Polícia
Empresários que cancelaram a formatura de dezenas de estudantes em Rondônia são alvo de operação no Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta terça-feira (20.5) a Operação Ilusion, para cumprimento de 20 ordens judiciais contra os responsáveis por uma empresa de eventos de formatura que fechou as portas e não cumpriu com contratos, além de outros alvos identificados durante as investigações.
A ação, deflagrada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), é uma resposta a centenas de vítimas que tiveram eventos de formatura cancelados no final de 2024.
A empresa, que encerrou suas atividades em Cuiabá no mês de janeiro deste ano, recebeu valores de centenas de formandos e seus familiares e deixou de cumprir os contratos, deixando diversas vítimas que tiveram seus sonhos destruídos, ficando sem suas celebrações de colação de grau e formatura.
Entre as ordens judiciais estão os mandados de prisão preventiva contra o casal de empresários E.S.S., de 51 anos, e M.J.A.N., de 49 anos, que administravam a empresa do ramo de formaturas. Os alvos ainda não foram localizados e agora são considerados foragidos.
Também são cumpridos os mandados de busca e apreensão domiciliar, restrição administrativa em oito veículos automotores, suspensão de atividade econômica de empresas e o sequestro e bloqueio de R$7 milhões em bens e valores em contas bancárias dos quatro suspeitos e de suas empresas.
Os mandados foram expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), após manifestação favorável da 18ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Cuiabá. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Maringá (PR) e de João Pessoa (PB), por policiais civis da Delegacia do Consumidor, com o apoio de unidades das Polícias Civis locais.
Os suspeitos são investigados por crime contra o patrimônio, crime contra as relações de consumo e associação criminosa, com penas que podem chegar aos 13 anos de prisão e multa.

Fechamento da empresa e cancelamento de eventos
Na manhã de 31 de janeiro, os responsáveis pelas empresas Imagem Eventos e Graduar Decoração e Fotografia divulgaram uma nota informando o fechamento do estabelecimento, surpreendendo funcionários, formandos e seus familiares, que haviam contratado serviços das pessoas jurídicas dos investigados e não esperavam o encerramento das atividades sem nenhum aviso prévio.
As investigações, conduzidas pela Delegacia do Consumidor, apontaram que foram prejudicados aproximadamente mil formandos de mais 40 turmas de diversas universidades e faculdades em Cuiabá, Várzea Grande e cidades do interior dos Estados de Mato Grosso e de Rondônia, especialmente alunos de cursos de medicina, além turmas de escolas públicas e particulares. O prejuízo das vítimas ultrapassa o valor de R$7 milhões.
Segundo o delegado da Decon, Rogério Ferreira, nas investigações ficou claro que os empresários sabiam que não conseguiriam cumprir os compromissos firmados e planejaram o fechamento da empresa pelo menos quatro meses antes de efetivamente fecharem as portas.
“Os investigados fecharam novos contratos, exigindo pagamentos à vista, realizaram promoções, ocultaram mídias digitais de eventos que ainda não haviam sido entregues com o fim de serem comercializados posteriormente, tudo com a finalidade de levantar valores para fechar a empresa e deixar a cidade”, explicou o delegado.
Operação Ilusion
O nome da operação faz referência à ilusão que os responsáveis pelas empresas de formaturas criaram em centenas de formandos e seus familiares e amigos, que sonhavam com os seus eventos de colação de grau e de formatura, mas que tiveram que amargar a decepção e o prejuízo causado pelo encerramento inesperado das atividades da Imagem Eventos.
Denúncias
Os consumidores que se sentirem lesados ou que quiserem realizar denúncias podem comparecer na Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Rua General Otavio Neves, no 69, Duque de Caxias I, em Cuiabá, ou enviar um e-mail para decon@pjc.mt.gov.br. Também é possível fazer uma denúncia anônima por meio do telefone 197 da Polícia Civil ou pela Delegacia Virtual através do link: (https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam).

