Polícia
Operação no rio Madeira apreende quase 100 quilos de pescado irregular

Entre os dias 19 e 27 de setembro de 2025, o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, em cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), intensificou as ações fluviais da Operação Dominância V, em diversos pontos estratégicos do rio Madeira e áreas adjacentes. Os patrulhamentos fluviais foram conduzidos com o objetivo de coibir a pesca predatória, garantir o cumprimento da legislação ambiental e proteger espécies ameaçadas de extinção.
No primeiro dia de incursões (19/09), no Lago São Domingos, foram localizadas malhadeiras instaladas de forma a obstruir completamente o curso d’água, inclusive a menos de 200 metros da confluência com o rio Madeira, prática proibida pela Portaria IBAMA nº 08/1996.
Durante a fiscalização, foram apreendidos aproximadamente 18 quilos de pescado incluindo espécies como pirarucu, caparari e pirara, todos abaixo do tamanho mínimo legal e em avançado estado de decomposição, caracterizando risco à saúde pública. Também foram encontrados ovos de tartaruga em condições adversas, inviabilizando seu reaproveitamento. As malhadeiras foram removidas e a área permanecida sob vigilância.

No dia 23/09, as equipes adentraram um dos igarapés da Reserva Extrativista Mapinguari, em uma região de difícil acesso. Foram encontrados 35 quilos de tambaqui com tamanho inferior ao legalmente permitido (menores de 55 cm). Apesar da varredura realizada em terra firme, nenhum infrator foi localizado no momento da abordagem.
Os peixes apreendidos foram destinados a uma instituição beneficente com sede em Porto Velho, enquanto as redes de pesca irregulares encontradas no local foram inutilizadas, em conformidade com os dispositivos legais de proteção ambiental.

No terceiro dia (27/09), as ações se concentraram na região do alagado na margem esquerda, também no rio Madeira. Ao adentrar, os policiais localizaram diversas malhadeiras posicionadas para impedir o fluxo natural da ictiofauna, o que causa impactos diretos na cadeia alimentar e reprodução de espécies.
Durante a inspeção, foram resgatados e devolvidos ao habitat natural dois jacarés, duas tartarugas e uma ave, além de dois exemplares de tambaqui fora da medida legal, todos ainda vivos. As malhadeiras encontradas nesse ponto totalizavam mais de 300 metros lineares, o que reforça a gravidade da prática predatória.
Nos três dias de patrulhamento fluvial, a Operação Dominância, resultou na apreensão de quase 100 quilos de pescado; aproximadamente 25 malhadeiras de grande porte, muitas com mais de 100 metros de extensão cada; diversos apetrechos de pesca proibidos.
Foram retirados das malhadeiras espécimes de tartarugas e jacarés resgatados com vida e devolvidos ao natureza, os pescados em decomposição e ovos de quelônios foram descartados de forma adequada.

As ações foram realizadas com base nos dispositivos da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), Decretos Estaduais e Federais, e portarias do IBAMA. A presença constante da Polícia Militar Ambiental nas áreas de maior pressão pesqueira representa um pilar fundamental no combate à degradação ambiental e no fortalecimento da ordem pública ecológica. “A proteção da biodiversidade aquática e o enfrentamento à pesca predatória são prioridades do nosso trabalho. Seguiremos firmes na missão de garantir o equilíbrio dos ecossistemas amazônicos e o respeito à legislação ambiental”, reforçou o Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental.
Fonte: PMRO
Polícia
Oito apenados monitorados são presos em show da Joelma na capital – VEJA O VÍDEO

Uma ação da Polícia Penal resultou na prisão de oito apenados monitorados por tornozeleira eletrônica durante o show da cantora Joelma, realizado na noite desta quinta-feira (2), em Porto Velho.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a segurança foi reforçada em razão da programação do aniversário da capital. Durante as fiscalizações, os policiais penais identificaram os apenados que estavam fora da rota autorizada e circulavam em horário não permitido.
Após serem flagrados, os detentos foram presos e, na manhã desta sexta-feira (3), encaminhados para a realização de exame de corpo de delito. Em seguida, todos foram recambiados para a penitenciária.

Fonte: Notícias Urgentes
Polícia
Homem é encontrado morto às margens da BR-319 em Porto Velho

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (3), na cabeceira da ponte, às margens da BR-319, em Porto Velho.
De acordo com informações preliminares, a vítima teria sofrido um mal súbito e caído próximo à via. Populares que passavam pelo local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe médica compareceu à ocorrência, mas apenas pôde confirmar o óbito.
A Polícia Militar foi chamada para resguardar a área até a chegada da Perícia Técnica, que ficará responsável pelos procedimentos de investigação.
A identidade do homem, descrito como idoso, ainda não foi oficialmente divulgada.
Polícia
Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol

Uma morte ocorrida em Feira de Santana, na Bahia, pode ter sido causada por intoxicação de metanol, segundo autoridades da saúde municipal e estadual. O homem de 56 anos teria ido a óbito na madrugada desta sexta-feira (3), após ter dado entrada na UPA da Queimadinha, localizada naquele município.
Em nota, o governo baiano informou que o caso será acompanhado pelas equipes de vigilância local e estadual, em ações de monitoramento e investigação que contarão com o apoio de autoridades da área de segurança pública estadual.
“Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, a fim de confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação”, informou, por meio de nota, o governo da Bahia – que está em “diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais” para monitorar a situação em outros estados.
Casos suspeitos
Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil havia registrado 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Outros 11 casos já haviam sido confirmados por meio de detecção laboratorial pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), segundo a Sala de Situação instalada pelo governo federal.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chegou a confirmar 12º caso em Brasília, mas o ministério, depois, recuou e informou que o caso do rapper Hungria ainda é contabilizado como suspeito.
Apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais sete óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e os outros cinco também em São Paulo.
Emergência médica
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.
Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;
É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

Fonte: Agência Brasil
-
Polícia23 horas atrás
Homem é executado a tiros em varanda de residência
-
Polícia9 horas atrás
Jovem foi morta na frente da filha a mando da própria irmã por ‘ciúmes’, diz delegado
-
Polícia11 horas atrás
Deputado Jean Mendonça é feito refém durante assalto em sua residência – VEJA O VÍDEO
-
Polícia3 horas atrás
Oito apenados monitorados são presos em show da Joelma na capital – VEJA O VÍDEO
-
Polícia9 horas atrás
Dupla é presa após ataque a tiros em bar que deixou três feridos
-
Polícia4 horas atrás
Homem é encontrado morto às margens da BR-319 em Porto Velho
-
Geral9 horas atrás
Vini Jr e Virginia em casa: mulher de Militão “entrega” encontro sem querer
-
Polícia10 horas atrás
PRF apreende mais de 360 quilos de drogas e prende quatro suspeitos na BR-364