Conecte-se conosco

Geral

Brasil registra um paciente com sintomas de envenenamento a cada 2 horas

Publicado

em

Nos últimos 10 anos, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou 45.511 atendimentos de emergência por envenenamentos que evoluíram para internação e, em alguns casos, para óbito. O dado faz parte de um levantamento da Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência).

O estudo mostra que, entre 2009 e 2024, foram em média 4.551 registros ao ano, o equivalente a 379 por mês ou 12,6 por dia. Isso significa que, a cada duas horas, uma pessoa deu entrada em um pronto-socorro da rede pública por ingestão de substâncias tóxicas ou reações graves. Do total, 3.461 internações foram por intoxicação proposital causada por terceiros.

A Associação destaca que os números coincidem com os 10 anos de reconhecimento oficial da medicina de emergência como especialidade no Brasil, reforçando a importância do trabalho dos emergencistas em situações críticas. “Esses casos destacam um fenômeno alarmante: muitos episódios de intoxicação são cometidos intencionalmente, muitas vezes com motivações emocionais ou familiares, e não apenas acidentais”, afirmou Camila Lunardi, presidente da Abramede.

Os números revelam ainda um crescimento expressivo nos últimos anos: após queda entre 2015 e 2021, os registros atingiram os maiores picos em 2023 (5.523 casos) e 2024 (5.560). Entre as causas acidentais identificadas, lideram os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios (2.225 casos), seguidos por pesticidas (1.830), álcool (1.954) e anticonvulsivantes, sedativos e hipnóticos (1.941).

A distribuição geográfica mostra que o Sudeste concentrou quase metade dos atendimentos, com São Paulo (10.161) e Minas Gerais (6.154) à frente. O Sul aparece em segundo lugar, com destaque para Paraná (3.764) e Rio Grande do Sul (3.278). No Nordeste, foram 7.080 registros, liderados por Bahia (2.274) e Pernambuco (949). O Centro-Oeste teve 5.161 casos, principalmente no Distrito Federal (2.206) e Goiás (1.876). Já o Norte somou 3.980 atendimentos, com prevalência no Pará (2.047).

As internações por intoxicação proposital também se concentraram no Sudeste (1.513), seguidas por Sul (551), Nordeste (492), Centro-Oeste (470) e Norte (435). Em números absolutos, São Paulo (754), Minas Gerais (500) e Pará (295) aparecem no topo da lista.

O perfil das vítimas mostra predominância de homens (23.796 registros). Os adultos jovens entre 20 e 29 anos foram os mais atingidos (7.313 casos), seguidos pelas crianças de 1 a 4 anos (7.204). Já os extremos da vida, como bebês de até um ano (968 casos) e idosos acima de 80 anos (também 968), apresentaram os menores índices.

CNN Brasil

Geral

Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”

Publicado

em

Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.

A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.

CELEBRAÇÃO NATALINA

O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.

Secom

Continue lendo

Geral

Campanha de vacinação contra a gripe começa em 10 de novembro em Rondônia

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a Campanha de Vacinação contra a Gripe terá início no próximo dia 10 de novembro, em todo o estado de Rondônia.

A ação segue a orientação do Ministério da Saúde e, nesta primeira fase, será voltada aos grupos prioritários.

Embora as doses já tenham sido entregues ao estado, o início da campanha foi adiado devido a ajustes na logística de distribuição e à necessidade de capacitar as equipes de saúde que atuarão na imunização, tanto na capital quanto nos demais municípios.

Durante esta semana, os profissionais da rede municipal participam de treinamentos técnicos e operacionais com o objetivo de garantir um processo seguro e eficiente de vacinação.

Segundo a coordenadora de Imunização da Semusa, o foco inicial é proteger as pessoas com maior risco de complicações causadas pelo vírus da gripe. “Estamos concluindo a organização da logística para que a campanha aconteça de forma segura e acessível. É importante que quem faz parte dos grupos prioritários procure as unidades de saúde a partir do dia 10 de novembro”, reforçou.

Grupos prioritários

De acordo com o Ministério da Saúde, podem se vacinar nesta etapa:

Idosos com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes e puérperas;
Profissionais de saúde;
Povos indígenas e quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso);
Trabalhadores portuários e dos Correios;
População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, como:

Doenças respiratórias crônicas;
Doenças cardíacas crônicas;
Doenças renais crônicas;
Doenças neurológicas crônicas;
Diabetes;
Imunodeficiência congênita ou adquirida;
Imunossupressão por doenças ou uso de medicamentos;
Transplantados (órgãos sólidos ou medula óssea);
Portadores de trissomias (síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, síndrome de Warkany, entre outras).

A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir casos graves e reduzir internações causadas pela infecção do vírus influenza, uma doença respiratória aguda de alta transmissibilidade, capaz de causar epidemias sazonais e, em casos mais graves, levar ao óbito.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão preparadas para iniciar a aplicação das doses conforme o cronograma oficial da campanha.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação ( Secom)

Continue lendo

Geral

XI Mostra Cultural reúne alunos dos CMACEs em um grande espetáculo de arte, música e dança em Porto Velho

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio dos Centros Municipais de Arte, Cultura e Educação (CMACEs) Laio, Som na Leste e Jorge Andrade, realiza nos dias 11, 12 e 13 de novembro, sempre a partir das 19h, a XI Mostra Cultural, no Teatro Palácio das Artes, localizado na avenida Presidente Dutra, 4183, bairro Olaria, em Porto Velho.

O evento é um dos mais tradicionais da rede municipal de ensino, reunindo alunos e professores em uma celebração que valoriza o talento, a criatividade e o aprendizado artístico desenvolvido ao longo do ano letivo. Nesta edição, o público poderá apreciar uma programação diversificada, com apresentações de dança, música e coral, envolvendo crianças, jovens e adultos.

Cada dia da Mostra é dedicado a um dos centros participantes:

11/11 – CMACE Laio
12/11 – CMACE Som na Leste
13/11 – CMACE Jorge Andrade

Entre as atrações estão as apresentações de Baby Ballet, com coreografias como “Festa no Safari”, “Leoas” e “Asa Branca”, sob orientação da professora Tailô Cristina. A dança também estará presente com performances do Ballet Juvenil e grupos de dança criativa e street dance, coordenados pelos professores Marcos Assunção, Elisângelo, Monika e Isaura.

Na área musical, o público poderá prestigiar o trabalho das bandas, corais e grupos de musicalização infantil e juvenil, com repertórios que vão do clássico “Hallelujah” (G. F. Handel) à energia de “It’s My Life” (Bon Jovi), além de sucessos nacionais como “Aquarela do Brasil”, “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores” e “Voando pro Pará”.

Professores como Maestro Matusalém Costa, Alessandra, Dirceu Rodrigues, Álvaro Ramalho, Natan Nery, Raquel Cabral, Bernardo, Rodrigo e Rômulo coordenam as apresentações musicais, que destacam a diversidade de estilos e instrumentos, incluindo violão, guitarra, flauta, saxofone e canto coral.

Segundo o secretário da Semed, Leonardo Leocádio, a XI Mostra Cultural reafirma o compromisso da Semed e dos CMACEs com a educação integral, unindo arte e aprendizado em experiências que fortalecem a expressão, a sensibilidade e a convivência. “O evento é gratuito e aberto ao público, com apresentações que prometem encantar pela beleza e emoção das produções artísticas escolares”, destacou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending