Conecte-se conosco

Geral

Mais de dois milhões de toneladas de insumos foram movimentados em 2024 no Porto de Porto Velho

Publicado

em

Com um crescimento de 18,08% no volume de cargas transportadas em 2024, alcançando a marca de 2.017.143,04 milhões de toneladas, o Porto de Porto Velho atingiu um desempenho positivo no último ano. O salto foi impulsionado principalmente pela exportação de soja, consolidando-se como um dos principais produtos escoados pelo terminal portuário. Além disso, a importação de fertilizantes também apresentou um crescimento que reflete a alta demanda do setor agropecuário.

O resultado ocorreu mesmo com a crise hídrica, que iniciou em 2023, e teve seu pico no semestre passado. A estiagem extrema, provocada pelo fenômeno El Niño, reduziu o nível do Rio Madeira a um recorde histórico de apenas 19 cm no canal de navegação, impactando significativamente a navegação e a logística portuária. Em meio à crise, as operações do porto foram interrompidas em setembro, devido à baixa navegabilidade do rio, e só foram plenamente retomadas em meados de dezembro. No entanto, a estratégia de antecipação do transporte de cargas, aproveitando o período de cheia, foi fundamental para minimizar os impactos da paralisação e garantir a continuidade das atividades.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os dados são promissores e mostram um funcionamento robusto das operações do Porto. “Os resultados reforçam a importância estratégica do Porto para a logística da região Norte e sua crescente participação no comércio exterior”, evidenciou.

O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), empresa que administra o Porto de Porto Velho, Fernando Parente destacou que, “a medida permitiu manter o fluxo logístico, e garantiu um retorno positivo, evidenciando o planejamento eficaz do setor frente às adversidades climáticas.”

AGRO EM CRESCIMENTO

Embora a impossibilidade de navegar durante a crise hídrica tenha trazido desafios e repercutido na diminuição, principalmente, das cargas de semirreboque, minério, madeira e açúcar, a atividade agrícola alavancou os números no primeiro semestre de 2024. O embarque de soja teve seu volume aumentado em 23,72%, 1.755.494,13 milhão de toneladas no total, sendo 336.616,42 mil a mais do que em 2023. No desembarque, os fertilizantes tiveram um salto de 148,37%, com 66.096,24 mil toneladas movimentadas.

SECOM

Geral

Seletiva de Ciclismo do JIR 2025 acontece no fim de semana em Porto Velho

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semtel), convida a população para participar da seletiva municipal de ciclismo que definirá os atletas que representarão o município na fase regional dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) 2025.

A competição será realizada em dois dias. No sábado (26 de julho), o local escolhido é a Vila Franciscana, das 14h às 17h. Já no domingo (27 de julho), a disputa acontece no Parque Circuito, das 8h às 12h.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até esta sexta-feira, dia 25 de julho, às 18h, por meio da Federação Rondoniense de Ciclismo, pelo WhatsApp: (69) 99353-2875.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância de incentivar o esporte de base. “Estamos investindo nos nossos atletas desde a preparação. Essa seletiva é mais uma oportunidade para que talentos locais possam representar com orgulho a nossa cidade no JIR. Queremos a população envolvida, torcendo e participando”, afirmou o prefeito.

Provas contarão com a participação de atletas nas categorias feminino e masculino

Provas contarão com a participação de atletas nas categorias feminino e masculino

O secretário da Semtel, Paulo Moraes, reforçou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento esportivo.

“A seletiva é aberta ao público e queremos ver a comunidade vibrando com nossos atletas. É um momento de integração e de valorização do ciclismo, uma modalidade que vem crescendo muito em Porto Velho”, disse o secretário.

PROVAS

As provas contarão com a participação de atletas nas categorias feminino e masculino, e seguirão as normas técnicas definidas pela Federação. A seletiva visa não apenas o alto rendimento, mas também o estímulo à prática esportiva e o fortalecimento das equipes municipais.

A Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com o esporte como ferramenta de transformação social e qualidade de vida. Participe, incentive e venha torcer pelos talentos da nossa cidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Energisa lança campanha com descontos para clientes com débitos antigos

Publicado

em

A Energisa deu início à campanha “Regulariza Pendente”, voltada para regularização de débitos antigos. A iniciativa tem como objetivo facilitar a quitação de dívidas de energia elétrica, oferecendo condições especiais de parcelamento e descontos consideráveis para pagamentos à vista.