Fonte: Assessoria da PC/MT
Polícia
DENARC prende quadrilha com 70 kg de drogas em operação

Em uma ação integrada no combate ao tráfico de drogas, policiais do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da Sevic da 1ª Delegacia de Polícia de Guajará-Mirim apreenderam aproximadamente 70 quilos de skunk em Porto Velho. A operação faz parte da Protetor de Divisas e Fronteiras, coordenada pelo Ministério da Justiça.
De acordo com informações apuradas, as investigações começaram após a vigilância de um veículo Volkswagen Saveiro, que havia saído de uma residência na Rua Camboriú, bairro Aponiã, transportando cerca de 20 quilos da droga. O condutor, identificado como E. J. B., de 45 anos, foi acompanhado e abordado próximo à Avenida Imigrantes com Estrada da Penal. Dentro do automóvel, os policiais confirmaram a presença do entorpecente.
Na sequência, as equipes retornaram ao imóvel monitorado, de propriedade de H. P. D., de 38 anos, e de sua companheira T. S. V., de 26 anos. Durante as buscas, foram localizadas duas caixas de papelão em um dos quartos, contendo mais 50 quilos de skunk.
Além do casal, também foi presa S. F. V., de 21 anos, irmã de T., acusada de auxiliar diretamente no esquema criminoso.
Ao todo, a operação resultou na apreensão de 70 quilos de droga e de dois veículos utilizados pelos suspeitos nas transações ilícitas: uma Land Rover Evoque e a Saveiro.
Os três envolvidos foram presos em flagrante e deverão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles foram apresentados à Justiça para as providências legais cabíveis.

Polícia
Oito apenados monitorados são presos em show da Joelma na capital – VEJA O VÍDEO

Uma ação da Polícia Penal resultou na prisão de oito apenados monitorados por tornozeleira eletrônica durante o show da cantora Joelma, realizado na noite desta quinta-feira (2), em Porto Velho.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a segurança foi reforçada em razão da programação do aniversário da capital. Durante as fiscalizações, os policiais penais identificaram os apenados que estavam fora da rota autorizada e circulavam em horário não permitido.
Após serem flagrados, os detentos foram presos e, na manhã desta sexta-feira (3), encaminhados para a realização de exame de corpo de delito. Em seguida, todos foram recambiados para a penitenciária.

Fonte: Notícias Urgentes
Polícia
Homem é encontrado morto às margens da BR-319 em Porto Velho

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (3), na cabeceira da ponte, às margens da BR-319, em Porto Velho.
De acordo com informações preliminares, a vítima teria sofrido um mal súbito e caído próximo à via. Populares que passavam pelo local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe médica compareceu à ocorrência, mas apenas pôde confirmar o óbito.
A Polícia Militar foi chamada para resguardar a área até a chegada da Perícia Técnica, que ficará responsável pelos procedimentos de investigação.
A identidade do homem, descrito como idoso, ainda não foi oficialmente divulgada.
-
Polícia22 horas atrás
Jovem foi morta na frente da filha a mando da própria irmã por ‘ciúmes’, diz delegado
-
Polícia15 horas atrás
Oito apenados monitorados são presos em show da Joelma na capital – VEJA O VÍDEO
-
Polícia23 horas atrás
Deputado Jean Mendonça é feito refém durante assalto em sua residência – VEJA O VÍDEO
-
Polícia16 horas atrás
Homem é encontrado morto às margens da BR-319 em Porto Velho
-
Polícia21 horas atrás
Dupla é presa após ataque a tiros em bar que deixou três feridos
-
Geral22 horas atrás
Vini Jr e Virginia em casa: mulher de Militão “entrega” encontro sem querer
-
Polícia22 horas atrás
PRF apreende mais de 360 quilos de drogas e prende quatro suspeitos na BR-364
-
Geral22 horas atrás
Brasileiros seguem incomunicáveis após serem detidos em Israel