Conecte-se conosco

Polícia

O governo de Rondônia intensifica a segurança no Carnaval utilizando tecnologia de reconhecimento facial

Publicado

em

Em continuidade às ações de segurança e prevenção durante o Carnaval, o governo de Rondônia dá início, nesta sexta-feira (28), à implementação da tecnologia de reconhecimento facial. A Polícia Penal disponibilizou uma “blacklist” contendo dados de indivíduos procurados pela justiça, com o objetivo de identificar foragidos, pessoas com pendências judiciais e evadidos, durante os eventos.

As ações são realizadas em parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com a execução da Gerência de Informações Penais (Gipen) e da Gerência de Tecnologia da Informação (Geinfo). Juntas, as equipes utilizam um sistema de monitoramento em tempo real, com tecnologia de ponta, para identificar possíveis ameaças e garantir um ambiente seguro para todos os cidadãos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de investir em tecnologias inovadoras para a segurança pública. “A proteção dos cidadãos é fundamental, e a implementação do reconhecimento facial é uma das várias ações que o governo está tomando para garantir um Carnaval seguro para todos.”

MONITORAMENTO E SEGURANÇA

O governo de Rondônia intensifica a segurança no Carnaval utilizando tecnologia de reconhecimento facial - News Rondônia
O sistema vai monitorar as movimentações no circuito dos blocos de Carnaval

As ações seguem um planejamento estratégico específico para o período carnavalesco. A base de dados, que inclui informações pessoais, fotos, mandados de prisão em aberto e outros dados pertinentes, é alimentada pelo sistema prisional, e serve como referência para as forças de segurança pública. O sistema de reconhecimento facial, aliado às câmeras de vigilância instaladas ao longo de todo o circuito dos blocos carnavalescos, permitirá às autoridades detectar possíveis riscos à segurança pública em tempo real.

A tecnologia de reconhecimento facial foi implementada no ano passado e soma-se a outras iniciativas de monitoramento e segurança já em prática, criando uma abordagem integrada para o enfrentamento da criminalidade e proteção dos cidadãos.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, enfatizou a função da secretaria nas ações de segurança. “A identificação, em tempo real, de possíveis infratores e foragidos fortalece nossa capacidade de prevenção e resposta rápida. Estamos utilizando ferramentas modernas para proteger a sociedade e garantir segurança durante as celebrações.”

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

BPChoque prende motorista de aplicativo e passageiro armados na região central

Publicado

em

Uma ação rápida de policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) resultou na prisão de um motorista de aplicativo e de um passageiro armado na noite desta sexta-feira (19), na região central de Porto Velho.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, durante patrulhamento de rotina, os policiais avistaram um Ford Ka branco trafegando pela Rua Gonçalves Dias, esquina com a Rua José Camacho, no bairro Olaria, e realizaram a abordagem. Na revista, foi encontrado um revólver calibre .38 com seis munições intactas.

O motorista e o passageiro, com idades entre 19 e 31 anos, foram conduzidos ao Departamento de Flagrantes da Polícia Civil. Durante a checagem da documentação, foi constatado que o passageiro de 19 anos possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, que foi imediatamente cumprido.

A arma foi apreendida para verificação da procedência, e os envolvidos permaneceram à disposição da Justiça.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Polícia

Forças de segurança desarticulam organização criminosa no interior de RO

Publicado

em

A Polícia Civil de Rondônia, em ação integrada com a Polícia Militar e a Polícia Penal, desarticulou uma organização criminosa com atuação nos municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras. A ação é resultado de investigações iniciadas a partir de um flagrante registrado no dia 1º de outubro.

ENTENDA O CASO

O flagrante ocorrido no dia 1º de outubro deu início ao procedimento investigativo que possibilitou a identificação dos envolvidos, bem como o mapeamento da estrutura e do modo de atuação do grupo criminoso. À época, a Polícia Civil divulgou matéria sobre a ação em flagrante e, com o aprofundamento das investigações, foi possível chegar ao atual desdobramento.

No curso das apurações, foi constatada a prática de extorsões contra empresários locais, que eram coagidos a realizar pagamentos ilícitos mediante ameaças. Diante da recusa de uma das vítimas, o grupo determinou e executou incêndio criminoso contra dois estabelecimentos comerciais de uma provedora de internet, sendo um em Colorado do Oeste e outro em Cerejeiras, causando prejuízos patrimoniais e risco à segurança da população.

Como resultado das diligências, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, com a apreensão de armas de fogo, munições, substâncias entorpecentes, veículos, valores em dinheiro, aparelhos celulares e outros materiais relacionados às práticas criminosas. Também foram expedidos 22 mandados de prisão, entre temporários e preventivos, sendo que dois investigados permanecem foragidos.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, extorsão, incêndio criminoso, tráfico de drogas, entre outros delitos apurados no curso da investigação.

A ação contou com a participação de equipes policiais dos municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal.

A Polícia Civil de Rondônia mantém atuação permanente no enfrentamento às organizações criminosas, dentro dos limites legais e institucionais.

Fonte: Assessoria da Polícia Civil

Continue lendo

Polícia

“Meu Deus do céu”: pastor mata homem com disparo acidental em clube de tiro – VEJA O VÍDEO

Publicado

em

Um homem, de 51 anos, morreu após ser atingido por um tiro acidental disparado por um pastor em um clube de tiros no Mandaqui, zona Norte de São Paulo, na noite desta terça-feira (16).

Imagens mostram o momento da ocorrência. No vídeo é possível observar a vítima, de blusa rosa, entrando no local com duas bolsas pretas.

Logo em seguida, o pastor, que estava próxima a um balcão, vira com a arma e, por acidente, atira. O rapaz cai no chão no mesmo momento.

“Meu Deus do céu”, diz o sacerdote assustado após ter efetuado o disparo. Ele se aproxima da vítima e pede ajuda aos frequentadores do local.

Outro rapaz chega a se aproximar para ver se a vítima tinha sinais vitais, mas ele morreu ainda no local.

Veja o momento dos disparos;

O atirador foi preso, mas liberado após o pagamento da fiança. A arma também foi apreendida.

Samyr Enos de Almeida, de 65 anos, é pastor da Igreja Ministério Moriá, no Carandiru, também na zona Norte da capital paulista.

O caso foi registrado como homicídio culposo no 72º Distrito Policial (Vila Penteado), que requisitou perícia.

CNN Brasil

Continue lendo

Trending