às 15h – CE Mojuca x Meninas do Norte;
Grupo C – às 16h – Orlando Freire x EFGC
Grupo D – às 17h – HB x UPB.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Esportes
Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

A atleta rondoniense Alícia de Paula Martins, de 14 anos, estudante do Colégio Tiradentes da Polícia Militar X (CTPM-10), de Guajará-Mirim, conquistou duas medalhas de bronze na série Ouro do ciclismo feminino nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados de 5 a 13 de outubro, em Uberlândia (MG). A primeira medalha veio no dia 15, na prova de velocidade (contra-relógio individual), e a segunda, no dia 16, na prova de resistência, confirmando o nome da atleta entre os principais talentos do ciclismo escolar brasileiro.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o papel do esporte escolar como política pública. “O governo do estado tem investido no esporte escolar porque acredita no poder que ele tem de transformar vidas e revelar talentos que orgulham o nosso estado”.
A atleta é treinada pelo pai, professor Fredson Martins, que também integrou a delegação rondoniense como técnico da equipe de ciclismo. Fredson é chefe de seção pedagógica do CTPM, professor de educação física, treinador e instrutor de banda.
“Estar aqui é uma realização pessoal e profissional. Como pai, é um orgulho imenso ver a Alícia representar Rondônia e conquistar duas medalhas em nível nacional. Como técnico, acredito que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação e disciplina, capaz de abrir caminhos para o futuro dos nossos jovens”, destacou Fredson Martins, emocionado com o desempenho da filha.
O professor Fredson carrega uma história inspiradora. Filho do saudoso Martins, um dos mais reconhecidos instrutores de banda do Exército e de escolas em Guajará-Mirim, ele cresceu em meio à música, à educação e ao esporte — valores que hoje transmite à filha e aos alunos do CTPM.
Equipe de ciclismo ao lado dos técnicos Fredson Martins e João Ricardo
Na segunda conquista, Alícia protagonizou uma prova marcada pela superação. Logo após a largada, a atleta sofreu uma queda e chegou a ficar em último lugar. Mesmo assim, demonstrando garra e determinação, fez uma prova de recuperação impressionante, ultrapassando adversárias até garantir a medalha de bronze. A conquista emocionou a delegação rondoniense e destacou o espírito competitivo e resiliente da jovem ciclista.
Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, esses resultados mostram o quanto o esporte escolar é essencial para formar cidadãos disciplinados, responsáveis e determinados. “A história da Alícia é um exemplo do que a parceria entre família, escola e governo pode alcançar”, ressaltou.
Também compôs a equipe técnica o professor João Ricardo, que acompanhou as provas e reforçou o apoio aos atletas durante toda a competição. O chefe da delegação rondoniense, Alex Polenis, destacou o desempenho da equipe estadual e o trabalho conjunto da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura, Esporte e Educação Escolar (Cefacee). “Cada medalha representa o esforço de técnicos, gestores e atletas que se dedicam para que Rondônia esteja entre os melhores do país. O desempenho dos atletas mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo o esporte como parte essencial da educação”, afirmou.
Fonte: Secom
Esportes
Rondônia conquista quatro medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros 2025 em Uberlândia

A delegação de Rondônia encerrou o primeiro bloco de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizado de 5 a 13 de outubro, em Uberlândia (MG) com quatro medalhas conquistadas: prata no vôlei de praia feminino (série ouro), ouro no vôlei de quadra masculino (série cobre) e bronze no badminton e no tênis de mesa. A ordem foi alterada para destacar a medalha de prata como principal conquista, por ser na série ouro. A competição, promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) reúne os melhores estudantes-atletas do país na faixa etária de 12 a 14 anos, em diversas modalidades.
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garantiu a participação dos estudantes com o custeio de passagens terrestres e aéreas, hospedagem e alimentação para os atletas do interior, além do pagamento de diárias a técnicos e dirigentes. O investimento reforça o compromisso do estado com o incentivo ao esporte escolar e à formação integral dos estudantes.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o papel do esporte como ferramenta de transformação social. “O esporte escolar é um dos caminhos mais sólidos para o desenvolvimento humano. Ele ensina valores como disciplina, trabalho em equipe e superação. Nossos jovens atletas são motivo de orgulho e representam o espírito de Rondônia com determinação e garra”.
A titular secretária da Seduc, Albaniza Oliveira enfatizou que o resultado é reflexo do investimento contínuo na valorização do esporte educacional. “As conquistas em Uberlândia mostram o comprometimento das escolas, técnicos e alunos. A Seduc tem trabalhado para oferecer condições que permitam aos estudantes competir de igual para igual com atletas de todo o país, fortalecendo a prática esportiva e combatendo a evasão escolar”.
A primeira medalha de Rondônia veio com a estudante Letícia Tagino, de 13 anos, que conquistou o bronze no tênis de mesa (série bronze). “Agradeço a Deus e à minha família por todo apoio. É uma honra medalhar por Rondônia num evento nacional. Sei que não é fácil estar aqui, mas é muito gratificante pra mim”, comemorou.
A medalha de prata, na série ouro foi conquistada no vôlei de praia feminino pela dupla Rafaela e Sabrina Monteiro
No badminton (dupla masculina – série bronze) e os atletas Gabriel Akio, de 15 anos, de uma instituição de ensino privado e Asafe Guimarães, de 13 anos, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV (CTPM-IV), ambos de Ji-Paraná, conquistaram a medalha de bronze. A técnica responsável pela modalidade, Luane Posser destacou o empenho dos jovens. “Esses meninos treinam com muita dedicação. Chegar a uma medalha nacional representa o esforço deles, das famílias e da escola. É um orgulho imenso ver Rondônia subir ao pódio.”
O grande destaque do bloco foi a medalha de prata na série ouro, conquistada pela dupla Rafaela Monteiro e Sabrina Monteiro, de 13 e 14 anos, de uma instituição de ensino privado, de Vilhena, no vôlei de praia feminino. O técnico responsável pela modalidade, France Lima comemorou a conquista. “Elas jogaram com garra e foco. Essa medalha mostra que o trabalho nas escolas tem dado resultado. Estamos representando bem o nosso estado.”
O ouro veio com a equipe da Escola Gonçalves Dias, de Ji-Paraná, campeã na série cobre do vôlei de quadra masculino, sob comando do técnico responsável pela modalidade, Anderson Andrade. “Essa vitória é fruto de muito treino e união. Os meninos acreditaram até o fim. É uma conquista que vai ficar marcada na história do esporte escolar de Rondônia”, afirmou o técnico.
Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) são a porta de entrada para o JEBs, principal evento nacional do desporto escolar. Nesta edição, as modalidades incluem futsal, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ciclismo virtual, judô, taekwondo, basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez.
Fonte: Secom
Esportes
Decisão do handebol movimenta torcedores na final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

