Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Porto Velho decreta Situação de Emergência na Saúde Pública

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho decretou, nesta segunda-feira (27), Situação de Emergência na Saúde Pública do Município devido à grave crise que ameaça o sistema local. A decisão, anunciada em coletiva de imprensa na sede do poder Executivo Municipal, com o Decreto nº 20.763, de 27 de Janeiro de 2025 assinado pelo prefeito Léo Moraes, foi fundamentada em relatório técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e visa conter o agravamento da crise, garantindo a continuidade dos serviços essenciais.

O relatório revela um cenário crítico, marcado pela desassistência generalizada e risco iminente de colapso no atendimento à população. Entre os principais problemas identificados estão a falta de servidores e equipamentos em cinco unidades de saúde, como as unidades Manoel Amorim de Matos e Três Marias, deixando mais de 70 mil pessoas sem atendimento básico.

Além disso, uma fila de espera de 23 mil pacientes para consultas ambulatoriais, com especialidades como cardiologia, psicologia e fonoaudiologia evidencia a dificuldade de acesso a serviços médicos, com casos de espera que chegam a quatro anos. Outro fator alarmante é a ausência de exames essenciais, como tomografia, mamografia e radiologia contrastada, prejudicando o diagnóstico precoce de doenças graves, incluindo o câncer.

Prefeito reforça o compromisso de garantir o direito fundamental à saúde da população

A crise é agravada pelo risco de desabastecimento de insumos e medicamentos básicos, além da falta de testes de covid-19 na maioria das unidades de saúde, situação detectada em fiscalizações recentes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).

Prefeito reforça o compromisso de garantir o direito fundamental à saúde da populaçãoO déficit de profissionais de saúde também é significativo. Atualmente, a Semusa enfrenta uma carência de 584 servidores, número que tende a aumentar com o vencimento de contratos emergenciais nos próximos meses. “Essa situação resulta em sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e prolongamento de tempos de espera, comprometendo ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola Filho, que também participou da coletiva, assim como a adjunta da Semusa, Mariana Aguiar, o Procurador Geral do Município, Salatiel Lemos Valverde e também o Superintendente Municipal de Comunicação, Paulo Afonso Júnior.

Além dos impactos sociais, a crise gerou implicações legais, com diversas Ações Civis Públicas movidas por órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Essas ações cobram da administração municipal medidas urgentes para corrigir irregularidades e garantir condições dignas de atendimento à população e aos servidores.

Segundo o prefeito, diante desse cenário, a decretação da Situação de Emergência permitirá que o Município adote medidas rápidas e extraordinárias para mitigar a crise. Quase 20 ações estão planejadas, entre as previstas estão a contratação emergencial de profissionais de saúde, aquisição imediata de insumos e medicamentos, reestruturação das unidades inoperantes e a criação de uma Comissão de Crise para coordenar os esforços.

“Nós precisamos ampliar a equipe de Estratégia de Saúde da Família, abastecimento das UBS e maternidade, garantir a adesão aos programas de saúde do Ministério da Saúde, melhorar o aporte de recursos, enfim, nós reforçamos o compromisso de garantir o direito fundamental à saúde da população. A situação é alarmante, mas com medidas ágeis e coordenadas, vamos restabelecer o funcionamento do sistema de saúde e assegurar o atendimento necessário aos nossos cidadãos”, concluiu o prefeito Léo Moraes.

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Geral

PSDB vai realizar Encontro Estadual e apresentará Hildon Chaves pré-candidato ao governo de Rondônia

Publicado

em

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) promove, no próximo dia 7 de agosto, a partir das 13h, o seu Encontro Estadual em Rondônia, que acontecerá no Hotel Golden Plaza, em Porto Velho. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a estrutura partidária no estado, ampliar o diálogo com lideranças regionais e preparar o partido para os próximos desafios eleitorais.

O encontro contará com a presença do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e do presidente estadual da sigla, Hildon Chaves, além de deputados, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, representantes da juventude tucana e militantes de diversas regiões de Rondônia.

“Este será um momento fundamental para ouvirmos as bases, discutirmos os rumos do partido e reafirmarmos nosso compromisso com uma política de resultados, ética e compromisso com a população”, afirma Marconi Perillo, que tem percorrido o país promovendo a rearticulação do PSDB nos estados.

Para Hildon Chaves, o evento representa um marco para o fortalecimento do partido em Rondônia. “Estamos construindo um PSDB cada vez mais forte, participativo e alinhado com os desafios locais. O encontro estadual será uma oportunidade valiosa para ampliar a integração entre nossos quadros e planejar as ações futuras com foco no desenvolvimento do nosso estado.”

