Geral
Com ação do Dia Mundial do Diabetes governo de RO fortalece atendimento à comunidade
O governo de Rondônia realizou no sábado (22) mais uma edição do Agevisa em Ação na Comunidade – Dia Mundial do Diabetes, uma mobilização que reforçou a importância do diagnóstico precoce, da prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e da promoção de hábitos saudáveis. O evento utilizou a estrutura de uma instituição religiosa, na rua Mané Garrincha, 3154, bairro Socialista, em Porto Velho, reunindo equipes multiprofissionais e aproximando a população de serviços gratuitos, atividades educativas, orientações de saúde e ações culturais destinadas a todas as faixas etárias.
A programação geral do evento contou com vacinação; testes rápidos; avaliação e curativos no pé diabético; exames oftalmológicos (fundo de olho e tonometria); atendimentos odontológicos; serviços de fisioterapia; aferição de pressão arterial e glicemia; antropometria; atenção farmacêutica; saúde da mulher; avaliação nutricional; cadastro em programas sociais; apresentações culturais; ações educativas de trânsito; atividades recreativas e circuito pedagógico desenvolvido com diversos parceiros municipais, estaduais e comunitários.
As atrações culturais incluíram a abertura com a Banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e apresentações musicais e de dança que animaram o público durante todo o evento. Segundo a coordenadora de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Agevisa, Gerleide Monteiro da Costa ações como esta ampliam o acesso a serviços essenciais, promovem educação em saúde e sensibilizam a população sobre fatores de risco modificáveis. “Nosso foco é fortalecer a prevenção e garantir que cada pessoa tenha acesso à orientações qualificadas, testagens e acolhimento humanizado”.

Orientações educativas sobre higiene pessoal e domiciliar
AGEVISA
Com uma estimativa de mais de 1.200 atendimentos realizados ao longo do dia, o núcleo técnico da Agevisa mobilizou suas coordenações e unidades especializadas para ofertar uma gama de serviços essenciais à comunidade. Durante a ação, foram promovidas orientações educativas sobre segurança de alimentos, higiene domiciliar, cuidados com a água e boas práticas sanitárias, acompanhadas da distribuição de materiais informativos. As equipes também realizaram atendimentos preventivos, como vacinação, triagens oculares e dermatológicas, orientações sobre vetores — incluindo o barbeiro, transmissor da Doença de Chagas — e a distribuição de hipoclorito, alcançando centenas de moradores e reforçando o compromisso com a promoção da saúde no território.
A mobilização envolveu, ainda, ações voltadas para doenças crônicas e infecciosas, com grande participação da comunidade. Foram realizados atendimentos preventivos, orientações sobre pragas sinantrópicas, atividades educativas sobre higiene das mãos, ambulatório do pé diabético, cadastro de medula óssea e outras iniciativas de cuidado contínuo. No eixo das ISTs, foi realizada uma ampla distribuição de insumos de prevenção, garantindo acesso facilitado a métodos de proteção. No conjunto, a ação consolidou uma média geral robusta de atendimentos, tornando-se uma das maiores iniciativas do ano voltadas à prevenção de agravos e promoção da saúde.
PARCEIROS

Proerd reunião as crianças na quadra da comunidade Sâo Thiago
Os parceiros institucionais ampliaram significativamente o impacto social do evento, oferecendo serviços especializados, atendimentos técnicos, ações de cidadania, oficinas, palestras e suporte logístico. Participaram da mobilização as seguintes instituições: Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) Escola Municipal Lar de Nazaré, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Cidade (Semdec), Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação do Comércio do estado de Rondônia (Fecomércio-RO), Serviços Social do Comércio Rondônia (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), cooperativas, associações e parceiros privados.
Entre os serviços ofertados pelos parceiros foram oferecidos: cadastro e orientação do trabalhador; elaboração de currículos e encaminhamento para vagas de emprego; cursos profissionalizantes; palestras de primeiros socorros; atendimento jurídico envolvendo divórcio amigável, guarda, reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia; recreação itinerante; jogos educativos; cinema infantil; apresentações culturais; ações de turismo; credenciamento de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA); emissão do passe livre municipal e passe livre especial; ações educativas de trânsito com óculos simuladores de embriaguez, pit stop educativo, distribuição de materiais informativos; ampla distribuição de brindes, lanches, água e materiais promocionais; instalação de bebedouros sustentáveis; além de ações sociais complementares ofertadas ao longo do dia.
De acordo com o diretor geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou que a ação representa um compromisso permanente com a saúde pública, aproximando nossos serviços da população e fortalecendo a prevenção como pilar fundamental do cuidado. O Dia Mundial do Diabetes é uma oportunidade estratégica para reforçar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo, principalmente em comunidades mais vulneráveis”.
Fonte: Secom
Geral
Período chuvoso acende alerta para atenção redobrada em trechos de obras na cidade
Com as chuvas intensas típicas do inverno amazônico, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem executando uma série de ações em diversas regiões da cidade, como abertura de canais, limpeza de bueiros, retirada de entulhos, entre outros serviços.
Em razão dessas intervenções, muitas vias acabam ficando total ou parcialmente bloqueadas, o que torna ainda mais essencial o respeito às sinalizações instaladas para garantir a integridade dos moradores e motoristas que transitam por essas áreas.
O acidente de trânsito registrado neste último final de semana — quando um veículo caiu em um canal que passa por intervenção da Prefeitura de Porto Velho, na zona Leste — reacendeu o alerta sobre a necessidade de atenção redobrada da população aos pontos interditados no perímetro urbano.

“Sabemos que obras de infraestrutura costumam causar problemas temporários de acessibilidade, porém são fundamentais para que a nossa cidade supere questões relacionadas às alagações urbanas. Contamos com o apoio de todos para evitar acidentes e garantir o andamento dos serviços”, destacou o secretário Thiago Catanhede.
A sinalização desses pontos é realizada pela Seinfra em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Falhas antigas são corrigidas para melhorar o escoamento da água pluvial na capital
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do programa Cidade Limpa, já desobstruiu mais de mil bocas de lobo em 11 meses de trabalho. No entanto, situações encontradas ao longo das ações continuam sendo desafios que as equipes vêm solucionando gradualmente.
Entre os problemas mais prejudiciais à drenagem urbana estão bocas de lobo que foram bloqueadas com cimento durante obras de instalação de meio-fio realizadas por gestões anteriores em diversos pontos da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), quando bocas de lobo são obstruídas, o sistema de drenagem perde eficiência, fazendo com que a água das chuvas siga com mais força para áreas mais baixas da capital.

“Por isso, além de ampliar a drenagem, nossa equipe tem reaberto esses pontos e corrigido falhas que prejudicaram a população. Desculpem os transtornos, mas estamos arrumando a casa”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
Com esse trabalho contínuo, a Prefeitura reforça o compromisso de manter a cidade organizada e garantir melhor escoamento das águas pluviais.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Geral
Segunda parcela do 13º deve ser paga até dia 19 de dezembro
A segunda parcela do 13º salário será paga até o dia 19 deste mês para trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou de regimes próprios de estados, municípios e do Distrito Federal.
Por lei, empregadores têm até 20 de dezembro para pagar a segunda cota -ou todo o valor, caso não tenham depositado a primeira parcela-, mas como neste ano a data cai em um sábado (20), quando não há expediente bancário, o pagamento deve ser antecipado.
Alguns especialistas defendem que, no caso do pagamento de todo o valor, ele seja feito até o dia 30 de novembro. Neste ano, a data caiu em um domingo, e o depósito foi antecipada para a sexta (28). Há, no entanto, um outro grupo que afirma não haver data exata na lei e, com isso, o entendimento é que o prazo final de todo o pagamento do benefício é 20 de dezembro, sob pena de multa.
O advogado Ruslan Stuchi, sócio do Stuchi Advogados, lembra que o 13º é um benefício garantido pela Constituição Federal. Ele afirma que caso a empresa não faça o pagamento da gratificação natalina, o trabalhador deve pode procurar o setor de recursos humanos ou o próprio empregador para solicitar a regularização.
“Caso não haja acordo ou pagamento integral dos valores devidos, o trabalhador pode recorrer ao Judiciário e ingressar com uma ação para cobrar o montante”, diz ela.
Carla Felgueiras, sócia do escritório Montenegro Castelo Advogados Associados, acrescenta que, caso o empregador não tenha cumprido os prazos de pagamento do 13º, o empregado pode, além de fazer queixa formal no RH, denunciar a irregularidade ao Ministério do Trabalho e Emprego.
“Além disso, o empregado pode formalizar denúncia perante o Ministério Público do Trabalho ou ajuizar reclamação trabalhista para reivindicar o pagamento. Nas hipóteses em que houver denúncia ao MTE ou ao MPT, o empregador poderá sofrer multa administrativa, que dobra em caso de reincidência”, diz ela.
A especialista afirma que o empregador não está autorizado a deixar de pagar o 13º salário, mesmo em se houver crise financeira. “O pagamento é uma garantia legal, cuja observância é obrigatória, de modo que a omissão configura infração trabalhista”, afirma.
