Geral
INSS notifica 4 milhões de segurados para fazer prova de vida
Segundo o INSS, a mensagem foi entregue somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema. Eles têm 30 dias a partir da data do aviso para realizar a validação e evitar o bloqueio do pagamento.
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que não fizeram a prova de vida estão sendo notificados pelo órgão para regularizar a situação. O instituto afirma que enviou 4 milhões de notificações por meio do banco no qual o cidadão recebe o benefício.
Segundo o INSS, a mensagem foi entregue somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema. Eles têm 30 dias a partir da data do aviso para realizar a validação e evitar o bloqueio do pagamento.
Quando vai receber o benefício do INSS, aparece na tela uma mensagem informando sobre a pendência. Se o segurado não vai ao caixa eletrônico, ele pode acessar o Meu INSS para verificar se há pendência no campo relacionado à prova de vida. Se for o caso, o sistema indicará que há pendências.
A prova de vida é obrigatória para continuar recebendo o benefício. O segurado que perde o prazo e não comprova estar vivo pode ter a renda bloqueada. O desbloqueio ocorre ao fazer a comprovação. Se isso não ocorrer, a aposentadoria ou pensão é cortada.
Segundo o instituto, a mensagem foi entregue apenas para quem não teve a comprovação de vida de forma automática pelo sistema. Cidadãos com biometria registrada no governo federal têm a prova de vida realizada automaticamente.
COMO FAZER A PROVA DE VIDA DO INSS?
– Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
– Informe seu CPF e a senha do Gov.br
– Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial, caso seja solicitado pelo sistema
– Em alguns bancos, é possível realizar a prova de vida online, no app do próprio banco
– Também é possível ir à agência bancária responsável pelo pagamento para fazer a prova de vida
PROVA DE VIDA MUDOU EM 2022
A prova de vida mudou em 2022, com a publicação da portaria 1.408, que determinou a comprovação de que o segurado está vivo por meio do cruzamento de dados, como biometria na rede bancária ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por exemplo.
Com isso, 94% dos aposentados e pensionistas não precisam procurar a Previdência Social. Segundo o INSS, dos 36,9 milhões de beneficiários do instituto em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados aé o mês de agostos. Os demais estão sendo convocados.
Em geral, oito em cada dez segurados não precisam fazer prova de vida. O INSS diz que eliminou filas e deslocamentos desnecessários com a medida.
SISTEMA AUTOMÁTICO PODE FALHAR
Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos o INSS não consegue confirmar que o cidadão está vivo. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir.
Para isso, está sendo convocado pelo órgão.
POR QUE É PRECISO FAZER PROVA DE VIDA DO INSS?
A prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. A medida previne fraudes e garante os pagamentos corretos para quem contribuiu e tem direito ao benefício.
CUIDADO COM GOLPES; INSS NÃP LIGA PARA O SEGURADO
O INSS afirma que ocorrem muitos golpes em seu nome. O instituto não faz ligações para o celular ou casa do segurado, não envia cartas por Correios, não manda SMS pedindo dados e não envia servidores para fazer a prova de vida.
O instituo orienta o segurado a ligar, caso seja procurado. “Desconfie de qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais”, diz o órgão.
A orientação é para nunca compartilhar dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas.
EM CASO DE DÚVIDAS, PROCURE O INSS POR:
– site: gov.br/inss
– Aplicativo Meu INSS
– Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)
Fonte: Notícias ao Minuto
Geral
Projeto social do TJ/RO garante novos equipamentos para unidades de acolhimento da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Prefeitura de Porto Velho, foi contemplada com recursos do projeto social da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) da comarca de Porto Velho. O valor destinado é de R$ 55.042,30, que foi utilizado na aquisição de equipamentos elétricos, eletrônicos e digitais, como computadores, televisores, caixas de som de karaokê, bebedouros, cafeteiras e fritadeiras, entre outros, para suprir as necessidades das unidades de acolhimento.
A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), da comarca de Porto Velho, divulgou edital no final do primeiro semestre de 2025 para que entidades e instituições públicas ou privadas apresentassem projetos voltados à captação de recursos destinados a ações sociais. As instituições deveriam ser previamente conveniadas e possuir finalidade social de caráter essencial nas áreas de segurança pública, educação, saúde e meio ambiente.
O financiamento dos projetos é realizado pela Vepema, com a destinação de recursos que têm como origem as penas e medidas pecuniárias (pagamento em dinheiro) impostas pela Justiça na área criminal. Essas penas são restritivas de direitos, consistindo no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes ou a entidades públicas ou privadas com finalidade social, em valor fixado judicialmente.
As entidades públicas e privadas que participaram do edital, para ser beneficiadas deveriam apresentar seus projetos sociais, encaminhados por meio de ofício contendo: os roteiros básicos, a documentação, certidões e no mínimo três cotações. A Semias cumpriu todas as exigências e teve seu projeto aprovado, garantindo o repasse de mais de R$ 55 mil para fortalecer a estrutura das unidades de acolhimento da capital.
“Esse investimento garante mais qualidade, conforto e eficiência nos serviços prestados às pessoas que dependem da rede de proteção social da Prefeitura. Representa mais um avanço no trabalho sério que a Semias vem desenvolvendo e uma oportunidade de ampliar nossa capacidade de acolher e cuidar da população que mais precisa”, afirmou a secretária municipal de Inclusão e Assistência Social, Lucília Muniz de Queiroz.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Entrega de 592 moradias do Minha Casa, Minha Vida marca fim de ano em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realiza na próxima segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, às 9h, a solenidade de entrega de empreendimentos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. O evento acontece no Condomínio Porto Madeiro V, localizado na Avenida Amazonas, nº 9.370, bairro Socialista.
Ao todo, serão entregues 592 unidades habitacionais, beneficiando centenas de famílias que aguardavam há anos pela conclusão das obras. O Porto Madeiro V conta com 288 unidades, viabilizadas pela Prefeitura de Porto Velho, enquanto o Porto Madeiro II reúne 304 unidades, todas executadas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
As entregas representam o encerramento de um ciclo de espera para as famílias contempladas, que finalizam o ano de 2025 com a conquista da casa própria e iniciam 2026 já instaladas em seus novos lares.
(2).jpg)
Programa beneficiará centenas de famílias que aguardavam há anos pela conclusão das obras
Os empreendimentos integram um Termo de Cooperação firmado em 2013 entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Porto Velho, com o objetivo de viabilizar conjuntos habitacionais como Porto Madeiro I a V, Porto Belo I a IV e Porto Fino, dentro do Programa Nacional de Habitação Urbana.
Durante a execução, os empreendimentos Porto Madeiro II e Porto Madeiro V enfrentaram paralisações em razão de problemas com a construtora responsável. As obras foram retomadas em 2025, permitindo a conclusão e entrega das unidades agora destinadas à população.
Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade – Semdec, Raimundo Alencar, a entrega simboliza um compromisso cumprido pela gestão municipal. “Estamos falando de um direito fundamental. Essas famílias esperaram por mais de uma década e hoje recebem as chaves da casa própria. A Prefeitura atuou com responsabilidade e articulação institucional para destravar obras paradas e garantir dignidade às pessoas”, destacou.
A solenidade contará com a presença de autoridades municipais e representantes do Governo Federal.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Confira a programação especial da semana de Natal no Parque da Cidade
Com mais de meio milhão de visitantes passando pelas dependências do Parque da Cidade neste fim de ano, o Natal de Luz, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, contará com uma programação especial durante a semana natalina, reunindo shows, sorteios de prêmios e diversas atrações para toda a família porto-velhense.
Nesta segunda-feira (22), a partir das 19h, o espetáculo ficará por conta do Combo da Polícia Militar de Rondônia (PM/RO), que apresentará canções natalinas, além de músicas consagradas do repertório nacional e internacional.
Na terça-feira (23), será a vez de um momento especial de louvor, com a apresentação do ministério da Igreja Batista Shalom, reunindo famílias em um clima de fé e celebração. Já na quinta-feira (25), a noite de Natal será marcada por um encanto especial com a apresentação do grupo teatral Nova Canaã.
Vale destacar que, durante a noite do dia 25 de dezembro, todos os visitantes do Parque da Cidade poderão participar do sorteio de uma motocicleta Honda Biz 125. Para concorrer, basta realizar o cadastro na entrada do parque no dia do sorteio.
E ainda tem mais: no dia 4 de janeiro, data que marca o encerramento das festividades do Natal de Luz, será realizado o sorteio de outra motocicleta.
Traga sua família e participe desse novo momento da cidade de Porto Velho.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia21 horas atrásMulher viaja para passar o Natal com familiares e morre esmagada por carreta em Rondônia
-
Polícia22 horas atrásMulher morre esmagada por carreta em Rondônia – VEJA O VÍDEO
-
Polícia23 horas atrásTrês detentos fogem de presídio em Rondônia
-
Polícia17 horas atrásCorpo em avançado estado de decomposição é encontrado em rio no interior de RO
-
Polícia17 horas atrásJovem sequestrada em estacionamento é encontrada e duas mulheres são presas
-
Polícia17 horas atrásMulher é sequestrada em estacionamento de hipermercado e carro usado no crime é encontrado no Orgulho do Madeira
-
Polícia16 horas atrásDiversas armas são apreendidas em residência após homem agredir e ameaçar de morte a companheira
-
Polícia13 horas atrásTrês detentos são conduzidos à delegacia após tentar estuprar colega de cela no Urso Branco

