Esportes
Rondônia conquista quatro medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros 2025 em Uberlândia

A delegação de Rondônia encerrou o primeiro bloco de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizado de 5 a 13 de outubro, em Uberlândia (MG) com quatro medalhas conquistadas: prata no vôlei de praia feminino (série ouro), ouro no vôlei de quadra masculino (série cobre) e bronze no badminton e no tênis de mesa. A ordem foi alterada para destacar a medalha de prata como principal conquista, por ser na série ouro. A competição, promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) reúne os melhores estudantes-atletas do país na faixa etária de 12 a 14 anos, em diversas modalidades.
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garantiu a participação dos estudantes com o custeio de passagens terrestres e aéreas, hospedagem e alimentação para os atletas do interior, além do pagamento de diárias a técnicos e dirigentes. O investimento reforça o compromisso do estado com o incentivo ao esporte escolar e à formação integral dos estudantes.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o papel do esporte como ferramenta de transformação social. “O esporte escolar é um dos caminhos mais sólidos para o desenvolvimento humano. Ele ensina valores como disciplina, trabalho em equipe e superação. Nossos jovens atletas são motivo de orgulho e representam o espírito de Rondônia com determinação e garra”.
A titular secretária da Seduc, Albaniza Oliveira enfatizou que o resultado é reflexo do investimento contínuo na valorização do esporte educacional. “As conquistas em Uberlândia mostram o comprometimento das escolas, técnicos e alunos. A Seduc tem trabalhado para oferecer condições que permitam aos estudantes competir de igual para igual com atletas de todo o país, fortalecendo a prática esportiva e combatendo a evasão escolar”.
A primeira medalha de Rondônia veio com a estudante Letícia Tagino, de 13 anos, que conquistou o bronze no tênis de mesa (série bronze). “Agradeço a Deus e à minha família por todo apoio. É uma honra medalhar por Rondônia num evento nacional. Sei que não é fácil estar aqui, mas é muito gratificante pra mim”, comemorou.
A medalha de prata, na série ouro foi conquistada no vôlei de praia feminino pela dupla Rafaela e Sabrina Monteiro
No badminton (dupla masculina – série bronze) e os atletas Gabriel Akio, de 15 anos, de uma instituição de ensino privado e Asafe Guimarães, de 13 anos, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV (CTPM-IV), ambos de Ji-Paraná, conquistaram a medalha de bronze. A técnica responsável pela modalidade, Luane Posser destacou o empenho dos jovens. “Esses meninos treinam com muita dedicação. Chegar a uma medalha nacional representa o esforço deles, das famílias e da escola. É um orgulho imenso ver Rondônia subir ao pódio.”
O grande destaque do bloco foi a medalha de prata na série ouro, conquistada pela dupla Rafaela Monteiro e Sabrina Monteiro, de 13 e 14 anos, de uma instituição de ensino privado, de Vilhena, no vôlei de praia feminino. O técnico responsável pela modalidade, France Lima comemorou a conquista. “Elas jogaram com garra e foco. Essa medalha mostra que o trabalho nas escolas tem dado resultado. Estamos representando bem o nosso estado.”
O ouro veio com a equipe da Escola Gonçalves Dias, de Ji-Paraná, campeã na série cobre do vôlei de quadra masculino, sob comando do técnico responsável pela modalidade, Anderson Andrade. “Essa vitória é fruto de muito treino e união. Os meninos acreditaram até o fim. É uma conquista que vai ficar marcada na história do esporte escolar de Rondônia”, afirmou o técnico.
Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) são a porta de entrada para o JEBs, principal evento nacional do desporto escolar. Nesta edição, as modalidades incluem futsal, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ciclismo virtual, judô, taekwondo, basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez.
Fonte: Secom
Esportes
Corinthians e Deportivo Cali decidem hoje Libertadores Feminina

Muita emoção na final da Copa Libertadores Feminina, entre Corinthians e Deportivo Cali, da Colômbia. A bola rola a partir das 16h30 deste sábado (18), no estádio no Florencio Sola, em Banfield, na Argentina.
As Brabas do Timão garantiram a vaga na final, na última quarta-feira (15), ao vencer a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis, após empate por 1 a 1. O jogo foi realizado no estádio Francisco Urbano, em Buenos Aires.
Jogo
Em uma partida na qual a tônica foi o equilíbrio, o Corinthians abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo com gol de cabeça da zagueira Mariza. Mas na etapa final, as Guerreiras Grenás igualaram aos 36 minutos com a zagueira Andressa.
Como o empate perdurou até o fim do tempo normal do jogo, a classificação para a final foi decidida nos pênaltis. Foi aí que as Brabas do Timão mostraram mais sangue frio e venceram a disputa.
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians coleciona cinco títulos na competição latino-americana (2017, 2019, 2021, 2023 e 2024). Os times brasileiros do São José, Santos, Ferroviária e Palmeiras também já levantaram a taça das Libertadores Feminina em anos anteriores.
Fonte: Agência Brasil
Esportes
JUBs 2025 encerram competição com nova modalidade e recorde nacional

