Esportes
Bruno Henrique, do Flamengo, é condenado no STJD e pega 12 jogos de suspensão
																								
												
												
											Julgado nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi suspenso por 12 jogos. Ele foi denunciado por forçar um cartão amarelo e beneficiar apostadores em 2023, em um jogo contra o Santos, no Mané Garrincha, pelo Brasileirão. O julgamento desta quinta durou mais de oito horas. Cabe recurso.
Bruno Henrique foi absolvido no artigo 243 do Código de Justiça Desportiva, que fala em manipular e prejudicar uma equipe de forma deliberada. No entanto, por 4 votos 1, os auditores decidiram que o atacante do Flamengo agiu de forma contrária à ética desportiva (artigo 243-A). Por isso, ele foi condenado a 12 jogos de suspensão, além de punido com multa de R$ 60 mil.
Recurso e efeito suspensivo
Todas as partes podem recorrer. O Flamengo vai entrar com recurso. Nesse caso, Bruno Henrique será julgado no pleno do STJD.
Enquanto o recurso não é julgado, o Flamengo vai pedir o efeito suspensivo. A lei indica que, a partir de dois jogos de suspensão, a possibilidade de pedir efeito suspensivo é garantida. Nesse caso, pela gravidade do tema, pode haver uma decisão contrária, mas o clube acredita na obtenção da medida para que o jogador possa atuar até o julgamento no pleno.
O atacante não esteve na sede do STJD nesta quinta, mas entrou na audiência por videoconferência. Ele acompanhou a maior parte do julgamento, que durou quase oito horas, fez um breve pronunciamento e se declarou inocente. O advogado Alexandre Vitorino representou o atacante. Advogados do Flamengo também estiveram presentes: Michel Assef Filho e Flavio Willeman (vice-presidente do clube).
A Procuradoria denunciou mais quatro atletas amadores. Três deles compareceram à audiência de forma virtual: Claudinei Vitor Mosquete Bassan, Andryl Sales Nascimento dos Reis e Douglas Ribeiro Pina Barcelos. Wander Nunes Pinto Junior, irmão de Bruno, foi representado por um advogado.
Bruno Henrique foi denunciado pela Procuradoria do STJD em vários artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): art. 243, §1º; art. 243-A, parágrafo único; art. 184 e art. 191, III. Além do artigo 65, II, III e V, do regulamento geral de competições da CBF de 2023.
O que aconteceu?
Em abril deste ano, a Polícia Federal indiciou Bruno Henrique. Ele é acusado de fraude esportiva e foi denunciado no artigo 200 da Lei Geral do Esporte – fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado –, com pena de dois a seis anos de reclusão.
A denúncia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) foi aceita pela Justiça do Distrito Federal. Assim, o atleta do Flamengo se tornou réu e será julgado na esfera comum.
Além de Bruno Henrique, fazem parte da investigação Wander Nunes Pinto Júnior (irmão do atleta), Ludymilla Araújo Lima (esposa de Wander) e Poliana Ester Nunes Cardoso (prima do jogador), e Andryl Sales Nascimento dos Reis, Claudinei Vitor Mosquete Bassan e Douglas Ribeiro Pina Barcelos (amigos de Wander, segundo as investigações). Ludymilla e Poliana ficaram fora da lista de denunciados do STJD.
A investigação da Polícia Federal começou em agosto do ano passado. Em novembro, o jogador e outros suspeitos foram alvo de uma operação de busca e apreensão. Investigadores extraíram conversas do celular de Wander que embasaram o indiciamento dos suspeitos.
O atacante do Flamengo teria informado a Wander que tomaria um cartão amarelo em jogo contra o Santos, disputado em Brasília, em novembro de 2023 – o jogador estava pendurado com dois cartões amarelos. Apostas feitas por Wander, a esposa dele, uma prima e amigos chamaram atenção das empresas de bets, que estranharam o volume de dinheiro no cartão amarelo de Bruno Henrique.
GE
Esportes
Cacoal sedia Fase Estadual Infantil do Joer 2025, a partir desta segunda-feira, 3
														De 3 a 13 de novembro, em Cacoal, acontece a fase estadual infantil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), com cerimônia de abertura marcada para terça-feira (4), às 19h, no Ginásio Poliesportivo Senador Ronaldo Aragão, com intuito de promover o esporte escolar, integração e desempenho pedagógico dos estudantes-atletas da rede pública e privada.
O cronograma prevê achegada das delegações, reuniões técnicas e competições nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, distribuídas em arenas e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clodoaldo Nunes de Almeida; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Gomes; e Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Josino Brito. As atividades se estendem ao longo do período dos jogos com fases classificatórias, quartas de final, semifinais e finais, conforme programação oficial.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Joer promove a formação integral dos estudantes. “Ao incentivar o esporte escolar, fortalecemos valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe, além de identificar talentos que podem representar Rondônia em competições nacionais”, salientou.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, ressaltou que “a etapa estadual infantil é resultado de planejamento pedagógico e logístico da Seduc em parceria com os municípios, garantindo estruturas adequadas, segurança e suporte técnico às delegações para que os estudantes-atletas compitam em condições de excelência.”
O gerente de esporte escolar da Seduc, Marcelo Araújo, destacou que “é nesta categoria que muitos alunos participam pela primeira vez de um evento desse porte, vivenciam o espírito esportivo e passam a enxergar o esporte como parte fundamental do seu desenvolvimento educacional.”

JOGOS ESCOLARES
Criado para integrar o calendário educacional do estado, o Joer articula esporte e aprendizagem ao estimular a permanência e o bom desempenho escolar, o convívio social e a cultura de paz. Em 2025, a etapa em Cacoal reúne atletas das redes estadual, municipal e privada, mobilizando equipes técnicas, arbitragem e comunidade escolar em diferentes espaços esportivos da cidade.

Secom
Esportes
Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
														Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirmam o potencial esportivo dos estudantes da rede estadual. A atleta Vitória Luiza Rech, de 14 anos, da Escola Floriano Peixoto, de Cerejeiras, garantiu medalha de bronze na Série Prata do karatê. Já a equipe de handebol masculino da Escola Daniel Berg, de Cacoal, conquistou medalha de prata na Série Cobre, sob o comando da técnica Ana Paula Baroni.
Vitória Luiza celebrou o resultado com entusiasmo. “Foi algo muito especial, porque foi o meu primeiro JEBs. Vim com muita confiança e consegui conquistar a medalha de bronze, que era algo que eu desejava muito. É um prazer enorme estar aqui e receber essa medalha, por tudo que treinei e esperei para viver esse momento. É realmente maravilhoso”, afirmou.

Vitória Luiza celebrou o resultado com entusiasmo
A professora, Ana Paula Baroni, destacou a trajetória da equipe até a conquista. “Estou muito feliz pelos meus alunos terem conquistado essa medalha e agradeço especialmente a Rondônia e a todos que nos trouxeram até aqui, que estiveram conosco durante o evento. Iniciamos os treinamentos em fevereiro e, desde então, treinamos todos os dias, participamos de competições municipais, estaduais e do Joer, sempre buscando aprimorar o desempenho da equipe.”
O chefe da delegação de Rondônia, Alex Polenis, avaliou positivamente a participação do estado na competição. “Foi uma jornada muito produtiva. Tivemos uma delegação comprometida, com atletas e técnicos que se dedicaram intensamente desde as fases regionais até o cenário nacional. As medalhas conquistadas coroam um trabalho coletivo de superação e mostram que Rondônia tem se destacado cada vez mais no esporte escolar brasileiro.”
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados mostram o quanto o estado tem revelado novos talentos e o quanto os jovens estão preparados para representar Rondônia com dedicação e disciplina. “Cada medalha simboliza o esforço e o suporte que o governo tem direcionado ao esporte escolar”, salientou.
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, reforçou que as conquistas são reflexo do trabalho de incentivo desenvolvido pela Secretaria. “A prática esportiva é parte essencial da formação integral dos nossos estudantes. A Seduc continuará apoiando o esporte escolar, fortalecendo a participação dos jovens rondonienses em competições nacionais e promovendo o desenvolvimento de novos talentos”, disse.
Os Jogos Escolares Brasileiros 2025 reuniram milhares de atletas de 12 a 14 anos de todo o país, em diversas modalidades. As conquistas de Rondônia no karatê e no handebol encerram de forma vitoriosa a participação do estado em mais uma edição do maior evento do esporte estudantil nacional.
Fonte: Secom
Esportes
Porto Velho brilha mais uma vez e conquista tricampeonato no JIR 2025
														Pela terceira vez consecutiva atletas de Porto Velho subiram no pódio conquistando o troféu de campeão dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (RIR), realizado em Ji-Paraná. A premiação ocorreu na última quinta-feira (23) durante um clima de muita euforia e emoção para a delegação composta por 277 competidores de diferentes modalidades.
Os jogos teve disputas de basquetebol, futebol society, ciclismo, xadrez, capoeira, taekwondo, vôlei de praia, ciclismo feminino, e handebol. O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes parabenizou os times envolvidos e reafirmou o compromisso da gestão com o fomento do esporte.

“Para nós é uma grande alegria sermos bem representados por esses atletas que deram o seu melhor, com muita garra, determinação, respeitando os seus adversários. E com esse espírito esportivo, trouxeram mais uma vez o título de campeão. Acreditamos no potencial de nossos atletas e é por isso que temos investido fortemente no esporte, dando todo o suporte e oportunidades de aprimoramento. O resultado não poderia ser outro. Parabéns a todas as equipes técnicas da Semtel, que também têm desempenhado um papel importante para a evolução dos nossos atletas”, afirmou.
PREPARO
Durante todo o campeonato, que teve início dia 11 de outubro, os times contaram com o suporte técnico da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), que organizou a logística com fornecimento de ônibus e entrega de sacochilas com duas camisetas de passeio, além de dois uniformes de jogos. De acordo com o titular da pasta, Paulo Moraes Júnior, a Semtel tem se empenhado em proporcionar o melhor aos atletas, mantendo um trabalho contínuo, de base, com estrutura e planejamento.
“JIR 2025 é nosso, é de Porto Velho. Estamos celebrando o esporte, a grande conquista de nossos atletas e, também, o resultado de todo o trabalho que vem sendo realizado pela secretaria junto aos nossos gestores, professores e técnicos. É Porto Velho no destaque do esporte rondoniense! Essa vitória é fruto de muita dedicação e trabalho contínuo, de base com estrutura e planejamento. Parabéns a todos os atletas pelo empenho, pela dedicação e por acreditarem em seus sonhos”, concluiu o secretário.

