Política
Braga Netto passará por audiência de custódia ainda neste sábado
O general e ex-ministro Braga Netto, preso na manhã deste sábado (14) pela Polícia Federal, passará por audiência de custódia, às 14h. A audiência será por videoconferência.
Ele está detido na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, depois de ter sido preso em sua casa, em Copacabana. Após a audiência, Braga Netto deverá ser levado para uma unidade do Exército, onde ficará sob custódia. A informação inicial é que ele irá para o Comando Militar do Leste.
A prisão do general foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que relata o inquérito do golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Polícia Federal, Braga Netto, um dos alvos do inquérito, estaria atrapalhando as investigações, principalmente “na livre produção de prova durante a instrução do processo penal”.
O general, que foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro, é apontado como um dos principais líderes da tentativa de golpe de Estado no país para impedir posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao indiciar o militar e mais 36 pessoas no mês passado, a Polícia Federal apontou que Braga Netto teve participação concreta nos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e da abolição do Estado Democrático de Direito, inclusive na tentativa de obstrução da investigação.
A apuração da PF também aponta que uma das reuniões realizadas para tratar do plano golpista e de matar o presidente Lula, o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes foi realizada na casa do general, no dia 12 de novembro de 2022.
Agência Brasil
Política
Deputada Cristiane Lopes é Eleita uma das 100 Melhores Parlamentares no Ranking dos Políticos
Cristiane Lopes destacou-se entre os 513 parlamentares pela responsabilidade com queBconduz seu trabalho, priorizando a ética, a gestão e o desenvolvimento de Rondônia
A Deputada Federal Cristiane Lopes ocupou lugar de destaque no Ranking dos Políticos 2024 do Congresso, uma iniciativa nacional que avalia o desempenho de senadores e deputados federais com base em critérios como combate à corrupção, redução de privilégios, eficiência no uso de recursos públicos e compromisso com a transparência.
Isso reflete a seriedade e o comprometimento da parlamentar com o fortalecimento da democracia e a busca por um Brasil mais justo e eficiente. “Ser reconhecida como uma parlamentar atuante por Rondônia é uma honra que dedico ao povo do nosso estado. Esse resultado reforça a importância de um trabalho transparente, ético e voltado para atender às verdadeiras necessidades da população”.
- LEIA TAMBÉM: Lula indica 17 nomes para diretorias de nove agências reguladoras
- Vereadores de Porto Velho aprovam aumento salarial para prefeito, vice-prefeito e secretários
- Prefeitura divulga calendário com feriados e pontos facultativos de 2025
O Ranking dos Políticos, criado em 2011, é uma organização independente, financiada pela sociedade civil, que analisa dados públicos e oficiais para avaliar a atuação parlamentar e a bancada de Rondônia ocupa o primeiro lugar na média nacional.
A posição de destaque é um reflexo do trabalho dedicado e transparente da deputada. A avaliação rigorosa, que utiliza dados provenientes do Senado, da Câmara e de tribunais, reforça a legitimidade do reconhecimento. O uso de tecnologia própria na análise garante precisão e credibilidade aos resultados.
Desde o início de seu mandato, a Deputada Cristiane Lopes tem trabalhado incansavelmente para melhorar a vida dos rondonienses em muitas frentes de atuação, ela tem priorizado pautas que garantem investimentos em setores essenciais, assegurando que os rondonienses tenham acesso a serviços públicos de qualidade.
“Luto pela reconstrução da BR-319, para melhorar a infraestrutura e o desenvolvimento de Rondônia, pela redução das tarifas de energia elétrica e por soluções para a crise no transporte aéreo, através do PL 539/24 de minha autoria. Mobilizei recursos para saúde, nossos pescadores e agricultores afetados pela estiagem e fortaleci a segurança pública com novos investimentos. Essa conquista é nossa”, afirmou.
Ao ser reconhecida como uma das melhores parlamentares de Rondônia, reafirma seu compromisso com a população e com os princípios que regem seu mandato. Este resultado serve de inspiração para todos aqueles que acreditam em uma política mais eficiente e comprometida com o bem comum.
“Este reconhecimento não é apenas meu, mas de toda a população do meu estado, que confia no meu trabalho e me motiva a seguir em frente. Continuarei lutando com ética e responsabilidade para construir um Brasil e uma Rondônia melhor para todos”, concluiu.
