Conecte-se conosco

Geral

Encerramento da ExpoTurismo 2025 destaca crescimento, inovação e fortalecimento do turismo em Rondônia

Publicado

em

A 2ª edição da ExpoTurismo Rondônia 2025 encerrou no dia 24 de outubro, com recorde de público e ampliação no número de atrações, consolidando-se como o maior evento de turismo do estado. Realizada pelo governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio‑RO). A feira reuniu 80 estandes, movimentando empreendedores, visitantes, investidores e admiradores do turismo sustentável.

Durante os três dias de evento, o público pôde prestigiar atividades culturais, exposições de destinos regionais, gastronomia típica, além de rodadas de negócios que fomentaram novas parcerias no setor. Um dos grandes destaques desta edição foi o Campeonato de Pesca Esportiva que reuniu competidores de vários estados e reforçou o potencial dos rios rondonienses para o turismo de pesca, atraindo olhares nacionais e internacionais.

Ao todo, 80 estandes foram montados para apresentação de destinos turísticos, produtos regionais e gastronomia

Ao todo, 80 estandes foram montados para apresentação de destinos turísticos, produtos regionais, artesanato, gastronomia e iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor. O público superou a marca de 10 mil visitantes durante os três dias de programação, representando um crescimento expressivo em relação à edição anterior, que havia registrado aproximadamente 7 mil pessoas. Outro atrativo que encantou os visitantes foi a mostra de aves amazônicas que proporcionou uma experiência educativa sobre a rica biodiversidade da região e as práticas de conservação ambiental.

INTEGRAÇÃO E OPORTUNIDADES 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o papel do evento como ferramenta de integração e geração de oportunidades. “Rondônia tem um potencial enorme e, ver essa feira crescendo mostra que estamos no caminho certo, valorizando os atrativos e estimulando a economia local por meio do turismo.”

O superintendente Estadual de Turismo, Gilvan Pereira, destacou que o aumento do público e a diversificação das atrações refletem o fortalecimento do setor no estado. “A ExpoTurismo vem se consolidando como uma vitrine para o turismo de Rondônia. Este ano, ampliamos o número de expositores e trouxemos novas experiências, mostrando que o turismo pode gerar renda, desenvolvimento e sustentabilidade.”

Trabalhos realizados pela etnia Karitiana

O representante indígena, Elivar Karitiana, frisou a importância da boa organização do espaço voltado ao etnoturismo durante a feira, ressaltando que a iniciativa proporcionou uma integração efetiva entre as comunidades tradicionais e o setor turístico. “O evento está muito bem organizado. Fomos colocados em um espaço junto com o turismo, o que mostra que aqui não é apenas um local de venda, mas também de valorização da nossa cultura. Esta segunda edição está sendo uma grande oportunidade de divulgar o nosso trabalho, especialmente o artesanato e as biojóias produzidas com sementes da nossa região, como o açaí e outras espécies da Amazônia brasileira.”

O representante indígena da etnia Karitiana, também enfatizou a diversidade cultural dos povos indígenas presentes na feira, lembrando que cada etnia possui expressões próprias em seus artefatos e adereços tradicionais “Cada povo tem um artesanato diferente, os cinta largas, os suruís e outros tem os seus. Nós, povos indígenas, nos identificamos pelos nossos trabalhos manuais e pelos nossos adornos, como os cocares e colares, que representam a identidade de cada etnia”, completou.

Fonte: Secom

Geral

NOTA OFICIAL – Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instância que determinava o retorno do Contrato nº 019/PGM/2024, firmado anteriormente com a empresa EcoRondônia para execução dos serviços de coleta de lixo no município.

Com a nova decisão, permanece em vigor o contrato emergencial nº 028/PGM/2025, celebrado com o Consórcio Eco PVH, responsável pela continuidade dos serviços de limpeza urbana até deliberação final da Justiça.

A Prefeitura reitera seu compromisso com a legalidade, a transparência e a continuidade dos serviços públicos essenciais, assegurando que a coleta de resíduos em Porto Velho e distritos não sofra interrupções.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Cozinheira que destruiu agência de energia em Piauí ganha apoio na web

Publicado

em

Um vídeo de uma cozinheira quebrando equipamentos eletrônicos na sede da Equatorial Piauí, em Teresina, viralizou nas redes sociais nesta semana. A mulher em questão é Raquel de Oliveira Barbosa, que vende salgados e doces em sua conta do Instagram.

No vídeo, Raquel surge protestando e dizendo estar muito cansada após passar mais de 15 dias sem energia elétrica.

“Eu estou cansada. Eu estou na minha casa sem energia, ligando para Equatorial, ligando para ouvidoria, fui na delegacia. Eu vi funcionária aqui ficar rindo da situação”, diz ela.

Em vídeos postados por ela em seu Instagram, Raquel pede desculpas pela situação. “Sou uma pessoa pacífica. O que aconteceu foi atípico. Foram noites sem dormir. Desde domingo, estou sem energia, aqui em Teresina é muito quente”, lamentou.

Apoio na internet

O vídeo de Raquel rapidamente viralizou nas redes sociais e internautas se compadeceram com a situação da cozinheira. No X, antigo Twitter, pessoas divulgaram o Instagram dela, que já conta com mais de 28,5 mil seguidores.

“Eu estou nas trincheiras com a mulher que quebrou a Equatorial”, afirmou uma internauta. Além das mensagens de apoio, outros usuários também reclamaram sobre o serviço da empresa de energia.

“A Equatorial está cortando a energia das pessoas sem razão plausível, além de dificultaram a comunicação com a empresa. Então imagina sua casa sem energia, feliz ninguém iria ficar”, acusou uma internauta. “Se o Brasil fosse um país justo, a Equatorial já tinha perdido a concessão faz tempo”, apontou outro.

O que diz a Equatorial?

Em nota, a empresa de energia repudiou “qualquer ato de violência contra seu patrimônio, colaboradores e prestadores de serviços que estão no exercício do seu dever funcional”.

“A concessionária informa, ainda, que uma equipe compareceu no imóvel da cliente, no início da tarde de hoje, mas não encontrou ninguém no local, porém constatou que o fornecimento de energia está regular na unidade”, alegou.

A Equatorial Piauí informa que, na manhã desta quarta-feira (29), uma cliente se exaltou durante atendimento presencial na Agência Centro, localizada na Avenida Maranhão, provocando diversos danos no local.

A Distribuidora ressalta que prima pela qualidade no atendimento e respeita o livre direito de manifestação, repudiando veementemente qualquer ato de violência contra seu patrimônio, colaboradores e prestadores de serviços que estão no exercício do seu dever funcional.

A concessionária informa, ainda, que uma equipe compareceu no imóvel da cliente, no início da tarde de hoje, mas não encontrou ninguém no local, porém constatou que o fornecimento de energia está regular na unidade.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Geral

William Bonner se despede hoje do ‘Jornal Nacional’; relembre trajetória do jornalista

Publicado

em

William Bonner se despede nesta sexta-feira, 31, do Jornal Nacional. O jornalista deixa oficialmente a bancada do telejornal da Globo após 29 anos. No final da edição, ele e Renata Vasconcellos vão receber César Tralli no estúdio. Ao lado de Renata, Tralli assume o comando do JN a partir de segunda-feira, 3. Bonner passará a atuar no Globo Repórter.

Em setembro, quando anunciou sua saída, Bonner disse que os filhos motivaram a decisão e que “a conta não estava fechando”.

dança das cadeiras dos âncoras dos telejornais da Globo começou na quinta-feira, 30. Tralli apresentou, pela última vez, o Jornal Hoje, atração que agora será comandada por Roberto Kovalick, que por sua vez será substituído por Tiago Scheuer no Hora 1.

Relembre a trajetória

Em junho de 1986, Bonner foi contratado pela TV Globo. Ele passou a apresentar uma das edições do SPTV. Nessa época, adotou o nome William Bonner — seu sobrenome real é Bonemer. O cargo de âncora durou até 1989.

Em 1987, se tornou apresentador do Globo Rural. Ele, no entanto, pediu para sair do comando da atração pouco tempo após assumir a bancada.

Em 1988, Bonner fez sua estreia no Fantástico, ao lado de Sérgio Chapelin e Valéria Monteiro. Lá permaneceu até o final de 1990.

Em 1989, se tornou âncora do Jornal da Globo. Ao lado da jornalista Fátima Bernardes, com quem foi casado, iniciou uma das parcerias mais icônicas da história do telejornalismo brasileiro. Ficou na atração até 1993.

Ainda em 1993, Bonner se tornou âncora e editor-chefe do Jornal Hoje. Sua passagem durou até 1996, quando foi chamado para assumir o comando do Jornal Nacional. Em 1996, se tornou âncora do principal jornal do País. Em 1999, também assumiu o posto de editor-chefe do programa. Ele deixa o jornalístico como o seu âncora mais longevo.

OEstadão

Continue lendo

Trending