A bola está rolando no ginásio Adão Lamota, em Ji-Paraná com as finais marcadas para esta quarta-feira (15), da modalidade de handebol dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR 2025). Os jogos realizados pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) vêm atraindo bom público e demonstrando o alto nível técnico das equipes que representam os diversos municípios do estado, em várias modalidade, como o handebol.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância dos Jogos Intermunicipais para o fortalecimento do esporte e da juventude no estado. “O JIR é mais do que uma competição esportiva. É um movimento de união entre os municípios, de valorização dos nossos talentos e de incentivo a uma cultura de paz, saúde e superação.”
Segundo o coordenador da modalidade na Sejucel, Adriano Siqueira, o nível da competição está muito bom. “As equipes trouxeram atletas de alto rendimento. Hoje, o handebol é a quarta modalidade mais praticada no Brasil entre os esportes de quadra e olímpicos, o que é muito importante para nós. Rondônia tem muitos atletas com capacidade de nível nacional, e aqui não está sendo diferente. As equipes estão bem entrosadas e temos visto duelos mais equilibrados e interessantes para a modalidade,” destacou.
Time de Porto Velho está na final
A PROGRAMAÇÃO
Com três jogos pela manhã e cinco no período da tarde, as disputas começaram no dia (11) e finalizam-se nesta quarta-feira (15), com a realização das finais. “Neste momento estamos na fase de grupos, mas em dois dias entraremos na fase principal. A capacidade do ginásio vem sendo totalmente ocupada e os adeptos do esporte têm elogiado a organização”, pontuou o coordenador.
Entre os atletas que se destacam nas quadras está Emildo Alves, mais conhecido como Ênio, representante da equipe de Porto Velho, que falou sobre a expectativa na competição. “A expectativa, primeiramente, é que nosso time vença, claro. Mas o mais importante é que todos façam bons jogos, que ninguém se machuque e que o handebol seja cada vez mais difundido por todo o estado”, afirmou o atleta.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo enfatizou o trabalho conjunto entre estado e municípios para que os jogos sejam realizados com excelência. “O esporte em Rondônia está sendo resgatado e fortalecido. O JIR é prova disso. A adesão das equipes, a qualidade das partidas e a presença do público mostram que estamos no caminho certo. E isso só é possível graças ao comprometimento das prefeituras, das federações esportivas e da equipe da Sejucel”.
A secretária adjunta da Sejucel, Letícia Batista, que também é esportista e tem acompanhado de perto a execução dos jogos, reforçou o impacto positivo que a competição gera nos atletas. “Eu sei, como atleta, o quanto uma competição bem organizada pode motivar e transformar vidas. Temos equipes comprometidas, estrutura adequada e uma energia incrível nas quadras”.
Fonte: Secom
-
Polícia19 horas atrás
Jovem de 19 anos é perseguido e morto a tiros enquanto pilotava moto
-
Polícia24 horas atrás
Policial militar de Rondônia morre em grave acidente no Pará
-
Polícia19 horas atrás
Empresário de Rondônia preso com mais de 100 kg de ouro em Boa Vista vira réu e pode pegar até 18 anos de prisão
-
Polícia22 horas atrás
Mulher morre após caminhonete capotar na zona rural; motorista fugiu do local
-
Polícia22 horas atrás
Modelo é morta com 24 facadas pelo marido após pedir divórcio
-
Polícia20 horas atrás
Operação “Império da Lei”: Polícia Civil desarticula facção criminosa em Rondônia
-
Polícia22 horas atrás
Mulheres são presas tentando entrar em presídio com drogas escondidas nas partes íntimas
-
Polícia15 horas atrás
Força Tática prende três e apreende grande quantidade de drogas no bairro São Sebastião