Polícia
PF desarticula organização criminosa suspeita de vender cerca de R$ 180 milhões em crédito de carbono em RO
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Operação Greenwashing, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de vender cerca de R$ 180 milhões em crédito de carbono de áreas da União invadidas ilegalmente.
Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 76 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas, nos estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Paraná, Ceará e São Paulo.
Policiais federais cumprem ainda 108 medidas cautelares diversas da prisão, oito suspensões do exercício da função pública, quatro suspensões de registro profissional no CREA e sete bloqueios de emissão de Documento de Origem Florestal (DOF’s), bem como o sequestro de R$ 1,6 bilhão.
A operação conta com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Receita Federal do Brasil (RFB), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), acadêmicos e profissionais de registro de imóveis.
A investigação revelou um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea/AM, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. Essas fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.
Entre 2016 e 2018, a organização criminosa expandiu suas atividades ilícitas, reutilizando títulos de propriedade e inserindo dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com a colaboração de servidores públicos e responsáveis técnicos.
Nos últimos três anos, uma nova expansão das atividades ilícitas do grupo ocorreu na região de Apuí/AM e Nova Aripuanã/AM. As irregularidades identificadas incluem a emissão de certidões ideologicamente falsas por servidor da Secretaria de Terras do Estado do Amazonas (SECT/AM), a sobreposição de registros e a apropriação indevida de terras públicas.
Entre as atividades ilegais identificadas estão a exploração florestal e a pecuária em áreas protegidas, incluindo a criação de gado “fantasma” para atender áreas com restrições ambientais, a venda de créditos virtuais de madeira e a obtenção de licenças ambientais fraudulentas.
De acordo com as investigações, foram explorados ilegalmente mais de um milhão de metros cúbicos de madeira em tora, gerando um dano ambiental estimado em R$ 606 milhões. A operação também revelou que a organização obteve cerca de R$ 820 milhões em terras griladas.
Denúncias anônimas sobre os crimes em investigação podem ser encaminhadas por meio do canal https://forms.office.com/r/UBmPaNbDxM. A PF garante o sigilo absoluto e a proteção da identidade do denunciante.





Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Polícia
Suspeito de violência doméstica é preso pela Polícia Civil
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Cujubim, prendeu, nesta quinta-feira (25), um homem suspeito da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, no município.
O suspeito é ex-companheiro da vítima. A denúncia foi recebida pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (25), ocasião em que equipes iniciaram diligências e localizaram o investigado. Contra ele, há registros policiais anteriores relacionados a ocorrências de violência doméstica.
A Polícia Civil de Rondônia reforça seu compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher e orienta que vítimas ou testemunhas procurem imediatamente a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) ou a unidade policial mais próxima.
As denúncias também podem ser realizadas por meio do Disque Denúncia 197 ou pelo WhatsApp (69) 3216-8940. O sigilo das informações é garantido.
Fonte: Polícia Civil
Polícia
Polícia Federal deflagra operação de combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira – VEJA VÍDEO
Durante a operação, foram inutilizadas 29 (vinte e nove) dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério
Nesta quinta-feira (25/06), a Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou a Operação IRACEMA, ação voltada ao combate à exploração ilegal de minério no Rio Madeira e aos crimes correlatos.
Durante a operação, foram inutilizadas 29 (vinte e nove) dragas, embarcações e motores utilizados na extração irregular de minério, impondo significativo golpe à estrutura operacional dos grupos que atuam na região de forma clandestina e predatória.
Foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos, identificar os financiadores das operações criminosas e responsabilizar os executores das atividades ilícitas, nos termos da legislação penal e ambiental vigente.
A atividade garimpeira ilegal representa uma das formas mais severas de agressão ao meio ambiente. O processo de extração irregular de minério implica o lançamento de mercúrio e outras substâncias tóxicas nos cursos d’água, contaminando a fauna, a flora e comprometendo a saúde das populações ribeirinhas que dependem dos rios para subsistência. Os danos causados por essa modalidade criminosa são frequentemente irreversíveis, afetando ecossistemas inteiros e violando direitos fundamentais das comunidades tradicionais.
A Polícia Federal tem intensificado suas ações no enfrentamento ao garimpo ilegal na bacia do Rio Madeira, reconhecida como uma das regiões mais vulneráveis à exploração mineral clandestina no estado de Rondônia. A operação IRACEMA representa mais um passo consistente nessa frente de trabalho, reafirmando o compromisso da Polícia Federal com a proteção da Amazônia, a preservação dos recursos naturais e a aplicação da lei.
As investigações prosseguem, e outras medidas legais cabíveis poderão ser adotadas no decorrer dos trabalhos.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Polícia
Casal é preso após roubo registrado por câmeras no Centro de Porto Velho
Um casal foi preso pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira (25), suspeito de praticar um roubo contra uma mulher na região Central de Porto Velho. A prisão ocorreu poucas horas após o crime, que ganhou repercussão nas redes sociais devido às imagens registradas por câmeras de segurança.
Segundo informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima caminhava por uma rua do Centro quando foi surpreendida pelos suspeitos, que estavam em uma motocicleta. Durante a abordagem, a dupla fez ameaças e roubou a bolsa da mulher, que continha um aparelho celular, dinheiro e documentos pessoais.
Após terem acesso às imagens do sistema de monitoramento e às características dos envolvidos, equipes da Polícia Militar iniciaram diligências e conseguiram localizar o casal ainda na região central da cidade.
Durante a abordagem, os policiais recuperaram todos os pertences levados da vítima. Também foi constatado que o objeto utilizado para intimidá-la era um simulacro de arma de fogo.
Além dos objetos roubados, os militares encontraram porções de maconha em poder dos suspeitos. Diante dos fatos, o casal recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes, onde permaneceu à disposição da Justiça.

