Conecte-se conosco

Polícia

Empresas acusadas de enganar consumidores em Cacoal são alvo de Ação Civil Pública

Publicado

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) impetrou uma Ação Civil Pública contra empresas de Cacoal acusadas de enganar consumidores ao vender consórcios como se fossem financiamentos. A ação foi movida pelo promotor de Justiça Diogo Boghossian Soares da Rocha e teve origem em denúncias feitas pelo Procon e pela Delegacia de Polícia Civil.

Conforme as investigações, os consumidores procuravam as empresas para obter financiamentos para a compra de imóveis ou veículos. Durante a negociação, os vendedores prometiam a liberação imediata do valor do financiamento após o pagamento de uma entrada. No entanto, o que era efetivamente contratado era um consórcio, que exige sorteio para contemplação, sem previsão para liberação do valor.

Além disso, os vendedores orientavam os clientes a como responder às perguntas de uma central de atendimento. Essa estratégia era usada para validar o contrato fraudulento, fazendo com que os consumidores acreditassem que estivessem contratando um financiamento legítimo.

Propaganda enganosa

O Procon identificou também irregularidades em materiais publicitários das empresas, que não explicavam o tipo de operação de crédito oferecida. Isso, somado às promessas dos vendedores, induzia os consumidores ao erro. Depoimentos apontam que as vítimas, muitas vezes em situação de vulnerabilidade financeira, transferiam altos valores na expectativa de obter o financiamento.

Os relatos incluem casos graves, como o de uma pessoa que vendeu sua casa para dar entrada em outra e acabou ficando sem nenhum imóvel. O prejuízo total apurado pelo MPRO até agora é de R$ 308.102,50, valor referente às vítimas identificadas.

Ressarcimento

A ação movida pelo MPRO busca a devolução dos valores pagos pelos consumidores, além da responsabilização das empresas e dos vendedores envolvidos. Também foi instaurado inquérito policial para apurar o crime de estelionato.

Consumidor

O direito a relações de consumo adequadas está previsto na Constituição Federal. O MPRO reforça que é direito dos consumidores receber informações claras sobre os produtos ou serviços contratados. O cidadão pode denunciar práticas comerciais ilegais por meio da Ouvidoria do MPRO, pelo número 127, pelo WhatsApp (69) 99977-0180 ou, ainda, pelo Balcão Virtual.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM prende dupla com coquetéis molotov e impede novo ataque incendiário na capital

Publicado

em

Uma ação rápida da Polícia Militar resultou na prisão de um jovem e na apreensão de um adolescente suspeitos de envolvimento em ataques incendiários contra operadoras de internet em Porto Velho. A ocorrência foi registrada na Rua Pirinópoles, no bairro Jardim Santana.

RELEMBRE O CRIME: Ataque criminoso: dupla tenta incendiar prédio da Brasil Digital com coquetel molotov

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a ação foi realizada por policiais do setor 11 do 5º Batalhão, sob o comando do sargento Roque, com apoio do sargento Pimenta e do cabo André. Segundo a PM, os suspeitos estavam em uma motocicleta e seguiam em direção ao bairro Tancredo Neves, onde planejavam atacar uma empresa do setor de telecomunicações.

Durante a tentativa de abordagem, os ocupantes da moto fugiram, dando início a uma perseguição. Em determinado momento, ambos caíram do veículo e foram contidos pelos policiais.

Com os suspeitos, a guarnição apreendeu várias garrafas contendo líquido inflamável, além de um isqueiro. O material, de acordo com a polícia, seria utilizado para provocar incêndio no estabelecimento comercial.

Ainda conforme a PM, os detidos relataram que teriam recebido ordens de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que atua no residencial Orgulho do Madeira. O jovem foi encaminhado à Central de Flagrantes, enquanto o adolescente foi apresentado às autoridades competentes, ficando o caso à disposição da Justiça.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Polícia

Idosa fica gravemente ferida após atropelamento; motorista fugiu

Publicado

em

Uma idosa de cerca de 65 anos ficou gravemente ferida após ser atropelada por um carro na Rua Pau Ferro, no bairro Eldorado, zona urbana de Porto Velho. O acidente ocorreu quando a vítima tentava atravessar a via a pé, acompanhada do filho.

De acordo com informações , o veículo trafegava em alta velocidade no momento em que atingiu a idosa. Após a colisão, o motorista não parou para prestar socorro e fugiu do local, tomando rumo desconhecido.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou os primeiros atendimentos à vítima, que apresentava suspeita de fraturas e outras lesões. Em seguida, ela foi encaminhada para uma unidade hospitalar da capital.

A Polícia Militar esteve no local, realizou o registro da ocorrência e deve auxiliar nas investigações para identificar o condutor responsável pelo atropelamento. O caso será apurado pelas autoridades competentes.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Polícia

Motociclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão caçamba

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito envolvendo um caminhão caçamba e uma motocicleta Honda 160 cilindradas foi registrado na tarde desta quinta-feira no cruzamento da Rua Mário Andreazza com a Rua Chico Mendes, no bairro São Francisco, zona Leste de Porto Velho (RO).

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, o caminhão caçamba trafegava pela Rua Mário Andreazza, considerada via preferencial, no sentido da Rua Petrolina, quando foi atingido pela motocicleta que seguia pela Rua Chico Mendes em direção à Praça do Itaú.

Com o impacto da colisão, o motociclista sofreu ferimentos graves, incluindo um forte trauma na cabeça, com intenso sangramento, além de suspeita de fratura na perna esquerda. Populares que presenciaram o acidente acionaram rapidamente as equipes de socorro.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os primeiros atendimentos ainda no local e encaminhou a vítima para uma unidade de saúde da capital. O estado de saúde do motociclista não foi divulgado até o momento.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito estiveram no local para registrar a ocorrência, controlar o tráfego e iniciar os procedimentos de apuração das causas do acidente.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Trending