Conecte-se conosco

Polícia

Policiais são alvos de operação da PF por suspeita de integrar esquema de extorsão

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 6/11, a Polícia Federal deflagrou a Operação MUNDEMUS com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pela prática de extorsão reiterada a empresário. A investigação contou com o apoio do Ministério Público Federal e da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Foram cumpridos mandados nas cidades de Jacarepaguá/RJ, Barra da Tijuca/RJ, Tijuca/RJ, Penha/RJ e Niterói/RJ.

Na ação de hoje, os policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, além da imposição de uma série de medidas cautelares diversas da prisão aplicadas em desfavor dos integrantes da Orcrim, dentre elas: (i) o afastamento das funções públicas inerentes aos seus cargos, com a revogação dos acessos aos sistemas de informação e a entrega das armas pertencentes à Polícia Federal e à Polícia Militar e próprias, além das carteiras e distintivos funcionais; (ii) a proibição de ausentar-se do Brasil e, mais especificamente, do município de residência, sem autorização do juízo, devendo entregar o seu passaporte na Secretaria do juízo no prazo de dois dias úteis ; (iii) a proibição de contato com os outros investigados na operação mundemus; (iv) a proibição de acesso à Superintendência Regional de Polícia Federal no Rio de Janeiro e em outras edificações da PF.

Durante as buscas na residência do empresário investigado, no bairro de Jacarepaguá, os policiais federais encontraram uma arma, munições, carteira funcional falsificada da PF,  distintivo da PF, veículo blindado com dispositivo de sirene e giroflex instalado, o que resultou na sua prisão em flagrante.

A investigação teve início após o compartilhamento de elementos de prova encontrados fortuitamente no bojo da Operação Cash Courier – deflagrada em março deste ano – contra grupo criminoso especializado no tráfico internacional de armas de fogo e liderado por policial federal aposentado. Os dados analisados apontaram a existência desse outro grupo criminoso formado por três policiais federais e um policial militar com o objetivo de exigir pagamentos em dinheiro para que não fosse instaurado inquérito policial contra um empresário.

Além do pagamento mensal pelo silêncio, o grupo ainda fornecia carteira funcional e distintivo da PF para que o empresário se apresentasse como policial federal. 

A ação contou com o apoia da Corregedoria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para o cumprimento do mandado de busca e apreensão e demais medidas cautelares impostas ao policial militar investigado.

Os investigados foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, extorsão majorada pelo concurso de pessoas, falsidade ideológica de documento público, falsificação de selo ou sinal público e violação do sigilo funcional.

Assessoria da Polícia Federal

Polícia

Polícia Civil deflagra operação e prende envolvidos em homicídio de 2023

Publicado

em

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Francisco do Guaporé, em cooperação com as Delegacias de Costa Marques e Rolim de Moura, deflagrou na manhã desta sexta-feira uma operação integrada para cumprimento de quatro medidas cautelares, sendo três mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão.

As ações ocorreram simultaneamente nos municípios de São Francisco do Guaporé, Rolim de Moura e Alvorada do Oeste, todas relacionadas à investigação de um homicídio ocorrido em 2023, que vitimou F.M.S.

Após meses de aprofundamento investigativo, o Serviço de Investigação e Capturas (SEVIC) da 1ª DP de São Francisco conseguiu elucidar integralmente o crime, identificando três indivíduos envolvidos diretamente na execução, praticada com extrema violência e requintes de crueldade.

A Polícia Civil de Rondônia, reconhecida nacionalmente como uma das instituições mais eficientes do país na elucidação de homicídios, reforça com mais esta operação seu compromisso constitucional com a segurança pública, assegurando justiça, paz e proteção aos cidadãos rondonienses.

Fonte: Assessoria da Polícia Civil

Continue lendo

Polícia

Polícia Militar prende procurado por estupro de vulnerável no interior de RO

Publicado

em

Um homem foi preso nesta segunda-feira (1º) em Tarilândia, distrito de Jaru (RO), após a Polícia Militar cumprir um mandado de prisão relacionado ao crime de estupro de vulnerável. A ação foi resultado de um trabalho integrado entre a Polícia Militar de Tarilândia e o Núcleo de Inteligência de Ariquemes.

De acordo com informações da PM, as equipes realizaram diligências previamente planejadas para localizar o suspeito. Após a abordagem, ele recebeu voz de prisão, passou por exame de corpo de delito e foi encaminhado à Unidade Prisional de Jaru, onde permanece à disposição da Justiça.

A operação reforça o compromisso das forças de segurança no combate a crimes graves na região. O mandado de prisão cumprido é o de número 7006336972023822000301000110.

Continue lendo

Polícia

Condenado a 87 anos por homicídio é preso ao fugir pelo trilho do trem

Publicado

em

Um foragido da Justiça, condenado a 87 anos e 3 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado e roubo qualificado, foi capturado nessa segunda-feira (1º/12) por policiais militares do 4º BPM (Guará) no Distrito Federal. Ao perceber a aproximação da equipe, o criminoso tentou escapar pelo trilho do trem do Guará, mas foi rapidamente alcançado.

A PMDF chegou ao suspeito após informações do serviço de inteligência, que apontavam que ele estaria traficando na QE 40. Durante a fuga, o homem entrou em uma região de mata e, ao ser detido, ainda tentou enganar os policiais apresentando uma identidade falsa.

Na checagem dos dados nos sistemas de segurança, a equipe confirmou que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.

O foragido foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e cumprimento da ordem judicial.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Trending