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025 chegaram ao fim nessa sexta-feira (18/10), em Natal (RN), após quase duas semanas de intensas competições e celebração do esporte universitário.
O evento marcou o retorno dos Jogos ao Rio Grande do Norte depois de 26 anos e reuniu cerca de 7 mil atletas de todos os estados brasileiros, disputando 22 modalidades em 11 locais diferentes.
Ao todo, foram entregues 2.086 medalhas, sendo 860 no primeiro bloco (266 de ouro, 266 de prata e 328 de bronze) e 1.226 no segundo bloco (436 ouros, 390 pratas e 400 bronzes).
A etapa realizada no Rio Grande do Norte consolidou-se como uma das maiores competições da entidade. No ranking geral, São Paulo, Santa Catarina e Ceará lideraram em número de medalhas.
Recorde nacional
Um dos momentos marcantes desta edição foi a inclusão do Tiro com Arco no programa oficial dos Jogos Universitários, estreando como modalidade olímpica da competição.
A estreia não poderia ter sido melhor: a atleta Gabrielle Mansueto Constantino alcançou um feito histórico, ao quebrar o recorde nacional na categoria Composto Sub-21 Feminino, com 566 pontos no Round Qualificatório de 60 flechas.
Por seguir os mesmos critérios e normas técnicas das disputas oficiais, com arbitragem reconhecida pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco, o resultado foi validado como novo recorde nacional. O antigo recorde, de 563 pontos, também era de Gabrielle.
Na prova, as competidoras disparam a 18 metros de distância em direção a alvos de 40 centímetros de diâmetro, cujo centro de pontuação máxima (10 pontos) mede apenas 2 centímetros.
Em 2024, Brasília foi a sede dos JUbs. E em 2026, a competição retorna ao centro-oeste. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulgou que o Estado do Goiás será a casa dos jogos em 2026.
Fonte: Metrópoles
Esportes
Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

A atleta rondoniense Alícia de Paula Martins, de 14 anos, estudante do Colégio Tiradentes da Polícia Militar X (CTPM-10), de Guajará-Mirim, conquistou duas medalhas de bronze na série Ouro do ciclismo feminino nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados de 5 a 13 de outubro, em Uberlândia (MG). A primeira medalha veio no dia 15, na prova de velocidade (contra-relógio individual), e a segunda, no dia 16, na prova de resistência, confirmando o nome da atleta entre os principais talentos do ciclismo escolar brasileiro.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o papel do esporte escolar como política pública. “O governo do estado tem investido no esporte escolar porque acredita no poder que ele tem de transformar vidas e revelar talentos que orgulham o nosso estado”.
A atleta é treinada pelo pai, professor Fredson Martins, que também integrou a delegação rondoniense como técnico da equipe de ciclismo. Fredson é chefe de seção pedagógica do CTPM, professor de educação física, treinador e instrutor de banda.
“Estar aqui é uma realização pessoal e profissional. Como pai, é um orgulho imenso ver a Alícia representar Rondônia e conquistar duas medalhas em nível nacional. Como técnico, acredito que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação e disciplina, capaz de abrir caminhos para o futuro dos nossos jovens”, destacou Fredson Martins, emocionado com o desempenho da filha.
O professor Fredson carrega uma história inspiradora. Filho do saudoso Martins, um dos mais reconhecidos instrutores de banda do Exército e de escolas em Guajará-Mirim, ele cresceu em meio à música, à educação e ao esporte — valores que hoje transmite à filha e aos alunos do CTPM.
Equipe de ciclismo ao lado dos técnicos Fredson Martins e João Ricardo
Na segunda conquista, Alícia protagonizou uma prova marcada pela superação. Logo após a largada, a atleta sofreu uma queda e chegou a ficar em último lugar. Mesmo assim, demonstrando garra e determinação, fez uma prova de recuperação impressionante, ultrapassando adversárias até garantir a medalha de bronze. A conquista emocionou a delegação rondoniense e destacou o espírito competitivo e resiliente da jovem ciclista.
Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, esses resultados mostram o quanto o esporte escolar é essencial para formar cidadãos disciplinados, responsáveis e determinados. “A história da Alícia é um exemplo do que a parceria entre família, escola e governo pode alcançar”, ressaltou.
Também compôs a equipe técnica o professor João Ricardo, que acompanhou as provas e reforçou o apoio aos atletas durante toda a competição. O chefe da delegação rondoniense, Alex Polenis, destacou o desempenho da equipe estadual e o trabalho conjunto da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura, Esporte e Educação Escolar (Cefacee). “Cada medalha representa o esforço de técnicos, gestores e atletas que se dedicam para que Rondônia esteja entre os melhores do país. O desempenho dos atletas mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo o esporte como parte essencial da educação”, afirmou.
Fonte: Secom
-
Polícia21 horas atrás
Jovem de 19 anos é perseguido e morto a tiros enquanto pilotava moto
-
Polícia22 horas atrás
Empresário de Rondônia preso com mais de 100 kg de ouro em Boa Vista vira réu e pode pegar até 18 anos de prisão
-
Polícia22 horas atrás
Operação “Império da Lei”: Polícia Civil desarticula facção criminosa em Rondônia
-
Polícia18 horas atrás
Força Tática prende três e apreende grande quantidade de drogas no bairro São Sebastião
-
Polícia3 horas atrás
Polícia prende suspeita de participação em homicídio brutal em Rondônia
-
Polícia24 horas atrás
Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia
-
Esportes21 horas atrás
Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025
-
Geral22 horas atrás
Instituto de Previdência de Ariquemes esclarece polêmica sobre déficit atuarial e rechaça informação sobre rombo financeiro