Conecte-se conosco

Esportes

Flamengo vence o Galo e é o novo líder do Campeonato Brasileiro

Publicado

em

O último jogo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro coroou o Flamengo como o novo líder da competição. Ao derrotar o Atlético-MG por 1 a 0 nesse domingo (27), no Maracanã, o Fla superou o Cruzeiro – derrotado pelo Ceará, mais cedo, em Belo Horizonte – e chegou aos 36 pontos em 16 partidas disputadas. O time mineiro tem 34 em 17 jogos.

O gol da vitória da equipe comandada por Filipe Luís foi aos 30 minutos do segundo tempo. Luiz Araújo cobrou falta pela esquerda e o zagueiro Léo Ortiz completou de cabeça para marcar.

Foi a 11ª vitória do Flamengo na competição. A equipe tem o melhor ataque, com 30 gols marcados e a melhor defesa, com apenas seis sofridos. O Atlético tem 20 pontos e está em 13º lugar.

Cruzeiro leva virada do Ceará

Em Belo Horizonte, o Cruzeiro esperava estender a permanência na liderança do campeonato, ao receber o Ceará em má fase, vindo de três derrotas seguidas. O panorama inicial se mostrou positivo porque – logo aos três minutos – o atacante Kaio Jorge aproveitou vacilo do goleiro Bruno Ferreira na saída de bola e marcou o 13º gol dele no campeonato, se isolando ainda mais na artilharia da competição.

No entanto, dois gols de cabeça de Galeano (um no primeiro tempo e o outro na etapa final) decretaram a virada do Vozão, que subiu aos 21 pontos, na nona posição, frustrando os planos do Cruzeiro.

Expulsão polêmica em Inter x Vasco

No estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o Internacional salvou um ponto diante do Vasco ao alcançar o empate em 1 a 1 aos 46 minutos do segundo tempo com Johan Carbonero (o time carioca saiu na frente aos 30 do primeiro tempo, com Rayan). A equipe gaúcha tem 21 pontos, em 10º lugar, enquanto o Vasco é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, em 16º, com 15 pontos.

O lance que mais chamou a atenção na partida, porém, não foi nenhum dos dois gols. Pouco antes do empate colorado, o goleiro Léo Jardim, do Vasco, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o cartão vermelho, após permanecer no chão pedindo atendimento médico, atitude considerada como cera pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza. O detalhe é que o primeiro cartão recebido pelo goleiro também foi por atrasar o reinício da partida.

Nas outras duas partidas do domingo, o São Paulo derrotou o Fluminense por 3 a 1 no Morumbis (gols de Arboleda, Ferreirinha e Tapia para o tricolor paulista; Samuel Xavier marcou para o carioca) e o Bahia fez 3 a 0 no Juventude, com dois gols de Jean Lucas e um de Lucho Rodriguez.

Esportes

Jovens rondonienses fazem história com recorde e desempenho técnico nas Paralimpíadas Escolares 2025

Publicado

em

A delegação de Rondônia obteve resultados expressivos na quinta-feira (20), durante as provas de atletismo das Paralimpíadas Escolares 2025, realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O estado participou das disputas de 400 metros, 60 metros, arremesso de peso e lançamento de disco, alcançando medalhas e confirmou um recorde nacional, reforçando o trabalho pedagógico e esportivo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Entre os destaques do dia, a estudante-atleta Aline Luíza, de 13 anos, de Buritis, estabeleceu novo recorde nacional no arremesso de peso na categoria destinada a atletas com deficiência intelectual, consolidando seu nome como uma das principais promessas do paradesporto escolar do país. Também emocionou a participação de Letícia Vitória, de 11 anos, de Guajará-Mirim, que viajou pela primeira vez para fora do município e estreou nas Paralimpíadas Escolares competindo em arremesso de peso e corrida de 60 metros, demonstrando evolução técnica e grande potencial.

A estudante-atleta Aline Luíza, de 13 anos, de Buritis, estabeleceu novo recorde nacional no arremesso de peso

Além delas, representaram Rondônia: Evelyn Vitória, 15 anos, de Ariquemes, medalha de ouro nos 400 metros; Sara Stefany, 16 anos, de Porto Velho, medalha de bronze no lançamento de disco; Larissa de Paula, 17 anos, de Vilhena, nos 400 metros; e Matheus Eduardo, 16 anos, de Vilhena, medalha de ouro no arremesso de peso, garantindo sua segunda medalha na competição.

As participações reforçam o compromisso das escolas estaduais e instituições parceiras na formação esportiva e inclusiva dos estudantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha,  os resultados alcançados mostram a força dos nossos estudantes e o impacto do esporte como ferramenta de transformação. “Cada atleta representa o estado com honra e determinação e, Rondônia se orgulha das suas conquistas em cada disputa”, salientou.

