Polícia
PF investiga ligação de Castro com proteção ao Comando Vermelho na Alerj
Um despacho do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), está na mira da Polícia Federal (PF) e é considerado a primeira digital do chefe do Executivo fluminense na investigação sobre os tentáculos do Comando Vermelho (CV) dentro do Palácio Guanabara.
O ato, assinado por Castro de última hora, obrigou a publicação de uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado em 3 de setembro deste ano, na tarde do dia em que o ex-deputado TH Jóias, Thiego Raimundo dos Santos Silva, havia sido preso pela PF por suspeita de lavagem de dinheiro, compra de armas e drones e relações suspeitas, pessoais, com os chefes da facção no Estado.
Na ocasião, o governador exonerava às pressas o então secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani (MDB), filho e principal herdeiro político do falecido político Jorge Picciani, que foi preso pela PF quando era presidente da Alerj, assim como Rodrigo Bacellar, atual presidente da Casa, preso nesta quarta-feira, 3. O Estadão procurou o governo do Rio de Janeiro e a Alerj e aguarda retorno.
A manobra, segundo fontes ligadas à investigação ouvidas pelo Estadão, tinha como objetivo forçar diplomaticamente a saída do cargo de TH Jóias, evitando assim que a Alerj fosse obrigada a votar a manutenção ou relaxamento da prisão, como mandam as regras no Estado.
A explicação é essa: TH Jóias era o segundo suplente do partido. Com a morte do deputado Otoni de Paula Pai, em maio do ano passado, uma vaga foi criada no Parlamento. O primeiro suplente, Rafael Picciani, no entanto, decidiu não assumir o cargo e migrou para o secretariado de Castro, abrindo caminho para TH assumir. Com a volta de Picciani, o deputado preso automaticamente perderia seu assento na Casa – assim, não haveria motivo para avaliar sua prisão.
O movimento, feito em uma articulação relâmpago entre as autoridades, é visto como uma tentativa de driblar um processo político que poderia expor a Casa de duas maneiras, a depender do resultado da votação, que tinha 45 dias para ocorrer.
A primeira forma seria ir em frente com uma medida impopular: tirar da prisão um parlamentar que já havia sido preso por tráfico anteriormente e que, naquele momento, era suspeito de ter ligação direta com a cúpula do CV. A outra opção, caso a prisão fosse mantida, poderia ter impactos mais desastrosos e terminar com o rompimento com o braço do CV dentro do Legislativo, passando um recado de destruição de pontes com os líderes do tráfico.
No dia de toda a movimentação, Castro ainda foi às redes sociais falar sobre a manobra, hoje vista como suspeita pela PF. “Por minha determinação, o deputado estadual Rafael Picciani está retomando seu mandato na Assembleia Legislativa. Ele substitui o deputado estadual TH Joias, preso hoje em ação conjunta das polícias Civil e Federal e do Ministério Público”, publicou o governador, que aparece ao lado de TH em várias fotos divulgadas na internet.
Na decisão que determinou a prisão de Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, nesta quarta-feira, 3, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dá a entender que todo o trâmite, endossado e assinado por Castro, tenha relação com a necessidade de garantir votos para as eleições de 2026.
O despacho do governador é classificado como uma \”célere manobra regimental” que, como efeito imediato, tinha como objetivo fazer um \”controle de danos” tirando o parlamentar do posto, “visando desvincular a imagem da Alerj do investigado TH Joias, que, como é de conhecimento público, era aliado político e presença constante em eventos institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo”.
Em um segundo momento, dizem os investigadores, a estratégia implementada com essa “ação obstrutiva” seria obter “a manutenção do vínculo desses agentes políticos com o Comando Vermelho, facção responsável pelo maior controle territorial do Estado do Rio de Janeiro, o que se traduz em milhões de votos no pleito eleitoral que se avizinha”.
Por fim, Moraes determinou ao governo do Rio o fornecimento de todas as informações de acesso aos sistemas online oficiais em que tramitaram documentos referentes à exoneração de Picciani do cargo de secretário de Estado, “com horário, usuário responsável, logs de acesso e demais dados disponíveis”. O ministro do STF mandou ainda que a Imprensa Oficial do Estado forneça os dados e horários referentes ao pedido para a criação da edição extraordinária do dia 3 de setembro de 2024.
