Geral
População aprova instalação de semáforo no cruzamento das avenidas Calama e Lauro Sodré, no Centro de Porto Velho
Morador do bairro Mariana, na zona Leste de Porto Velho, o balconista e condutor de motocicleta Leandro Miranda gasta cerca de 30 minutos para chegar até a loja de bolos onde trabalha há sete meses, na região central da cidade.
Ele conta que sempre pega o trânsito no horário de pico para chegar a tempo no trabalho, mas teme sofrer algum acidente por causa do grande fluxo de veículos, especialmente nos cruzamentos mais movimentados.
A Prefeitura de Porto Velho, no entanto, aos poucos está mudando essa realidade. Com objetivo de melhorar a mobilidade urbana e proteger vidas, através da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), foi instalado um semáforo no cruzamento das avenidas Lauro Sodré e Calama (Centro), por onde Leandro passa diariamente para ir e retornar do trabalho. E ele aprovou a ideia.

“Pelo menos um acidente por dia eu presenciava nesse cruzamento. Acredito que o semáforo vai contribuir para a redução desses incidentes. Além disso, a partir das 18h, o trânsito vira um caos aqui, com uma longa fila de veículos que se transforma em congestionamento. Acredito que a segurança será aprimorada para todos”, comentou Leandro.
NA CALÇADA
O empresário Hishan Hassen, que há 1 ano abriu uma lanchonete bem na esquina onde o semáforo foi instalado, também espera que o equipamento possa ajudar a disciplinar o trânsito e, principalmente, reduzir a quantidade de acidentes e os congestionamentos.
“Antes da instalação do semáforo, a frequência de acidentes era de aproximadamente três a quatro por dia. Era comum que acidentes ocorressem em dias consecutivos”, afirmou

Hassem conta que já ocorreram acidentes em que os veículos foram parar na calçada da lanchonete dele e danificaram a estrutura. Para proteger o patrimônio, colaboradores e clientes, o empresário instalou barras de ferro no local, temendo situações ainda mais graves.
“Acredito que a instalação do semáforo contribuirá para a redução de acidentes e do congestionamento, melhorando o fluxo de veículos, especialmente na rua Lauro Sodré, onde os engarrafamentos costumavam se estender por longas distâncias nos horários de pico. Creio que o semáforo otimizará a gestão do tráfego”, completou.
ANÁLISE TÉCNICA
O secretário Iremar Lima (Semtran) explica que os acidentes e congestionamentos acontecem pelo volume de veículos no local e o objetivo da Prefeitura é reduzir ao máximo esses transtornos por toda a cidade, tornando-a mais segura para a população.
“A ação foi determinada pelo prefeito Léo Moraes, após análise técnica de pesquisa e estatística realizada pela Semtran, sobre o fluxo de veículos e formação de fila de veículos na Lauro Sodré nos horários de pico”, afirmou o secretário.
TRABALHO
A equipe da Semtran iniciou a instalação dos postes (metálicos) que sustentam os equipamentos no dia 26 de agosto. O trabalho avançou rapidamente e agora o que falta concluir é a instalação elétrica. A previsão é de que o semáforo comece a funcionar neste sábado (6).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Bolas confeccionadas no projeto Pintando a Liberdade são entregues pelo governo de RO durante “Natal de Luz”
Em um gesto que une solidariedade, cidadania e reintegração social, o governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (3), a entrega de 100 bolas confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, durante a tradicional abertura do “Natal de Luz 2025”, realizada na área frontal do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.
Com a participação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que coordenou a confecção das bolas através do projeto Pintando a Liberdade, a ação tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e ressocialização a pessoas privadas de liberdade.
A entrega dos itens foi realizada por meio da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) às crianças durante a festividade, representando a esperança, a solidariedade e o espírito de confraternização que caracteriza o Natal.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do caráter social, a atividade reforça as políticas públicas voltadas à reinserção social. “Quando a administração pública promove ações como essa, une dois propósitos muito importantes: o de levar alegria às crianças e a ressocialização. É um gesto simbólico, mas carregado de significado social”, ressaltou.
CELEBRAÇÃO NATALINA
O “Natal de Luz” é um dos eventos mais tradicionais do calendário estadual estendendo-se durante todo o período natalino, reunindo servidores, familiares e a comunidade em geral para celebrar o espírito de Natal, com apresentações culturais, distribuição de presentes e ações solidárias.
De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a iniciativa representa mais do que um simples ato de doação. “Cada bola confeccionada simboliza a reintegração social por meio do trabalho, além de contribuir de forma positiva com a sociedade. Essa é a essência do projeto Pintando a Liberdade: transformar o tempo de reclusão em oportunidade de recomeço e cidadania”, destacou.
Secom
Geral
Expositores da Agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec via formulário on-line
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), informa que foram retificadas as datas do Edital nº 02/2025/SEMAGRIC, que trata do credenciamento de expositores para a Agrotec – 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar.
De acordo com a retificação publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia em 31 de outubro de 2025, foram feitas duas alterações principais:
-A Feira será realizada agora no período de 27 a 30 de novembro de 2025 (antes prevista para os dias 24 a 27 de novembro);
-O período de inscrições foi prorrogado até o dia 15 de novembro de 2025 (anteriormente encerrava em 30 de outubro).
As inscrições podem ser feitas de forma totalmente on-line, por meio do formulário disponível aqui neste link.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu0_T7eXGcuvZ1YezZqcpVgIrxuvYeD9yxrh3Tl-gzcqHrwQ/viewform

As demais regras e condições do edital original permanecem inalteradas. O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, reforça que todos os interessados em participar da Agrotec 2025 devem ler com atenção os anexos do edital e da retificação, que contêm os requisitos e documentos necessários para habilitação.
“A Agrotec é uma vitrine para a agroindústria e a agricultura familiar de Porto Velho e de toda a região. Essa prorrogação permite que mais empreendedores possam se inscrever e participar deste grande evento”, destacou o secretário.
A retificação do edital pode ser acessada no portal da Semagric e também no site do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia utilizando o código identificador 78D1426F.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
SENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica, para a comunidade de todo o Estado. Nesta etapa, são ofertadas mais de duas mil vagas destinadas à comunidade, com oportunidades de formação em diversas áreas profissionais. Os candidatos podem acessar o edital com todas as informações no portal do SENAI-RO.
https://portal.fiero.org.br/senai/paginas/aprendizagem-b%81sica-e-tcnica/85
De acordo com o gerente de Educação, Jair Coelho, os cursos atendem às demandas das indústrias rondonienses e contemplam segmentos como Mecânica, Eletrotécnica, Tecnologia da Informação (TI), Refrigeração, Panificação, Vestuário, entre outros. As formações são ofertadas nas modalidades de qualificação básica e qualificação técnica, ambas certificadas pelo SENAI.
Estão aptos a se inscrever jovens entre 14 e 23 anos e 11 meses, conforme a Lei da Aprendizagem. Para os cursos de qualificação básica, os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, seja em escola pública ou particular. Essa formação tem duração média de seis meses. Já os cursos de qualificação técnica exigem que o candidato possua escolaridade a partir do 2º ano do Ensino Médio, com carga horária de até um ano e meio.
As aulas são oferecidas nas modalidades presencial e à distância (EAD). No formato virtual, em determinados períodos, os alunos participam de atividades práticas nos laboratórios das unidades do SENAI localizadas em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
Os interessados podem realizar a inscrição diretamente pelo portal do SENAI Rondônia, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre o processo classificatório e os requisitos para participação. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de novembro.
Fonte: Portal SENAI
-
Polícia11 horas atrásJovem morre esmagado por caminhão em cruzamento no centro
-
Polícia10 horas atrásServidora pública, filha de ex-vereador, morre vítima de infarto em RO
-
Polícia15 horas atrásHomem é encontrado morto em rio no Ramal Maravilha
-
Política10 horas atrásVeja como votaram os deputados de RO no projeto que aumenta salários de servidores do judiciário
-
Polícia10 horas atrásPF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende quase 7 kg de ouro em Rondônia
-
Geral14 horas atrásSENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
-
Esportes16 horas atrásConmebol define data e horário da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras
-
Empregos18 horas atrásSeduc-RO abre processo seletivo para diretores e chefes pedagógicos da rede estadual