*
COMO É CÁLCULO DO 13º?
Para quem já estava na empresa ou foi contratado até o dia 17 de janeiro, o valor da primeira parcela do 13º é exatamente igual à metade do salário. No entanto, se houve pagamento de hora extra, adicional noturno ou comissões de forma frequente, a parcela poderá ser maior, pois é preciso contar com os adicionais.
Já para o profissional contratado a partir de 18 de janeiro, o 13º será proporcional aos meses trabalhados. No caso de quem tiver, no mínimo, 15 dias de trabalho no mês, deve ser considerada a parcela cheia para calcular o benefício.
O valor do benefício leva em conta o salário-base mais uma média anual de horas extras, adicionais noturno, de insalubridade, periculosidade e outros, e comissões. Para salários variáveis, como de vendedores, por exemplo, somam-se as remunerações e divide-as pelo número de meses até o pagamento.
A base para pagar a primeira parcela é o mês anterior ao depósito do 13º. Por exemplo, se o trabalhador vai receber a primeira parcela em 30 de novembro, o salário de cálculo é o de outubro.
COMO É FEITA CONTA DA SEGUNDA PARCELA?
A primeira e a segunda parcelas do 13º salário devem corresponder, cada uma, à metade do valor do salário. Porém, na primeira, não há descontos. Já na segunda, são feitos todos os descontos legais, incluindo o Imposto de Renda, para quem é obrigado a pagar, e a contribuição ao INSS.
A regra de cálculo segue a mesma da primeira parcela. Se já estava na empresa ou foi contratado até o dia 17 de janeiro, recebe o valor cheio, de 12 meses, dividido pela metade. Se houve pagamento de hora extra, adicional noturno ou comissões de forma frequente, as parcelas podem ser maiores, pois é preciso contar com os adicionais.
Já para o profissional contratado a partir de 18 de janeiro, o 13º será proporcional aos meses trabalhados. No caso de quem tiver, no mínimo, 15 dias de trabalho no mês, deve ser considerada a parcela cheia para calcular o benefício.
O valor do benefício leva em conta o salário-base mais uma média anual de horas extras, adicionais noturno, de insalubridade, periculosidade e outros, e comissões. Para salários variáveis, como de vendedores, por exemplo, somam-se as remunerações e divide-as pelo número de meses até o pagamento.
QUEM TEM DIREITO AO 13º SALÁRIO?
Têm direito ao 13º trabalhadores contratados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), sejam eles urbanos ou rurais, incluindo empregados domésticos e avulsos, além de aposentados e pensionistas de órgãos públicos e da Previdência Social.
O QUE FAZER SE NÃO RECEBER O 13º?
Os advogados Carla Felgueiras, sócia do escritório Montenegro Castelo Advogados Associados, e Ruslan Stuchi, sócio do Stuchi Advogados, afirmam que caso haja atraso ou não pagamento da gratificação natalina, o trabalhador pode denunciar o empregador ao Ministério do Trabalho e Emprego, ao Ministério Público do Trabalho ou ao sindicato da categoria.
Também é possível entrar no ação na Justiça do Trabalho para cobrar os valores, que devem ser pagos com correção monetária.
Há também a possibilidade de o trabalhador encerrar o contrato de trabalho pelo não pagamento e receber direitos trabalhistas como na demissão sem justa causa. Esse tipo de demissão é chamada de rescisão indireta do contrato, e é como se o empregado demitisse e empregador na chamada justa causa patronal.
Além das punições judiciais, a empresa pode ser penalizada com multas administrativas, que dobram em caso de reincidência, e multa adicional de 10%, caso esteja prevista em convenção ou acordo coletivo da categoria.
Fonte: Notícias ao Minuto
-
Geral23 horas atrásNovas regras do Contran dispensam aulas obrigatórias para obter habilitação
-
Polícia15 horas atrásMulher tem pernas amputadas após ser atropelada e arrastada pelo ex-ficante – VEJA O VÍDEO
-
Geral14 horas atrásSaiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
-
Geral14 horas atrásOMS lança pela 1ª vez diretrizes sobre uso de canetas emagrecedoras
-
Polícia17 horas atrásViatura da PM é atingida por caminhonete na capital
-
Polícia2 horas atrás‘Barbie humana’: influencer teve morte acidental por overdose de cocaína, apontam IML e polícia
-
Geral22 horas atrásTamanduá-bandeira reaparece no Parque Circuito e SEMA reforça orientações de segurança
-
Polícia24 horas atrásAdvogado é morto a tiros após discutir com policial em bar

