Conecte-se conosco

Polícia

PF deflagra operação em combate ao desmatamento ilegal em Reserva Extrativista de RO

Publicado

em

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deflagrou, nos dias 9 e 10/2, a Operação Jacaúna, para combater crimes ambientais, sobretudo o desmatamento ilegal, na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto, em Guajará-Mirim/RO.

Na sexta-feira (9/2), a equipe, composta por nove policiais federais e quatro servidores do ICMBio, localizou uma carvoaria clandestina em pleno funcionamento e um acampamento utilizado como ponto de apoio para as ações de desmatamento ilegal e beneficiamento de madeira.

As estruturas foram destruídas e os investigados responderão pelos crimes de dano à Unidade de Conservação e de corte ou transformação de madeira de lei em carvão, com penas que podem chegar a 7 anos de reclusão.

No sábado (10/02), foram realizadas novas ações fiscalizatórias na RESEX Rio Ouro Preto e em suas imediações, a fim de controlar a entrada de pessoas na Reserva, cujo acesso é permitido apenas a moradores extrativistas e a pessoas autorizadas pelo órgão ambiental, bem como impedir a saída clandestina de produtos florestais.

Dois homens foram flagrados transportando cerca de 150 sacos de carvão ilegal, em um caminhão. Eles foram encaminhados à Polícia Federal para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência pela prática de crime de transporte de carvão ilegal. Se condenados, poderão receber pena de até 1 ano de detenção e multa. O material ilícito e o caminhão utilizado para o transporte clandestino foram apreendidos.

A carvoaria de origem do material foi localizada nas imediações da RESEX e não possuía autorização válida para exploração da atividade.
O nome da Operação “Jacaúna” significa “indivíduo de peito negro” ou “indivíduo de cabeça negra”, em língua indígena, e faz alusão ao rio Ouro Preto, que cruza a Reserva Extrativista de mesmo nome.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil digulga foto de foragida e pede ajuda da população

Publicado

em

A Polícia Civil de Rondônia informa que, após investigações conduzidas pela Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Contra a Vida (DERCCV) de Porto Velho, a suspeita FRANCILEIDE PEREIRA DA SILVA não foi localizada, estando portanto foragida, com mandado de prisão em aberto.

Ajude-nos a localizá-la. Sua cooperação é fundamental para assegurar a justiça e a segurança da comunidade.

Colabore com informações sobre o paradeiro de FRANCILEIDE PEREIRA DA SILVA.

Mandado: 7011571-80.2025.8.22.0001.01.0002-03

Disque Denúncia 197 ou 190.
Compartilhe esta mensagem para contribuir na localização e detenção do suspeito.

Continue lendo

Polícia

Acusado de homicídio em Porto Velho segue foragido

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Contra a Vida (DERCCV) de Porto Velho, elucidou mais um crime de homicídio ocorrido na capital.

Foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de F. B. de S., apontado como um dos envolvidos na morte de J. C. de F. dos S. O crime ocorreu em 30 de março de 2025, ocasião em que a vítima foi encontrada enterrada nos fundos de uma residência localizada na Rua Beira Sul, em Porto Velho.
As investigações apontaram a participação de outro indivíduo no crime, identificado como HEBERTON MARQUES SOUZA DA SILVA, que se encontra foragido.

A Polícia Civil solicita a colaboração da população para localizar o foragido. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 197.

A Polícia Civil reitera seu compromisso com a elucidação de homicídios e a responsabilização dos autores, reforçando a importância da participação da sociedade para o fortalecimento da segurança pública.

Fonte: Assessoria da Polícia Civil

Continue lendo

Polícia

Polícia Civil cumpre mandados de prisão em Porto Velho e Buritis

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 09 de abril, a Polícia Civil do Estado de Rondônia cumpriu quatro mandados de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário, sendo dois na capital, Porto Velho, e dois no município de Buritis.

As ordens judiciais foram cumpridas em desfavor de T. M. F., T. O. F., R. B. S. C. e M. S. P., após ações integradas entre as equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e dos policiais da Delegacia de Polícia Civil de Buritis.

A atuação conjunta das unidades demonstra o comprometimento da Polícia Civil de Rondônia com a celeridade no cumprimento de mandados judiciais e com o enfrentamento à criminalidade em todas as regiões do Estado.

Fonte: PCRO

Continue lendo

Trending