Conecte-se conosco

Geral

Porto Velho ganha novo espaço de convívio social, na avenida Jorge Teixeira

Publicado

em

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está concluindo as obras de desobstrução das manilhas localizadas no cruzamento das avenidas Jorge Teixeira e Dom Pedro II.

Situado nas proximidades da rodoviária de Porto Velho, o local sofria recorrentes alagamentos, o que tornou necessário o restabelecimento do sistema de drenagem da via, por meio do trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

De acordo com o prefeito Léo Moraes, a equipe técnica do município desenvolveu um projeto de drenagem aliado à criação de um espaço de convivência social, que garantirá melhorias duradouras para a população.

“Através da iniciativa dos nossos arquitetos e engenheiros, transformaremos esse espaço em um local de convívio social, que contará com pista de caminhada, jardim de chuva e uma estrutura moderna. Dessa forma, espaços que antes eram sinônimo de transtorno se transformam em símbolos de qualidade de vida para nossa população”, declarou o prefeito Léo Moraes.

O secretário da Seinfra, Thiago Catanhede, enfatizou que a Prefeitura está focada em concluir os serviços de recuperação da avenida Jorge Teixeira, garantindo um ambiente urbano mais seguro e agradável.

“Vale destacar que a Prefeitura já planeja as próximas etapas, com o nivelamento do solo e o plantio de grama, evitando o acúmulo de lama e assegurando melhores condições para o local. Nosso compromisso é com o bem-estar dos porto-velhenses”, afirmou Catanhede.

As obras seguem em ritmo constante e demonstram o comprometimento da administração municipal com as demandas da população.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Geral

Câmara aprova MP do programa Gás do Povo

Gratuidade do botijão deve chegar a 15 milhões de famílias

Publicado

em

Por

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o programa Gás do Povo, que assegura gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos (kg) a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e desde que tenha renda per capita de até meio salário mínimo.

Foram 415 votos a favor e 29 contra. A MP, cuja validade termina em 11 de fevereiro, segue agora para votação no Senado.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas. O programa pretende combater a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar. Atualmente, o programa está instalado em todas as capitais.

O Auxílio Gás, benefício atual que permite a compra de um botijão de 13 kg a cada dois meses por cerca de 4,4 milhões de famílias de baixa renda, será substituído. Em seu lugar, o Gás do Povo consolida a gratuidade do botijão em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.

“O Gás do Povo promove dignidade, desaperta o orçamento das famílias, garante segurança e inclusão energética”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanas-PB), durante a sessão de votação.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Prouni divulga aprovados em primeira chamada

Publicado

em

Por

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3), o resultado da primeira chamada.

Confira a lista com os aprovados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas.  O público-alvo é composto por brasileiros sem diploma de nível superior.

Aqueles que não foram aprovados agora ainda podem aparecer na segunda chamada, que será divulgada no dia 2 de março. No dia 31 de março haverá uma outra lista de chamada para quem não foi convocado nas duas iniciais. O candidato deve manifestar interesse nestas vagas entre os dias 25 e 26 de março.

O Prouni oferece para 2026 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais, de 50%. Esta é a maior oferta da história do programa, segundo o Ministério da Educação.

Número de bolsas do Prouni por curso:

  •       Administração:  63.978;
  •       Ciências Contábeis: 41.864;
  •       Análise e Desenvolvimento de Sistemas:  29.367;      
  •       Gestão de Recursos Humanos: 22.969;
  •       Direito: 21.558;
  •       Engenharia de Software: 17.484;
  •       Logística: 14.714;
  •       Criminologia: 13.978;
  •       Investigação e Perícia Criminal: 13.900;
  •       Psicologia: 13.505.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre

Publicado

em

Por

Estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem fazer as inscrições a partir desta terça-feira (3). O prazo segue até a próxima sexta-feira (6).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato pode se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição.

O processo seletivo do primeiro semestre vai ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários para 19.834 cursos. A previsão é que, em 2026, sejam ofertadas 112.168 vagas.

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.

Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Classificação

De acordo com o MEC, a classificação será feita de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

A classificação vai respeitar a seguinte ordem de prioridade:

  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.  

Resultado

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Segundo o MEC, cada candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.

Candidatos pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Lista de espera

Estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única, de acordo com a pasta, estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento de vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Trending