Conecte-se conosco

Geral

Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

Publicado

em

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília.

Os prazos estão previstos em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho. As inscrições são gratuitas.

Com o objetivo de promover a inclusão educacional, desde 2001 o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.

Os candidatos em obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;
  • ter conquistado média aritmética das notas, nas cinco provas do exame, igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação;
  • não ter participado no referido exame como treineiro;
  • ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Fies Social

O edital do processo seletivo reserva 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024. Para concorrer, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, hoje R$ 759.

A nova modalidade lançada pelo MEC permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A classificação no processo seletivo do Fies será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A ordem de prioridades considera os que candidatos que não concluíram o ensino superior e/ou não foram beneficiados pelo financiamento estudantil. 

É vedada a concessão de novo financiamento do Fies a candidatos que não tenham quitado o financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educacional ou que se encontrem em período de utilização do financiamento.

Calendário

O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os estudantes, então, deverão acessar o Fies Seleção para comprovar as informações e complementar sua inscrição do dia 30 de julho a 1º de agosto.

Os estudantes que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.

“Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nesta edição do Fies”, alerta o MEC.

Fonte: Agência Brasil

Geral

Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência

Publicado

em

O aplicativo GOV.BR foi atualizado com algumas facilidades voltadas à Pessoa com Deficiência (PCD) que têm Carteira de Identidade Nacional (CIN). A nova versão ficou mais intuitiva, inclusive com recursos de leitores de tela que ajudam na instrução do uso por pessoas com limitação visual.

“Isso facilitará o preenchimento dessas informações, possibilitando que essas pessoas alterem informações de contato de forma simplificada”, explica a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti.

Ainda entre as novidades do aplicativo está o aumento do número de tentativas de reconhecimento facial, que passou de cinco para oito, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos ao anunciar, nesta terça-feira (11), a iniciativa.

“Além das inovações para PCDs, a nova versão também traz atualizações para os demais usuários. Essas passam pela realocação de informações para áreas mais intuitivas – como a mudança da área de dispositivos autorizados para a seção de privacidade – até a incorporação de funcionalidades como alteração de senha e métodos de acesso, que antes eram restritas ao uso da plataforma via navegador”, detalhou o ministério.

Serviços

O aplicativo GOV.BR tem, atualmente, mais de 170 milhões de usuários, e possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais e a outros mais de 8,7 mil serviços de estados e municípios.

De acordo com o ministério, os serviços mais utilizados são: 

  • Meu INSS;
  • Meu SUS Digital;
  • Enem;
  • Fies; 
  • Carteira de Trabalho Digital e 
  • Carteira Digital de Trânsito.

“Boa parte desses serviços também exige uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma”, esclarece o ministério.

A conta Ouro permite acesso a qualquer serviço público digital, garantindo ainda mais segurança a seus usuários. Para tanto, é necessário que se faça o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) – ou por uma certificação digital compatível com a ICP-Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até quinta-feira, em Porto Velho

Publicado

em

Mais um cronograma de cursos profissionalizantes presenciais é lançado pelo governo de Rondônia para Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até esta quinta-feira (13), no site do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), por meio do link. As aulas acontecerão nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros.

Será ofertada qualificação de mão de obra para quem busca se capacitar profissionalmente nas seguintes áreas:

  • Turismo;
  • Hospitalidade;
  • Lazer;
  • Segurança;
  • Comunicação;
  • Gestão;
  • Negócios;
  • Produção cultural; e
  • Design.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a oferta contínua de qualificação de mão de obra promove a empregabilidade no estado, que vem intensificando a geração de emprego e renda. “A gestão estadual investe em políticas públicas que visam o desenvolvimento socioeconômico e, a educação profissional está contemplada nesse contexto”, salientou.

CONSTRUÇÃO CIVIL

As aulas acontecerão nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros Cotrin

Isabella Ortiz, de 17 anos, aproveita a democratização do ensino profissionalizante para fazer o Curso Técnico em Edificações. No 3º ano do ensino médio, a adolescente que mora no Bairro Agenor de Carvalho, na Capital, está moldando o alicerce da carreira que almeja na construção civil. “Meu pai é engenheiro e quero atuar nessa área porque acho muito interessante”, justificou.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destacou que nos últimos anos, os estudantes rondonienses ganharam a oportunidade de se qualificar gratuitamente com a expansão do ensino profissionalizante nos 52 municípios. “Tanto jovens em início de carreira como trabalhadores já na ativa, estão atualizando o currículo conforme as novas exigências das empresas”.