A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, ressaltou o papel da escola na revelação de talentos. “Essas conquistas reforçam a importância do trabalho pedagógico integrado ao esporte. Quando o estudante tem oportunidade, apoio e orientação, ele se desenvolve e descobre potencialidades que mudam sua trajetória.”

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento mundial para estudantes com deficiência, reunindo representantes de todos os estados brasileiros em competições que promovem inclusão, desenvolvimento esportivo e integração entre jovens de 11 a 18 anos, fortalecendo o movimento paralímpico escolar no país.

Fonte: Secom

Continue lendo

Esportes

Rondônia conquista 4 medalhas de ouro e 1 prata no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares

Publicado

em

Rondônia alcançou, na terça-feira (18), cinco medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2025, realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. As conquistas ocorreram nas provas de atletismo, com destaque para o primeiro ouro rondoniense do evento, garantindo representatividade para estudantes-atletas de São Francisco do Guaporé, Vilhena e Porto Velho.

A primeira medalha de ouro do dia veio com Camilo Luís, de 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campos Sales, do município de São Francisco do Guaporé, que venceu o lançamento de disco na categoria sub-18.

Na sequência, Eduardo Melo, de 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, de Vilhena, também garantiu ouro no lançamento de disco.

O município de Vilhena ainda celebrou outras duas medalhas, com Matheus Eduardo Almeida Rodrigues, 16 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Shirley Cerutti, que conquistou prata no arremesso de disco; e Larissa de Paula Barbosa, 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Arlete Toledo, campeã no salto em distância.

Fechando o dia, Sara Stefany de Oliveira Gomes, 16 anos, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar I (CTPM I), de Porto Velho, conquistou ouro no lançamento de dardo.

Larissa de Paula Barbosa, 17 anos, da Escola Maria Arlete, é campeã no salto em distância

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados refletem o comprometimento do estado com o esporte escolar inclusivo, reforçando os investimentos da gestão às políticas públicas que incentivam a participação de jovens atletas em competições nacionais.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, ressaltou que as medalhas confirmam o fortalecimento da formação esportiva na rede estadual e evidenciam a importância das ações de incentivo ao paradesporto olvidas ao longo do ano.

O chefe da delegação rondoniense, Zairton Alves, afirmou que o primeiro dia de competições demonstra a preparação dos estudantes-atletas e o empenho das equipes técnicas. “Cada medalha representa o esforço coletivo de professores, famílias e das escolas que incentivam diariamente a prática esportiva.”

INCLUSÃO

As Paralimpíadas Escolares fazem parte do calendário nacional do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) e reúnem estudantes com deficiência de todo o país, promovendo inclusão, desenvolvimento técnico e estímulo à prática esportiva entre jovens atletas.

Fonte: Secom

Continue lendo

Esportes

Brasil joga mal, empata com a Tunísia e encerra 2025 sob vaias

Publicado

em

A seleção brasileira teve atuação apagada e ficou no empate por 1 a 1 com a Tunísia, no fim da tarde desta terça-feira (18), na Decathlon Arena, em Lille (França), em seu último jogo de 2025. O resultado ficou marcado pelo pênalti perdido por Lucas Paquetá aos 32 minutos do segundo tempo. Com isso, o técnico Carlo Ancelotti chegou ao seu segundo empate no comando da equipe. Em oito partidas, o italiano soma quatro vitórias, dois empates e duas derrotas.

Depois da boa apresentação contra Senegal, havia expectativa de que o Brasil repetisse o desempenho. Ancelotti manteve a base titular, fazendo poucas alterações, o que reforçava a esperança de mais uma atuação consistente. No entanto, o quarteto ofensivo formado por Matheus Cunha, Estêvão, Rodrygo e Vinicius Júnior teve dificuldades para criar jogadas diante da defesa tunisiana, bem postada e fechada.

Defensivamente, a opção por laterais de característica ofensiva — Wesley e Caio Henrique — deixou espaços para contra-ataques. E foi justamente assim que a Tunísia abriu o placar aos 22 minutos da etapa inicial. Wesley falhou no domínio da bola, Abdi avançou pela esquerda e cruzou para Mastouri, que dominou com liberdade e finalizou para vencer o goleiro Bento.

O gol sofrido fez o Brasil aumentar a pressão, mas as chances claras continuaram raras. Aos 39 minutos, Estêvão cruzou na área e a bola tocou no braço de Bronn. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti. O próprio Estêvão cobrou com categoria e deixou tudo igual.

No segundo tempo, Ancelotti promoveu mudanças e colocou Lucas Paquetá em campo. O meia, porém, acabou sendo decisivo de forma negativa: aos 32 minutos, desperdiçou a penalidade que poderia garantir a vitória brasileira.

A seleção volta a atuar apenas na Data Fifa de março, quando deverá enfrentar duas seleções europeias, com França e Croácia entre os prováveis adversários.

Continue lendo

Trending