Segundo Alan Melo, coordenador de Recebíveis da Energisa Rondônia, a campanha tem um impacto social e econômico significativo. “A campanha busca facilitar a vida dos consumidores com faturas em atraso, oferecendo condições especiais, como descontos expressivos e opções flexíveis de pagamento. Nosso objetivo é ajudar o cliente a regularizar sua situação, retomar o controle da vida financeira e reativar seu poder de compra, o que também contribui positivamente para a economia local”, destaca.

A campanha já está disponível no aplicativo Energisa ON, onde os clientes que possuem pendências podem verificar os descontos disponíveis para sua unidade consumidora.

Atendimento Presencial neste sábado

Para ampliar o atendimento, a agência da Energisa em Porto Velho, localizada na Avenida 7 de Setembro – centro, funcionará em horário especial neste sábado (26), das 8 às 12 horas, exclusivamente para regularização de débitos.

Assessoria

Continue lendo

Geral

Rondônia é chamada a liderar reação nacional contra ameaças econômicas disfarçadas de exigências ambientais

Publicado

em

Diante das crescentes barreiras comerciais impostas ao Brasil sob o pretexto de exigências ambientais, analistas e lideranças políticas começam a chamar atenção para o impacto direto dessas medidas sobre estados exportadores — em especial Rondônia.

A preocupação maior recai sobre a construção de uma narrativa internacional que rotula o Brasil como vilão ambiental, ao mesmo tempo em que esconde interesses comerciais que miram a competitividade do agro nacional. Carne, soja, café, pescado e madeira — pilares da economia rondoniense — são os primeiros alvos dessa nova geopolítica verde.

Enquanto isso, parte da classe política nacional reage com superficialidade ou se distrai com disputas ideológicas e encenações de marketing, ignorando o risco real à soberania econômica do país.

É alarmante o comportamento de parte da classe política rondoniense, que tem reagido a essa ameaça com discursos vazios e gestos simbólicos irrelevantes. Em vez de liderar ações estratégicas e diplomáticas para proteger a economia, parlamentares se perdem em disputas ideológicas, como se estivessem num palco eleitoral permanente.

Esse imediatismo eleitoral está aquém da grandeza que o momento exige. Não se trata mais de direita ou esquerda. Não se trata de governo ou oposição. O que está em jogo é o Brasil como nação soberana e produtiva.

O ex-presidente Michel Temer, nesta quinta-feira (24) reforçou a gravidade do cenário ao afirmar: “O Brasil não pode permitir que sua economia seja sabotada por narrativas externas que escondem interesses comerciais”.

Especialistas defendem que Rondônia reúna, com urgência, suas principais instituições — incluindo bancada federal, secretarias estaduais, entidades de classe, universidades, setor produtivo, entre outros — para propor um plano estratégico de defesa comercial e institucional diante do novo cenário internacional.

A proposta não é negacionista e nem reativa. É uma defesa legítima da soberania econômica brasileira. E Rondônia, como protagonista do agronegócio nacional, tem não só o direito, mas o dever de ser um estado articulador desse movimento.

Apesar das ameaças externas, Rondônia tem dado passos importantes para garantir sua posição estratégica como estado exportador. Entre as ações mais relevantes estão:

– A realização da Caravana do Agro Exportador, promovendo capacitação e acesso a mercados internacionais;

– A atuação técnica e rigorosa da IDARON, consolidando o estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação;

– A reativação do Comitê de Comércio Exterior (Comex‑RO), fortalecendo o diálogo entre governo e setor produtivo;

– A realização da Rondônia Rural Show, uma das maiores vitrines do agronegócio da região Norte e do país;

– Participação em feiras e missões comerciais internacionais, como a Anuga, Coffee Fest e Seafood Expo.

Além disso, o estado está em fase de planejamento e articulação para a implantação de uma nova ferrovia, além de melhorias na infraestrutura logística, com investimentos que vão potencializar o escoamento da produção, atrair novos negócios e ampliar o acesso aos portos e rodovias estratégicas.

São ações estruturantes que merecem ser protegidas por uma articulação estadual e nacional à altura desses avanços. O recado está dado. Resta saber quem está ouvindo.

Continue lendo

Trending