Polícia
Arquiteta e não engenheira era responsável por estrutura que desabou e matou trabalhadores em Ji-Paraná
Em nota enviada à imprensa nesta terça-feira (10), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) denunciou que uma obra realizada às margens da BR-364, em Ji-Paraná, e que resultou em duas mortes, estava irregular e tinha como responsável uma arquiteta e não um engenheiro.
A entidade manifestou pesar pelo trágico acidente, ocorrido no dia 27 de novembro, na obra localizada na saída para Presidente Médici, próximo à entrada da Rondônia Rural Show. O desabamento de uma estrutura de concreto resultou na morte de duas pessoas. O órgão destaca a urgência de reforçar práticas de segurança e responsabilidade técnica no setor da construção civil.
De acordo com a fiscalização do CREA-RO, a estrutura que desabou não estava registrada no Conselho. A obra era vinculada a uma arquiteta registrada no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU). O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes para apuração de responsabilidades.
Registro e supervisão técnica em foco
O CREA-RO alertou para a importância do registro correto de obras e serviços junto aos Conselhos profissionais, garantindo que as atividades sejam realizadas sob a supervisão de profissionais habilitados. Segundo o presidente Edison Rigoli, grandes obras requerem a presença de engenheiros especializados em cálculos estruturais e segurança do trabalho para evitar tragédias.
“É essencial que obras de grande porte contem com engenheiros capacitados para o planejamento estrutural e o acompanhamento da execução. Também é imprescindível a presença de profissionais de segurança do trabalho para orientar trabalhadores quanto aos riscos e normas de segurança”, destacou Rigoli.
O CREA-RO reforçou compromisso com a promoção da ética profissional e a segurança na construção civil. O órgão enfatizou que a fiscalização e o cumprimento das normas técnicas são fundamentais para prevenir acidentes e preservar vidas.
Vítimas
Segundo a PM as vítimas fatais são Wiliam Pereira, 22 anos, que estava sobre a viga quando a estrutura cedeu. Já Paulo Sérgio, 58 anos, estava no chão e foi atingido pelos destroços e também morreu.
Polícia
Polícia Civil deflagra operação e prende envolvidos em homicídio de 2023
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Francisco do Guaporé, em cooperação com as Delegacias de Costa Marques e Rolim de Moura, deflagrou na manhã desta sexta-feira uma operação integrada para cumprimento de quatro medidas cautelares, sendo três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.
As ações ocorreram simultaneamente nos municípios de São Francisco do Guaporé, Rolim de Moura e Alvorada do Oeste, todas relacionadas à investigação de um homicídio ocorrido em 2023, que vitimou F.M.S.
Após meses de aprofundamento investigativo, o Serviço de Investigação e Capturas (SEVIC) da 1ª DP de São Francisco conseguiu elucidar integralmente o crime, identificando três indivíduos envolvidos diretamente na execução, praticada com extrema violência e requintes de crueldade.
A Polícia Civil de Rondônia, reconhecida nacionalmente como uma das instituições mais eficientes do país na elucidação de homicídios, reforça com mais esta operação seu compromisso constitucional com a segurança pública, assegurando justiça, paz e proteção aos cidadãos rondonienses.
Fonte: Assessoria da Polícia Civil
Polícia
Polícia Militar prende procurado por estupro de vulnerável no interior de RO
Um homem foi preso nesta segunda-feira (1º) em Tarilândia, distrito de Jaru (RO), após a Polícia Militar cumprir um mandado de prisão relacionado ao crime de estupro de vulnerável. A ação foi resultado de um trabalho integrado entre a Polícia Militar de Tarilândia e o Núcleo de Inteligência de Ariquemes.
De acordo com informações da PM, as equipes realizaram diligências previamente planejadas para localizar o suspeito. Após a abordagem, ele recebeu voz de prisão, passou por exame de corpo de delito e foi encaminhado à Unidade Prisional de Jaru, onde permanece à disposição da Justiça.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança no combate a crimes graves na região. O mandado de prisão cumprido é o de número 7006336972023822000301000110.
Polícia
Condenado a 87 anos por homicídio é preso ao fugir pelo trilho do trem
Um foragido da Justiça, condenado a 87 anos e 3 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado e roubo qualificado, foi capturado nessa segunda-feira (1º/12) por policiais militares do 4º BPM (Guará) no Distrito Federal. Ao perceber a aproximação da equipe, o criminoso tentou escapar pelo trilho do trem do Guará, mas foi rapidamente alcançado.
A PMDF chegou ao suspeito após informações do serviço de inteligência, que apontavam que ele estaria traficando na QE 40. Durante a fuga, o homem entrou em uma região de mata e, ao ser detido, ainda tentou enganar os policiais apresentando uma identidade falsa.
Na checagem dos dados nos sistemas de segurança, a equipe confirmou que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.
O foragido foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e cumprimento da ordem judicial.
Fonte: Metrópoles
-
Polícia20 horas atrásMulher tem pernas amputadas após ser atropelada e arrastada pelo ex-ficante – VEJA O VÍDEO
-
Geral19 horas atrásSaiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
-
Polícia7 horas atrásHomem que arrastou e mutilou a ex com carro chorou ao ser preso
-
Polícia5 horas atrásMotociclista morre após colidir contra placa de propaganda na zona rural
-
Geral19 horas atrásOMS lança pela 1ª vez diretrizes sobre uso de canetas emagrecedoras
-
Polícia7 horas atrás‘Barbie humana’: influencer teve morte acidental por overdose de cocaína, apontam IML e polícia
-
Polícia23 horas atrásViatura da PM é atingida por caminhonete na capital
-
Polícia4 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende envolvidos em homicídio de 2023