Política
Lula indica 17 nomes para diretorias de nove agências reguladoras
ANP, Anvisa, ANSN, ANA, ANM, ANTT, ANS, Ancine e Anac
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou, ao Senado Federal, 17 indicações para cargos de direção em nove agências reguladoras. Para assumirem o cargo, os indicados precisam, ainda, passar pela sabatina dos senadores. Os nomes foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União dessa segunda-feira (16).
Para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi indicado o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Artur Watt Neto. Segundo o Planalto, ele é especialista em direito do petróleo. O atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Sampaio Mendes, foi escolhido para ocupar o cargo de diretor.
Leandro Pinheiro Safatle, do Ministério da Saúde, foi indicado para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para a diretoria foram definidos Daniela Marreco Cerqueira e Diogo Penha Soares.
Os indicados para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) foram Alessandro Facure Neves de Salles Soares, para o cargo de diretor-presidente; Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias foram escolhidos para diretores.
Três nomes foram definidos para a diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA): Larissa de Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva.
No caso da Agência Nacional de Mineração (ANM), o indicado para a direção geral foi escolhido José Fernando de Mendonça Gomes Júnior. Já para Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio foi o indicado para a direção geral.
O atual chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Wadih Nemer Damous Filho, foi indicado para diretor-geral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e Patrícia Barcelos é a escolhida para a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Segundo o Planalto, houve uma substituição nas indicações para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Para a posição de diretor-presidente, retirou a indicação do atual substituto, Tiago Sousa Pereira, para o seu lugar irá o diretor da Infraero, Tiago Chagas Faierstein.
Lula retirou também a indicação de Mariana Olivieri Caixeta Altoé para a Anac. Em seu lugar foi a indicação é Rui Chagas Mesquita.
Agência Brasil
Política
MAIOR ALÍQUOTA DO MUNDO: Senador Bagattoli vota contra a regulamentação da Reforma Tributária
Parlamentar argumenta que nova alíquota, a maior do mundo, deve afetar o desenvolvimento de estados do Norte
O senador Jaime Bagattoli (PL) foi um dos 19 votos contrários à regulamentação da Reforma Tributária que acabou aprovada, nesta quinta-feira (12), no plenário do Senado Federal.
Entre os diversos temas que envolvem a regulamentação, Jaime chamou a atenção para o mais preocupante de todos eles, o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) que, após as mudanças defendidas pelo atual Governo, pode chegar a 28%, o maior valor entre os países do mundo.
Para o senador, a taxa deve afastar os investimentos no país e, principalmente, agravar ainda mais o cenário econômico dos estados que integram a região Norte.
“Como já sabem, meu voto é não a essa proposta por diversos motivos, sendo o principal deles o fato de que o Brasil passará a ter uma das maiores alíquotas do planeta, inviabilizando por completo o desenvolvimento do país. Até porque quem investirá no país que ostenta a maior alíquota do mundo? Aprovar a reforma como ela está é decretar a falência do Brasil e jogar a nossa economia em completo atraso. E adianto que a repercussão deverá ser ainda mais negativa aos estados do Norte que já sofrem para atrair investimentos, empresas e indústrias para a nossa região. Não podemos concordar com isso”, afirmou o senador.
Após ser aprovada, a reforma agora retorna à Câmara Federal que deve votar a proposta ainda este ano para encaminhá-la à sanção presidencial.
Assessoria
-
Polícia12 horas atrás
Dois homens são mortos durante ataque a tiros no interior de Rondônia
-
Polícia10 horas atrás
IMAGENS FORTES: Motociclista morre em colisão frontal com furgão em Rondônia – VEJA O VÍDEO
-
Polícia3 horas atrás
“André Maskara” é preso novamente em veículo de luxo roubado
-
Polícia3 horas atrás
IDENTIFICADOS: Homens são mortos a tiros enquanto trabalhavam em propriedade rural
-
Polícia11 horas atrás
Jovem é espancada pela irmã em bebedeira na zona sul da capital
-
Polícia14 horas atrás
Polícia Civil prende três acusados de homicídio qualificado no interior de Rondônia
-
Polícia12 horas atrás
PF prende delegado envolvido em execução de delator do PCC
-
Esportes9 horas atrás
Porto Velho sedia maior evento de MMA do Norte com presença de Charles do Bronx