CURSOS OFERTADOS 

Polo Orlando Freire

  • Oratória;
  • Espanhol Aplicado ao Turismo;
  • Inglês Aplicado ao Turismo;
  • Introdução à Segurança do Trabalho;
  • Português Aplicado ao Turismo;
  • Introdução à Inteligência Artificial; e
  • Auxiliar administrativo.

Polo Flora Calheiros

  • Flores Gigantes;
  • Artesanato em Papel – Origami;
  • Introdução à Inteligência Artificial Relações Interpessoais;
  • Norma Regulamentadora NR – 38 (Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos);
  • Ética e Cidadania Organizacional;
  • Estatística;
  • Matemática Aplicada; e
  • Contabilidade Básica.

Fonte: Secom

Continue lendo

Geral

Prefeitura alerta para a presença de animais peçonhentos no período chuvoso

Publicado

em

A chegada do período chuvoso na capital, exige que os moradores redobrem a atenção, não somente com o volume das águas, mas também com o aparecimento de animais peçonhentos. A Prefeitura de Porto Velho alerta à população sobre o aumento da presença de animais peçonhentos durante o período chuvoso que se intensifica na capital.

Com as chuvas mais frequentes e a elevação da umidade, espécies como escorpiões, cobras, aranhas e outros animais saem de seus habitats naturais em busca de locais secos. Vale destacar que em muitas vezes esses animais acabam se abrigando em quintais, garagens e até dentro das residências. Segundo o superintendente da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC), Marcos Berti, essa é uma situação comum nesta época do ano.

“A Defesa Civil sempre alerta que durante as chuvas, esses animais deixam seus esconderijos em áreas alagadas e buscam locais seguros e secos. Por isso, é essencial que as pessoas mantenham seus quintais limpos e evitem o acúmulo de entulhos e materiais que possam servir de abrigo. Outro cuidado é para animais de grandes portes, como cobras e jacarés, a população deve ficar atenta”, destacou Marcos Berti.

A Defesa Civil Municipal também lembra que o período chuvoso, é o de maior incidência de ocorrências com animais peçonhentos, e que o órgão continuará realizando ações educativas e de monitoramento nas áreas mais vulneráveis da cidade. Em caso de informações, o morador pode entrar em contato pelo telefone 199 ou (69) 98473-2112.

ORIENTAÇÕES

Caso algum animal peçonhento seja encontrado, a orientação é não tentar capturá-lo ou matá-lo. Com alguns cuidados simples de limpeza e organização, é possível evitar a presença desses animais e proteger toda a família. A prefeitura alerta que não faz a retirada dos animais, por isso, orienta que alguns cuidados simples podem evitar acidentes:

• Mantenha quintais e terrenos livres de lixo, entulho e mato alto;
• Evite o acúmulo de objetos como telhas, tijolos e madeira próximos às casas;
• Feche ralos e buracos que possam servir de passagem para os animais;
• Sacuda roupas, calçados, toalhas e lençóis antes de usá-los;
• Use luvas e botas ao manusear entulhos ou trabalhar em jardins.

CASOS EM PORTO VELHO

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) mostram que de janeiro a outubro de 2025 que foram registrados 194 acidentes por animais peçonhentos corridos na capital. Só para se ter noção, os meses com mais casos foram, janeiro com 22 registros, fevereiro com 28 e em março com 35 acidentes.

Ainda segundo os dados da Semusa, nesse mesmo período, foram registrados 74 acidentes com serpentes, 65 com aranha, 24 com escorpião, quatro com lagarta, sete com abelhas e outros animais somam 19. Já sobre os locais no local da picada, 84 foram nos pés, 20 na perna, 21 nas mãos e os restantes foram em outras partes do corpo. Vale destacar que não foi registrada nenhuma morte por causa da picada desses animais.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Outro ponto importante é que em caso de picada ou acidente, a vítima deve procurar imediatamente o atendimento médico mais próximo. Se possível, o animal deve ser levado para identificação, o que ajuda na aplicação do tratamento adequado e principalmente por profissionais especializados.

De acordo com o secretário da Semusa, Jaime Gazola, grande parte dos acidentes domésticos pode ser evitada com atenção e pequenas mudanças no dia a dia. A Semusa reforça a importância da vigilância constante e da conscientização das famílias para garantir um ambiente doméstico mais seguro.

“O atendimento rápido é essencial para garantir o tratamento correto, especialmente em casos envolvendo crianças e idosos, que apresentam maior risco de complicações. Por isso, a prefeitura de Porto Velho intensificando as ações de vigilância e limpeza urbana, mas a colaboração da população é fundamental. Pequenas atitudes em casa, como manter o quintal limpo e vedar frestas, fazem toda a diferença para evitar acidentes”, finaliza o secretário da Semusa.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending