Conecte-se conosco

Política

TRE multa Lula e Boulos em R$ 35 mil por campanha antecipada

Justiça eleitoral multou o presidente Lula e o deputado federal Guilherme Boulos por campanha antecipada durante ato do 1º de Maio em SP

Publicado

em

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, determinou multa de R$ 35 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que é pré-candidato à Prefeitura da capital, por propaganda eleitoral antecipada durante o ato promovido pelas centrais sindicais no dia 1º de Maio.

Durante o evento, realizado em frente à Arena Corinthians, na zona leste de São Paulo, Lula pediu votos para Boulos, o que é vedado pela lei eleitoral antes do início oficial da campanha, a partir de agosto. Logo em seguida, o diretório municipal do Partido Novo, que tem Marina Helena como pré-candidata à Prefeitura, acionou a Justiça Eleitoral pedindo punição.

Além do Novo, outros quatro partidos, incluindo o PSB, da também pré-candidata Tabata do Amaral, o MDB, do atual prefeito Ricardo Nunes, além do Progressistas e do PSDB, entraram com ações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por causa do episódio.

Em sua manifestação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu à Justiça que o presidente e o pré-candidato do PSol fossem multados, no valor máximo previsto na lei, por propaganda antecipada. Para o promotor Nelson dos Santos Pereira Júnior, ficou “evidente” que Lula fez “pedido explícito de voto” a Boulos.

O promotor menciona que o pedido ainda foi gravado e publicado em uma página oficial do presidente da República, exercendo “forte influência sobre os eleitores que irão às urnas nas próximas eleições municipais”. Um dia após ter sido publicado, o vídeo foi retirado do ar pela equipe do presidente em cumprimento a uma decisão da Justiça Eleitoral.

Nesta sexta-feira (21/6), o juiz eleitoral Paulo Eduardo de Almeida Sorci decidiu condenar Lula ao pagamento de multa no valor de R$ 20 mil e Boulos a pagar R$ 15 mil.

“Persevera o representado Guilherme Boulos sob o argumento de que não se pode imputar-lhe a conduta ilícita presumindo-se seu conhecimento prévio quanto ao discurso de Luiz Inácio, mas os fatos depõem contra seus argumentos, pois estava ele ali, de mãos dadas, sorrindo, anuindo com tudo o quanto se propalava a seu respeito”, afirma o juiz na sentença.

“Ao manter-se omisso, Guilherme Boulos chancelou a conduta do representado Luiz Inácio e dela passou a ser ciente e beneficiário devendo, portanto, ser responsabilizado também”, completa o magistrado.

Em nota, a pré-campanha de Boulos disse que irá recorrer da decisão.

“O prefeito Ricardo Nunes, ele sim, tem usado a máquina pública para promoção pessoal”, afirma o texto, que cita duas representações do PSol na Justiça Eleitoral, contra Nunes, por suposto uso da máquina pública e campanha eleitoral antecipada.

Relembre o caso

Durante as comemoração do 1º de Maio na Arena Corinthians, na zona leste de São Paulo, Lula puxou Guilherme Boulos para a frente do palco do evento e disse: “Esse rapaz, esse jovem, esse jovem está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, nosso adversário municipal, nosso adversário estadual”.

Falando em direção ao público, Lula disse: “Eu vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, em 2010, em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”.

A defesa do presidente nega que ele tenha feito propaganda eleitoral antecipada, e diz que a fala foi apenas um apelo.

Segundo a legislação eleitoral, campanhas de candidatos só podem ser feitas a partir de 16 de agosto de 2024, após o fim do registro das candidaturas.

Fonte: METRÓPOLES

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Com mais de R$ 5 milhões destinados ao projeto, deputada amplia ações de acolhimento, qualificação e atendimento às famílias atípicas e pessoas com deficiência no estado.

Publicado

em

Por

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (Podemos). Reforçando esse compromisso, a parlamentar participou do lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas no município de Urupá, iniciativa executada pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) com recursos destinados por seu mandato.

O projeto faz parte de um investimento superior a R$ 5 milhões viabilizado pela deputada para promover inclusão, assistência, qualificação profissional e acesso a serviços essenciais para famílias atípicas em diversas regiões de Rondônia.

Após o sucesso da primeira etapa realizada em Porto Velho, onde centenas de famílias foram beneficiadas com atendimentos oftalmológicos e odontológicos, cursos de capacitação, orientação especializada e ações de inclusão social, o projeto avança para o interior do estado, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e seus familiares.

Durante o lançamento, Cristiane Lopes destacou que a iniciativa representa um olhar mais humano e sensível para uma parcela da população que enfrenta desafios diários e que, muitas vezes, necessita de mais apoio e oportunidades.

“Esse projeto nasceu da necessidade de olhar com mais atenção para as mães atípicas e para as pessoas com deficiência. São famílias que enfrentam inúmeros desafios diariamente e que precisam de acolhimento, oportunidades e acesso aos seus direitos. Nosso mandato acreditou nessa causa desde o início e trabalhou para garantir os recursos necessários para que esse projeto se tornasse realidade e chegasse a quem mais precisa”, afirmou a deputada.

O evento reuniu autoridades municipais, lideranças comunitárias, representantes da APAE, profissionais da educação, servidores públicos e integrantes da equipe do IFRO. Entre os presentes estavam o prefeito Ezequiel Saldanha, os vereadores Weslen, Antônio Tussa e Lourival, a coordenadora estadual das Famílias Atípicas, Vanessa Coza, o diretor do Hospital Municipal, Geraldo Leite, o presidente da APAE, Valdemir Eloi, a coordenadora pedagógica da APAE, Tânia Pereira, o professor Luciano Viana e a equipe técnica responsável pela execução do projeto.