Fonte: Notícias ao Minuto
Polícia
Homem é preso com arma de fogo dentro de unidade de conservação
Uma ação conjunta da Polícia Militar Ambiental da PM de Rondônia e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resultou na prisão de um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo e ingresso irregular em unidade de conservação, no interior da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto.
A ocorrência foi registrada durante apoio prestado ao ICMBio em fiscalização ambiental realizada em ramal da zona rural. A equipe policial se deslocava para apuração de supressão irregular de vegetação em área protegida quando realizou abordagem a um indivíduo que transitava no local portando arma de fogo e instrumento cortante, sem autorização legal.
Durante a fiscalização, foi constatado que o abordado não possuía registro nem porte de arma, além de estar adentrando unidade de conservação com instrumentos próprios para caça, conduta vedada pela legislação ambiental. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão, sendo adotadas as medidas de segurança necessárias para garantir a integridade da equipe e do conduzido.
O indivíduo foi encaminhado à Polícia Civil do Estado de Rondônia, onde ficou à disposição da autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis. Os materiais ilícitos foram devidamente apreendidos e apresentados na unidade policial.
O ICMBio também adotou medidas administrativas ambientais, reforçando a atuação integrada entre os órgãos na proteção das unidades de conservação e no combate a crimes ambientais e conexos.
PMRO
Polícia
PF prende médicas acusadas de sequestrar e torturar boliviana em Rondônia – VEJA O VÍDEO
A Polícia Federal cumpriu, na madrugada deste domingo (18/1), dois mandados de prisão preventiva em desfavor de mulheres que estavam foragidas da justiça brasileira em Guajará-Mirim/RO.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho/RO, em investigação conduzida pela Polícia Federal para apuração dos crimes de tortura, sequestro e cárcere privado, supostamente praticados contra uma cidadã de nacionalidade boliviana.
A ação representa continuidade da operação deflagrada no último dia 14 de janeiro, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão relacionados aos mesmos fatos investigados. Na data da deflagração as investigadas não foram localizadas, tendo fugido para território boliviano. Veja o vídeo abaixo;
As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos. Em caso de condenação, as penas somadas podem ultrapassar dez anos de reclusão.
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Fone: (69) 3216-6273
Polícia
Adolescente atacado a tiros enquanto trabalhava não resiste e morre no hospital
Um adolescente identificado como Victor Henrique Silva Araújo, de 17 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu neste domingo (18) no Hospital João Paulo II, em Porto Velho.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, Victor estava trabalhando no município de Itapuã do Oeste (RO) quando foi atacado a tiros na última sexta-feira (16). Mesmo baleado, ele ainda conseguiu correr, mas acabou caindo ferido pouco depois.
O adolescente foi socorrido e encaminhado ao hospital municipal da cidade. Devido à gravidade dos ferimentos, foi necessária a transferência para o Hospital João Paulo II, na capital, onde ele acabou indo a óbito.
Durante diligências realizadas na região após o crime, a Polícia Militar apreendeu outro adolescente que estava em posse de uma pistola com numeração raspada e entorpecentes.
A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar as circunstâncias do crime, bem como a possível motivação e participação de outros envolvidos.
-
Polícia10 horas atrásHomem morre em grave acidente na BR-429, em RO, ao ir visitar esposa internada
-
Polícia5 horas atrásAdolescente atacado a tiros enquanto trabalhava não resiste e morre no hospital
-
Polícia5 horas atrásJovem é encontrado morto em terreno baldio ao lado do Centro Integrado de Operações Policiais
-
Polícia9 horas atrásAdvogado envolvido em ritual satânico dopou e violentou casal
-
Polícia9 horas atrásEnteado ataca padrasto com quatro facadas durante discussão na zona rural
-
Polícia22 horas atrásCriminosos tentam incendiar provedor de internet na Avenida Guaporé
-
Geral10 horas atrásSaiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado
-
Polícia3 horas atrásPF prende médicas acusadas de sequestrar e torturar boliviana em Rondônia – VEJA O VÍDEO