Durante o evento, estão previstas apresentações de diretrizes políticas, estratégias de mobilização para as eleições municipais de 2026, além de debates sobre os principais temas que impactam a realidade de Rondônia, como desenvolvimento regional, infraestrutura, educação e saúde pública.

Neste ato, Perilo deve apresentar Hildon Chaves como pré candidato do partido ao governo de Rondônia em 2026.

A expectativa da organização é reunir centenas de participantes de todo o estado, reforçando o protagonismo do PSDB como uma força política comprometida com o diálogo, a democracia e o bem-estar da população.

Serviço:
Encontro Estadual do PSDB – Rondônia
📅 Data: 07 de agosto de 2025
🕐 Horário: 13h
📍 Local: Hotel Golden Plaza – Porto Velho (RO)

Continue lendo

Geral

Locomotiva 18 será restaurada em homenagem aos 113 anos da Madeira-Mamoré

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho anunciou a restauração da Locomotiva nº 18, conhecida como Barão do Rio Branco, um dos mais emblemáticos símbolos da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M). A medida marca as comemorações pelos 113 anos da ferrovia, celebrados nesta sexta-feira, 1º de agosto.

Fabricada em 1936 por uma empresa alemã e colocada em operação nos anos 1950, a Locomotiva 18 percorreu os 366 quilômetros entre Porto Velho e Guajará-Mirim, integrando comunidades e transportando cargas num dos trechos mais desafiadores da Amazônia. Desde então, se consolidou como símbolo da colonização e do desenvolvimento urbano da capital rondoniense.

Embora fora de operação há décadas, a locomotiva segue preservada no complexo da Madeira-Mamoré, e agora será restaurada por meio de uma ação coordenada entre a Prefeitura e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RO). O processo está em tramitação na Procuradoria Geral do Município.

A restauração faz parte de um projeto mais amplo de valorização do Complexo Madeira-Mamoré, com foco na preservação da memória ferroviária e na promoção do turismo histórico. “A Locomotiva 18 é mais do que uma peça antiga; ela é parte viva da nossa história”, declarou o prefeito Léo Moraes.

Continue lendo

Geral

Trânsito na região do centro de Porto Velho será alterado para a realização da Marcha para Jesus

Publicado

em

O trânsito de Porto Velho foi alterado por conta da realização do trabalho de carregamento e desmontagem de palco para o evento Marcha para Jesus que acontecerá no próximo sábado (2). A ação acontecerá na região do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura, no centro da capital.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), a intervenção viária temporária para o tráfego de veículos e pedestres será na avenida Farquar entre a Sete de Setembro e rua Henrique Dias, Centro, visando garantir a segurança pública e a fluidez do trânsito durante as atividades de trabalho de carregamento e desmontagem de palco.

O período de trabalho na região seguirá até o dia 4 de agosto. Durante o período e horários estabelecidos, o trecho da rua Henrique Dias impactado pela intervenção terá seu sentido de fluxo alterado temporariamente para operar em mão dupla, com a devida sinalização e orientação aos usuários da via.

Segundo o secretário da Semtran, Iremar Torres, o trabalho na região é fundamental para a segurança na região. “O evento é de grande relevância para a comunidade e, por isso, são necessárias as medidas de engenharia de tráfego para assegurar o acesso e a mobilidade de forma ordenada e segura no entorno da área de intervenção”, disse o secretário.

SOBRE O EVENTO

Período de trabalho na região seguirá até o dia 4 de agostoA 31ª edição da Marcha para Jesus acontece no próximo dia 2 de agosto, em um grande ato de fé, louvor e união promovido pelo Conselho dos Pastores. O evento integra o calendário oficial da capital e reúne milhares de cristãos de diferentes denominações, sendo considerado um dos maiores movimentos religiosos da cidade.

Além do suporte logístico, o evento conta com investimento financeiro no valor de R$ 300 mil, garantido via emenda parlamentar da deputada federal Cristiane Lopes. O recurso será utilizado para garantir a infraestrutura do evento e ampliar sua capacidade de atendimento ao público.

A expectativa é que mais de 80 mil pessoas participem da marcha, o que movimenta setores como comércio, hotelaria e alimentação, com a vinda de fiéis de diversas regiões de Rondônia e de estados vizinhos, como Acre e Amazonas.

A programação deve começar a partir das 16h, com saída da Marcha pela Avenida Farquar com rua Padre Chiquinho e seguirá até o cruzamento da avenida Sete de Setembro, com previsão de chegada às 18h30 , no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde acontecerá o momento cívico com presença de autoridades e apresentação musical com o cantor nacional Isaías Saad.

Continue lendo

Trending