ESPÍRITO ESPORTIVO
Para a professora de Educação Física, Juliana Nunes, é de suma importância a participação dos atletas, que têm a oportunidade de se destacarem em cenário estadual. “Sem dúvidas, um momento de muita alegria e também uma grande chance, em especial, para os adolescentes que saem do Joer, o JIR é uma maneira de continuarem participando de competições”, disse.
A atleta de Vôlei, Gabriely Ávila destacou a organização do campeonato. “Gostei muito, pois está cada vez ficando mais organizado, tivemos fisioterapeuta disponível, recebemos ainda todo o apoio para termos o melhor desempenho dentro de quadra. E por essa razão, fico muito feliz por ter participado dessa edição”, declarou a atleta.
O assessor Intersetorial da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Ítalo Aguiar descreve o sentimento que fica após uma grande vitória no cenário estadual. “Porto Velho mais uma vez, campeão do JIR e isso é muito gratificante para nós como time Semtel e, também, para a nossa capital, que se destaca por meio da qualidade de seu esporte, sendo bem representada nos jogos”, enfatizou.
BALANÇO
Confira as medalhas que os atletas porto-velhenses conquistaram, por modalidades:
1. OURO – 30 Medalhas
2. PRATA – 32 Medalhas
3. BRONZE – 19 Medalhas
MEDALHAS POR MODALIDADE
1. Basquetebol Feminino – 1 Medalha (1 de Ouro)
2. Futsal Feminino – 1 Medalha (1 de Ouro)
3. Handebol Masculino – 1 Medalha (1 de Ouro)
4. Handebol Feminino – 1 Medalha (1 de Bronze)
5. Vôlei de Praia Masculino – 1 Medalha (1 de Ouro)
6. Vôlei de Praia Feminino – 1 Medalha (1 de Bronze)
7. Futebol Society Masculino – 1 Medalha (1 de Ouro)
8. Atletismo Masculino – 16 Medalhas (8 de Ouro, 5 de Prata e 3 de Bronze)
9. Atletismo Feminino – 8 Medalhas (3 de Ouro, 4 de Prata e 1 de Bronze)
10. Capoeira Masculino 1 Medalha (1 de Prata)
11. Capoeira Feminino 1 Medalha (1 de Prata)
12. Ciclismo Feminino – 5 Medalhas (1 de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze)
13. Jiu-Jitsu Masculino – 5 Medalhas (4 de Ouro e 1 de Bronze)
14. Judô Masculino – 7 Medalhas (1 de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze)
15. Judô Feminino – 6 Medalhas (3 de Ouro e 3 de Prata)
16. Karatê Masculino – 2 Medalhas (2 de Prata)
17. Karatê Feminino – 3 Medalhas (2 de Ouro e 1 de Prata)
18. Taekwondo Masculino – 5 Medalhas (1 de Ouro e 4 de Prata)
19. Taekwondo Feminino – 6 Medalhas (3 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze)
20. Tênis de Mesa Masculino – 3 Medalhas (2 de Prata e 1 de Bronze)
21. Tênis de Mesa Feminino – 5 Medalhas (2 de Prata e 3 de Bronze)
22. Xadrez Masculino – 1 Medalha (1 de Prata).
QUADRO GERAL DE PONTUAÇÃO
Classificação (municípios)
1º Porto Velho – 397
2º Vilhena – 260
3º Cacoal – 243
4º Pimenta Bueno – 228
5º Ariquemes – 174.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
- 
																	
										
																			Polícia15 horas atrásTrio é preso armado após ameaçar policial em condomínio na capital
 - 
																	
										
																			Geral15 horas atrásMulher morre após topar “desafio de bebedeira” em bar e entrar em coma
 - 
																	
										
																			Polícia11 horas atrásRepresentante comercial morre afogado durante momento de lazer com amigos
 - 
																	
										
																			Polícia7 horas atrásFim do mistério: polícia revela se Japinha do CV está entre os mortos
 - 
																	
										
																			Empregos11 horas atrásInscrições abertas para concurso da Assembleia Legislativa de Rondônia com salários de até R$ 24 mil
 - 
																	
										
																			Geral19 horas atrásUma pessoa morre e 40 se ferem em queda de estrutura durante festa
 - 
																	
										
																			Polícia8 horas atrásPolícia Militar prende “Diamante do CV”, condenada por crime de tortura
 - 
																	
										
																			Polícia11 horas atrásMP-RO denuncia três por esquema de cargos fantasmas na Assembleia de Rondônia
 

									
																	
									
																	
									
																	
									
																	
									
																	