Parceiro do mandato da deputada no município, o vereador Weslen destacou a importância da iniciativa para a população de Urupá e reconheceu o trabalho desenvolvido por Cristiane Lopes em defesa das famílias atípicas.

“A deputada Cristiane Lopes tem demonstrado sensibilidade e compromisso com causas que transformam vidas. Esse projeto representa esperança para muitas famílias que precisam de apoio, orientação e oportunidades. É uma ação que chega para fazer a diferença e gerar resultados concretos para quem mais necessita”, afirmou.

O professor Luciano Viana também ressaltou a relevância da parceria entre o mandato da parlamentar e o IFRO para ampliar o alcance das ações sociais no estado.

“Quando unimos esforços em prol de uma causa tão importante, os resultados aparecem. O Projeto PCD + Mães Atípicas é um exemplo de política pública que sai do papel e chega às pessoas. A participação da deputada Cristiane Lopes foi fundamental para garantir os recursos e permitir que esse trabalho alcance cada vez mais famílias rondonienses”, destacou.

Representando a APAE, o presidente Valdemir Eloi enfatizou o impacto positivo da iniciativa para as pessoas com deficiência e seus familiares.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente por essas famílias. Projetos como esse fortalecem o trabalho que já realizamos e ampliam o acesso a serviços, capacitação e acolhimento. É uma ação que gera benefícios reais para toda a comunidade”, ressaltou.

O supervisor do projeto pelo IFRO, Nicleiber, destacou que a união entre as instituições é essencial para o sucesso da iniciativa.

“A parceria entre o IFRO, o mandato da deputada Cristiane Lopes, os municípios e as instituições permite que o projeto alcance quem realmente precisa. Nosso objetivo é promover inclusão, cidadania, conhecimento e desenvolvimento humano por meio de ações que transformam vidas”, afirmou.

Além de garantir recursos para a execução do projeto, Cristiane Lopes também atua nacionalmente na defesa das famílias atípicas. A parlamentar preside a Frente Parlamentar das Mães Atípicas na Câmara dos Deputados e tem trabalhado pela criação e fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão, ao acolhimento e à garantia de direitos das pessoas com deficiência e de seus familiares.

Ao encerrar o evento, a deputada reafirmou seu compromisso com a causa e destacou que continuará trabalhando para ampliar o alcance das ações em Rondônia.

“Seguiremos lutando para que mais famílias tenham acesso aos serviços, ao acolhimento e às oportunidades que merecem. Cuidar das pessoas sempre será uma prioridade do nosso mandato. Inclusão não é favor, é direito, e vamos continuar trabalhando para garantir esse direito a todos os rondonienses”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Política

TJRO mantém condenação do deputado Jean Oliveira por corrupção passiva

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) manteve a condenação do deputado estadual Jean Oliveira pelo crime de corrupção passiva em continuidade delitiva, após rejeitar recursos apresentados pela defesa. O julgamento ocorreu no dia 22 de junho, pela Câmara Especial da Corte.

Com a decisão, permanece válida a pena de 4 anos, 4 meses e 15 dias de reclusão, a ser cumprida em regime semiaberto, além do pagamento de multa correspondente a 150 dias-multa. Também foi mantido o entendimento de perda do mandato eletivo como consequência da condenação, embora a efetivação dessa medida dependa de análise e deliberação da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Durante a análise dos embargos de declaração, a defesa alegou possíveis nulidades no processo, como falhas em sessão realizada por videoconferência, uso de prova supostamente irregular e erros na definição da pena. No entanto, os magistrados entenderam que as alegações buscavam reabrir a discussão do mérito da ação, o que não é admitido nesse tipo de recurso.

O Ministério Público também apresentou recurso apontando possíveis omissões na fixação da pena. Parte dos pedidos foi acolhida, mas sem alteração do resultado final ou aumento da condenação já imposta.

Na decisão, o TJRO reforçou o entendimento de que houve prática de corrupção passiva em continuidade delitiva, destacando a existência de unidade de propósito e a repetição de condutas ao longo dos fatos analisados no processo.

Jean Oliveira cumpre atualmente seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Rondônia. Ele foi eleito pela primeira vez em 2010 e reeleito nas eleições de 2014, 2018 e 2022. O parlamentar é filiado ao Partido da Renovação Democrática (PRD).

A manutenção da condenação pode gerar impactos no cenário político e eleitoral, já que decisões colegiadas dessa natureza podem ser enquadradas em hipóteses previstas pela Lei da Ficha Limpa. No entanto, eventual impedimento para futuras candidaturas dependerá de análise da Justiça Eleitoral no momento do registro, além do trânsito em julgado ou de possíveis recursos pendentes.

Continue lendo

Política

Vereador Thiago Tezzari cobra definição sobre realização do Flor do Maracujá

Publicado

em

Por

O Flor do Maracujá é muito mais do que uma festa. É cultura, tradição, geração de renda e valorização da identidade do nosso povo.

Hoje, durante a sessão da Câmara Municipal, cobrei da SEJUCEL uma posição sobre a realização do evento, que até o momento ainda gera insegurança para mais de 30 grupos folclóricos, entre quadrilhas e bois-bumbás, que aguardam uma definição para planejar suas apresentações e atividades.

Os artistas, brincantes e todos que vivem a cultura popular merecem respeito, planejamento e respostas.

Seguiremos acompanhando essa situação e defendendo a valorização da cultura rondoniense.

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Trending