Polícia
‘Vovós do crime’: idosas são presas suspeitas de golpe em benefício do INSS
A Polícia Civil descobriu um esquema de golpes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) depois que uma idosa, de 66 anos, tentou sacar o benefício com documentos falsos em Orizona, no sul goiano. Funcionários da agência bancária desconfiaram, pois antes do flagrante, outra idosa, de 78 anos, conseguiu executar a fraude em uma cidade vizinha.
As “vovós do crime” foram presas e autuadas em flagrante por estelionato e associação criminosa. Além delas, um jovem de 25 anos, e uma mulher, de 40, também foram presos.

Segundo a polícia, o grupo todo mora em Trindade, mas estavam em Orizona há cerca de uma semana tentando realizar o golpe na cidade e em municípios vizinhos. Por isso, já eram conhecidos na agência bancária em que acabaram presos.
Na quinta-feira, 4 de julho, a idosa de 66 anos foi até a agência bancária de Orizona e informou que queria sacar o INSS. Ela apresentou uma guia do benefício, carteira de trabalho e identidade. Todos documentos falsos.
No momento da análise, os funcionários suspeitaram da identidade dela e chamaram a polícia. Os policiais civis abordaram a idosa quando ela entrava em um carro, onde estavam os outros três suspeitos. Todos foram abordados e, com eles, foram apreendidos diversos documentos falsos e R$ 4 mil em espécie.
Cerca de 2 mil daquele total, segundo a polícia, foram sacados pouco tempo antes, pela idosa de 78 anos, em uma agência bancária da cidade de Urutaí, localizada a 56,4 km de Orizona. Lá, os investigados usaram o mesmo método para receberem o valor. Diante da situação, as vovós e os outros dois suspeitos foram levados para a delegacia e autuados em flagrante.
Polícia
Atividade Delegada melhora policiamento no Carnaval 2026
O Carnaval 2026 em Porto Velho contou, até o momento, com um total de 950 policiais escalados ao longo dos dias de festa.
Apenas na Banda do Vai Quem Quer, foram empregados 205 policiais na escala normal, além de 30 na Atividade Delegada, 38 na escala especial, 27 no apoio logístico, 35 do Policiamento Preventivo (PP), 30 do Batalhão Policial de Choque e 12 agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).
No Comando da Polícia Militar cerca de 490 policiais se apresentaram para o serviço.
A Banda do Vai Quem Quer recebeu, neste ano, apoio por meio da Atividade Delegada, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que permite que policiais militares atuem durante o período de folga, melhorando o efetivo nas ruas e fortalecendo o policiamento ao longo do percurso do desfile.
Carnaval 2026 em Porto Velho contou, até o momento, com um total de 950 policiais escalados
O comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel Glauber Souto, falou sobre a importância da parceria institucional.
“Agradecer primeiramente à Prefeitura de Porto Velho, ao prefeito Léo Moraes, por essa importante iniciativa, que já vem rendendo frutos para o nosso município. Hoje, pela primeira vez na história da nossa Polícia Militar, a Banda do Vai Quem Quer recebe o apoio da Prefeitura também na segurança, que patrocina os policiais que estão na folga para reforçar o policiamento. É muito importante que todos os órgãos se envolvam na segurança pública, que é dever do Estado, mas responsabilidade de todos”.
Segundo o coronel, a presença ampliada dos policiais proporciona mais tranquilidade às famílias que participam da festa. “A atividade delegada financia e fortalece a segurança, trazendo mais proteção aos brincantes e à população que se desloca para se divertir nos blocos com suas famílias”.

Coronel Glauber Souto, falou sobre a importância da parceria institucional
O prefeito Léo Moraes também ressaltou o papel da gestão municipal no apoio à segurança pública durante o Carnaval. “A Prefeitura está cumprindo sua responsabilidade ao investir na Atividade Delegada. Nosso objetivo é garantir que as famílias possam curtir a festa com tranquilidade, com presença policial reforçada e planejamento integrado entre as forças de segurança”
O efetivo voluntário à disposição da Atividade Delegada é de 225 policiais, empregados não apenas no reforço do policiamento, mas também no apoio às ações da Semtran, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) por meio das equipes de Postura em todos os dias de Carnaval.
Nos blocos de maior porte, a média tem variado entre 100 e 150 policiais por evento, assegurando organização, prevenção de ocorrências e ambiente seguro para foliões, comerciantes e trabalhadores.
Efetivo voluntário à disposição da Atividade Delegada é de 225 policiais
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Polícia
Troca de tiros com BPTAR termina com dois homens baleados na Estrada dos Japoneses
Uma troca de tiros registrada no fim da tarde desta terça-feira (17) deixou dois homens baleados na Estrada dos Japoneses, bairro Aeroclube, em Porto Velho (RO).
De acordo com as primeiras informações, uma guarnição do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTAR) teria se deparado com dois suspeitos durante patrulhamento na região. Ainda conforme relatos iniciais, houve confronto armado e a dupla acabou sendo atingida.
Após o ocorrido, os feridos foram socorridos pelos próprios policiais e encaminhados em uma viatura ao pronto-socorro do Hospital João Paulo II para receber atendimento médico.
As circunstâncias da ocorrência deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dos envolvidos.
Matéria em atualização.
Polícia
Suspeito é preso com arma e escavadeira durante ação contra garimpo ilegal em RO
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar Ambiental, realizou nesta sexta-feira (13/02) uma operação de combate ao garimpo ilegal no município de Colorado do Oeste, em Rondônia.
Investigações indicaram a exploração ilícita de recursos naturais em desacordo com a legislação ambiental vigente, o que motivou o deslocamento das equipes ao local.
Durante a ação, foi efetuada a prisão em flagrante de um indivíduo pelos crimes de exploração ilegal de recursos naturais, usurpação de bens da União e resistência à ação policial. Também foram apreendidos uma arma de fogo e uma escavadeira hidráulica utilizada na atividade ilícita.
Denúncias podem ser realizadas por meio do canal Comunica PF, disponível no site oficial: www.gov.br/pf
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO
-
Geral9 horas atrásPorto Alegre confirma primeiro caso de mpox e liga alerta no carnaval
-
Polícia2 horas atrásRondoniense de 24 anos morre após sofrer mal súbito durante a madrugada no Mato Grosso do Sul
-
Empregos11 horas atrásInscrições para concursos da Seduc com 4.392 vagas e salários de R$ 5.118,41 encerram hoje
-
Geral12 horas atrásMoradores se assustam ao encontrar jiboia escondida entre telhas em casa
-
Geral9 horas atrásMotorista de aplicativo é banido após recusar mais de 4 mil corridas
-
Polícia9 horas atrásHomem fica gravemente ferido após ataque a golpes de facão na Zona Leste
-
Polícia10 horas atrásPRF prende homem com 3 kg de maconha em ônibus na BR-364
-
Polícia9 horas atrásMotociclista sobrevive após grave colisão com caminhão na BR-364

